Uma parceria The Daily Gwei e Bankless Brasil DAO.
Tradução, revisão e formatação: Guilda de Escrita da Bankless BR DAO.
Escalabilidade Sustentável - The Daily Gwei #509
A guerra santa entre os designs modulares e dos app-chain está só esquentando.
Prezada Nação Bankless,
Atualmente há uma pequena guerra ocorrendo no espaço das blockchains sobre qual o caminho para escalar - através de um design modular ou através de um design ‘app-chain’ com ‘segurança compartilhada’ opcional. Obviamente a Ethereum está seguindo uma abordagem de escala modular onde coisas como consenso e execução são separadas em “módulos” ou “camadas” que trabalham juntas. No outro lado do espectro temos algo como a Cosmos, que está tomando a abordagem de app-chain, acreditando que é melhor uma chain ser soberana do que terceirizar sua soberania.
Rollups têm uma vantagem de custo. Como uma blockchain, pagar custos de assentamento para a Ethereum por segurança é muito mais barato do que executar um conjunto de validadores sob medida.
Essa guerra santa vai além de apenas os aspectos de escalabilidade - também tem muito a ver com a economia de cada abordagem. Como mencionado pelo pseudotheos no tweet acima, há uma vantagem de custo em terceirizar a segurança de uma camada de execução (como um rollup faz), ao invés de tentar criar uma nova rede de validadores (como um app-chain faz). O primeiro é barato de fazer e só exige que o rollup pague taxas de transação da layer 1 da Ethereum (e há muitas maneiras de otimizar estes custos); enquanto o segundo custa bem mais e costuma exigir a inflação do token nativo de um projeto para assegurar a rede (repasse do custo aos titulares do token).
E além desses custos econômicos surgem também preocupações bem reais sobre descentralização. Chegar ao nível de descentralização do Bitcoin e da Ethereum é quase impossível - nada chega nem perto - então por que um projeto tentaria fazer isso em vez de só se assentar na blockchain Ethereum? Nem tudo precisa de descentralização máxima, é claro, mas se for mais barato consegui-la da Ethereum do que criar uma chain independente, então a escolha é meio óbvia pra mim.
Por último, coordenação e governança descentralizada também são um grande problema que blockchains e app-chains na level 1 têm que lidar. O processo de governança descentralizada off-chain da Ethereum é longe de ser perfeito, mas foi iterado por vários anos para chegar ao seu estado atual (um sistema funcional). Para conseguir algo que chegue perto de parecer a Ethereum levaria muito tempo e não há garantia de sucesso - então, de novo, por que não só herdar o trabalho que a Ethereum já fez lançando um rollup?
Eu acho que há alguns casos em que construir uma blockchain layer 1 (ou uma app-chain soberana) pode fazer sentido - como um caso de uso por empresas ou algo como um jogo que não exija segurança alta, mas em praticamente todo outro caso, faz sentido criar um rollup. Sim, a tecnologia da layer 2, em geral, ainda está no início e vai demorar para chegar a um patamar que todos nós queremos que ela chegue, mas a longo prazo, eu acho que a abordagem modular é a única solução para escalar de maneira sustentável uma blockchain descentralizada ao mundo.
Nação da Especulação - The Daily Gwei #511
Somos um ecossistema de especuladores, mas não precisamos ser.
Já escrevi antes sobre como eu acho que a indústria de cripto está atualmente concentrada demais em atividade e apps especulativos e como esta é a maior razão dos ciclos de cripto serem tão violentos. Agora, não é para dizer que há algo necessariamente errado com atividades especulativas, mas se quisermos que o ecossistema de cripto seja mais sustentável e comece a se livrar destes ciclos violentos de mercado, nós precisamos construir mais apps não-especulativos.
Eu adoraria ver mais apps não-especulativos na Ethereum decolarem durante este bear market.
Até agora, os mais populares que me vêm à mente (que têm usuários ativos de verdade) são o Gitcoin, POAP e ENS.
O que mais existe?
