Uma parceria The Daily Gwei e Bankless Brasil DAO.
Tradução, revisão e formatação: Guilda de Escrita da Bankless BR DAO.
✨Patrocinador: A LoopiPay te ajuda a obter seus tokens de cripto diretamente na sua carteira, de maneira fácil, livre de taxas ocultas e sem várias etapas confusas. Uma maneira simples, direta e elegante de enviar criptomoedas para sua carteira em poucos segundos.
Super Alavancado - The Daily Gwei #501
Não se detone.
O medo e a ganância dominam praticamente todos os mercados do planeta, sendo uma das principais razões pelas quais nos deparamos com tempestades e colapsos pipocando nos mercados financeiros. Há um debate interminável sobre quem é mais poderoso: o medo ou a ganância. Sou da opinião de que ambos podem ser poderosos, até no mesmo nível, diria, embora apenas diferindo em contextos.
Não creio que os mercados de criptomoedas colocaram o pessoal para baixo tão rapidamente como agora…
Tudo isso é absolutamente louco de assistir - assentos na primeira fila para o maior show da Terra!
Nos últimos meses, vimos o Bear Market de criptomoeda lançar muitos investidores para as profundezas da depressão. Os quais, diga-se de passagem, consideravam-se invencíveis. Estamos nos referindo ao Terra, ao Do Kwon (e todos os fundos/pessoas envolvidas com Terra), Celsius, Three Arrows Capital e muito mais. Algo típico de ocorrer, quando o dinheiro fácil para de fluir e os mercados desabam. Como dizia Warren Buffet: “somente quando a maré baixa você descobre quem está nadando nu”. Traduzido para o mundo cripto: quando baixa a bola é que a gente começa a descobrir quem é o bom investidor e quem é só o sortudo.
A alavancagem desempenha um papel importante nessas tempestades de mercado e, vamos combinar, que o uso desse mecanismo de alavancagem decorre principalmente da ganância. Isso porque atinge os credores em cheio, causando um efeito em cascata devastador, quer dizer, uma desaceleração completa e risco distribuído. Mas a coisa fica ruim mesmo, quando a tal “crise de liquidez” dá as suas caras, na qual pessoas/fundos alavancados precisam pagar suas dívidas ao vender ativos voláteis (que caem de preços à medida que se tenta vendê-los). Isso é o que testemunhamos nas últimas semanas, sendo uma das principais razões pelas quais os preços do BTC e do ETH despencaram mais do que se esperava.
Essa é a razão pela qual advirto as pessoas para evitarem o uso de alavancagem - simplesmente não vale a pena. Uma das piores coisas que pode ocorrer ao investir é detonar-se e ficar fora de posição - especialmente porque o mercado está subindo. Alguns amigos tiveram perdas no início de 2020, usando alavancagem, após se segurarem em todo o mercado de baixa. Foi brutal vê-los passar por tal adversidade e alguns nunca mais foram os mesmos.
Claro, nada disso é exclusivo do mundo das criptomoedas. Já ocorreu inúmeras vezes mercados em geral, simplesmente porque há um denominador comum entre esses diferentes ambientes: os seres humanos. As pessoas são sempre gananciosas e medrosas. Está na sua natureza. O que importa agora é como nos recuperamos - e quanto tempo isso levará - podem ser meses ou anos. A tecnologia permanece a mesma, mas o que chama a atenção é que a especulação de curto prazo passou da conta e agora todos temos que pagar o preço.
Optimistic Bears - The Daily Gwei #502
Continuando otimista, apesar de tudo…
O Bear Market de 2022 frequentemente é comparado com o de 2018, mas creio que essa comparação não é realmente boa. Sim, os preços da maioria dos criptoativos despencaram rapidamente e sim, também, a maioria dos usuários abandonou nosso ecossistema. A boa notícia, entretanto, é que ninguém está duvidando da viabilidade de plataformas como a Ethereum. O que é uma percepção bem distante de 2018, onde a maioria das pessoas considerava a Ethereum como morta, sendo que o único caso de bom uso da tecnologia blockchain era o Bitcoin (para ser justo, algumas pessoas ainda pensam dessa forma, mas essas vivem no passado).
Este seria meu terceiro Bear Market atuando com criptomoedas, sendo de longe o mais otimista que já presenciei. Basta olhar em volta para encontrar talento e produtos inovadores. Não estávamos nem perto desse nível nos mercados de baixa do passado e aposto que sairemos mais forte desta crise. 15 de junho de 2022
Deixe-me dar aos investidores novos que estão nos acompanhando uma rápida lição de história de como se passou o último mercado em baixa. No final de 2018, praticamente todos, exceto os ethereans mais obstinados, estavam questionando a utilidade da Ethereum. Nessa altura do campeonato, as ICOs já estavam fora do mapa completamente, a Proof of Stake não estava ainda disponível, a CryptoKitties era uma mera moda passageira e quase não havia nada a fazer no ecossistema (DeFi era apenas um vislumbre). Para completar, o ETH caiu 94% após sua alta histórica em relação ao USD e dolorosos 90% após sua alta histórica em relação ao BTC. Não foi moleza - 2018 foi um ano muito difícil.
