Por que precisamos de oráculos descentralizados (parte I)
Potencializando a economia de contratos inteligentes com redes descentralizadas de oráculos.
Prezada Nação Bankless,
Oráculos são uma parte crucial da infraestrutura da economia cripto.
O artigo de hoje se resume a: sem oráculos, as blockchains são como computadores sem conexão com a internet. Elas estão isoladas do mundo exterior e podem referenciar somente as informações nativas dos registros internos da blockchain.
Isso limita os casos de uso para cripto.
Oráculos resolvem esse problema.
Quer preços em tempo real para ETH/USD para medir os limites de liquidação para um protocolo DeFi como no Maker, Aave ou Compound? Você precisa de um oráculo.
Quer negociar sintéticos de ações de empresas como AMZN, AAPL ou TSLA? Oráculo.
Oráculos precisam ser altamente seguros, há muitas coisas em jogo que dependem deles. Se uma lista de dados é comprometido, pessoas perdem dinheiro. Já vimos isso acontecer algumas vezes.
Dado que muito do ecossistema DeFi depende dos oráculos, nós devemos aprender mais sobre eles. No texto de hoje, ChainlinkGod nos mostra o valor de oráculos descentralizados.
Vamos lá.
🙏 Patrocinador: Nftfy — Negocie frações dos NFTs mais valiosos do mundo
Seja uma assinante, tenha acesso aos artigos exclusivos do Bankless Brasil, garanta seu acesso à DAO.
Redes descentralizadas de oráculos (RDOs): Potencializando a economia de contratos inteligentes
Contratos inteligentes são aplicativos descentralizados com lógica programada (se evento x acontece, então execute ação y) que se executa especificamente em uma rede de blockchain.
Blockchains públicas não são mantidas por uma única instituição centralizada ou monopólio de tecnologia como Facebook, Google ou Apple, mas por uma rede de computadores independentes ao redor do mundo. Com incentivos econômicos, estes computadores alcançam um consenso global no estado atual do blockchain sem um líder centralizado para coordenação. Como muitos de nossos leitores provavelmente já sabem, isto providencia várias propriedades valiosas como resistência à censura, acesso livre de permissão, gerenciamento de ativos sem custódia e transações irreversíveis.
Porém, há um problema fundamental: Blockchains são como um computador sem uma conexão à internet.
Blockchains geram suas propriedades de alta segurança apenas traçando atividades que estão acontecendo dentro de seu próprio registro. Como resultado, blockchains são redes efetivamente isoladas e não podem se conectar nativamente a recursos externos no mundo real que um contrato inteligente pode exigir, sem perder todas as propriedades que dão utilidade às blockchains.
Isto é um problema porque a maioria de casos de uso de contratos inteligentes exigem dados externos como acessar o preço do Ether em dólares americanos, a temperatura média em Buenos Aires, a localização exata de um conteiner com materiais brutos, o estado de outra rede de blockchain como o Bitcoin, ou qualquer outro dado que não esteja já guardado no registro nativo daquela blockchain.
Para superar a falta de conectividade externa, uma peça adicional de infraestrutura é exigida, conhecida como um “oráculo”, que busca dados de fontes off-chain e os colocam em uma blockchain para que a informação seja usada por protocolos de contrato inteligente. Oráculos não só providenciam o mecanismo de entrega para transmissão de dados on-chain, mas também servem como o mecanismo de validação necessário para garantir que os dados sejam de alta integridade. Se contratos inteligentes querem reter integridade de ponta a ponta, o mecanismo do oráculo deve ser tão seguro e confiável quanto a blockchain por trás, porque os dados do oráculo determinam diretamente o resultado do consumo de contratos inteligentes.
Assim, o mecanismo do oráculo não pode ser um nó centralizado único, já que isto introduz um único ponto de falha com o nó sendo corrompido ou desconectado. Isto derrotaria o propósito inteiro de se usar uma rede de blockchain composta de milhares de nós. Além disto, o mecanismo do oráculo não deve confiar em uma única fonte de dados já que a tal fonte pode entregar dados falhos e/ou se desconectar.
