Uma parceria The Daily Gwei e Bankless Brasil DAO
Tradução, revisão e formatação: Guilda de Escrita da Bankless BR DAO.
✨Patrocinador: A LoopiPay te ajuda a obter seus tokens de cripto diretamente na sua carteira, de maneira fácil, livre de taxas ocultas e sem várias etapas confusas. Uma maneira simples, direta e elegante de enviar criptomoedas para sua carteira em poucos segundos.
Construindo em tempos difíceis - The Daily Gwei #474
Mesmo que você esteja construindo em tempos difíceis, continue construindo.
Se você estivesse observando o mercado apenas durante os últimos 6 meses, provavelmente estaria pensando que o ecossistema cripto está “morto”. Mas claro que isso não reflete a realidade, pois muitos projetos, tanto os grandes quanto os pequenos, estão ocupados como nunca construindo o futuro das finanças, da coordenação, do financiamento dos bens públicos, da web, etc.
Lá fora o pensamento é de que “tudo está desmoronando”.
Mas não na Dune.
$1 milhão queimado em 2021.
Tempo de pista*: 25 anos.
Continuamos atingindo novas máximas em todas as principais métricas ao longo deste ano.
As coisas que serão lançadas nos próximos meses vão lhes surpreender.
Nascido e criado durante o Bear Market
*tempo de pista é a quantidade de tempo até que sua operação tenha de encerrar as atividades, assumindo que suas receitas e despesas atuais permaneçam constantes.
Ser um construtor cripto é realmente muito difícil (especialmente se seu projeto tiver um token) e pode ser um trabalho muito ingrato na maior parte do tempo. O exemplo perfeito disso são os desenvolvedores principais: eles geralmente ficam em segundo plano, a maioria dos participantes da rede não faz ideia de quem são ou de quão importante é o trabalho que eles fazem. Os desenvolvedores principais também são menos recompensados por seus esforços, enquanto outros ganham milhões em cima do trabalho deles. E, no entanto, eles continuam construindo porque se interessam muito sobre o assunto e também porque se preocupam muito com o trabalho que fazem.
Olhando pelo lado bom das coisas, as pessoas não estão apenas construindo em vão, seu trabalho está ganhando força real, apesar do bear market, e o twitter acima deixou isso bem claro. No caso da Dune, as pessoas ainda estão ansiosas para entender todos os dados públicos da blockchain disponíveis e estão criando várias consultas para tornar isso possível (e em tempo recorde). Em outros casos, há muita inovação acontecendo, mas você só conseguiria acompanhar todas se estivesse prestando atenção em postagens nos fóruns, nas chamadas das comunidades e em AMAs de desenvolvedores. É aqui onde o alfa se encontra no mundo cripto, e não nas postagens do Twitter ou nos posts de influenciadores.
Por fim, mas não menos importante, não é só porque as pessoas ainda estão construindo algo durante o bear market que elas terão sucesso. Mais de 90% das startups acabam falindo no mundo tradicional e eu apostaria que isso ocorre em mais de 95% do mundo cripto. Isso dificulta muito o investimento no setor, especialmente quando o bull market dá aos projetos uma falsa sensação de segurança em relação às nuances do mercado. Portanto, meu conselho seria: tenha muito cuidado ao tentar “investir em valor” durante o bear market, pois existe a chance de você escolher algo ruim, mesmo que pareça algo muito bom!
Eu pareço um disco riscado neste momento, mas eu realmente quero dizer isso quando digo que as coisas nunca param por aqui, e por que parariam? Bull markets podem lhe fazer crer que tudo já está construído e que não existem mais problemas para resolver, mas isso é errado. Neste ponto, o que construímos representa uma gota e o que não construímos representa um oceano - então vamos continuar construindo.
Diretamente para Goblin Town - The Daily Gwei #476
A maioria dos tokens está a um passo de Goblin Town.
Os mercados de cripto são famosos por transmitir uma falsa sensação de segurança durante os bull markets e acabam iludindo aqueles que acreditam que investir é algo fácil. Na verdade, investir é algo muito difícil e a maioria das pessoas estaria bem melhor se tivesse colocado seu dinheiro em algum index fund ao invés de ficar tentando ser investidor ativo. Mas é claro que isso não evita que as pessoas especulem o tempo todo e de todas as maneiras possíveis.