Dando um salto quântico para os dias de hoje: quase ninguém está questionando a existência da Ethereum. Os aplicativos e as necessidades de uso são tão abundantes que as pessoas tiveram que migrar para outras cadeias, já que a camada 1 da Ethereum se tornou muito cara. E ainda para completar, a Proof of Stake está chegando com o The Merge, coisa de poucos meses. E sim, já temos a camada 2 escalando e incrementando melhorias todos os dias. E por fim, sem esquecer que temos um ecossistema de aplicativos vibrante e o ETH agregando valor a tudo isso. Isto foi o que me ocorreu de imediato, mas poderia continuar encontrando outros aspectos positivos.
Finalmente, arrematando o comentário de Linda em seu tweet acima, a enorme quantidade de otimismo no ar é simplesmente contagiante. A única desgraça e tristeza reais que notei são de especuladores ou aqueles que entraram no mercado de alta muito tarde (outubro/novembro de 2021). Provavelmente perderam dinheiro, os coitados. Os construtores do ecossistema estão mais energizados do que nunca e muitos deles satisfeitos por agora poderem trabalhar sem o estardalhaço de um mercado em alta. Não podemos esquecer que do Bear Market de 2018/2019, nasceu o DeFi, então não poderia estar mais antenado para me deparar com inovações incríveis que surgirão dessa crise!
O Bear Market de 2018 e 2019 foi absolutamente brutal e o que estamos vivendo agora é brincadeira de criança comparado àqueles tempos sombrios. Estou citando a minha experiência, é lógico, mas já estou nesse mundo há um tempo, vale então prestar atenção ao que digo. Se você é um investidor novato é natural sentir-se amedrontado e quem sabe até desesperançado neste momento. Meu conselho permanece o mesmo: se realmente gosta de tecnologia, feche os gráficos financeiros e trabalhe para aumentar seu conhecimento dos fundamentos/tecnologia - isso renderá muitos dividendos no futuro!
Altos e Baixos - The Daily Gwei #504
O progresso tecnológico é para sempre.
Quando ocorrem os ciclos negativos do mercado de criptomoedas, o esperado é que comparemos com outras bolhas financeiras, notadamente aquela “pontocom” do final dos anos 90. Mas, dessa vez, a bolha se mostrou particularmente aguda. Seja pela rapidez com que se deflacionou, seja pela sua enorme dimensão, ao permanecer em primeiro lugar no histórico (total de US$ 3 trilhões). Assim como a crise do “pontocom" não liquidou a internet, essa crise de 2022 não matará as criptomoedas.
O estouro da bolha pontocom não matou a internet
O crash de 2022 não matará as criptomoedas
Vou bancar o advogado do diabo aqui e polemizar ao afirmar que esse crash no mercado cripto foi incrivelmente saudável para as perspectivas de longo prazo. O que quero dizer com isso é que a especulação desenfreada, golpes, puxões de tapete, pirâmides - bem mais que vimos em 2021 - foi degradante. Tudo isso criado para pilhar o máximo de dinheiro do ecossistema. Obviamente, essa pilhagem só poderia cessar quando o dinheiro novo parasse de entrar. Eis o motivo por que estamos “apenas para baixo” desde de novembro de 2021 e não mortos.
Essas crises do mercado são como um incêndio florestal: queimam-se as coisas velhas e mortas para dar espaço para que o novo cresça e apareça. É exatamente isso o que ocorre com as criptomoedas - eliminamos todos os projetos insustentáveis/lixo, a especulação sem sentido e então geramos novos projetos, nutridos no berço do Bear Market. Lógico que, como um incêndio florestal, essa limpeza não é nada bonita e ordenada, vindo acompanhada de efeitos colaterais. Cruzando os dedos, não esqueçamos que o ecossistema fica melhor a longo prazo.
Outro aspecto positivo das bolhas do mercado de criptomoedas é que elas acabam atraindo pessoas novatas - e curiosas - sobre esse ecossistema. Além disso, as criptomoedas mantêm um lugar relevante na pauta da mídia convencional e isso gera uma atração de mais gente curiosa. Sim, a maior parte da cobertura de criptomoedas é negativa na grande mídia, mas pelo menos eles estão falando sobre nós! Imagine se eles estivessem nos ignorando completamente - provavelmente teríamos muito mais dificuldade em chamar a atenção. Obviamente, a maioria das pessoas novatas que “envolvemos” durante o mercado em alta não ficarão por aqui - mas algumas sim - e algumas poderão contribuir e criar os próximos grandes produtos e serviços.
