O Gwei Diário #5
Tradução de The Daily Gwei #412, #413, #414 e #415, originalmente publicados em The Daily Gwei.
Prova de Faturamento | The Daily Gwei #412
Ganhando dinheiro, 1 degen por vez.
Tradutor: Diego_ChippiEth
Revisor: Maheus Guelfi
Prezada Nação Bankless,
Neste ponto, estou certo de que todos estão cientes da receita proveniente de taxas que a rede Ethereum gera diariamente — ela vai de US $30 milhões a US $80 milhões, dependendo do uso da rede naquele dia. É claro que esta receita de taxas é paga em ETH e a maior parte (70-80%) é queimada graças ao EIP-1559, o que faz com que este seja um pseudo-dividendo pago a todos os possuidores de ETH. No entanto, Ethereum não é a única fonte de receita — há muitas aplicações que também geram uma quantia saudável de receita.
Em 2021, pools de liquidez na Uniswap geraram $1.6 bilhões de dólares em receita. Isso é mais do que qualquer dapp, protocolo DeFi, rede L1 ou L2 fora da Ethereum, o ♔. 6 outros projetos dessa lista são forks diretos da v2 (da Uniswap)
Ao analisar as receitas de aplicações é preciso fazer uma delimitação entre a receita do protocolo (ganhos) e a receita do lado da oferta (vendas). Um exemplo simples disso é um protocolo como o SushiSwap, que, da taxa de negociação de 0,3%, paga 0,25% aos provedores de liquidez (o lado da oferta) e 0,05% ao protocolo, o que depois vai para os stakers do token SUSHI. Você pode decompor isto ainda mais, dependendo do protocolo, para contabilizar a receita que os possuidores/stakers de tokens recebem, a receita que a DAO do protocolo recebe, e a receita que vai para quaisquer outras entidades relacionadas.
O que eu adoro nas aplicações do Ethereum é que todos podem ver os números da receita em tempo real, e eles não podem ser falsificados. Isto porque tudo está na blockchain, é público e está disponível em tempo real usando numerosas fontes de dados diferentes. Isto é muito diferente do espaço de investimento tradicional (ações/títulos) porque normalmente os investidores precisam esperar que os lucros trimestrais sejam liberados para obterem uma visão atualizada dos lucros e ganhos da empresa. O que torna isto ainda mais legal é que existem ferramentas, como a Dune Analytics, que permitem a qualquer pessoa construir seus próprios painéis personalizados usando dados públicos da blockchain, que podem ser compartilhados com o mundo.
Acho engraçado que, mesmo que os investidores tenham acesso a esta infinidade de informações, os mercados de cripto ainda girem em torno de marketing e narrativas, acima de tudo. Quero dizer, há muitos projetos DeFi com razões de preço/rendimento (PR) muito baixos, mas eles são ignorados por serem considerados projetos “boomer” porque a maioria dos participantes estão interessados nos projetos mais “degen”. Há também um movimento popular de “ternos contra rãs” no qual os investidores de varejo (as rãs) estão se unindo contra os VCs/fundos/insiders (os ternos) e, como uma forma de protesto, não compram os tokens que eles consideram como sendo muito bem atribuídos aos insiders (mesmo que sejam boas compras). Eu posso simpatizar com esta luta, mas acredito que quanto mais investidores tradicionais começarem a participar seriamente deste ecossistema eles vão querer investir em coisas que podem facilmente analisar usando as ferramentas e métricas a que eles estão acostumados.
Os mercados cripto provavelmente continuarão a ser extremamente ineficientes e o marketing/narrativa/meme será impulsionado por um bom tempo. Na verdade, às vezes me pergunto se os mercados cripto se tornarão eficientes e se alguma vez teremos um top 10 que faça sentido com base nos fundamentos — talvez não por uma década ou mais. Mas nem tudo são más notícias — se você souber jogar estas narrativas, poderá ter uma experiência muito lucrativa — mas é melhor ficar de pé quando fizer isso, porque o metagame está sempre mudando.
Otimizando as Taxas| The Daily Gwei #413
Taxas para você e para mim também.
Tradutor: Diego_Chippi
Revisor: Maheus Guelfi
Como todos sabemos, o ecossistema da camada 2 ainda está nascendo, a tecnologia é imatura e as melhorias estão acontecendo quase diariamente. Uma das principais áreas de foco para todas as equipes da camada 2 é a otimização das tarifas de suas respectivas redes e, como você pode ver abaixo, a Optimism conseguiu reduzir as tarifas da rede em cerca de 30% com uma melhoria iterativa. O melhor é que esses progressos não se limitam a “Optimism”, tampouco apenas às melhorias das tarifas — há muitas coisas que podem ser aperfeiçoadas ao longo do tempo.
