O Gwei Diário #4
Tradução de The Daily Gwei #408, #409, #410 e #411, originalmente publicados em The Daily Gwei.
Mudanças de Narrativa | The Daily Gwei #408
Web2 é de propriedade de poucos; Web3 é de propriedade de todos.
Tradutor: Diego_ChippiEth
Revisor: Maheus Guelfi
Se há uma coisa que aprendi com todos os meus anos de envolvimento no ecossistema cripto é que a maioria das pessoas não pode prever com precisão o que vai acontecer nesta indústria em qualquer período de tempo — nem mesmo do mais alto nível. Muito poucos viram as principais narrativas de 2021 — NFTs, tokens de cachorros, L1 alternativas, web3 — estas narrativas cegaram quase todos, mas tornaram os poucos que as viram ficar ricos. Mas não é suficiente ver as narrativas chegando, você precisa ter convicção em suas previsões — e ainda menos pessoas têm isso.
No final de 2020 uma forte narrativa foi propagada de que você não precisava comprar/deter ETH — tudo o que você precisava era BTC + DeFi blue chips (também conhecida como a estratégia “crypto barbell”). Isso acabou sendo horrivelmente errado, já que ETH superou fortemente o BTC e a maioria dos tokens DeFi em 2021.
Minhas narrativas menos favoritas são as que não fazem absolutamente nenhum sentido, mas de alguma forma conseguem ganhar popularidade/aceitação generalizada. Por exemplo, há uma narrativa generalizada, que tem se espalhado durante o último mês, ou seja, as soluções de segunda camada são, na verdade, pessimistas para a rede ETH porque elas vão ter seus próprios tokens, que as pessoas vão comprar em vez da ETH. Esta narrativa é absurda por tantas razões, mas eu realmente só preciso declarar uma para quebrá-la completamente: as redes de segunda camada têm que pagar Ethereum por sua segurança (em ETH) e então a maior parte desse ETH é queimada, graças ao EIP-1559. Esta narrativa está obviamente sendo empurrada por aqueles que apostam contra ETH de alguma forma (geralmente por serem otimistas em ecossistemas concorrentes), e é exatamente por isso que é uma narrativa que se decompõe tão facilmente. Infelizmente, porém, é uma narrativa que continua a persistir simplesmente porque os incentivos financeiros estão lá.
Os NFTs são outra tendência explosiva que basicamente ninguém viu chegar em 2021 e que realmente mudou toda a paisagem de cripto. Muitas pessoas pensavam que DeFi seria a porta de entrada para a adoção em massa, mas agora passaram a acreditar que as NFTs serão facilmente o maior veículo para a adoção em massa — e eu concordo totalmente com isso. Isto não quer dizer que a DeFi não seja incrivelmente legal e útil, mas a maioria das pessoas não quer realmente pensar muito profundamente sobre finanças porque é considerado “trabalho” enquanto algo como os NFTs são, principalmente, entretenimento. Você pode basicamente contrastar isso com a forma como a Internet conseguiu a adoção em massa — foi através do entretenimento (mídia social, streaming de vídeo, jogos online) e não coisas que pareciam ou eram realmente trabalho (e-mail, construir websites, pagar contas).
Agora estamos na parte do ano em que todos estão dando suas previsões para 2022 e elas estão variando muito — desde muitos que acreditam que 2022 será um ano forte para a tese “multi-chain” até pessoas fazendo grandes apostas em tokens sociais, DAOs e jogos cripto. A comunidade Ethereum está fazendo a previsão de que 2022 será finalmente o ano em que a segunda camada verá real adoção (temos até mesmo uma hashtag para isso — #L222), mas honestamente eu acho que isso depende dessas redes de segunda camada emitindo tokens para incentivar o uso — nós vimos essa cartilha funcionar extremamente bem tanto para a DeFi como para as L1 alternativas. Se feito corretamente, acredito que 2022 será um ano explosivo para a segunda camada baseada na Ethereum e veremos sua liquidez, endereços ativos e volumes dispararem.
