O Poder dos Desejos Miméticos
Como um fenômeno humano conduz tudo ao nosso redor… incluindo mercados cripto
Prezada Nação Bankless,
O artigo de hoje foi inspirado no livro Wanting: The Power of Memetic Desire in Everyday life, que em português se traduz para: Querendo: O poder dos Desejos Miméticos no dia a dia. O autor explora em profundidade por que queremos o que queremos, e fornece ferramentas para nos livrar de ir atrás de desejos que não nos satisfazem.
E qual a importância disso?
Os desejos miméticos se expressam em basicamente todas as partes da vida diária, mas seus efeitos são em especial, potentes no contexto de cripto.
A indústria cripto tem um hábito de se afastar do papo furado e ir direto à fonte do que é real em nosso mundo. O desejo mimético é apenas um dessas profundas verdades que você encontra de forma clara na superfície de nossa indústria, e que teria demorado tempo demais para ser desenterrado em qualquer outra indústria.
Esse artigo é uma tradução de um artigo restrito a assinantes do BanklessHQ (versão em Inglês). No Bankless Brasil, escolhemos os artigos mais profundos para restringir aos assinantes.
Semana passada falamos sobre como avaliar tokens de protocolos DeFi. Essa semana iremos falar sobre a importância do EIP-1559 e do PoS para o futuro do Ethereum e do ETH como ativo. Você não pode perder.
Clique no botão abaixo para assinar o programa Bankless e garantir acesso aos artigos exclusivos. Aproveite o ano de inauguração em que estamos com desconto especial para assinaturas feitas até 31 de dezembro.
O que é o Desejo Mimético?
O Desejo Mimético foi nomeado e teorizado por René Girard, que disse:
O homem é a criatura que não sabe o que quer, e vira para outros para se decidir. Nós desejamos o que os outros desejam porque imitamos seus desejos.
A coisa que separa os humanos dos animais é a nossa habilidade de coordenar. Nossas habilidades de comunicação são complexas. Nossa capacidade para linguagem é forte. Cérebros humanos têm esta habilidade inata de se sincronizar com os pensamentos, intenções e comportamentos dos outros. Este senso forte de percepção interpessoal é uma das várias coisas que permite aos humanos se coordenar de uma forma tão forte. Se podemos determinar precisamente o que está acontecendo com os pensamentos dos outros, podemos coordenar melhor com os outros.
O poder do Desejo Mimético vai tão fundo que seus efeitos podem ser observados em bebês recém-nascidos, que indica que o desejo mimético infiltra nossos cérebros logo quando nosso cérebro é formado.
O desejo mimético esteve conosco como uma espécie por toda a nossa evolução. Sabemos disso por causa o relacionamento entre desejo mimético e neurônios espelho, que são neurônios encontrados em todo tipo de animais – não só em humanos.
Neurônios espelho são neurônios ativados quando você imita algo que observou recentemente. Eles te ajudam a copiar com mais eficácia os movimentos e as ações dos outros. Estes neurônios são cruciais para que bebês e crianças em desenvolvimento aprendam como agir de maneira apropriada neste mundo. Neurônios espelho permitem que bebês e crianças observem os outros e assim ajam como os outros para que eles possam aprender o que os outros pensam ser importante.
Este é o começo do desejo mimético, onde aprendemos a querer aprendendo o que os outros querem. Enquanto crescemos de bebês a crianças, e depois a adultos, procuramos os outros para entendermos o que eles querem, e usamos esta informação para guiar o que nós queremos. Bebês observam os quereres e desejos de outros para estabelecer um nível de entendimento do que é importante e o que merece nossa atenção.
O que é mais fácil? Passar por um processo investigativo de aprender “o que eu quero? O que é importante?” para todo objeto ou conceito que você encontra? Ou apenas copiar o que os outros querem e desejam?
É mais fácil se adaptar à sociedade se você deseja as mesmas coisas que os outros.
Ok… mas por que isto é relevante?
Então o que isto tem a ver com ficar Bankless?
Como os neurônios espelho vão me ajudar a usar cripto para terminar com meu banco?
Spoiler: Nossos artigos não são apenas um guia para como usar ferramentas encontradas na indústria de criptomoedas, mas também uma estrutura para o porquê destas ferramentas funcionarem em primeiro lugar.
Para entender cripto, precisamos chegar na raiz das coisas.
E acontece que o desejo mimético está na raiz de quase tudo.
Não só na raiz de cripto. O desejo mimético opera na camada base de tudo que os seres humanos já tocaram. Em cripto isso não é diferente. Mas em cripto, o desejo mimético é um pouco mais transparente, mais fácil de compreender, e muito mais ilustrativo.
Aqui estão três coisas não óbvias criadas do desejo mimético:
1) Bolhas de Mercado
Cite todas as bolhas de mercado que você consegue pensar.
A bolha do Ponto Com… os imóveis de 2008… a mania das tulipas… a loucura das ICOs… talvez haja algumas outras bolhas de mercado na história… mas é só isso, né?
Errado. Bolhas de mercado são várias pela história humana. Elas são tão abundantes que é óbvio que são embutidas em nosso DNA. A camada psico social humana causa bolhas de mercado, e não algum evento exógeno ou descobrimento tecnológico. Humanos e nossa vulnerabilidade a desejos miméticos causam bolhas de mercado.
