O Gwei Diário #2
Tradução de The Daily Gwei #401, #402 e #403, originalmente publicados em The Daily Gwei.
Distribuindo a Web3 | The Daily Gwei #401
A Web 3 ainda não está distribuída de maneira uniforme
Tradutor: Diego_ChippiEth
Revisor: Maheus Guelfi
Prezada Nação Bankless,
O termo “web3” decolou muito mais rápido do que eu pensava e a “rebranding” de cripto (saiba mais aqui, em inglês) parece estar em pleno andamento. Embora atualmente seja apenas a narrativa predominante até agora sobre as aplicações/serviços ainda em seus estágios iniciais, e inferiores aos seus equivalentes web2/centralizados, por uma variedade de razões.
Web3 já está entre nós, ela ainda só não está distribuída de maneira uniforme.
Eu argumentei no passado acreditar que o termo “web3” pode basicamente se aplicar a todo universo cripto, sejam DeFi, NFTs, DAOs ou qualquer outra coisa. Mas, originalmente, o termo foi usado apenas para descrever hipóteses de uso não-financeiro — como as mídias sociais descentralizadas, que ainda não decolaram em grande escala. É claro que houve tentativas ao longo dos anos, como Steemit, que conseguiu cultivar uma comunidade, mas que nunca alcançou uma grande escala. Por causa disso, a web3 ainda não está uniformemente distribuída e também não alcança as pessoas que realmente precisam dela.
Diante desta realidade, e porque a era web3 é distribuída de forma desigual, ela realmente só apela para aqueles que já estão em cripto. Quero dizer, a maior parte do planeta nem sequer tem uma carteira Ethereum e muito menos usaram uma aplicação web3! Mas não há problema — nenhum dos aplicativos/serviços tradicionais da web3 está realmente pronto para adoção em massa — e eu argumentaria que muitos dos que existem hoje são uma solução em busca de um problema. Também será necessário algum treinamento de novos usuários para que se sintam à vontade para acessar estes aplicativos usando uma carteira Ethereum no lugar da tradicional combinação de nome de usuário e senha — tomamos como certa a grande mudança que isto representa para o usuário comum.
A web3 também é usada para descrever a “economia criadora” que anda de mãos dadas com os NFTs e até mesmo com as DAOs. A economia criadora não é exclusiva da web3 (serviços como Fiverr já existem há algum tempo), mas o que a web3 faz é incrementar a monetização, os aspectos culturais e de construção da comunidade do que os criadores podem fazer. A possibilidade de monetização é ampla e o exemplo mais óbvio é o dos artistas monetizando seu trabalho via NFT — alguns até mesmo fazendo 6 ou 7 dígitos. Embora, novamente, essa hipótese de uso ainda esteja distribuída de forma muito desigual porque as plataformas não estão prontas para a escala em massa, muitas pessoas estão mal informadas e ainda pensam que as NFTs são um esquema, e a experiência geral do usuário ainda não é amigável.
Dito tudo isso, eu acredito ser bastante animador que ainda estejamos tão cedo para a web3, mas que tanto valor já tenha sido criado. Os artistas estão mudando suas vidas, uma voz está sendo dada àqueles que têm sido deplorados, novas hipóteses de uso, como o “Sign in with Ethereum” estão começando a florescer, e muito mais. A distribuição uniforme virá — sempre vem — mas, por enquanto, vamos apenas continuar construindo para que possamos receber os próximos 100 milhões de usuários.
Prova de Uso de Energia | The Daily Gwei #402
Pow ou não Pow?
Tradutor: Guelfi
Revisor: Diego_Chippi
Prezada Nação Bankless,
A esta altura, tenho certeza de que todos vocês estão bem cientes de quanto ódio o ecossistema cripto recebe pela quantidade de energia que usa. Isso é especialmente visível quando você lê as opiniões dos detratores de NFTs, eles sempre incluirão algo sobre o enorme uso de energia da rede Ethereum. Embora o que eu esteja mais esperando (e está demorado para acontecer) é a mudança da Ethereum para Proof of Stake ('The Merge'), que reduzirá o consumo de energia da rede em 99%.
Lançamos uma página sobre o consumo energético da rede Ethereum. Está interessado em saber como estamos reduzindo 99% do consumo de energia?
A página deste link é um excelente recurso para enviar a qualquer pessoa que pergunte sobre o uso de energia da Ethereum, é simples, direta, fornece os fatos e oferece analogias úteis para a pessoa comum se relacionar. É assim que vencemos a luta contra essas más narrativas, não com malícia ou ódio, mas com compreensão, educação e construção. Claro, existem muitas pessoas por aí que não querem entender nem serem educadas, mas acho que quando a mudança da Ethereum para o PoS (Proof of Stake) estiver concluída, essas pessoas mudarão de ideia eventualmente.
Assim que o Ethereum mudar para o PoS a única grande rede PoW (Proof of work) restante será a Bitcoin, e a comunidade do Bitcoin terá muitas batalhas para vencer nos próximos anos. Eu não acredito seja necessariamente uma coisa ruim, a comunidade do Bitcoin gosta de PoW e pensa que é mais seguro do que PoS, então eles deveriam estar dispostos a lutar de forma contínua por sua existência. Mas, por outro lado, essas lutas parecem uma batalha perdida, dado o fato de que a mudança climática está na mente de todos e o leigo não diferencia entre Bitcoin e outras redes nos fundamentos, apenas nas narrativas.