Em vez disso, o mecanismo do oráculo deve ser descentralizado ao nível da fonte de dados e do operador do nó para garantir que não haja ponto de falha. Enquanto blockchains e oráculos tentam alcançar metas diferentes (o primeiro providenciando consenso em transações e o segundo consenso em dados da vida real), sua natureza complementar significa que abordagens parecidas são tomadas para alcançar a segurança.
Uma Rede Descentralizada de Oráculo (RDO) devidamente segura também deve providenciar camadas adicionais de segurança como a habilidade de se conectar a fontes de dados de alta qualidade (que providenciam garantias de precisão e atividade), provas de integridade de dados através de assinaturas criptográficas (quando o próprio provedor de dados roda um nó do oráculo), validação de dados por um processo de agregação com várias camadas (mitigando inatividade, externalidades e dados corrompidos), garantias cripto econômicas para incentivar operação apropriada (incentivos implícitos e staking explícito), além da opção de providenciar privacidade de dados (como provas de conhecimento zero).
A Chainlink — a solução de oráculo mais adotada — segue esta abordagem de defesa para providenciar ao ecossistema de contratos inteligentes uma estrutura generalizada para construir RDOs que oferece acessos a qualquer recurso de dados externos.
Atualmente, há mais de 450 Price Feed (que alimentam a rede com dados) na Chainlink operando em diversas blockchains incluindo Ethereum, Polygon, BSC, Avalanche, xDai e Heco, com planos para expandir o acesso a muito mais blockchains e soluções layer 2 como o Arbitrum, Optimism, Solana, e muito mais. A rede de oráculo provê não apenas Feeds de Dados, mas também um grande arco de serviços de computação off-chain, incluindo o Variáveis Aleatórias, Keepers, e várias outras formas de computação off-chain em desenvolvimento como FSS, DECO e Town Crier.
Com RDOs devidamente seguras, desenvolvedores podem criar contratos inteligentes híbridos — aplicativos que combinam contratos inteligentes baseados em blockchain e serviços RDO para oferecer características bem mais avançadas que redes on-chain isoladas. Estes aplicativos usam o melhor dos mundos on-chain e off-chain para empoderar as possibilidades para o uso que por tanto tempo foram tidas como a proposta de valor central dos contratos inteligentes.
🙏 Agradecimentos ao nosso patrocinador
NFTFY
Com a NFTFY você tem liberdade de transformar seu NFT em seu próprio mercado de liquidez, criar um portfólio diversificado de valorização e aproveitar as negociações em tempo real.
👉 Acesse o site da Nftfy e fracionalize seu NFT ou adquira um NFT já fracionado.
Se você gostar desse artigo, considere ser um assinante do Bankless Brasil. Artigos exclusivos e um NFT customizado para os assinantes. Promoção especial até o final de 2021.
Tem interesse em contribuir com o movimento Bankless no Brasil? Ficou com alguma dúvida depois de ler o artigo? Entre no grupo aberto do Telegram, e fale diretamente conosco!
Esse texto não é recomendação financeira ou fiscal. Este boletim informativo é estritamente educacional e não é um conselho de investimento ou uma solicitação para comprar ou vender quaisquer ativos ou para tomar quaisquer decisões financeiras. Este boletim informativo não é um conselho fiscal. Fale com seu contador. Faça sua própria pesquisa.
Parêntesis. Ocasionalmente, posso adicionar links para produtos que uso neste boletim informativo. Posso receber comissão se você fizer uma compra através de um desses links. Sempre irei divulgar quando for o caso.
Post Original: Why we need decentralized oracles.
Algumas informações podem ter sido retiradas do texto original por conter conteúdo ultrapassado.
Alguns termos podem ter sido alterados para fazer mais sentido no contexto da língua portuguesa e/ou facilitar o entendimento.
📩 Se você tem interesse em divulgar um produto, serviço ou protocolo no Bankless Brasil, mande um email para:
contato@banklessbr.com