Eventualmente, essa montanha russa de altos e baixos, na qual as criptomoedas gostam de passear, se tornará menos volátil. Aposto até que a classe de ativos cripto se tornará tão chata quanto o mercado de ações. Mas essa coisa de tornar-se menos especulativa, não significa que a inovação cesse de uma hora para outra - pelo contrário, provavelmente veremos mais gente talentosa, criando coisas extraordinárias, pois a essa altura a criptografia será tão onipresente quanto a internet!
Em última instância, as bolhas especulativas vêm e vão - mas o progresso tecnológico é para sempre.
Hopium - The Daily Gwei #508
Estamos todos viciados nisso, de uma forma ou de outra.
Sempre há novas narrativas que parecem ganhar popularidade durante os mercados em alta e no Bull Market de 2020/21 não foi diferente. Essas histórias são criadas simplesmente porque as pessoas buscam se agarrar a qualquer crença que lhes ofereça um pouco de esperança. As pessoas que estão no mundo cripto cripto são muito viciadas na droga mental conhecida como 'hopium' (sim, é um trocadilho).
Su Zhu nos deu o superciclo e depois nos tirou
Ele não era um deus generoso
Acredito que a razão pela qual essas narrativas se espalham tão rapidamente nos mercados em alta é óbvia - todo mundo está empolgado com a sensação de ganhar dinheiro e deseja que a festa continue o maior tempo possível. O que leva as pessoas a colocarem no pedestal aqueles que garantem - e juram - que o baile nunca vai acabar - PlanB com seu modelo 'Stock to Flow', Su Zhu com o 'superciclo' e Bitcoiners defendendo que as instituições iriam comprar todo o BTC. É claro que a festa uma hora acaba e a brutal realidade rosna no Bear Market. Rugidos, aos quais, estamos cada vez mais nos acostumando no mercado de criptomoedas.
Essas narrativas não precisam se apresentar apenas como comentários de fontes do mercado, mas também podem se formar em torno de expectativas de entregas tecnológicas. Por exemplo, por muito tempo, os desenvolvedores do núcleo Cardano deixavam escapar que os contratos inteligentes estavam chegando à cadeia e “mudariam tudo”. Dessa forma, a comunidade se apegou a esse pensamento de que Cardano iria dominar o mundo. Na realidade, os contratos inteligentes foram assimilados silenciosamente, nada mudando de fato para Cardano (não, não dominou o mundo).
A Ethereum também despertou algumas narrativas bastante fortes ao longo dos anos - desde aquelas que as ICOs iriam atrapalhar o capital de risco, até as outras apontando para o EIP-1559. Algumas histórias de peso ainda persistem como o The Merge, a Camada 2 (#L222) e a Fragmentação. O que aprecio nessas resenhas da Ethereum é que geralmente são focadas nos fundamentos/tecnologia, as quais são realmente entregues e cumprem o hype. Um exemplo disso é que o EIP-1559 foi alardeado, por anos, como uma maneira de permitir que o ETH capturasse a maior parte da receita de taxas por meio do Burn, assim como um mecanismo operacionalmente melhor para taxas, geralmente na camada 1 do Ethereum.
Creio que a principal lição a aprender com essas histórias que emergem frequentemente é que sempre haverá novas despontando e quase todas, passageiras. Fato é que não encontramos substância por trás da maioria das narrativas. Contam-se algumas: a falha estrondosa do fluxo de ações, o não esgotamento do superciclo e a paralisação de compras de BTC . Sem esquecer de que a narrativa de 'hedge de inflação', divulgada por muitos anos, foi completamente destruída pelos fatos da realidade. Mas não tenha medo! Com certeza, muitas outras narrativas surgirão!
Um ótimo dia a todos,
🙏 Agradecimentos ao nosso patrocinador
NFTfy
A NFTfy é uma plataforma que permite a fracionalização de NFTs. Conheça a RockPool, um produto da NFTFY que permite a criação de Pools para a compra coletiva de NFTs diretamente da OpenSea.
Tem interesse em contribuir com o movimento Bankless no Brasil? Ficou com alguma dúvida depois de ler o artigo? Entre na nossa DAO e fale conosco!
Esse texto não é recomendação financeira ou fiscal. Este boletim informativo é estritamente educacional e não é um conselho de investimento ou uma solicitação para comprar ou vender quaisquer ativos ou para tomar quaisquer decisões financeiras. Este boletim informativo não é um conselho fiscal. Fale com seu contador. Faça sua própria pesquisa.
Post Original: The Daily Gwei
Algumas informações podem ter sido retiradas do texto original por conter conteúdo ultrapassado.
Alguns termos podem ter sido alterados para fazer mais sentido no contexto da língua portuguesa e/ou facilitar o entendimento.
📩 Se você tem interesse em divulgar um produto, serviço ou protocolo no Bankless Brasil, mande um email para:
contato@banklessbr.com