Como mencionei no meu tweet acima, os apps não-especulativos mais populares da Ethereum são Gitcoin, POAP e ENS. O Gitcoin é um ecossistema de aplicativos que mira construir uma internet com mais código aberto e bancar bens públicos. Já os POAPs são NFTs colecionáveis e que podem ser usados de várias maneiras (sorteios, votos, NFT-gating, etc). Por fim, o ENS permite a qualquer pessoa registrar um nome .eth único para si mesmo e o atrelar a um endereço Ethereum. Obviamente há alguns aspectos especulativos para cada um destes aplicativos (como colecionar ENS raros ou doar a projetos no Gitcoin na esperança de um airdrop), mas os aplicativos em si não são especulativos por natureza.
Eu acho que a razão de não termos visto mais aplicativos não-especulativos na Ethereum é uma falta de escala. Pense nisto - todos os apps de “baixo valor de transação” foram empurrados fora da layer 1 da Ethereum pelos de maior valor - e o que tem valor maior do que atividades especulativas? Por exemplo, faz sentido pagar uma taxa de gás de $50 dólares para recolher um airdrop valendo mil dólares, mas não faz sentido pagar $50 dólares para mintar um POAP. Por causa disto, o POAP foi empurrado fora da layer 1 da Ethereum e teve que achar uma nova casa em chains como a xDai (e não é o único app que teve que fazer isso).
A longo prazo, eu não acho que escala será um problema, então outro grande bloqueio será apenas o bom e velho product/market fit. Por exemplo, redes sociais descentralizadas foram discutidas por muito tempo, com várias tentativas feitas ao longo dos anos (com quase todas elas fracassando, por várias razões). A mais recente, Lens Protocol, mora na chain proof-of-stake da Polygon e aborda redes sociais descentralizadas dos primeiros princípios - eu não sei se vai ter sucesso ou obter um product/market fit, mas é ótimo ver mais experimentos com algumas das ideias que “miram na lua” no cripto.
Eu acho que só vimos a ponta do iceberg de apps não-especulativos que serão lançados nos próximos anos. Armados com maior escala, infraestrutura melhor e uma base de desenvolvimento mais educada (que não repete os erros do passado), eu acho que teremos alguns aplicativos enormes que pegarão todos de surpresa após a revelação. E talvez a gente possa seguir em frente desta indústria sendo dominada pela atividade e apps especulativos - eu posso sonhar!
A Adoção do EIP-1559 - The Daily Gwei #512
Cultivando ultra sound money, uma transação por vez.
A atualização de rede da Ethereum mais popular até agora foi o EIP-1559. Tipo, é o único número EIP que 99% das pessoas lembram e podem fixar um significado - um feito bem louco por dentro e fora de si! Mas, claro, é muito mais que isso - ele trouxe consigo mesmo a inclusão melhor de transações, taxas mais suaves e a queima de taxas que todos se empolgam sobre.
O EIP-1559 foi implementado na Ethereum há quase um ano, cerca de 80% das trocas agora usam a taxa de gas dinâmica em vez da opção antiga de taxa de gas.
O gráfico acima ilustra algo bem interessante - principalmente o fato de que cerca de 80% da rede agora usa transações estilo 1559. Isto significa que 20% das transações na rede ainda estão usando o tipo ‘legado’ de transação e assim não recebe os benefícios do EIP-1559 (se bem que o ETH ainda é queimado destas transações).
Se eu tivesse que adivinhar, eu diria que esses 20% consiste em usuários que não atualizaram suas carteiras (hardware ou outra) para terem apoio ao 1559, em exchanges/serviços descentralizados que não atualizaram sua infraestrutura, e que provavelmente há algum benefício de valor máximo extraível em usar tipos antigos de transação.
Eu não acho que alcançaremos 100% de adoção de transações estilo 1559 porque o efeito da rede da Ethereum é muito expansivo. Por exemplo, imaginemos alguém que tenha uma carteira de hardware que não toca há anos, mas tem um pouco de ETH dentro dela. E que um dia, essa pessoa decidisse conectar esta carteira de hardware, fazer uma transação sem atualizar o software e aí aquela transação apareceria na camada ‘legado’ da rede. Óbvio que as pessoas poderiam apenas enviar transações ‘legado’ para se divertirem, o que reforça o fato de que chegar a 100% de transações no estilo 1559 é basicamente impossível.
