Uma parceria The Daily Gwei e Bankless Brasil DAO.
✨ Patrocinador: Com a Nodle você consegue ganhar criptomoedas em seu smartphone por meio do conceito de Connect-To-Earn! Baixe o aplicativo Nodle e receba o token NODL ao detectar e conectar seu celular a dispositivos inteligentes.
Menos CeFi; Mais DeFi | O Gwei Diário #514
Mudando o mundo de protocolo em protocolo.
Prezada Nação Bankless,
Nos últimos meses, os perigos do ecossistema “CeFi” (ou “CeDeFi”) foram expostos – desde bilhões de dólares sendo perdidos até serviços centralizados apostando o investimento de seus usuários – e não tem sido uma visão bonita. Não resta dúvida que tudo isso se deve à má gestão de riscos, à falta de responsabilidade, à extrema falta de transparência em torno das operações dos players CeFi e à completa falta de autorregulamentação.
Construa menos CeFi
Construa mais DeFi
Isto é o gwei
Eu entendo porque a CeFi existe e entendo por que as pessoas a usam – inclusive, eu a uso também como fiat on/off-ramp – porém uma coisa que eu não consigo entender é como as pessoas estão dispostas a apostar seu dinheiro em algo que não existe transparência. O que eu quero dizer não é que DeFi é perfeito, e há muitos exemplos disso, mas pelo menos você obtém a transparência on-chain que lhe possibilita saber onde seu dinheiro está o tempo todo. Por outro lado, com os serviços CeFi, você não tem absolutamente nenhuma ideia do que está acontecendo com seu dinheiro – basicamente, uma vez que você deposita esses fundos em uma plataforma CeFi, você apenas recebe uma IOU, uma espécie de promessa da plataforma que pode, ou não, ser paga de volta em uma data posterior.
DeFi é de longe a maior inovação que a Ethereum nos deu até hoje e eu julgo que ninguém desconfia disso. Reflita por um segundo: qualquer pessoa ao redor do mundo, apenas com um smartphone e uma conexão com a Internet é capaz de ser seu próprio banco e de manter o controle de seus fundos o tempo todo. Além disso, a Ethereum oferece mais do que apenas transparência, oferece neutralidade, descentralização, altos níveis de segurança e resistência à censura. É impossível para o ecossistema CeFi oferecer qualquer uma dessas características, mesmo que fossem radicalmente transparentes, no final do dia, você ainda teria que confiar neles. Por outro lado, não tem que confiar na DeFi ou na Ethereum: você pode verificar por si mesmo!
Esse é outro presente da DeFi; a capacidade de confiar no código ao invés de pessoas. Quando deposito meus fundos em um protocolo verdadeiramente descentralizado, como é o caso da Uniswap, eu não tenho que me preocupar com nenhuma interferência humana nesses fundos. Afinal, o único (e pequeno) risco que estou correndo é o risco de um contrato inteligente. A qualquer momento, de qualquer lugar do mundo, a qualquer hora, em praticamente qualquer dispositivo conectado à internet, eu posso manter o controle de meus fundos. Pense no grande salto que é para a humanidade – realmente reflita sobre isso - não é apenas marginalmente melhor que CeFi (e TradFi), é exponencialmente melhor.
Não se trata apenas de construir um ecossistema financeiro descentralizado, DeFi realoca poder nas mãos das pessoas e permite uma transparência radical sob o controle total de suas finanças. Então, vamos parar de construir, promover e usar estes serviços CeFi e vamos continuar focando no crescimento do ecossistema DeFi.
Afinal de contas, estamos aqui para mudar o mundo, não estamos?
Staking do Sofá de Casa | O Gwei Diário #515
O Proof-of-Stake da Ethereum foi construído para usuários domésticos.
Com mais de 13 milhões de ETH em jogos e mais de 400.000 validadores ativos, a Beacon Chain, que contém o Proof-of-Stake da Ethereum é uma espécie de grande negócio. Embora a Beacon Chain seja tão grande como é, ela ainda tem um longo caminho para percorrer – especialmente quando se trata de facilitar para qualquer pessoa no planeta (ou fora dele) a prática de staking com qualquer quantidade de ETH que possua.
Você pensa:
Praticar Staking é difícil. Não é.
Você poderia perder todas as suas ETH. Você não vai.
Você precisa de hardware poderoso. Não Precisa.
Isso requer manutenção constante. Não precisa.
