O Lançamento da Bankless Ventures
A Bankless Ventures não é uma mera empresa de venture capital.
Prezada Nação Bankless,
O artigo a seguir é de autoria de David Hoffman, o qual, juntamente com Ryan Sean Adams, fundou o movimento Bankless, que, por sua vez possui um grandioso objetivo: fazer o onboard de um bilhão de pessoas para o universo cripto.
Nas palavras do autor: “com a ajuda de uma pujante comunidade, a Bankless deixou de ser um projeto apaixonado e disforme para se tornar uma propositiva companhia de comunicação que contribui com podcasts e artigos para a educação da indústria a partir de uma filosofia central do ‘porque cripto é bom para a humanidade’.”
Desse movimento, nasceu a Bankless DAO, e, mais tarde, a BanklessBr DAO, a primeira Organização Autônoma Descentralizada do Brasil. Nossa missão é criar conteúdos educativos alinhados aos princípios de descentralização e autocustódia de ativos para falantes da língua portuguesa. Não oferecemos qualquer espécie de investimentos ou serviços financeiros. A BanklessBR DAO é uma Organização Anônima Descentralizada independente da Bankless LCC.
Não obstante, como será explicado por David Hoffman o lançamento da Bankless Ventures, um fundo de venture capital early-stage, eleva o movimento Bankless para um próximo nível.
Equipe Bankless.
Criando o Fundo
Ryan e eu falamos de forma breve acerca dessa iniciativa após um artigo publicado pela Coindesk, trazer o assunto à tona: “Hosts of Bankless Podcast Raising $35M Crypto Venture Fund: Sources” (em tradução livre: “Hosts do Bankless Podcast estão arrecadando $35 milhões de dólares para a criação de um fundo de venture capital”). Desde então, nós temos construído silenciosamente, mas agora estamos prontos para compartilhar mais acerca do fundo, do time, da visão e sobre como estamos posicionados de uma forma única no cenário das VCs de cripto.
SCOOP: Os fundadores da marca de mídia criptográfica @BanklessHQ estão levantando um fundo de capital de risco em estágio inicial, indo além de suas raízes de podcasting.
@realdannynelson e @0x_tracy relatório de #ETHDenver
Os relacionamentos construídos por meio do podcast têm nos ajudado a conhecer mais e mais pioneiros que compartilham conosco das mesmas visões acerca do potencial da cripto economia. Por meio dos nossos investimentos anjo, Ryan e eu ajudamos a financiar pequenos times que cresceram e se tornaram pilares da indústria cripto.
Temos sido agraciados pelo fato de que a crescente rede da Bankless tem nos dado acesso a uma quantidade substancial de deadflow (fluxo de oportunidades de investimentos em negócios), que se tornou grande demais para apenas duas pessoas.
Construindo um Time
Em meados de 2021, apresentei a perspectiva de um fundo de risco específico a Ryan – a ideia foi a seguinte: entre investimentos anjo e trabalho publicitário, nós já estávamos no meio do caminho de operar um fundo de venture, porque, então, não ir até o final?
Por fim, nós decidimos terminar o bull market totalmente focados no crescimento da Nação Bankless por meio da Bankless Media, enquanto começamos a trabalhar em um fundo destinado às oportunidades do bear market.
Para construir a Bankless Ventures, nós precisávamos de ajuda.
Aí entra o Ben Lakoff.
Vejo você na NFL esta semana, meu novo “merch” @BanklessHQ:
Eu conheço o Ben tão bem quanto conheço Ryan. Ao longo do bull market, nós acabávamos nos encontrando por várias vezes nas mesmas conferências e rapidamente nos tornamos amigos próximos. Ao final de uma emocionante e exaustiva DevConBogotá, Den e eu decidimos terminar a semana com uma trilha no Monserrate, uma subida que nos deixou a incríveis 10.300 pés (3,14 km) de altura.