As taxas sobre na Optimism acabam de receber uma bela redução!
A sobrecarga fixa foi reduzida de 2750 L1 gas para 2100 L1 gás e a sobrecarga dinâmica foi reduzida de 1,5x para 1,24x.
Números fantasiosos, mas o que eles significam? 🤔
As transações são agora cerca de ~30% mais baratas, em média!
Muitas vezes me pergunto onde está o “ponto ideal” para os usuários quando se trata de taxas e cheguei à conclusão de que é uma pergunta muito difícil de responder. Isto porque as taxas que cada usuário tolerará depende de algumas coisas diferentes — a principal delas é quanto dinheiro eles têm. Por exemplo, um usuário que tem US $100.000 será muito menos sensível às taxas da camada 1 da rede Ethereum do que um usuário que tem US $1.000 na cadeia. O primeiro ficaria feliz em pagar uma taxa de US $50 a US $100 por uma troca na Uniswap, enquanto o segundo consideraria isso insano. Embora não seja apenas quanto dinheiro um usuário tem que determina a sensibilidade dele às taxas — é também pelo que o ele terá como retorno por essa taxa que está pagando. Por exemplo, se o usuário com US $1.000 está pagando uma taxa de US $50 para reivindicar um airdrop de US $1.000 e depois outra taxa de US $50 para trocá-lo por ETH, faz sentido economicamente que ele pague essas altas taxas porque está recebendo mais do que gasta.
Portanto, na realidade, não acho que haja um “ponto ideal” para as taxas — ao contrário, é preciso ver caso a caso e usuário a usuário. Embora haja outra maneira de vermos isto, chegando a algum tipo de faixa que cobriria a maioria dos usuários e a maioria dos casos. É claro, o que esta faixa exata está em debate, mas eu defenderia que para uma pessoa de classe média uma taxa média entre US $0,10 e US $1 é mais do que aceitável — mas, mais uma vez, depende de qual é a transação. Da mesma forma, podemos chegar a uma faixa do que é totalmente inaceitável como taxa para usuários individuais e eu diria que praticamente qualquer coisa acima de US $10 está entrando em território de “você está louco?”. Tudo isso é muito subjetivo, mas esta é a conclusão a que cheguei após conversar com algumas pessoas mais novas sobre isso.
Há outra solução aqui — os rollups podem subsidiar os custos de taxas para os usuários de alguma forma e já estamos vendo este jogo. Por exemplo, a dYdX faz receita com as taxas de negociação em sua troca perpétua na segunda camada e depois usa alguns desses lucros para pagar as taxas de segurança da camada 1 da rede Ethereum — o usuário nunca tem que pagar as taxas de transação. A Immutable X, embora não seja tecnicamente um rollup (é um Validium), faz algo semelhante a dYdX porque as taxas são muito baratas. Podemos até levar isto um passo adiante e argumentar que os custos de transação na segunda camada poderiam ser subsidiados por emissões simbólicas de tokens — bem legal, certo?
A tendência aqui é clara — os custos com taxas para os usuários finais só diminuirão com o tempo, até que cheguem a um nível aceitável, perto de 0 ou literalmente 0. Embora seja bom ter em mente que a simples redução das taxas de gas/on chain diminuem não significa que isso ocorrerá com as taxas específicas das aplicações — tenho quase certeza de que sempre haverá uma taxa associada às aplicações on chain (assim como é com quase todos os serviços fora de cripto). Há também o ângulo psicológico quando se fala de taxas (você mostra as taxas como um item separado para o usuário ou não?), mas isso é um tópico para outro artigo!
Aguentando firme | The Daily Gwei #414
Cripto pode mudar a sua vida, mas só se você deixar.
Tradutor: Diego_Chippi
Revisor: Maheus Guelfi
Não é segredo - os mercados cripto não têm nos trazido muito entusiasmo há algum tempo e tenho notado que o ecossistema em geral ficou muito mais silencioso. Muitos dos especuladores de curto prazo desapareceram completamente, não há mais forks de tokens aleatórios de cachorros, ETH está 35% abaixo de seu máximo histórico e a maioria dos golpes parece ter desaparecido. Você pode estar se sentindo desanimado ou abatido neste momento e eu posso entender isso totalmente - mas agora não é a hora de deixar o ecossistema!