Eu odeio dizer isso, mas só porque o ETH se recuperou de uma queda de 94% não significa que seu token favorito fará o mesmo.
Na verdade, 99% dos tokens provavelmente nunca voltarão ao seu nível mais alto.
Você aprenderá isso de um jeito ou de outro.
A maneira mais fácil de aprender a lição acima é reduzir as perdas de um token logo no início, transformando seus lucros em dinheiro e comprando algo menos volátil e arriscado como o ETH. A maneira mais difícil é manter um investimento com mais de 90% de baixa e aguardar anos para que ele se recupere milagrosamente, apenas para no final das contas ele desaparecer ou talvez ter uma pequena alta durante um próximo bull market. Tendo pessoalmente passado pelo caminho fácil e pelo difícil várias vezes, devo dizer que pude aprender mais lições com o caminho difícil e acho que todos deveriam experimentá-lo pelo menos uma vez (isso fará de você um investidor muito melhor).
Quando eu reflito sobre como e por que o ETH conseguiu se recuperar de uma queda de 94% e atingir novos recordes, fico ainda mais impressionado. Acho que muitas pessoas não percebem o quão brutal os anos de 2018, 2019 e partes de 2020 foram para o ETH - literalmente todo mundo, exceto uma pequena comunidade de pessoas, consideraram a Ethereum como completamente morta. Para ser justo, a rede Ethereum não tinha muito a oferecer durante esse período - o PoS ainda estava a anos de distância, o hype do ICO havia diminuído, o DeFi ainda era novidade e o maior NFT existente era o CryptoKitties. Claro, tudo isso mudou em meados de 2020, com o verão DeFi, e desde então a Ethereum e o ETH estão em uma tendência de alta muito boa.
Por fim, o problema da maioria dos tokens é que eles não têm valor algum porque estão vinculados a projetos sem tração e sem ajuste de produto/mercado. No entanto, como o mundo cripto é dominado por pequenos investidores, as pessoas pensam que um determinado token se recuperará porque não tem como desvalorizar mais, o velho ditado "pior que está não fica", o que é muito equivocado. Se um token não tiver uma demanda relevante, ele ficará em tendência de baixa, quero dizer, por que alguém compraria um token se o produto está morto, o projeto não tem atenção e o token está em uma baixa de mais de 95%? Só é considerado um “investimento em valor” quando há um valor real a ser obtido!
Espero que sua principal conclusão deste artigo não seja que eu acredite que todo token é inútil. Além disso, investir é um jogo infinito com muitas lições a serem aprendidas. E aprender o máximo possível dessas lições será a chave para o seu sucesso. E não desanime se você perder 90% de seus investimentos - simplesmente aceite essas perdas como experiências de aprendizado e continue - você se agradecerá por isso mais tarde.
Max Pain - The Daily Gwei #477
Esse é o fim?
Não há como amenizar isso - os mercados cripto estão atualmente mais baixos desde o bear market de 2018 e eu pessoalmente estou tendo um déjà vu. As pessoas estão depressivas nas mídias sociais, as coisas estão começando a explodir, os noobs estão bem e longe, e os OGs estão tentando confortar a todos dizendo que vai ficar tudo bem.
Você acha que isso é sofrer?
A queda de $1400 para $80 do ETH é que foi um sofrimento – 94% de queda em menos de um ano – e muitos de nós nos mantivemos firmes e retornamos mais fortes.
Pode acontecer qualquer desgraça, nós estamos acostumados!
Uma grande diferença entre este bear market e o de 2018 é que no atual ninguém está questionando a Ethereum. Em 2018, as pessoas estavam realmente perguntando qual era o uso da Ethereum, dado que os ICOs haviam desmoronado e também estavam se questionando se valia a pena comprar e possuir ETH. É claro que esse sentimento acabou refletindo no preço, pois o ETH caiu 94% em menos de um ano e desanimou a todos - foi um momento cansativo até mesmo para os Ethereans mais otimistas. As coisas não melhoraram muito em 2019, com o ETH começando e terminando o ano em torno do mesmo preço, no valor de US$130 (enquanto o BTC dobrou de preço).
