Uma parceria The Daily Gwei e Bankless Brasil DAO.
Tradução, revisão e formatação: Guilda de Escrita da Bankless BR DAO.
🙏 Patrocinado por:
Os consumidores de gas - The Daily Gwei #525
A natureza evolutiva do blockspace da rede Ethereum.
O uso da rede Ethereum evoluiu dramaticamente ao longo dos anos, sendo usado quase exclusivamente em 2017 para ICOs. Já em 2020 foi muito utilizado para o surgimento de DeFi e em 2021 para os NFTs. O uso também se tornou mais diversificado ao longo do tempo, em 2017 e 2018, apenas alguns aplicativos dominavam a rede, e hoje em dia o que se vê é um conjunto muito mais diversificado, como você pode ver abaixo:
O consumo de gás conta muitas histórias, desde a ascensão de DEXs até DeFi e NFTs. Codifiquei uma visualização para explorar os principais consumidores de gas na ethereum com dados de @nansen_ai. Seguem alguns insights, veja o que você pode encontrar.
O gráfico de Casey mostra claramente as tendências extremas que ocorreram ao longo dos anos em relação ao blockspace da Ethereum. Basta olhar para o gráfico de 2018 e 2019: esses anos foram dominados pela 0x e MakerDao, 2 aplicativos que ocupam agora uma parte muito menor. Embora isso não seja bearish para a 0x ou para a MakerDao, já que ambos os aplicativos ainda são muito utilizados, isso mostra a mudança dramática que ocorreu desde 2018, principalmente no que diz respeito aos novos consumidores de gas que surgiram.
O que é ainda mais legal neste gráfico é que podemos identificar onde o verão DeFi começou, apenas observando a participação de gas consumida pela Uniswap. A Uniswap decolou durante o verão DeFi devido à mineração de liquidez - todos estavam cultivando "tokens de governança sem valor" e precisavam de um lugar para vendê-los - e a Uniswap era a escolha óbvia. Além disso, muitos protocolos optaram por criar uma “pool 2” para seus tokens nativos, e essas pools foram criadas quase exclusivamente na Uniswap. Tudo isso levou a um enorme efeito "flywheel" que levou a um aumento substancial na popularidade e no uso da Uniswap, o que, por sua vez, levou a um grande aumento no consumo de gas.
Há também outra razão pela mudança tão drástica das coisas ao longo dos anos e isso tem a ver com como os contratos inteligentes são codificados. Na era 2017-2020, os contratos inteligentes eram bastante ineficientes em termos de gas, porque as taxas da Ethereum eram extremamente baixas e os desenvolvedores não sentiam a necessidade de otimizar seus contratos. Foi no verão DeFi de 2020 que os desenvolvedores começaram a levar a sério a eficiência do gas, o que pode ser apontado como um motivo por alguns dos maiores aplicativos (0x e MakerDao) agora estarem usando muito menos gas, por mais que sejam maiores que eram em 2018/2019.
Obviamente, daqui para frente, será cada vez mais difícil obter informações reais desse gráfico, à medida que os usuários continuam migrando para a Layer 2. Eu diria até que este gráfico não mudará muito daqui para frente - provavelmente veremos as próprias L2s crescendo no uso de gas da L1. No entanto, a maioria dos novos aplicativos está optando por operar exclusivamente na L2, o que significa que eles não aparecerão no gráfico de consumo de gas da L1. É claro que isso é saudável para a Ethereum, pois está competindo para ser uma rede de liquidação para a layer 2.
A blockspace da Ethereum é um tópico fascinante para mim porque podemos estudar as tendências do consumo de gas ao longo do tempo. Dado que a Ethereum ainda é uma rede tão jovem, podemos esperar que essas tendências evoluam drasticamente nos próximos anos e a Ethereum de hoje provavelmente parecerá muito diferente da Ethereum em 5 anos.
Destruição Mutuamente Assegurada - The Daily Gwei #526
Se você tentar nos censurar, você será expulso.
A “camada social” da Ethereum tem sido um assunto em alta ultimamente devido às discussões em torno das sanções do Tornado Cash e a possibilidade de censura na Ethereum. Se você é novo no ecossistema, pode não entender a importância de uma camada social de redes cripto, mas não se engane - é a coisa mais importante para uma rede e nossa última linha de defesa contra qualquer adversário.
O que você vê?
Acho que esse tweet do Superphiz é o exemplo perfeito de como a camada social da Ethereum funciona. Contextualizando um pouco, há pouco tempo, a diversidade de validadores da Beacon Chain na rede Ethereum era bastante desigual com a Prysm, representando mais de 60% da rede (e em um ponto acima de 66%, o que é o nível crítico). Dada essa situação, houve um grande esforço da comunidade (liderado por Superphiz e outros) para levar as pessoas a mudarem para um cliente minoritário. Bem, você pode ver os resultados disso acima - a Prysm passou de cerca de 67% da rede para pouco menos de 35% e a diversidade de clientes nunca foi tão saudável quanto hoje!