Se este é seu primeiro bear market, tenho dois conselhos:
1. Não saia - em vez disso, aprenda o máximo que puder e faça apostas calculadas tanto financeira quanto socialmente.
2. Sobreviva, também conhecido como não se explodir com alavancagem/over-trading
Você vai ficar bem anon
Entrei pela primeira vez em Bitcoin em 2013 e aproveitei aquele bull market desde quando a Silk Road foi fechada até o Mt. Gox explodir sozinho. Foi uma experiência divertida com a qual aprendi muito, mas quando o mercado se tornou baixista em 2014, vendi todos os meus BTC, abandonei completamente cripto e só descobri Ethereum no início de 2017. Como você pode imaginar, este é um dos meus maiores erros (e arrependimentos) que, felizmente, aprendi quando o mercado voltou a ficar em baixa em 2018. Ficar e cultivar minha marca pessoal em 2018, 2019 e 2020 foi provavelmente a melhor coisa que eu já fiz e eu encorajo fortemente todos vocês a ficarem por aqui em 2022, se isso se tornar um ano de baixa. Embora mesmo que não seja, se você quiser “fazer” com cripto, isso requer muito mais esforço do que apenas jogar algum dinheiro em algumas moedas e esperar pelo melhor.
Durante o bear market tudo é mais silencioso, o ritmo do ecossistema é mais lento e é muito mais fácil se concentrar no que realmente importa. Isto porque as únicas pessoas que ficam nos bear markets são os verdadeiros crentes e construtores que realmente querem criar algo de valor duradouro a longo prazo, em vez de especular sobre tokens aleatórios. E, porque o ecossistema fica muito mais silencioso, essas pessoas recebem muito mais atenção em seu trabalho e é muito mais fácil para elas construir uma comunidade duradoura que ajude a fazer crescer o produto ou serviço. Por sua vez, alguns destes projetos acabam sendo incríveis oportunidades de investimento porque o mercado está subvalorizando-os em relação a sua tração.
A esse respeito - de um ponto de vista de investimento puro - se olharmos para 2019 você verá como foi insanamente rentável ficar por aqui e apostar nas equipes certas. É claro que havia ETH que você poderia ter comprado entre $100 e $300 durante a maior parte de 2019, depois havia LEND (o símbolo da Aave antes da conversão) que você poderia ter conseguido quando sua capitalização de mercado era de $10 milhões (hoje é de $2,6 bilhões) e é claro que se você fosse um provedor de liquidez inicial da Uniswap, você provavelmente teria recebido um airdrop UNI de 6-7 dígitos. Como você pode ver, há muitas oportunidades lucrativas quando as coisas estão calmas, porque o mercado tende a subvalorizar certos sinais em um bear market (assim como supervaloriza muitos deles em um bull market).
Fora da oportunidade financeira, há também a oportunidade social/carreira - é muito mais fácil se construir quando você não está competindo com tantas pessoas como antes. Embora tudo dependa do que você está interessado em fazer e de onde você quer concentrar seus esforços. Eu sempre me interessei em educar as pessoas, então é por isso que me esforço muito para aumentar minha presença no Twitter, EthHub e The Daily Gwei. Se você está interessado em trabalhar como algo como um desenvolvedor para uma equipe DeFi, então o número de candidatos provavelmente será muito menor em um bear market, o que significará menos competição para cada função (e uma maior chance para você obtê-la).
Finalmente, a melhor coisa que você pode fazer por si mesmo durante os bull e bear markets é se certificar de que você simplesmente sobreviva. Tenho visto muitas pessoas ao longo dos anos perderem a maior parte da riqueza que acumularam usando alavancagem, negociando em excesso, apostando em moedas aleatórias e caindo em fraudes. Acho que a principal razão pela qual isto acontece é que pode ser bastante fácil fazer algum dinheiro rápido em cripto (especialmente durante os mercados altistas), o que leva as pessoas a acreditarem que são investidores muito melhores do que realmente são. Isto os leva então a tomar más decisões de investimento, tudo em nome da obtenção de outra grande vitória que resulta em overtrading (trading em excesso) que depois leva a perdas.
De qualquer forma, espero que muitos de vocês fiquem por aqui a longo prazo, assim como eu planejo fazer e, claro, espero que continuem lendo estes artigos. Sei que continuo me concentrando muito no longo prazo, mas acho que é extremamente importante entender e vale a pena repetir - especialmente em tempos de ação de preços em baixa. Eu realmente falo sério quando digo que ficar por aqui em momentos como este pode mudar sua vida - mas você precisa trabalhar e fazer sua própria sorte.
