O que é POAP? Colecionando suas experiências de vida como NFTs
Proof of attendance Protocol (POAP) é uma nova maneira de manter um registro confiável das suas experiências de vida
Prezada Nação Bankless,
Não é novidade que os NFTs (tokens não fungíveis) são cada vez mais utilizados e popularizados. Temos diversas indústrias entrando nesse universo e grandes empresas incluindo NFTs em seu portfólio.
Os tokens não fungíveis abrem um leque de possibilidades de uso prático da tecnologia blockchain. Uma delas é o uso de NFTs para comprovação de participação em eventos e atividades, sejam elas presenciais ou no metaverso.
Hoje quero explicar rapidamente o que é o Proof of Attendance Protocol, os famosos POAPs. Além disso, quero falar um pouco sobre o potencial desse projeto e o porquê devemos começar a colecionar esse tipo de NFT.
Boa leitura.
Estamos muito acostumados com certificados de participação em eventos, de participação em simpósios, de que você assistiu a uma palestra ou a um curso de algumas horas. Agora, imagine se em vez de certificados em papel você recebesse um NFT, que vai ficar salvo na sua carteira e que pode ser facilmente acessado por um aplicativo no seu celular ou pelo seu navegador preferido.
Isso já é realidade e é a tecnologia POAP que torna isso possível.
O que é um POAP?
POAP é uma abreviação de Proof of attendance Protocol, ou, em português, Protocolo de Prova de Comparecimento ou Participação.
Esse projeto foi criado em 2019 em um hackathon de Ethereum. Desde lá o número de usuários cresce exponencialmente. E olha que está tudo no começo, mas parece bem promissor.
Os POAPs foram originalmente criados na mainnet da Ethereum, mas em 2020 eles mudaram para a side chain xDai. O foco dessa side chain são transações rápidas e baratas e, por esse motivo, os POAPs podem ser mintados (criados) praticamente sem custo.
Caso você tenha interesse, é possível migrar eles da xDai para a mainnet. Mas com as altas taxas, atualmente, a maioria dos usuários prefere mantê-los onde estão.
Você pode baixar o aplicativo deles que facilita muito a interação e o processo de mintar POAPs. O aplicativo está disponível na App Store e na Google Play.
O pessoal do projeto gosta de dizer que o POAP é uma nova maneira de manter um registro confiável das suas experiências de vida. Cada vez que você participar de um evento, (obviamente, que forneça um POAP) receberá um token não fungível colecionável, um NFT.
Eles usam um formato de badge, um selo ou crachá, e cada evento tem um design e visual diferentes, o que deixa a ideia ainda mais atrativa.
Para que serve?
Já temos diversas comunidades do universo cripto que estão usando POAPs. Aqui no Bankless Brasil utilizamos para as reuniões da comunidade e também para as imersões. No decorrer do tempo este pode ser um dos indicativos usados para saber quem são as pessoas mais ativas na comunidade.
Quem participa de atividades em comunidades e eventos diferentes vai construir um portfólio ou mesmo um currículo descentralizado com provas de que está envolvida não só em um grupo específico, mas até em um assunto mais abrangente. Imagine que você tem POAPs de webinar relacionados a programação, lives de finanças, eventos da área da saúde, shows de rock, jogos de futebol e até onde sua imaginação permitir.
Mas tem outras possibilidades interessantes. Por exemplo, POAP.fun permite fazer um sorteio para quem tem POAPs específicos. Geralmente isso é algo comum em eventos, como sorteios de brindes, descontos, promoções, etc. Esta é uma ótima maneira de fazer isso de maneira descentralizada e transparente.
Também há o POAP.vote, em que você pode enviar perguntas com respostas de múltipla escolha permitindo que um grupo específico de pessoas possa responder ou votar. Não vou explorar todas as possibilidades possíveis disso aqui nesse artigo, mas podemos facilmente vislumbrar as possibilidades desse recurso.
Ainda há o POAP.chat, que te permite criar uma sala de mensagens ou bate papo para quem tem um mesmo POAP.
Interessante de tudo isso é que POAPs podem abranger diversas áreas e interesses diferentes. Profissionalmente falando, acredito que em um futuro próximo eles serão aceitos em entrevistas de emprego. E, claro, espero que essa entrevista aconteça em uma sala no Metaverso.
Além da parte social, as pessoas irão interagir com quem tem interesses em comum e trocar experiências entre si, tudo de maneira descentralizada.
Quem usa POAPs?
Atualmente temos comunidades como Sushi Swap e Shapeshift que já usam para quem participa de suas reuniões. O jogo do metaverso Decentraland também distribui POAPs com frequência para os eventos que ocorrem no jogo. E o Stoner Cats, da Mila Kunis e Ashton Kutcher, também já deu POAPs.
Pensamentos finais
Para quem quer criar um POAP para seus eventos, sugiro ler bem sobre como é feita a distribuição, porque há algumas maneiras diferentes de fazer isso. Já para quem quer receber, o método de distribuição varia conforme o evento. Há eventos que possuem uma palavra secreta para solicitar, outros pedem seu endereço de ethereum antes, e os POAP são distribuídos para endereços específicos.
Gostaria de compartilhar com vocês um fio muito interessante da COO da poap.xyz, Isabel Gonzalez, a respeito de perguntas frequentes sobre POAP:
Ah, e a @adidasoriginals criou no último dia 17 de novembro o primeiro POAP dela. 👀
Aposto que podemos aguardar passos largos para a adoção em massa dessa tecnologia!
Se interessou?
Se você quer receber POAPs e ter a experiência de como esses NFTs funcionam, você pode entrar no Discord da nossa DAO e ficar de olho nas nossas reuniões e imersões, são nesses eventos que distribuímos POAPs.
Não vá embora sem antes assistir ao vídeo que explica outros detalhes, inclusive como ter um endereço e uma carteira para poder solicitar seus POAPs.
Se você gostar desse artigo, considere ser um assinante do Bankless Brasil. Artigos exclusivos e um NFT customizado para os assinantes. Promoção especial até o final de 2021.
Tem interesse em contribuir com o movimento Bankless no Brasil? Ficou com alguma dúvida depois de ler o artigo? Entre na DAO, e fale diretamente conosco!
Esse texto não é recomendação financeira ou fiscal. Este boletim informativo é estritamente educacional e não é um conselho de investimento ou uma solicitação para comprar ou vender quaisquer ativos ou para tomar quaisquer decisões financeiras. Fale com seu contador. Faça sua própria pesquisa.
📩 Se você tem interesse em divulgar um produto, serviço ou protocolo no Bankless Brasil, mande um email para:
contato@banklessbr.com