Entre os tropeços e dificuldades da escalada, nós discutimos nossas experiências de trabalhos e investimentos em startups. Se tornou imediatamente claro que Ben era a peça que faltava no quebra-cabeça da Bankless Ventures. Com Ben como nosso terceiro sócio, a Bankless Ventures foi de uma ideia em um roteiro para se tornar uma firma de venture capital de verdade, atualmente terminando a sua primeira arrecadação de fundos.
Conselheiros
Juntando-se a nós como conselheiros, há duas figuras bem familiares para quem escuta o Bankless podcast regularmente: Justin Drake e Anthony Sassano. Justin traz sua experiência como um explorador líder das fronteiras da cripto economia, enquanto nosso companheiro de mídia Anthony é talvez a única pessoa que produz mais conteúdos do que Ryan e eu acerca da Ethereum e seus valores.
Expandindo Fronteiras
Até agora contei a história de como a Bankless Ventures (BVC) nasceu, mas a questão mais profunda é: Por Que Estamos Fazendo Isso?
Durante a jornada de construção da Bankless Media, desde um apaixonado projeto até um bem coeso time de 20 pessoas, nós valorizamos a eficiência do trabalho de pessoas dedicadas e inteligentes. Nós queremos este mesmo tratamento para o trabalho de investimentos e consultoria que temos realizado para aproveitar ao máximo as oportunidades que temos de empoderar pioneiros cripto e fazer crescer as fronteiras do mundo cripto.
A Bankless Media já se comprometeu com essa visão, educando tanto os nativos quanto os curiosos do mundo cripto, trazendo-os para dentro do nosso grupo como cidadãos da Nação Bankless. A BVC quer aumentar as apostas e dar aos pioneiros o investimento do qual necessitam para que eles mesmos expandam as fronteiras. Nós estamos focando em oportunidades de empresas em estágio inicial porque queremos fazer todo o possível para assegurar que serão impulsionadas as ideias certas.
A Bankless Media ensina você a como explorar as fronteiras. Bankless Ventures te provê o dinheiro necessário para você criar algo :)
Há um pequeno espaço de tempo durante o qual seres humanos podem direcionar de forma significativa o futuro desta indústria e nós queremos que a Bankless Ventures seja uma força que assegure que as pessoas certas tenham recursos para levar o cripto a ser o melhor que ele puder ser para a humanidade.
A Divisão Media/Ventures
A Bankless Ventures não será como uma empresa de venture capital tradicional. A maioria das empresas tenta construir um negócio de mídia bem-sucedido após à arrecadação dos primeiros fundos. Nós já temos um. O que essa vantagem nos proporciona é a continuação da nossa plataforma, compartilhando nossas teses para o futuro do cripto como sempre temos feito, enquanto utilizamos a Bankless Ventures para ajudar financeiramente empresas que estão construindo através da visão que temos.
Um de nossos pontos fortes que tem feito nossa rede de mídia tão bem-sucedida em meio a um mar de competidores é a nossa habilidade de contar histórias. É uma habilidade que Ryan e eu aperfeiçoamos como podcasters e escritores durante os últimos anos e, pessoalmente, é o que mais me anima sobre começar a Bankless Ventures.
Há tantas histórias por aí que merecem ser contadas!
Dito isto, nós queremos que a Nação Bankless continue confiando no modo com o qual fazemos a curadoria dos projetos sobre o quais falamos, das entrevistas que escolhemos realizar e das visões que compartilhamos no podcast e na newsletter. Isso não mudará. Apesar de Ryan e eu havermos realizado dúzias de investimentos anjo ao longo dos anos, nunca vimos a Bankless Media como um meio de chamar atenção para nós, isto nunca nos interessou e nossa audiência é inteligente demais para essas tolices de qualquer forma.
Nós prosseguiremos entrevistando fundadores de projetos alinhados com a nossa visão de futuro, mas a Bankless Media é um lugar sagrado. Ela chegou onde chegou porque Ryan e eu nunca lançamos mão de atalhos, nós sempre nos focamos em construir confiança junto a nossos ouvintes e leitores.