Definindo expectativas | The Daily Gwei #415
Não, o Merge não reduzirá as fees.
Tradutor: Diego_Chippi
Revisor: Maheus Guelfi
Há uma narrativa infeliz que vem circulando nos últimos meses que afirma que o Merge reduzirá as taxas de gás na camada 1 da rede Ethereum. Quero deixar isto bem claro - o Merge não terá nenhum impacto material nas taxas de gás da camada 1 - o único impacto minúsculo que pode ter nas taxas é que os blocos são ligeiramente mais rápidos (12 segundos em vez de 12,9 segundos), mas duvido que isto tenha algum impacto real e duvido que o usuário até mesmo sinta isto.
O Merge ocorrerá por volta do dia 22 de junho de 2022, mas não terá impacto sobre as taxas de transação que você está pagando. Após o Merge, o foco provavelmente mudará para taxas, mas você pode ser proativo agora usando ferramentas como Polygon, xDai, Arbiturm, Optimism, e zkSync
Na verdade, estou bastante preocupado com o quão decepcionante será quando o Merge acontecer e as taxas de gás não forem reduzidas como muitas pessoas esperam que sejam. Já posso imaginar a quantidade de FUD (medo, incerteza e dúvida) que será espalhada como uma forma de pintar "eth2" como um fracasso, mesmo que o Merge seja a maior atualização na história da rede Ethereum. Esta é uma das principais razões pelas quais tenho tentado educar o maior número possível de pessoas sobre o ecossistema de segunda camada e o paradigma da cadeia modular de blockchain e como parte disto está pronto hoje para que os usuários possam desfrutar de transações baratas.
É claro que os leitores regulares do Daily Gwei saberão do que estou falando acima, mas uma atualização rápida para os leitores mais novos: a forma como a rede Ethereum está escalando é através de uma abordagem modular onde a camada 1 continua cara para ser usada (para que possa permanecer descentralizada e segura) e atua como uma camada de liquidação para a camada 2, na qual é barato para os usuários transacionarem (e fica mais barato com o tempo). Embora ao dizer isto, o roteiro de escalonamento da Ethereum seja complexo e se você for uma pessoa mais nova no ecossistema, pode ser difícil de acompanhar. Portanto, dado este contexto, não é surpresa que as pessoas tenham se agarrado à simples narrativa do “eth2 vai corrigir taxas de gás” e também não ajuda que muitas pessoas com um público continuem perpetuando esta narrativa.
A questão é que o mercado de taxas Ethereum é uma função da demanda por um espaço de bloco limitado, e a demanda é obviamente muito alta. Isto leva a preços muito altos do gás que todos nós experimentamos na camada 1 e o único momento em que estes preços caem é quando a atividade da rede diminui. Mas há tanto a fazer no Ethereum que as taxas permanecem altas mesmo quando o mercado está silencioso - basta olhar para a quantidade de gás que o ecossistema NFT utiliza, que provou ser, na sua maioria, dissociado dos mercados cripto mais amplos em termos de desempenho e atividade. Embora novamente, este seja um tópico matizado e não algo que eu espero que os recém-chegados entendam imediatamente.
Estou obviamente muito ansioso pelo Merge por razões que já descrevi no passado, mas também estou ansioso para ver se estou certo sobre esta narrativa que leva a um resultado realmente ruim. Obviamente espero estar errado, mas continuarei educando sobre esta questão como se estivesse certo, porque mais pessoas devem ser conscientizadas de como a rede Ethereum está escalando, independentemente de qualquer outra coisa. Portanto, se você quiser me ajudar nesta busca de educação, sempre que alguém lhe perguntar se o Merge vai baixar os preços do gas, basta dizer não.
Esse texto não é recomendação financeira ou fiscal. Este boletim informativo é estritamente educacional e não é um conselho de investimento ou uma solicitação para comprar ou vender quaisquer ativos ou para tomar quaisquer decisões financeiras. Fale com seu contador. Faça sua própria pesquisa.
Parêntesis. Por vezes, podemos adicionar links para produtos usados neste boletim informativo. Podemos receber comissão se você fizer uma compra através de um desses links. Isso sempre será divulgado quando for o caso.
📩 Se você tem interesse em patrocinar a newsletter do Bankless com a divulgação de algum produto/serviço ou protocolo, mande um email para
contato@banklessbr.com