Eu pessoalmente não tenho uma posição forte a favor ou contra PoW, só acho que PoS da Ethereum é um mecanismo melhor projetado para proteger uma blockchain. Claro, também há batalhas por isso quase diariamente no ecossistema cripto e não acredito elas vão acabar tão cedo. Embora os Ethereans tenham esperado 7 anos pelo PoS e acreditamos que o ecossistema da Ethereum tenha criado a melhor implementação dele, enquanto os Bitcoiners consideram o PoS um esquema de “Rich get Richer” (rico fica mais rico) e adoram o PoW. Obviamente, essas duas comunidades nunca ficarão de acordo, mas a boa notícia é que todos nós podemos testemunhar dois grandes experimentos acontecendo.
Independentemente do que as comunidades pensem, acredito que a narrativa em torno de PoW só vai piorar. Com a mudança climática na mente de todos e o Bitcoin não fornecendo valor para a maior parte do planeta (ainda?), torna-se um alvo muito fácil de apontar como um exemplo de uso excessivo de energia, não importa se é preciso ou não. É por isso que sempre digo que você não pode vencer uma guerra de narrativa, você apenas tem que construir narrativas.
Faça Software, Não Um Fork | The Daily Gwei #403
Protegendo o espírito do código aberto
Tradutor: Criptada
Revisor: Diego_Chippi
Prezada Nação Bankless,
Software de código aberto - é a força vital de ambas indústrias, de criptomoedas e não criptomoedas, e todos nós o utilizamos todos os dias (estando cientes disso ou não). Embora o código aberto nas criptomoedas seja um pouco diferente porque normalmente há um token associado com algum código - isso leva a um conjunto diferente de incentivos e algumas diferentes dinâmicas, como a bifurcação.
Eu realmente admiro a Matter Labs pela sua abordagem em permanecer totalmente open source sem licenças restritivas. Isso significa que o zkSync pode se tornar realmente pertencente à comunidade, mas a desvantagem óbvia é que qualquer um pode bifurcá-lo, criar um novo token nele e fazer pouco (ou muito) dinheiro com o trabalho da Matter Labs. Já vimos isso acontecer muitas vezes com coisas como a bifurcação do Uniswap v2, o que levou a Uniswap Labs lançar uma licença para Uniswap v3 para que simplesmente não pudesse ser bifurcada infinitamente.
Quando se trata de software de código aberto, há uma importante distinção a ser feita sobre o “espírito” do código aberto. O que quero dizer com isso é que só porque algo é de código aberto, não significa que justifique roubar o trabalho de outra pessoa e lucrar com isso. O que realmente significa é que o software existe em domínio público para que possa ser melhorado por qualquer pessoa no mundo sem a necessidade de obter licenças complicadas ou assinar NDAs ou qualquer outra coisa - e o lado positivo é que isso levou a muitas inovações interessantes em software ao longo dos anos. Mas torna-se muito negativo quando o trabalho de código aberto de alguém acaba sendo bifurcado e monetizado por outra pessoa, com pouco (ou nada) indo para o criador original.
Eu pessoalmente não tenho uma opinião forte sobre este tópico, mas minha opinião é que acho que bifurcações de projetos populares existentes quase sempre irão falhar no longo prazo. Isso acontece porque um projeto é muito mais do que apenas seu código - é a comunidade, os desenvolvedores, o efeito de rede e muito mais. Quero dizer, precisamos olhar apenas para as bifurcações anteriores que não conseguiram força real, como Ethereum Classic e Bitcoin Cash para vermos uma prova disso. Embora, é claro, em ambos os casos, as pessoas ainda eram capazes de ganhar dinheiro com essas bifurcações de alguma forma - então, se esse era o objetivo, eles tiveram sucesso.
Não espero que as pessoas parem de bifurcar os projetos e criar tokens neles - na realidade, espero que isso acelere - mas agora estamos em um ponto em que as pessoas são capazes de dizer o que é uma desonesta aquisição de dinheiro versus uma honesta tentativa de fazer algo que vale a pena. Particularmente, espero ver bifurcações mais honestas, porque, quando feitas da maneira certa, podem realmente ser benéficas para o projeto bifurcado de várias maneiras.
Esse texto não é recomendação financeira ou fiscal. Este boletim informativo é estritamente educacional e não é um conselho de investimento ou uma solicitação para comprar ou vender quaisquer ativos ou para tomar quaisquer decisões financeiras. Fale com seu contador. Faça sua própria pesquisa.
Parêntesis. Por vezes, podemos adicionar links para produtos usados neste boletim informativo. Podemos receber comissão se você fizer uma compra através de um desses links. Isso sempre será divulgado quando for o caso.
📩 Se você tem interesse em patrocinar a newsletter do Bankless com a divulgação de algum produto/serviço ou protocolo, mande um email para
contato@banklessbr.com
topzera!