Tudo somado, se você quiser ficar à frente da massa e pegar as narrativas antes que elas se desenrolem, acredito que você tem que “reiniciar” seu pensamento. Você precisa se colocar no mesmo estado de espírito em que uma nova pessoa em cripto está, porque ela não tem nenhum contexto/história anterior em cripto, nenhuma afiliação tribal e nenhuma “desordem pós-traumática de bear market” que a detém. Se você conseguir usar os anos de sabedoria que acumulou até este ponto enquanto reinicia seus antecedentes sobre como esta indústria pode estar avançando, então eu realmente acredito que você pode se tornar imparável.
Apanhado na Web2 | The Daily Gwei #409
Ou você morre como um herói ou vive tempo suficiente para perceber que se tornou o vilão.
Tradutor: Diego_Chippi
Revisor: Maheus Guelfi
A revolução web2 foi um grande negócio — um grande negócio — e levou à criação de uma quantidade incrível de valor para milhares de milhões de pessoas. É claro que isto não veio sem os seus inconvenientes e resultados negativos, mas a web3 pretende corrigir alguns deles (centralização, gatekeeping, sistemas fechados etc.). Contudo, como acontece com qualquer nova tecnologia, há um recuo por parte dos operadores estabelecidos que ou são voluntariamente ignorantes, ou trabalham ativamente contra uma mudança vista como uma ameaça para os seus negócios e seu modo de vida.
É como se eu visse dois defensores das máquinas de fax rindo de quem está trabalhando com email.
Vou ser honesto — estou muito surpreendido que a web3 enfrente uma resistência tão dura por parte daqueles que estiveram na vanguarda da maior revolução na tecnologia desde a era industrial. Construíram empresas que perturbaram indústrias inteiras e as deixaram morrer, contornaram regulamentos para alcançar os seus objetivos, e utilizaram novas tecnologias para dar poder à pessoa comum. Isto soa familiar, certo? Isto porque é essencialmente o que o cripto/web3 está tentando fazer com basicamente tudo — especialmente finanças — por isso é inacreditável que estes pioneiros da web2 trabalhem contra algo que eles próprios defendem há décadas!
Acredito ser importante destacar que a visão do povo da web2 sobre a indústria de cripto/web3 é totalmente dominada pela mídia convencional. Tudo o que eles vêem são manchetes de fraudes, hacks, pump & dumps e uma tonelada de informações flagrantemente incorretas que depois os levam a formar uma opinião forte baseada em dados pobres. Seria de se pensar que estas pessoas poderiam cavar um pouco mais fundo, conversariam com as pessoas inteligentes da web3 e se tornariam muito mais informadas, mas, infelizmente, ainda estão sujeitas à condição humana, assim como o resto de nós. Tenho certeza de que com o tempo haverá muitos céticos que migrarão para o campo da web3, mas infelizmente vai ser uma batalha difícil.
Eu não acho que aqueles que se opõem a web3 serão capazes de freá-la, absolutamente — se terá algum efeito será apenas energizar a comunidade web3/cripto para continuar construindo a fim de perturbar estes negócios ainda mais rapidamente. Isso é o que acontece com o progresso tecnológico — ele nunca pára, mesmo que haja bloqueios na estrada — não se pode matar uma idéia e certamente não se pode matar o espírito empreendedor das pessoas que querem mudar o mundo. Acrescente a isto que cripto/web3 é um movimento verdadeiramente global e as pessoas podem construir negócios/DAOs de bilhões de dólares enquanto permanecem completamente anônimos e você mesmo tem uma receita para uma ruptura explosiva.
Espero que o debate web2 vs web3 se enfureça por anos ainda que eu acredite que o resultado já tenha sido decidido (alerta de spoiler: web3 vence). Embora não possamos ficar descuidados — ainda há uma enorme quantidade de trabalho a fazer — mas pelo que vi, o ecossistema web3 nunca foi tão saudável, tão energizado e tão motivado — mal posso esperar para ver o que os construtores malucos da web3 farão a seguir.
L222 | The Daily Gwei #410
2022 será o ano da camada 2?