Sobre este tópico da camada social, tem rolado uma discussão sobre a possibilidade de “cortar socialmente” quaisquer validadores que decidam censurar transações na Beacon Chain. Quero deixar claro que esta é uma “opção nuclear” que seria usada apenas como último recurso (e, idealmente, nunca seria usada). Isso ocorre porque reduzir socialmente grandes entidades validadoras, como exchanges centralizadas, levaria a muitos danos colaterais para todo o ecossistema. Mas o objetivo de falar sobre cortes sociais é enviar um forte sinal para essas entidades de que a censura é um ataque à Ethereum e ela poderá ser recebida com uma resposta agressiva, no pior dos casos.
Outra maneira de entender o que está acontecendo é pensar na situação como uma “guerra fria” acontecendo no momento em que um tipo de “destruição mutuamente assegurada” está em jogo. Se um provedor de serviços de staking centralizado decidisse censurar as transações na camada base, a comunidade Ethereum reagiria com sua 'opção nuclear' de reduzir socialmente os validadores ofensores. Devido à natureza do slashing (literalmente queimar uma participação de validadores), as entidades têm todos os incentivos para não se envolverem em qualquer comportamento que possa levá-las ao corte (social ou técnico). Então, em vez de censurar as transações porque um governo mandou, o provedor de serviços de staking poderia simplesmente sair de seus validadores da staking pool ativa (porque a ameaça de slashing social estará sempre lá se eles optarem por censurar).
Pessoalmente, acredito que se a camada base da Ethereum se envolvesse em censura permanente, isso seria o fim da Ethereum. Nossa camada social começaria a desmoronar, pessoas inteligentes deixariam o ecossistema, desenvolvedores fugiriam para outras cadeias e os usuários abandonariam a cadeia em massa. Felizmente, não vejo um futuro em que a camada base da Ethereum seja permanentemente censurada - mas apenas porque acredito que a camada social da Ethereum é forte o suficiente para resistir a isso.
A Grande Reorganização - The Daily Gwei #527
Muitos ETH encontrarão um novo lar após os saques.
A Ethereum Proof of Stake Beacon Chain foi lançada em 1º de dezembro de 2020 e, desde então, mais de 13,3 milhões de ETH foram colocados em staking. Mas, nem todo esse ETH foi colocado no mesmo lugar - validadores solo, staking pools (centralizadas e descentralizadas), exchanges centralizadas - todas essas entidades compõem a Beacon Chain que conhecemos e amamos hoje.
Eu tenho falado sobre minha teoria de um "grande rearranjo de participação de ETH" no @thedailygwei faz um tempo. É basicamente uma teoria que postula que grandes quantidades de participação de ETH mudarão os provedores de staking após os saques. Estou mais confiante do que nunca nessa teoria, dados os eventos recentes.
Staking de ETH é atualmente uma via de mão única - você envia 32 ETH para o contrato de depósito, cria um validador e começa a atestar e propor blocos (enquanto recebe pagamentos em ETH para fazê-lo). Se você quiser deixar de ser um validador, basta sair da pool ativa de validadores, mas seu ETH não estará disponível para você em até 6 a 12 meses após o Merge (quando os saques da Beacon Chain devem ser ativados). Devido a isso, se você usar um provedor como a Coinbase e quiser mudar para outro, não poderá fazer isso até que esses saques sejam ativados.
É por isso que tenho a tese de que, uma vez que os saques forem feitos, veremos uma grande reorganização de participação de ETH, onde muitos ETH serão movidos entre os provedores de staking. Algumas razões pelas quais as pessoas mudariam:
Quando algumas pessoas fizeram stake de ETH pela primeira vez, não viam a opção de "staking solo", mas agora o fazem, então elas se retiram de um provedor de staking centralizado e configuram uma operação de staking solo.
Quando alguém decide mudar de um provedor de staking centralizado para um descentralizado como o Rocket Pool (que não foi lançado até este ano).
Quando alguém não confia mais no provedor
Quando 1 ou muitos provedores não estão compartilhando taxa de MEV com sua pool e então mudam para um pool que o faz.
Quando alguém quer mudar os provedores de staking para melhorar a distribuição geral de ETH.
Além dos motivos elencados acima, provavelmente terão muitos incentivos oferecidos aos usuários assim que os saques forem possibilitados. Esses incentivos podem vir na forma de rendimento reforçado por meio de recompensas de token ou até rendimento antecipado às custas do operador de staking. Os provedores também podem oferecer staking sem taxas para novos clientes por um tempo, a fim de atrair mais participação para sua pool. Independente de quais forem os incentivos, eles definitivamente existirão, e espero que muitos usuários tirem proveito deles.
Resta ver quanto stake “muda de mãos” quando os saques forem ativados, mas espero que seja pelo menos uma quantia que não seja desprezível. Tudo isso também não considera as pessoas que querem vender seus ETH em staking. De qualquer forma, estou animado para ver o que acontecerá quando os saques acontecerem no próximo ano.