Acho que outra grande diferença desta vez é o ambiente macro que se tornou tão ruim que ninguém sabe o que vai acontecer. A inflação nos EUA está em seus níveis mais altos desde a década de 1980, as ações estão desabando, as taxas estão subindo, há uma guerra acontecendo na Europa Oriental e lugares como a China ainda estão adotando políticas de covid-19 que refletem no mundo todo. Diante de tudo isso, como as criptos começam a se segurar? Obviamente eu ainda estou muito otimista com o ETH, mas ele não será capaz de sobreviver a todos esses eventos inusitados no curto prazo - mesmo com todas as situações positivas que a Ethereum tem à sua frente.
Uma lição que todos vocês devem tirar dos últimos 12 a 24 meses é que os mercados são incrivelmente complexos com um número infinito de variáveis a serem consideradas e a maioria das pessoas não conseguirá superar um ativo de referência (como o ETH). O que as pessoas deveriam fazer é formular uma estratégia de investimento que se adapte a sua situação e seguí-la, não importa a situação do mercado. Obviamente, é mais fácil falar do que fazer, mas os melhores investidores que conheço nesse ecossistema têm um plano de longo prazo e o seguem.
Eu sei que é um meme dizer isso hoje em dia, mas um bear market é verdadeiramente o melhor momento para continuar construindo e investindo em si mesmo. Tenho certeza que todos vocês já perceberam o quanto o ecossistema ficou mais silencioso e com isso ficou muito mais fácil de focar nas coisas - aproveite ao máximo enquanto pode! Obviamente, não posso garantir o sucesso nem posso garantir que você vai “conseguir” (wagmi), mas acredito firmemente que ficar por perto e se concentrar em si mesmo lhe trará um alto retorno sobre o investimento e, com isso, uma maior realização pessoal e mais felicidade .
The Protocol Guild - The Daily Gwei #481
Financiando sustentavelmente o futuro da Ethereum.
Olá leitores, esta edição é um artigo escrito pelo convidado Trent Van Epps sobre uma iniciativa em que ele está trabalhando para financiar bens públicos chamada 'The Protocol Guild'. Agradecemos ao Trent por montar esse artigo e ficamos muito honrados em poder compartilhá-lo com todos vocês - divirtam-se!
Apresentando a "The Protocol Guild"
A Protocol Guild é um mecanismo autônomo de roteamento de valores utilizado para incentivar contribuições a um protocolo e manter bens públicos importantes, como o protocolo principal da Ethereum.
Links importantes:
Documentos da Protocol Guild
Contrato de Vesting de 1 ano
Primeiro Anúncio - Dezembro 2021
Lista de membros
Bens Públicos e como os financiamos
Você não precisa ser um membro da comunidade Ethereum por muito tempo para ouvir o termo “bens públicos”. Os bens públicos são bens econômicos não excludentes e não rivais. Ou seja, significam que um usuário não pode ser impedido de acessá-los gratuitamente e seu uso por uma pessoa não impede que outras pessoas os acessem. Normalmente, as pessoas o usam para se referir a coisas como implementações de clientes da Ethereum (por exemplo, Nethermind, Prysm) ou a pesquisas que contribuem para tornar a Ethereum mais escalável. Essas são coisas que, quando financiadas, beneficiam toda a comunidade, em contrapartida, quando um aplicativo específico de DeFi lança um novo recurso, ele beneficia apenas seus usuários específicos. Hoje, a camada de base Ethereum não é um bem público puro (olá taxas de gás!), mas esperamos que a combinação de sua evolução contínua com as camadas 2 nos aproxime de algo onipresente e acessível para qualquer pessoa ao redor do mundo.
Ao longo dos anos, a comunidade da Ethereum tem experimentado uma série de mecanismos para direcionar recursos aos contribuintes de bens públicos. A expressividade de nossa camada de base e as normas que abrangem a experimentação significam que temos a sorte de ter uma rica diversidade de abordagens:
RPGF(programa de incentivo retroativo de bens públicos) da Optimism
O Beacon Book e o 1559 NFTs da Stateful Works
…e muitos mais! Esse conjunto de mecanismos de financiamento de protocolos apoiou o ecossistema até agora, mas também possui desvantagens:
normalmente não olham para o futuro e geralmente são retroativos
podem não ser atualizados ativamente
tendem a favorecer projetos/equipes ao invés de indivíduos
às vezes são formados em torno de instituições mediadoras
normalmente não mostram o lado positivo da camada de aplicação
Fundamentação
Apps / L2s querem patrocinar, mas a curadoria não aceita facilmente. Os contribuidores do protocolo estão interessados nas vantagens de um token, mas a auto-organização é difícil.