Tradutor: Diego_Chippi
Revisor: Maheus Guelfi
Atualmente parece que todos na comunidade Ethereum fazem coro de que 2022 será o ano da camada 2 — temos até mesmo uma hashtag para isso: #L222. Há boas razões para estarmos entusiasmados, já que atualmente há 19 redes de camada 2 vivas, a maioria delas está crescendo constantemente sem incentivo de tokens nativos e as integrações com corretoras centralizadas estão se desenvolvendo rapidamente. Mas será que 2022 será realmente o ano da camada 2 ou estamos todos apenas viajando nas nossas ideias?
Depositantes únicos transferindo fundos de L1 -> L2 na @zksync.
Parece provável que isto se torne uma curva em S com o tempo, conforme L2 se tornar o ambiente padrão para usuários médios (vs L1) e cada corretora fornecer trânsito direto por L2.
Essa última já está acontecendo. #L222
Pessoalmente não acredito que qualquer ano seja o ano de uma coisa ou outra — geralmente o que vemos são tendências que se manifestam ao longo de alguns, que definem um determinado período de tempo. Por exemplo, em 2021 havia grandes tendências em torno das L1 alternativas, DeFi 2.0 e NFTs — todas elas vieram em ondas em diferentes pontos em 2021 (algumas até começaram no final de 2020). No que diz respeito à camada 2, eu diria que a tendência começou a mudar para elas na segunda metade de 2021, pois muitos lançamentos de alto perfil aconteceram naquele período (Arbitrum, Optimism, dYdX, Immutable X e mais). Embora o que as pessoas esperam em 2022 é que estas redes de camada 2 experimentem um crescimento explosivo, tração e adoção.
A principal coisa que está na mente de todos é quando estas redes de camada 2 vão lançar tokens nativos para incentivar o uso e descentralizar seus validadores/sequenciadores. Minha aposta é que a maioria deles o fará no primeiro semestre de 2022, seguido por um bom crescimento, mas também acredito que um alerta deve ser feito. Só porque estes incentivos de liquidez funcionaram para as L1 alternativas (até agora) não significa, necessariamente, que eles funcionarão para as soluções de camada 2, tampouco que o crescimento será sustentável a longo prazo. Dado este contexto, acredito que os times envolvidos com soluções de camada 2 precisam ser muito cuidadosas com a forma de distribuição de tokens e incentivo ao uso — eu pessoalmente gostaria de ver os tokens serem pagos às equipes que realmente constroem as aplicações, ao invés de apenas aos mercenários “produtores de liquidez”.
Falando dos construtores, as duas principais redes de camada 2 compatíveis/equivalentes de EVM que estão ativashoje, Arbitrum e Optimism, estão rapidamente construindo seus ecossistemas à medida que mais e mais aplicações entram em funcionamento nelas. A cadeia Polygon PoS, embora não seja uma “verdadeira camada 2”, também continua a construir sua rede e, na verdade, tem mais uso do que a maioria das L1 alternativas. Immutable X está dominando o espaço NFT, dYdX continua a ampliar sua troca de perpétuos, a StarkNet está viva e crescendo e a zkSync começando a ganhar tração. É claro que existem outras redes de camada 2 que também estão crescendo bem e você pode verificar todas elas aqui.
Em resumo, espero que 2022 seja um ano realmente grande para o ecossistema de camada 2, mas não é como se este ano fossemos conseguir a adoção em massa. Ainda há muito trabalho a ser feito em torno da experiência do usuário (UX), infra-estrutura e interfaces de carteira antes mesmo que a maioria das pessoas toque em um produto DeFi na camada 2 ou não — e não faz mal. Como eu disse antes, não é mais um “se” quando se trata de adoção em massa de cripto/web3, é um “quando”.
Modelo Mental Degen vs Boomer | The Daily Gwei #411
Não percam o espírito degen, crianças.