Mercados em Mudança - The Daily Gwei #528
Os tempos mudaram.
Eu tento não comentar ou focar nos mercados de criptomoedas com muita frequência, pois acredito que todos os movimentos de curto a médio prazo são apenas ruídos e eu sou um investidor de (muito) longo prazo. Algumas pessoas me perguntaram se a estrutura de mercado atual é parecida com as anteriores que experimentei e a resposta é bastante sutil. Com certeza, o cenário atual parece o “crab market” que vivi em 2019, mas, ao mesmo tempo, todos estão muito mais otimistas a respeito das criptomoedas em comparação com a época (e há muito mais use-cases).
Lembro-me que em 2020 havia uma tese em alta, de "estratégia de barra", em que as pessoas acreditavam que você só precisava comprar tokens DeFi + BTC para ter um desempenho bom. Desde então, o ETH destruiu os tokens DeFi e superou o BTC em 3-4x.
A coisa mais interessante para mim nos últimos anos foi observar como o mercado mudou seu tratamento em relação ao BTC e ETH. Em 2019, ninguém, exceto os "Ethereans" mais obstinados, pensava que o ETH era dinheiro ou que o ETH poderia ser uma reserva de valor - e você seria ridicularizado por comparar o ETH com o BTC. Hoje em dia, o ETH é aceito como o único outro ativo “blue chip” ao lado do BTC. Eu iria ainda mais longe e argumentaria que o ETH é um ativo muito mais "investível" do que o próprio BTC (especialmente após o Merge) e acho que mais pessoas estão reconhecendo isso à medida que o bear market continua e o desempenho do ETH contra o BTC se mantém melhor.
Não quero criticar o BTC, mas agora não consigo ver quais narrativas restaram. Ele falhou como hedge de inflação, falhou como sistema de pagamentos (a Lightning Network é uma piada), a rede Bitcoin tem uma política de segurança de longo prazo fraca, os ventos contrários relacionados ao PoW só vão piorar e a comunidade está composta por pessoas que só olham para um caso extremo de Dunning-Kruger.
Obviamente, sou tendencioso em minha opinião sobre o BTC, mas não acho que nada do que eu disse seja mentira - o BTC realmente está muito longe do que originalmente pretendia ser. Ao dizer tudo isso, ainda posso ver o BTC voltando ao seu nível mais alto e indo mais além, mas acredito fortemente que o ETH terá um desempenho superior e, eventualmente, alcançará o primeiro lugar.
Eu não acredito que o ETH vai flippar (ultrapassar) o BTC por causa de uma história que eu criei na minha cabeça, existe fundamento para isso, eu já expliquei sobre isso nesse artigo. Além de acreditar que o ETH é um dos melhores investimentos do mundo do ponto de vista de risco/recompensa, a própria rede Ethereum tem muitos pontos a favor do desenvolvimento e adoção da Layer 2. Além disso, há uma execução contínua do roadmap da Ethereum a longo prazo, os construtores sérios de DeFi continuam aderindo à Ethereum e os use-case de NFTs estão ligados à Ethereum e ao ETH. A melhor parte é, e eu sei que é um meme dizer isso, mas nós ainda estamos mesmo no começo de tudo.
No geral, continuo incrivelmente otimista com o ETH e com a Ethereum, apesar do mercado de baixa que estamos experimentando há um bom tempo. Eu sei que o ambiente macro não é muito favorável no momento e sei que há muitos problemas econômicos no mundo, mas ainda acredito que a Ethereum como uma tecnologia e como um movimento que pode ajudar muito com as questões com as quais o mundo vai ter que lidar.
Infelizmente, não posso dizer o mesmo para o Bitcoin.
Tenham uma ótima semana,
🙏 Agradecimentos ao nosso patrocinador
Minke
Conheça a Minke, nossa parceira na Jornada Bankless. A Minke é uma carteira digital que ajuda você a atingir suas metas, fornecendo um portal para os melhores protocolos de DeFi. Com a Minke você consegue comprar, economizar e investir com stablecoins e DeFi de uma maneira muito mais intuitiva que qualquer carteira da atualidade.
Tem interesse em contribuir com o movimento Bankless no Brasil? Ficou com alguma dúvida depois de ler o artigo? Entre na nossa DAO e fale conosco!
Esse texto não é recomendação financeira ou fiscal. Este boletim informativo é estritamente educacional e não é um conselho de investimento ou uma solicitação para comprar ou vender quaisquer ativos ou para tomar quaisquer decisões financeiras. Este boletim informativo não é um conselho fiscal. Fale com seu contador. Faça sua própria pesquisa.
Post Original: The Daily Gwei
Algumas informações podem ter sido retiradas do texto original por conter conteúdo ultrapassado.
Alguns termos podem ter sido alterados para fazer mais sentido no contexto da língua portuguesa e/ou facilitar o entendimento.
📩 Se você tem interesse em divulgar um produto, serviço ou protocolo no Bankless Brasil, mande um email para:
contato@banklessbr.com