O que fazer se a MetaMask parar de funcionar no seu país
Tradução do artigo What To Do If MetaMask Has Stopped Working In Your Country, escrito por The Defiant Team, originalmente publicado em The Defiant.
Prezada Nação Bankless,
Usuários em certos países sob sanções dos EUA podem ter descoberto recentemente que suas carteiras da MetaMask pararam de funcionar.
Tal situação é muito frustrante e anti-cripto, mas por isto ser cripto, os usuários têm opções.
Hoje, a MetaMask chamou atenção com uma postagem que indicou como certas áreas geográficas não podem usar o aplicativo. “Por padrão, a MetaMask acessa a blockchain através do Infura, que não está disponível em certas jurisdições devido a conformidades legais”, disse a nova postagem em sua página de suporte.
A empresa não revelou quais países embargados e sancionados foram bloqueados, mas, ao que parece, a mudança aconteceu recentemente porque, de maneira excessivamente zelosa, eles bloquearam partes da América Latina que não deveriam, de acordo com o Decrypt. Esta discrepância já foi retificada.
Se você está em uma destas áreas, significa que todos os seus ativos estão perdidos para sempre?
Não.
Essa é a parte boa de usar blockchains. Se o Twitter te banir, acabou. Você não pode voltar. Não há nada que você possa fazer.
Com a Ethereum e outras blockchains, esse não é o caso. Enquanto ninguém controlar sua frase de recuperação, você pode simplesmente acessar a Ethereum (e todos os seus ativos digitais) usando um software de carteira diferente.
Sua frase de recuperação é uma maneira legível a humanos de acessarem sua chave privada, aquela sequência secreta de números e letras que permite a você, e apenas você, controlar suas coisas na Ethereum.
Este é o ponto central da descentralização. Suas coisas não estão na MetaMask ou no Infura. Suas coisas estão na Ethereum, que estão em todo lugar.
Então, só porque você vive em uma área que o Infura não funciona não significa que “te passaram a perna”. Não é isso que esperamos do cripto, há esperança para você.
O que fazer se você usar a MetaMask em uma área geobloqueada
Primeiro, tente usar uma VPN (rede privada virtual). Isto pode enganar o Infura. Nos avise se funcionar.
Segundo, você pode tentar trocar o endpoint da sua carteira MetaMask pro Alchemy, um concorrente do Infura. O Alchemy tem instruções detalhadas para quem quer usar os servidores deles em vez dos do Infura.
Depois da publicação, a equipe do ConsenSys declarou ao Defiant que os termos de uso do Alchemy proíbem assinantes de permitir seu uso em países embargados pelos Estados Unidos.
Muitos disseram que as afirmações de descentralização da Ethereum são meio enganosas enquanto tantos aplicativos dependerem do Infura, e este problema de geobloqueio parece ser um desses casos.
A MetaMask é um software cliente que depende do Infura para ler a blockchain da Ethereum. Ambos os produtos são parte da ConsenSys Software, mas usuários não precisam depender do Infura. Eles podem tentar direcionar a carteira para a Alchemy, por exemplo.
Esta é uma história em desenvolvimento e o Defiant ainda não confirmou que trocar para a Alchemy vai driblar o geobloqueio. Tanto a Infura e a Alchemy são usadas por empresas sediadas nos EUA, então talvez não. A Alchemy se recusou a comentar.
Por último, mesmo se nenhuma destas coisas funcionar, seus ativos não estão perdidos. Usuários podem sempre importar suas carteiras em outro software.
Lembre-se, MetaMask não é sua conta e nem controla sua conta. A MetaMask é uma maneira de interagir com sua conta que vive na blockchain Ethereum.
É parecido com como você pode acessar seu email na web, no seu computador usando algo como o Mozilla Thunderbird, e no seu celular com o Apple Mail.
Esperamos que todos que leiam isto já tenham uma cópia física de sua frase de recuperação escrita e guardada num cofre pessoal com um backup escondido no fundo do caderno escolar, ou numa caixa de sapatos na casa da mãe.
Se você não sabe onde está sua frase de recuperação, a MetaMask tem uma página de instruções ensinando como achá-la novamente (e não precisa de acesso à internet para fazê-lo).
Clique em Configurações. Depois vá para “Segurança e Privacidade”. Depois clique em “Revelar frase de recuperação secreta”. Você precisará da senha que usa com aquela carteira naquele dispositivo para revelá-la.