Nós não fazemos entrevistas pagas. Nós não fazemos newsletters pagas. Companhias que queiram ter acesso à nossa audiência podem comprar espaços destinados a anúncios claramente identificados como tal. As companhias que fazem parte do portfólio da Bankless Ventures não terão acesso especial à Bankless Media e não terão acordos de patrocínio especiais. Os preços praticados junto a elas serão os mesmos para quaisquer outras companhias.
Balancear nossos papeis na Bankless Media e na Bankless Ventures talvez não seja tão fácil, mas nos comprometemos a fazer isso da forma certa para nossos leitores e ouvintes. Nós levamos os nossos disclosures (relatórios de informações disponibilizadas publicamente pela Bankless para trazer transparência) a sério, como sempre. Ética no mundo cripto é algo sério e nós temos a intenção de ser exemplo para a indústria. Você tem alguma sugestão de como nós podemos ser ainda mais transparentes? Nós somos todos ouvidos.
Nós queremos fazer o onboard de um bilhão de pessoas para o cripto. É a nossa missão e a nossa visão tanto para a Bankless Media quanto para a Bankless Ventures. Nós estamos muito animados em razão das oportunidades que temos a nossa frente e estamos bastante pensativos acerca de como vamos torná-las realidade.
Compartilhar a mensagem de ser livre dos bancos não é só o nosso “trabalho”, mas é o que acreditamos e defendemos.
O Que Vem a Seguir?
A Bankless Ventures está com cerca de 75% de capital comprometido e nossa meta é fechar até o final de maio. Nós começamos o processo de colecionar negócios e começaremos a implementar capital imediatamente após o fechamento.
Se você quiser investir no fundo da Bankless Ventures, é possível submeter um formulário de interesse como LP (limited partner). (Desculpe, mas é somente para “accredited investors”, investidores que de acordo com a SEC são qualificados para investir em ofertas privadas de valores mobiliários não registradas junto à SEC. A SEC, autoridade norte-americana que equivale à nossa Comisão de Valores Mobiliários - CVM, obriga a Bankless Ventures a isso.)
Educação, ferramentas, e capital… para ajudar 1 bilhão de pessoas a ser Bankless. Te vejo do outro lado.
Conclusão
O texto acima é uma tradução do texto de autoria de David Hoffman, disponível no site da Bankless.com. A Bankless Ventures é um fundo de venture capital da Bankless LLC. A Bankless Brasil, por sua vez, é uma DAO (Organização Anônima Descentralizada) independente da Bankless LLC, que cria conteúdos educativos para falantes da língua portuguesa e compartilha os valores e a missão do movimento Bankless no Brasil. Portanto, não oferecemos qualquer tipo de investimentos ou serviços financeiros. A publicação deste artigo tem caráter meramente educacional e informativo.
Tem interesse em contribuir com o movimento Bankless no Brasil? Ficou com alguma dúvida depois de ler o artigo? Entre no nosso servidor do Discord e embarque também nessa jornada!
Este texto não é recomendação financeira ou fiscal. Este boletim informativo é estritamente educacional e não é um conselho de investimento ou uma solicitação para comprar ou vender quaisquer ativos ou para tomar quaisquer decisões financeiras. Este boletim informativo não é um conselho fiscal. Fale com seu contador. Faça sua própria pesquisa.
Parêntesis. Ocasionalmente, podemos adicionar links para produtos que usamos neste boletim informativo. Podemos receber comissão se você fizer uma compra através de um desses links. Sempre iremos divulgar quando for o caso.
Post Original: Why Were Launching Bankless Ventures
Algumas informações podem ter sido retiradas do texto original por conter conteúdo ultrapassado.
Alguns termos podem ter sido alterados para fazer mais sentido no contexto da língua portuguesa e/ou facilitar o entendimento.
📩 Se você tem interesse em divulgar um produto, serviço ou protocolo no Bankless Brasil, mande um email para: contato@banklessbr.com
Obrigado por acompanhar o Bankless Brasil! Inscreva-se para receber mais posts como esse em seu e-mail!