Tradução, revisão e formatação: Guilda de Escrita da Bankless BR DAO (Guilherme, Grabiella e Guelfi).
✨ Patrocinador: Com a Nodle você consegue ganhar criptomoedas em seu smartphone! Baixe o aplicativo Nodle Cash e receba o token NODL detectando dispositivos inteligentes e conectando anonimamente com o seu celular.
Queimar ou não queimar? | The Daily Gwei #467
Nos primeiros dias do processo de desenvolvimento do EIP-1559, houve muitas discussões sobre direcionar a receita da taxa básica para o financiamento de bens públicos em vez de queimá-la. Isso pode parecer bom na teoria, mas na prática, na verdade, tem muita bagagem negativa que eu acredito que levaria a um resultado pior para a Ethereum se fosse implementado.
Tradução: O Ethereum precisa leiloar espaço do bloco para evitar spam, independentemente do custo de infraestrutura. Isso torna os txns caros e o EIP-1559 queima as taxas. Mas não é razoável que uma moeda da internet seja tão desinflacionária — parece provável que as taxas sejam redirecionadas para o financiamento de bens públicos.
A maior preocupação em torno da ideia de financiamento de bens públicos era sobre quem administraria os fundos — seria um conjunto confiável de indivíduos ou uma DAO? Como a comunidade impediria que os fundos fossem roubados? Lembre-se de que, desde que o EIP-1559 foi lançado, 2,07 milhões de ETH foram queimados, o que atualmente vale US$7,2 bilhões — isso teria sido um honeypot absolutamente enorme e teria certamente sido mal administrado ou roubado, não importando quem estivesse no comando. Então, como você pode ver, nem preciso me esforçar muito para mostrar porque teria sido uma péssima ideia direcionar a receita da taxa básica para algo como uma DAO em vez de queimá-la.
A implementação de algo assim também comprometeria a neutralidade credível da rede Ethereum porque daria um viés ao protocolo. Isso ocorre porque o próprio protocolo estaria direcionando a receita da taxa básica para as mãos de um conjunto de fundos muito subjetivo e gerenciado por humanos o que, por sua vez, poderia ser usado para fazer coisas como subornar desenvolvedores principais para implementar certas alterações de protocolo. E, como mencionei acima, esse conjunto de fundos seria absolutamente enorme agora, o que poderia levar a todos os tipos de maldade.
Outra grande preocupação ao mesmo tempo, veio dos detentores de ETH que obviamente eram a favor da queima da taxa básica, pois era um pseudo-dividendo. Além disso, o ETH com preço mais alto gera mais segurança para a rede, portanto, para esse grupo de pessoas, era fácil queimar a taxa básica em vez de direcioná-la para algum grupo ou uma DAO. Outra maneira de pensar sobre isso é que, ao queimar ETH, naturalmente, ao longo do tempo, o valor do ETH não queimado aumentaria, o que levaria a uma rede mais segura e a resultados positivos adicionais para o ecossistema.
Ao dizer tudo isso, acho que direcionar a receita das taxas de protocolo é uma ideia brilhante se for feito na camada 2. O Optimism já faz isso com a promessa de direcionar todos os lucros do sequenciador centralizado para bens públicos (com milhões já distribuídos) e tenho certeza de que veremos outros protocolos de camada 2 seguirem o exemplo eventualmente. Dessa forma, podemos evitar muitas das externalidades negativas que descrevi acima e ainda obter os aspectos positivos do financiamento de bens públicos!
Você não possui ETH o suficiente| The Daily Gwei #469
Escrevo e falo muito sobre The Merge - e por boas razões - é a maior atualização para a rede Ethereum em toda a sua história, reunindo centenas de pesquisadores e desenvolvedores, além de muitos anos de trabalho duro. E enquanto o The Merge é em si uma grande conquista técnica, há também uma grande parte econômica que desempenha um papel nisso e no artigo de hoje eu quero falar sobre alguns dos principais temas relacionados à fusão econômica.
Tradução: The Merge, resumindo:
A rede Ethereum será totalmente Proof of Stake
99.98% de redução de energia
80-90% de emissão de ETH reduzida
Aumento dos rendimentos anuais (APY) do stake de ETH
ETH torna-se deflacionário
Nenhum ETH entrará em circulação em até pelo menos 6 meses
Você não possui o suficiente de ETH.
Uma coisa importante a ser observada sobre o primeiro ponto do meu tweet é que o que o Ethereum está tentando fazer aqui não foi feito por nenhuma grande rede de cripto antes:trocar um mecanismo de consenso de Proof of Work por um de Proof of Stake. Dado que este é um evento sem precedentes, certamente terá muita cobertura da mídia,especialmente em torno da redução de 99,98% no uso de energia, já que atualmente a principal narrativa em torno da Proof of Work é muito ruim e muitas pessoas acreditam que PoW é maléfica ao meio ambiente.