Somente profissionais devem fazer isso. Totalmente errado
** Staking na rede Ethereum foi criado para usuários domésticos**
O tweet do Superphiz acima é algo com o qual eu realmente concordo – hoje em dia não é muito difícil praticar staking e muitas pessoas conseguem fazer uma operação seguindo um dos muitos guias que existem por aí. Além disso, a Beacon Chain foi projetada de forma muito amigável para estes stakers solo, o que significa que é muito difícil perder uma parcela ou toda a sua carteira de ETH. Por exemplo, ficar offline apenas resulta em um lento 'vazamento de inatividade' do ETH em stake. Além disso, é fácil recuperar qualquer perda, já que mesmo se o validador estiver offline por 24 horas e depois online pelas próximas 24 horas, as recompensas serão apenas 0.
Os outros pontos que o Superphiz traz à tona também são cruciais – praticar staking não requer um hardware poderoso (você pode fazê-lo em um Raspberry Pi), na verdade, pouca manutenção é necessária (a maioria é basicamente manter os nós/validadores atualizados) e você não precisa ser um "profissional" para fazer isso. Digo isso, porque eu entendo a preocupação das pessoas sempre que elas têm que atualizar seus nós ou mudar qualquer coisa relacionada aos seus validadores – obviamente, as pessoas não querem arriscar perder nenhum ETH, por isso, precisamos reduzir o atual estresse causado por esse processo.
Com o objetivo de diminuir ainda mais as barreiras de entrada, há múltiplos esforços acontecendo nesta frente: já existem muitos guias de como se tornar um staker solo e a usabilidade do software validador está se tornando mais fácil e simples com o tempo. Além disso, muito trabalho está sendo feito para desenvolver plataformas de staking. Staking Pool descentralizadas, como no caso da Rocket Pool, também tornam muito mais fácil para qualquer pessoa praticar Staking com seu próprio ETH e há também muitos serviços centralizados – embora, é claro, estes se tornarão ainda mais fáceis de usar com o tempo.
O Proof-of-Stake da Ethereum foi construído para os stakers domésticos/solo e isso é mostrado muito bem na arquitetura geral do protocolo. Embora, não seja apenas o design/arquitetura que precisa ser desenvolvido, mas a acessibilidade e a UI/UX, em geral, para extinguir com as barreiras de entrada e tornar cada vez mais possível à qualquer pessoa essa prática. Como em todas as coisas na Ethereum, estamos trabalhando nisso, só vai levar algum tempo!
A Guerra de Escalabilidade | O Gwei Diário #518
Elas estão apenas começando.
Pelo que parece, o trabalho de escalabilidade da Ethereum está acontecendo há tanto tempo quanto o trabalho de Proof-of-Stake. Desde as primeiras menções de sharding às redes estatais, Raiden ao Plasma, até os rollups que todos conhecemos e amamos hoje, a escalabilidade da Ethereum passou por muitas fases de pesquisa e desenvolvimento para chegar ao vibrante ecossistema que temos hoje.
2022/23 será absolutamente insano para as guerras de escalabilidade da Ethereum
Isso é o que mais me entusiasma após o Merge
Por uma série de razões, eu realmente acredito que 2022 e 2023 serão anos cruciais para a escalabilidade da Ethereum. Em primeiro lugar, nunca tivemos tantas equipes de escalabilidade sérias como temos hoje; todas essas equipes estão em feroz competição entre si para vencer a Guerra de Escalabilidade. Afinal, por que a competição é acirrada? O motivo é: se tornar a premiere rollup na Ethereum é uma oportunidade de mercado absolutamente gigantesca, e como ainda não possui vencedores claros nesta corrida, ela é ainda mais atrativa. Além disso, não haverá apenas um grande vencedor, provavelmente haverá vários deles, que se tornarão uma massiva rede global.
Em segundo lugar, agora que os rollups são redes vivas e com usuários reais, as equipes por trás deles podem se concentrar no aprimoramento e na otimização das redes tanto para usuários quanto para desenvolvedores. Além disso, as equipes são capazes de reunir insights únicos sobre essas redes e testar seus códigos em uma battle-net e colocar dinheiro real em jogo – você não obtém isso de uma implementação em testnet. As equipes também são capazes de se mover rapidamente na atualização de suas redes e não têm que passar por todo o processo de governança da Ethereum para melhorá-las.
Não é só isso, ainda existem as melhorias que chegarão à primeira camada da Ethereum, que irão desbloquear a próxima era na escalabilidade para sua segunda camada. Eu estou falando, é claro, de “danksharding” com sua primeira iteração, chamada “proto-danksharding”, que provavelmente estará em funcionamento no Q2/Q3 de 2023. Essa atualização de primeira camada deve, em teoria, reduzir os custos de transação em rollups (por exemplo, uma transação de swap custará 1 centavo ou menos). Isto obviamente irá melhorar significativamente a escalabilidade das redes de segunda camada existentes e permitirá que inovações mais excitantes sejam construídas.