Os incentivos financeiros são direcionados para projetos construídos sobre o protocolo
Há uma curva de aprendizado íngreme para que os colaboradores entreguem valor. Pode demorar um pouco para uma pessoa ser integrada a uma equipe, entender a base de código de um cliente e começar a fazer contribuições significativas.
O valor do colaborador cresce ao longo do tempo, mas há menos incentivos para que permaneçam quando se tornam especialistas
O que é a "Protocol Guild"
A Protocol Guild visa enfrentar os desafios mencionados acima com uma ferramenta simples: um contrato dividido ponderado de vesting. Com ele os membros podem solicitar um patrocínio na forma de tokens de aplicativos e protocolos construídos na Ethereum, o que oferece aos principais contribuidores a possibilidade de uma exposição positiva:
os colaboradores atuais são recompensados por trabalhos anteriores por meio de uma ponderação baseada no tempo
os contribuidores atuais passam a contribuir por períodos mais longos, resultando em menos rotatividade de contribuidores
novos contribuidores são incentivados a ingressar no trabalho do protocolo principal, e dessa forma a evolução e a manutenção do protocolo se tornam mais robustas
Até o momento, a associação inclui mais de 110 colaboradores do protocolo Ethereum, incluindo pesquisadores, mantenedores de clientes, coordenadores de atualização e muito mais, todos com sua curadoria própria (lista de membros aqui). Este é um amplo esforço ecossistêmico: os membros vêm de 22 equipes e 9 organizações diferentes. Apenas 30% dos membros são empregados diretamente pela EF.
Os contratos da Protocol Guild atuarão como um mecanismo autônomo de roteamento de valores, operado independentemente de qualquer instituição existente, criado especificamente para incentivar o trabalho de protocolo principal a longo prazo. Em nenhum momento a PG assume a custódia dos fundos em nome dos membros, tudo é tratado sem a necessidade de haver confiança (trustless).
Programa piloto
Desde que anunciamos o projeto em dezembro de 2022, integramos membros, melhoramos o próprio mecanismo e descrevemos como achamos que poderia ser operado. Neste ponto, estamos prontos para testar a eficácia do mecanismo com um projeto piloto de 1 ano / $ 10-20mm.
Queremos garantir que o mecanismo funcione sem problemas antes de passar para uma rodada de arrecadação de fundos de grande escala. Os fundos para o projeto piloto seriam investidos diretamente nos membros da Guilda ao longo de um ano: veja o contrato de vesting aqui.
Conclusão
Os bens públicos são muito importantes na comunidade Ethereum. Estamos empolgados em dar vida a esse novo experimento e financiar diretamente as pessoas ao redor do mundo que tornam esse ecossistema possível. Além de dar luz à camada de aplicações tokenizadas, essa pode ser uma ferramenta para o financiamento geral dos principais contribuidores.
🙏 Agradecimentos ao nosso patrocinador
NFTfy
A NFTfy é uma plataforma que permite a fracionalização de NFTs. Conheça a RockPool, um produto da NFTFY que permite a criação de Pools para a compra coletiva de NFTs diretamente da OpenSea.
Tem interesse em contribuir com o movimento Bankless no Brasil? Ficou com alguma dúvida depois de ler o artigo? Entre na nossa DAO e fale conosco!
Esse texto não é recomendação financeira ou fiscal. Este boletim informativo é estritamente educacional e não é um conselho de investimento ou uma solicitação para comprar ou vender quaisquer ativos ou para tomar quaisquer decisões financeiras. Este boletim informativo não é um conselho fiscal. Fale com seu contador. Faça sua própria pesquisa.
Post Original: The Daily Gwei
Algumas informações podem ter sido retiradas do texto original por conter conteúdo ultrapassado.
Alguns termos podem ter sido alterados para fazer mais sentido no contexto da língua portuguesa e/ou facilitar o entendimento.
📩 Se você tem interesse em divulgar um produto, serviço ou protocolo no Bankless Brasil, mande um email para:
contato@banklessbr.com