2) Dinheiro
Você nasceu com um desejo de usar o Dólar Americano, Euro, Yen, Real ou qualquer que seja sua moeda local? Claro que não. Você quer o dinheiro porque é a coisa que todos os outros querem. O dinheiro é útil para você porque é útil para os outros.
Da mesma forma, quando o dinheiro deixa de ser útil, as pessoas param de utilizá-lo, ou passam a aproveitá-lo de outra forma. Nos últimos anos, com a hiperinflação do bolívar venezuelano (VES), o povo passou a aproveitar as notas do papel-moeda para fazer bolsas e outros tipos de artesanato. O papel-moeda do VES deixou de ter seu atributo monetário básico, que é servir como moeda de troca.
Os venezuelanos recorreram a outras meios para conseguirem trocar informação a respeito dos preços das coisas. Criptomoedas como o bitcoin e stablecoins como o DAI e USDC foram a rota de fuga para quem não quis ver seu dinheiro perder valor. E quanto mais gente aceitando cripto no país, mais a demanda por esses ativos aumenta.
3) NFTs
No artigo do Vitalik sobre legimitidade, ele diz que o valor do NFT é baseado em duas coisas…
Orgulho em ter o NFT e a habilidade de mostrar sua posse
A possibilidade de vendê-lo no futuro.
Eu acho que ele está certo. Mas estes são produtos de desejos miméticos. Sem desejos miméticos, NFTs não valem nada.
Você conhece os CryptoPunks? Comente abaixo.
Essa é uma imagem recuperada dos arquivos da internet da página de venda dos CryptoPunks em dezembro de 2018. Repare o valor que cada Punk estava sendo vendido.
A seguir é o estande de vendas dos Punks atualmente (2 de agosto 2021). Observe a diferença de preços. Isso é puro desejo mimético. Em 2018 tinha alguém que você conhecia, ou algum influencer que você acompanha falando sobre Crypto Punks?
E hoje? Com Mark Cuban, Jay-Z, Soulja Boy, Shawn Mendez, Steve Aoki, Paris Hilton e outras celebridades mudando seus avatares das redes sociais para os Punks, há muito mais valor nesses NFTs do que valia antigamente. Você os desejam agora por que há pessoas que os desejam também. E quanto mais gente competindo pelo mesmo bem escasso, mais caro se torna seu preço.
Isso vale para praticamente qualquer NFT, mas também pode ser muito bem aplicado para altcoins. Qual foi a última vez que você comprou uma altcoin que não foi indicação de algum amigo, familiar ou influenciador digital? Os desejos miméticos estão por todo o lugar…
Desejos miméticos e a internet
A internet nos deu mais modelos de desejos miméticos do que nunca antes. A muito tempo atrás, você teria muito menos influências de desejos miméticos, algo entre 15 e 20 pessoas durante a vida. Agora temos celulares: máquinas miméticas em nossos bolsos, que nos permite ver o que todo mundo está querendo, a qualquer momento do dia. São milhões de possibilidades.
Então de certa forma, nós amplificamos o alcance dos desejos miméticos em uma aplitude jamais antes vista. É algo ao nosso redor a todo tempo. E a pandemia provavelmente acelerou isso ainda mais. Confinados em casa, nós passamos a usar ainda mais as redes sociais. Isso nos levou a objservar os diferentes estilos de vidas, e as pessoas fazendo coisas diferentes: uns saindo do emprego, outros mudando de cidade, uns comprando rolexes, outros comprando CryptoPunks.
O outro lado da moeda é como as redes sociais podem estar desarmando o desejo mimético, ao mesmo tempo que o amplifica é por que agora podemos distrubuir esses desejos com bilhões de pessoas, de forma que podemos trocar um desejo mimético por outro de forma bem mais fácil. Isso reduz os conflitos de interesse em cima de um desejo, pois tem outro logo alí do lado aguardando seu momento de brilhar. Então de certa forma, a internet ajuda a distribuir a tensão, que outrora teria escalonado para extremos (uma batalha, nos tempos medievais?).
A internet fez dos desejos miméticos algo abundante. As criptomoedas e os NFTs atribuem escassez a estes desejos, e formaliza a disputa pelos recursos escassos
Após ver desejos mimético pela primeira vez, você o verá em todo lugar a partir de então.
Esse texto não é recomendação financeira ou fiscal. Este boletim informativo é estritamente educacional e não é um conselho de investimento ou uma solicitação para comprar ou vender quaisquer ativos ou para tomar quaisquer decisões financeiras. Este boletim informativo não é um conselho fiscal. Fale com seu contador. Faça sua própria pesquisa.
Parêntesis. De vez em quando, posso adicionar links para produtos que uso neste boletim informativo. Posso receber comissão se você fizer uma compra por meio de um desses links. Sempre irei divulgar quando for o caso.
Post Original:
Algumas informações podem ter sido retiradas do texto original por conter conteúdo ultrapassado.
Alguns termos podem ter sido alterados para fazer mais sentido no contexto da língua portuguesa e/ou facilitar o entendimento.
📩 Se você tem interesse em patrocinar a newsletter do Bankless com a divulgação de algum produto/serviço ou protocolo, mande um email para
contato@banklessbrasil.com.br