Já deveria ser óbvio a razão de eu estar tão animado com o “roadmap” de escalabilidade da Ethereum quanto com o Merge – ambas as coisas irão inaugurar uma nova era para a rede Ethereum. Quanto à linha do tempo, espera-se que o Merge aconteça em alguns meses e o lançamento de “danksharding” nos próximos 12-24 meses - tudo isso enquanto as próprias redes da segunda camada continuam melhorando em um ritmo rápido.
Então, que comecem as Guerras de Escalabilidade e que as batalhas sejam gloriosas!
Descentralização Social | O Gwei Diário #519
É mais importante do que tudo.
As pessoas no mundo cripto tendem a otimizar demais a descentralização técnica, porém, esquecem completamente da descentralização social. Isto é totalmente bizarro para mim, eu acredito que a camada social é a coisa mais importante de descentralizar no mundo cripto. O que eu quero dizer é: se um ecossistema não tem uma camada social saudável, que se preocupa profundamente com a descentralização, então não importa quão “boa” seja sua tecnologia, ela inevitavelmente se centralizará.
A cultura social de descentralização é muito mais importante do que tentar atingir uma espécie de “nirvana” de descentralização técnica.
O que foi exposto acima revela que se ninguém se preocupar com a descentralização na camada social, então a camada técnica será construída para refletir isso. Por exemplo, um ecossistema que não tem uma cultura de incentivo às pessoas para que elas próprias administrem seus nodes (e, o que é mais importante, facilitando-lhes a tarefa), irá se tornar centralizado nas mãos de poucos, já que todos são apenas apáticos. Vimos este movimento várias vezes no mundo cripto. Isso acaba levando à apatia na camada social, o que obviamente não contribui para um bom ecossistema descentralizado!
Alguns exemplos de descentralização social do ecossistema Ethereum incluem a arquitetura multi-cliente e o ecossistema da segunda camada. Ethereum tem mais de 10 níveis de produção que as pessoas podem usar através das camadas de execução e de consenso, mas isso não aconteceu da noite para o dia – aconteceu porque a camada social da Ethereum valoriza a descentralização acima de tudo. Além disso, ao priorizar a descentralização na primeira camada, o ecossistema Ethereum permitiu que um conjunto robusto de segundas camadas florescessem, que competem entre si.
Finalmente, uma forte camada social que valoriza a descentralização também é extremamente importante para frustrar qualquer ataque contra uma rede descentralizada – sejam ataques de governança, ataques de nações (países) ou tentativas de censura. No entanto, além disso, não é apenas frustrar os ataques, mas se recuperar deles. Uma camada social fraca terá extrema dificuldade de se recuperar de qualquer ataque, não importa quão "descentralizada" a camada técnica afirme ser.
Eu realmente desejo que mais pessoas entendam e valorizem a importância da descentralização social e, por extensão, uma forte camada social. As redes do mundo cripto só se mantêm juntas em razão das pessoas, afinal, somos nós que administramos toda a infraestrutura. Somente após estendermos essa camada social à camada técnica é que devemos criar incentivos para as pessoas agirem honestamente nestas redes – é uma grande maravilha da engenharia, se você me perguntar!
🙏 Agradecimentos ao nosso patrocinador
NODLE
Conheça a Nodle, nossa parceira nessa Jornada Bankless. Com a Nodle você consegue ganhar criptomoedas gratuitamente em seu smartphone, é só baixar o aplicativo Nodle e começar a utilizar. A Nodle vem com a proposta de desenvolver a Internet das Coisas (IOT) por meio do conceito de Connect-To-Earn. É muito simples, é só abrir o app que ele detectará sensores e dispositivos inteligentes e se conectará a eles anonimamente. E em troca, o usuário recebe o token NODL.
Tem interesse em contribuir com o movimento Bankless no Brasil? Ficou com alguma dúvida depois de ler o artigo? Entre na nossa DAO e fale conosco!
Esse texto não é recomendação financeira ou fiscal. Este boletim informativo é estritamente educacional e não é um conselho de investimento ou uma solicitação para comprar ou vender quaisquer ativos ou para tomar quaisquer decisões financeiras. Este boletim informativo não é um conselho fiscal. Fale com seu contador. Faça sua própria pesquisa.
Post Original: The Daily Gwei
Algumas informações podem ter sido retiradas do texto original por conter conteúdo ultrapassado.
Alguns termos podem ter sido alterados para fazer mais sentido no contexto da língua portuguesa e/ou facilitar o entendimento.
📩 Se você tem interesse em divulgar um produto, serviço ou protocolo no Bankless Brasil, mande um email para:
contato@banklessbr.com