A redução de emissão de 80-90% de ETH que vem com o The Merge já é discutida há algum tempo (mencionei pela primeira vez em janeiro de 2019) e ficou conhecida como o evento “triple halving” (um termo inventado por @SquishChaos). Simplificando, a emissão está sendo reduzida esse tanto porque o Ethereum Proof of Stake é um sistema muito mais eficiente, em que as recompensas em bloco são pagas apenas ao conjunto de validadores ativos e que funciona como apenas uma pequena porcentagem do suprimento de ETH circulante. Isso contrasta fortemente com a Proof of Work, onde a taxa de emissão é atualmente superior a 4% e os mineradores são forçados a vender muito de seus ETH para pagar suas contas muito altas. Após a mesclagem, esses custos cairão, pois os participantes/validadores só precisarão se preocupar com um custo mínimo de eletricidade/hardware e possivelmente com impostos. Ah, e como bônus, o ETH será deflacionário após a fusão, desde que os preços do gas estejam acima de 20 Gwei.
A razão pela qual o rendimento de staking de ETH (APY) aumentará após a fusão é porque toda a receita proveniente de taxas não queimadas irá para os apostadores/validadores ao invés de irem para os mineradores. As estimativas apostam no rendimento em torno de 8 a 10%, o que é um rendimento insanamente bom e quase sem risco no ETH. Dado que esse rendimento é bastante alto para um risco tão baixo, isso resultará em mais ETH sendo colocado em stake (leia-se: bloqueado) para equilibrá-lo, o que acho que acabará por ficar em torno de 3-5%. Obviamente, para que o novo ETH seja colocado em stake, ele primeiro precisa ser comprado no mercado aberto, o que aumentará a demanda por um ETH já escasso.
Por fim, após a fusão não haverá mais ETH entrando em circulação até que os saques da Beacon Chain sejam ativados (pelo menos 6 meses após a fusão), fato esse que as pessoas estão apenas percebendo agora. Isso ocorre porque nenhuma das recompensas de bloco que vão para os validadores poderá ser retirada, nem qualquer ETH colocado em stake poderá ser retirado. Então, quando as retiradas estiverem habilitadas, apenas uma certa quantidade de ETH colocada em stake poderá ser retirada por dia (cerca de 30.000 ETH). Então, sim, você leu certo, haverá uma zona morta de pelo menos 6 meses para novas emissões de ETH e a rede estará queimando ETH o tempo todo graças ao EIP-1559.
Se todos os itens acima não o tornam extremamente otimista em ETH, então não sei o que o fará. Ethereum é uma rede tão única com um paradigma econômico ainda mais único em torno dela e é bastante difícil (senão impossível) encontrar um "bear case"para Ethereum e ETH. Não tenho certeza de quão louco o preço vai ficar, mas, considerando todos os itens acima, não é exagero pensar que o ETH pode facilmente chegar aos US$ 10.000 após a fusão (todo o resto permanecerá igual, é claro).
Você não possui ETH o suficiente.
Bom dia a todos,
Boas Intenções | The Daily Gwei #470
Sempre que conto a alguém de fora do mundo cripto sobre o que faço para viver, sempre sou recebido com ceticismo. Isso ocorre porque os termos “criptomoeda” e “blockchain” evocam um conjunto de pensamentos muito diferente para aqueles que não estão neste setor - geralmente eles pensam que é tudo uma farsa. E quem pode culpá-los? A grande mídia apenas relata os golpes, bombas e pump & dumps que ocorrem no universo cripto, ao invés de relatar os desenvolvimentos técnicos reais.
Tradução: Se pararmos de priorizar valores centrais (descentralização, segurança, propriedade) e continuarmos priorizando jogadas de rotação de curto prazo, ondas de hype e capturas de dinheiro, o objetivo de tudo isso estará perdido. Temos uma pequena janela de oportunidade para guiar o navio. Não vamos desperdiçá-la.
A coisa é que quando eu realmente entro em detalhes com as pessoas sobre o que eu faço para viver (e sobre criptomoedas em geral), eu ainda tenho que começar dizendo “sim, existem muitos golpes” porque realmente existem muitos golpes! Eu também não acho que os golpes vão desaparecer tão cedo - é muito fácil e muito recompensador para aqueles que os criam. Obviamente, isso é muito prejudicial à imagem das criptomoedas e leva a muitas consequências negativas de primeira e segunda ordem - o pior são as pessoas perdendo dinheiro e a imprensa reforçando os assuntos negativos sobre cripto.