Talvez um dia a rede Ethereum seja mudada para não apoiar transações legado, o que obrigaria todos a usarem transações 1559 - eu não acho improvável acontecer algo assim. Até lá, continuaremos vendo estas transações legado na rede por uma razão ou outra - mas eu estou muito feliz que essas transações ainda queimam ETH - afinal, temos um ultra sound money a cultivar!
É Temporada de Merge - The Daily Gwei #513
2 merges de testnet públicas feitos - falta só mais 1.
A segunda testnet pública da Ethereum, Sepolia, realizou a sua transação do merge com enorme sucesso em 6 de julho de 2022. Apesar do merge ter sido um sucesso, houveram alguns pequenos problemas que apareceram imediatamente após a atualização, mas que foram resolvidos rapidamente após a causa raiz ser identificada. Eu entendo que estes problemas não deverão aparecer na mainnet e não são considerados como ‘relacionadas ao merge’.
Sepolia merged com sucesso!
Após alguns problemas de configuração, a chain está sendo finalizada. Não houve problemas relacionados ao cliente. 1 nódulo EF houve um percalço durante a transição, mas melhorou depois sem intervenção. De uma taxa de participação de ~95%, estamos vendo ~95% em geral.
Os primeiros problemas a serem vistos depois do merge foram que em cerca de 25 a 30% da rede houve um erro de configuração (o que não é diretamente relacionado ao merge). Quando o problema foi consertado, a participação na rede pulou ao número esperado de cerca de 95% (é menor que 100% devido a alguns validadores estarem permanentemente offline por causa de chaves perdidas). Mesmo assim, é ótimo que este problema apareceu nos testes, mesmo que não seja algo que precisaremos nos preocupar na transição do merge da mainnet!
Os problemas na Sepolia também nos mostraram, novamente, o quão resiliente a Beacon Chain é a qualquer tipo de comportamento inesperado. Apesar de cerca de 25 a 30% dos blocos não serem propostos, a chain ainda pode finalizar porque mais de dois terços da rede ainda estavam online e validando. Claro, blocos perdidos na mainnet levariam a uma experiência de usuário desagradável, mas essa é a Beacon Chain funcionando como esperado, já que a Ethereum favorece a atividade acima de tudo. Eu também esperaria que um problema como o problema visto na Sepolia fosse retificado ainda mais rápido na mainnet, tendo dinheiro de verdade em jogo.
Certo, para onde vamos agora? Há uma call do AllCoreDevs acontecendo, onde eu tenho certeza que o merge da Sepolia será discutido, e a próxima call será em 21 de julho. Eu espero que esta call seja onde a data da transição do merge da testnet Goerli será anunciada ( e já foi), e espero que seja em torno do começo ao meio de agosto. Ah, e ainda haverão ‘shadow forks’ acontecendo toda semana até o merge na mainnet.
Eu não consigo acreditar no quão perto estamos da Ethereum se tornar uma rede totalmente Proof of Stake após tanto tempo de espera. Como um ecossistema, chegamos tão longe nos últimos anos em todos os domínios, mas a mudança da Ethereum ao Proof of Stake será (até agora) o seu maior feito. A luz no fim do túnel está finalmente à vista - nós só precisamos continuar andando até ela!
Tenham um ótimo dia,
Tem interesse em contribuir com o movimento Bankless no Brasil? Ficou com alguma dúvida depois de ler o artigo? Entre na nossa DAO e fale conosco!
Esse texto não é recomendação financeira ou fiscal. Este boletim informativo é estritamente educacional e não é um conselho de investimento ou uma solicitação para comprar ou vender quaisquer ativos ou para tomar quaisquer decisões financeiras. Este boletim informativo não é um conselho fiscal. Fale com seu contador. Faça sua própria pesquisa.
Post Original: The Daily Gwei
Algumas informações podem ter sido retiradas do texto original por conter conteúdo ultrapassado.
Alguns termos podem ter sido alterados para fazer mais sentido no contexto da língua portuguesa e/ou facilitar o entendimento.
📩 Se você tem interesse em divulgar um produto, serviço ou protocolo no Bankless Brasil, mande um email para:
contato@banklessbr.com