Tradutor: Diego_Chippi
Revisor: Maheus Guelfi
Quando a maioria das pessoas começa a investir em cripto, elas geralmente se arriscam muito e aplicam nos mercados como se estivessem em um cassino — chamamos este comportamento de “ser um degenerado” (ou ser um degen). À medida que se acumula mais riqueza com o tempo, eles tendem a se tornar mais avessos ao risco e conservadores — chamamos isto de “ser um cripto boomer”. É claro que esta é uma visão simplista dos atores dentro dos mercados cripto, mas eu tenho visto esse padrão se repetir, e há tantos pontos positivos quanto negativos nisso.
Ou você morre degen ou vive o suficiente para se tornar um cripto boomer.
Eu não participei realmente do comportamento degen em cripto até o verão DeFi de 2020, quanto eu estava basicamente aplicando muito do meu portfólio em farming aleatoriamente para conseguir os suculentos juros anuais (APY) de 4-5 figuras, especulando em tokens aleatórios, e usando alavancagem pela primeira vez na minha carreira de investimento cripto. Foi super arriscado e eu poderia ter perdido tudo — mas foi uma experiência de aprendizado extremamente divertida (e necessária). Hoje em dia, sou muito mais conservador e, na maioria das vezes, apenas mantenho ETH e por causa disso, sinto que perdi o contato com o lado mais degen de cripto e, por extensão, com o lado mais inovador.
Há muitas coisas acontecendo no ecossistema cripto e muitos projetos sendo criados o tempo todo. Muitos desses projetos são apenas forks, imitações e esquemas, mas há alguns que mudam o jogo com inovações revolucionárias. No início de DeFi, a Uniswap foi pioneira no projeto de intercâmbio AMM, a MakerDAO popularizou o conceito de uma moeda estável descentralizada, a Yearn deu o pontapé inicial na revolução da produção de rendimento (yield farming) e muito mais. Agora, com o que as pessoas estão chamando de “DeFi 2.0”, temos novas características como melhores designs de tokenomics (Tokens), conceitos como valor controlado por protocolo (PCV), mecanismos de “bribing” e muito mais. Embora, a menos que você esteja diretamente envolvido nesses projetos como especulador/degen (ou construtor), você provavelmente terá muita dificuldade em acompanhá-los, muito menos em compreendê-los. Muitos deles são muito novos, atendem às pessoas mais arriscadas em cripto e têm uma alta probabilidade de fracasso — mas se você for um degen, eles são um perfeito playground.
Muitas vezes me pergunto se o destino de todos é se tornar um “bumerangue cripto”, porque essa é a melhor mentalidade para conservar a riqueza. A maioria das pessoas se contenta com uma certa quantidade de dinheiro e à medida que você acumula mais, você muda lentamente para proteger o que você tem em vez de tentar maximizar os retornos arriscando tudo isso. É claro que algumas pessoas tratam a acumulação de riqueza como um jogo e veem seu patrimônio líquido como uma pontuação em um quadro de líderes — mas para a maioria das pessoas há apenas um benefício marginal de um aumento do patrimônio líquido após um certo ponto.
Eu acredito que a melhor abordagem em cripto é sempre manter um pouco do espírito degen vivo — nem que seja para poder acompanhar este ecossistema louco. Há muita inovação escondida atrás do que pode parecer “jogos de ponzi” e você sentirá falta disso se estiver preso no modo boomer o tempo todo. Mas eu também argumentaria que há tanta coisa acontecendo em cripto que é impossível para qualquer pessoa acompanhar tudo, independentemente de ser um degen ou um cripto boomer.
Esse texto não é recomendação financeira ou fiscal. Este boletim informativo é estritamente educacional e não é um conselho de investimento ou uma solicitação para comprar ou vender quaisquer ativos ou para tomar quaisquer decisões financeiras. Fale com seu contador. Faça sua própria pesquisa.
Parêntesis. Por vezes, podemos adicionar links para produtos usados neste boletim informativo. Podemos receber comissão se você fizer uma compra através de um desses links. Isso sempre será divulgado quando for o caso.
📩 Se você tem interesse em patrocinar a newsletter do Bankless com a divulgação de algum produto/serviço ou protocolo, mande um email para
contato@banklessbr.com