O Primeiro Filme do Metaverso
Uma Conversa com Mess Santos sobre Arte, Pioneirismo e Visões do Metaverso.
Salve Nação Bankless, Como vocês estão?
Espero que bem!
Até aqui você já deve ter se deparado com a palavra “Metaverso”, que pode representar muitas coisas, de realidade virtual até a internet do valor. Eu gosto de definir o Metaverso como “um mundo criado para as experiências digitais serem iguais ou melhores que a do mundo físico.” Isso inclui, muita coisa… na verdade: tudo que existe e um pouco mais. Para recriar o nosso mundo no digital, é preciso uma série de coisas incluindo realidade virtual e propriedade de bens digitais (internet de valor). Conseguimos essa última característica nos famosos NFTs.
Recomendamos o artigo introdução do Metaverso, escrito pelo Faleko, para mais detalhes no tema!
Essa semana tive o privilégio de entrevistar um dos maiores cineastas brasileiros e um artista que está sempre inovando.
Esse artigo é fruto de uma conversa com o Mess Santos.
Quem é Mess Santos?
O Mess é um artista apaixonado pelo que faz: diretor dos clipes de música mais relevantes a nível nacional, longas, curtas e documentários. Ele me contou que gosta de música e cinema desde novo e que a MTV e filmes como “Rocky” e “De volta para o futuro” impactaram muito a sua trajetória. Mineiro que mora entre São Paulo e Los Angeles, criou a Movie3: uma produtora de filmes e clipes em diversos países. Durante a pandemia rodou um longa chamado Moscow (que ainda será lançado) em apenas 12 dias e com investimento totalmente privado, algo realmente fora da curva no cenário nacional.
Movie Collection e sua visão do Metaverso
Visões de como o futuro vai ser, o que vai ser normal daqui a 10, 20 ou 30 anos? O Metaverso promete mudar as nossas vidas muito mais do que a internet mudou. Esse é o objetivo do projeto do Mess. Além de gostar da tecnologia de Blockchain, é a estética e a forma como nós seres humanos vamos encarar essa nova maneira de se relacionar, que mais chama a atenção dele. Sentimentos e momentos que qualquer pessoa pode se conectar. Afinal, mesmo o mundo mudando tanto: continuamos humanos, com os mesmos desejos e sentimentos naturais. É claro que essas visões buscam mostrar as perspectivas mais extremas de até onde as coisas podem ir.
Além disso, vemos muitas artes visuais ou até música como NFT..., mas um filme inteiro? O cinema é uma das artes mais relevantes e impactantes, mudam sociedades, mudam sonhos e podem ser o estopim para novos pensamentos. Porque o cinema não estava ainda nesse novo mundo? Bom, agora está. Não só usando a tecnologia, mas todos os filmes do Movie Collection estão na estética que a cultura dentro do Metaverso se identifica. É o primeiro filme do Metaverso para o Metaverso.
Comunidades no Metaverso
A Comunidade no Metaverso tem um papel central. Ela é audiência e, ao mesmo tempo, participante do processo de criação, é a melhor curadoria. E o Movie Collection quer seguir essa direção, de ser centrada na comunidade e nos temas que a comunidade quer explorar. Afinal de contas, se o objetivo do Movie Collection é mostrar visões do futuro no Metaverso, então várias pessoas de vários backgrounds são bem vindas para enriquecer esse vislumbre. Essa nova economia é perfeita para comunidades e é uma oportunidade única de participar da criação e consumo de arte diretamente com o seu artista preferido. “Imagina sentar em uma sala de cinema no Metaverso ao lado do diretor que fez o filme? Ou do ator que fez o protagonista?” Tudo isso é possível.
Benefícios para Artistas Brasileiros
“Liberdade e Autossuficiência.” A arte é difícil. Um constante exercício de perseverança. Economicamente no Brasil ainda mais. Porém, esse novo mundo que se abre faz com que mais artistas brasileiros tenham suas vozes ouvidas, com esse mundo ganhando tração existe uma validação e um aumento de qualidade, uma liberdade artística sem precedentes. A audiência é mais exigente e procura o original. Isso aumenta o nível da arte feita.
Vantagens e Desvantagens de ser Pioneiro
“Sem limites para explorar… essa é uma terra nova.” Esse é o principal benefício de ser um pioneiro no Metaverso. Liberdade para experimentar e criar o novo. Mas é claro que existem dificuldades, e a principal é: “como trazer as pessoas para esse mundo? E embora isso possa assustar um artista, é legal ter medo,” é aí que o artista manifesta a sua melhor arte.
Endgame e Movie Collection Roadmap
Esse mês tivemos o lançamento do "Endgame'', primeiro curta-metragem do projeto e que já prepara a base para esse novo universo cinematográfico criado pelo Mess. Depois virão "ASTR0'' em novembro e “The Collector” em dezembro. O ASTR0 conta uma história de amor e amizade entre robôs e humanos. The Collector conta uma história sobre até onde estamos dispostos a ir pelo dinheiro, ligando muito com NFTs. Essas 3 histórias preparam o terreno para o Longa Metragem, ainda com o título não divulgado, que será o clímax do projeto. Tudo isso em um só universo e interligado. E, ao mesmo tempo, esses três curtas-metragens dão a possibilidade de participar do financiamento do longa-metragem.
Pessoalmente, eu fico muito feliz de ver um conterrâneo fazendo algo tão incrível e histórico. Uma obra prima está sendo construída neste momento.
Julio Verne e Marty McFly
Provavelmente você não deve ter entendido o título… o que Júlio Verne e Marty McFly têm em comum? No final da conversa que tive com o Mess, falamos sobre como a cultura, as histórias, a ficção e principalmente o cinema impacta a nossa sociedade. Discutimos um paradoxo: será que a cultura prevê o que vai acontecer no futuro ou o futuro só acontece devido ao impacto que a arte e cultura tiveram nos nossos sonhos para o futuro, projetando os nossos desejos. De ir para a lua como Júlio Verne havia escrito, até um tênis do Marty McFly que amarra sozinho (Desculpa, a gente ainda não tem o skate voador). Mas você provavelmente pegou o ponto.
Esse filme pode mudar a nossa visão de como o futuro PODE ser, e talvez faça com que o futuro seja exatamente assim. Afinal, nós construímos ele.
O Endgame é o primeiro filme desse universo. Quer fazer parte dessa jornada?
Mão na Massa
Junte-se ao Discord do Movie Collection e participe da venda coletiva na NFTFY para ter uma parte do NFT do Curta.
Aperte os cintos, viseira abaixada, A Jornada começa agora!