Escreva a frase de recuperação em um pedaço de papel. Antes de seguir em frente, leia esta postagem inteira, especialmente a próxima seção sobre segurança.
Já leu sobre o aviso sobre segurança abaixo? Ótimo.
Quando tiver sua frase de recuperação pronta, ative um novo software de carteira e procure uma opção para “importar” ou “restaurar carteira existente” e clique lá. Vai variar de carteira a carteira, mas esta é uma ideia geral.
Há muitos concorrentes ao MetaMask que você pode experimentar, mas faça sua própria pesquisa antes de usar qualquer um deles. O negócio é que muitas ferramentas da Ethereum também dependem do Infura.
Uma nova carteira chamada Tally, desenvolvida pela Thesis, está se promovendo como uma carteira comunitária e de código aberto. Ela está começando a usar o Alchemy, e Carolyn Recknow, do Thesis, disse ao Defiant que está trabalhando para descentralizar ainda mais seu acesso à blockchain o mais cedo possível.
Mas mesmo se nada disso funcionar, não entre em pânico se depender em backends americanos continua a te dar dor de cabeça. Suas coisas estão seguras enquanto sua chave privada estiver segura. Se nada mais der certo, você pode pensar em reunir alguns Ethereanos localmente e rodar o seu próprio nódulo.
Fique esperto, Tome Cuidado
Golpistas amam momentos de medo e confusão como este. Eles tentarão usá-los para tapear qualquer um por trás da cortina do Infura. Não se engane.
Lembre-se, se você der sua frase de recuperação para qualquer um, eles têm controle de todos os seus tokens. Se eles os moverem, é um negócio feito e ninguém mais pode recuperá-los para você.
Então, se você decidir trocar de carteira, tenha certeza que o novo software de carteira que você usa é legítimo. Pesquise no Google e nas redes sociais. Pergunte a quem você conhece. Pegue algumas recomendações. E confira a URL mais de uma vez!
Um truque comum é comprar uma URL muito parecida com um produto de confiança, copiar o website e aí pedir às pessoas que copiem sua frase de recuperação de jeito que a envie ao atacante.
Então tome cuidado com aquele momento crucial de trocar de carteira. Não há pressa. Suas coisas estão lá e vai ficar tudo bem. Você pode perder um pouco de alpha, mas não vai perder seus ativos.
Outra coisa para considerar:
Se você tiver ativos muito valiosos em uma carteira MetaMask, agora pode ser uma boa hora de considerar tirar a maioria daquelas coisas valiosas da carteira e movê-las a uma carteira de hardware. Isto custará dinheiro com taxas de gás, mas pode valer a pena.
Lembre-se, uma frase de recuperação do MetaMask é uma frase “quente”, porque tocou a internet. Não será tão segura quanto uma frase de recuperação gerada diretamente em uma carteira de hardware. Você pode importar sua frase de recuperação àqueles dispositivos, mas você pode querer considerar seguir um caminho diferente para maximizar sua segurança.
Exporte sua carteira do MetaMask para outra peça de software de carteira on line (hot wallet) que não use o Infura. Depois, inicie uma nova carteira de Ethereum totalmente nova com uma nova frase de recuperação, como a Ledger ou a Trezor (escreva-a num papel e coloque em dois lugares seguros, mais uma vez). Aí, é só transferir seus ativos escolhidos ao novo endereço usando a nova carteira quente.
Apesar de te custar certo dinheiro, significará que suas coisas foram transferidas a uma carteira que nunca teve sua frase de recuperação exposta na internet.
Mas isso é crédito extra.
Por enquanto, a linha final é esta: que pena que sua região foi apagada pelo Infura, mas isto não significa que seus ativos sumiram. Ninguém pode tomar suas coisas enquanto você for a única pessoa que sabe a sua chave privada.
Esse texto não é recomendação financeira ou fiscal. Este boletim informativo é estritamente educacional e não é um conselho de investimento ou uma solicitação para comprar ou vender quaisquer ativos ou para tomar quaisquer decisões financeiras. Fale com seu contador. Faça sua própria pesquisa.
Parêntesis. Por vezes, podemos adicionar links para produtos usados neste boletim informativo. Podemos receber comissão se você fizer uma compra através de um desses links. Isso sempre será divulgado quando for o caso.
📩 Se você tem interesse em patrocinar a newsletter do Bankless com a divulgação de algum produto/serviço ou protocolo, mande um email para
contato@banklessbr.com
Nossa mano, q loucura, melhor começar a procurar as soluções de codigo aberto, =/ ai governo dos meus pecados =/