As pessoas que jogam os jogos de rotação/hype/cash grab de curto prazo fazem parte de um grupo muito diferente daqueles que jogam os jogos de 'construção de tecnologia que muda o mundo'. O primeiro grupo literalmente só se preocupa em maximizar os lucros no menor período possível, enquanto o segundo quer construir tecnologias verdadeiramente descentralizadas que melhorem a vida das pessoas (não importa quanto tempo leve). Diante disso, esses 2 grupos são diametralmente opostos e não é de admirar que eles entrem em conflito o tempo todo e também não é de admirar que diferentes ecossistemas atraiam diferentes tipos de pessoas.
No entanto, muitas vezes há muitas pessoas no mundo cripto que podem pensar que estão construindo algo que tornará o mundo um lugar melhor, mas na realidade estão apenas perpetuando algo negativo. Um exemplo disso seria quando alguém está tentando construir um produto descentralizado em cima de uma blockchain centralizada - ele pode ter as melhores intenções, mas não importa o quanto tente, seu trabalho não será realmente descentralizado. Além disso, se o produto dele obtiver muita tração, isso acaba impulsionando a adoção de uma blockchain centralizada que obviamente não é o que queremos ver neste ecossistema.
Como pseudotheos diz em seu tweet acima - honestamente, temos uma pequena janela de oportunidade para orientar este navio na direção certa, a da descentralização. Estou muito esperançoso de que possamos chegar lá - especialmente porque o ecossistema Ethereum não está desistindo de seus valores - mas temos uma batalha árdua contra outros ecossistemas que não se importam com a descentralização, pois eles apenas querem extrair o máximo de valor possível.
Investindo em Ethereum | The Daily Gwei #471
Existem diversas maneiras de investir em Ethereum.
Eu sempre achei que uma das melhores coisas sobre o ecossistema Ethereum é que existem maneiras quase infinitas de se envolver. Seja você um desenvolvedor, um designer, um profissional de marketing, um advogado ou qualquer outra coisa - você encontrará um lar em algum lugar no Ethereum. Além disso, e como superphiz observa abaixo, também existem várias maneiras de investir em Ethereum (além de simplesmente comprar ETH).
Tradução: Se você ainda acha que "investir em Ethereum" significa comprar moedas, provavelmente ainda está preso no mundo da web2. Investir em Ethereum significa descentralizar o protocolo, recompensar os contribuidores, criar um futuro melhor e ingressar na comunidade. É gratuito e recompensador.
Obviamente, se você quer ser um bom administrador do protocolo, uma das melhores coisas que você pode fazer é executar seu próprio nó completo, usando seu próprio hardware - essa é uma parte do investimento na descentralização do Ethereum. Outras partes podem incluir envolver-se com o desenvolvimento do núcleo Ethereum, educar as pessoas sobre os benefícios da descentralização, tornar-se um minerador/validador na rede e muito mais. Além disso, você pode se envolver com alguns dos projetos construídos no Ethereum e ajudá-los a descentralizar também.
“Juntar-se à comunidade” pode ser uma coisa ambígua, porque existem muitas maneiras de fazer isso. Na minha opinião, você se torna automaticamente parte da comunidade Ethereum se passar algum tempo envolvido nela - se você vive e respira todos os dias ou se faz apenascheck-in de tempos em tempos. E ao fazer isso, você está literalmente investindo seu tempo na comunidade Ethereum e (espero!) trabalhando para torná-la um lugar melhor. Na verdade, acho que o maior retorno sobre o investimento que você pode fazer pela comunidade é se tornar um defensor do financiamento de bens públicos, porque você não apenas desempenhará um papel no financiamento sustentável de trabalhos relacionados ao Ethereum, mas gerará - através do trabalho - efeitos em cascata em todo o Ecossistema Ethereum
Por fim, sempre acreditei muito em “investir em si mesmo”, não importa o que você esteja fazendo. É o que eu tenho feito pessoalmente há anos e, honestamente, o retorno de investir em mim mesmo supera todo o retorno monetário que tive ao investir em ETH e outros criptoativos. Para mim, investir em mim mesmo foi aumentar meus seguidores para que meu trabalho pudesse alcançar e educar mais pessoas - para você, investir em si mesmo pode ser aprimorar suas habilidades de desenvolvedor para conseguir um emprego melhor, aumentar sua rede de colegas ou simplesmente manter a um cronograma regular de acúmulo de ETH. Essa última pode deixá-lo confuso, mas acho que faz sentido, pois aumentar sua riqueza pessoal tornará sua vida melhor de muitas outras maneiras!
Isso tudo não quer dizer que investir em ETH - comprar o ativo - não ajude o ecossistema Ethereum - certamente ajuda (especialmente se você colocar em stake!) - mas o ponto do tweet do superphiz (e dessa peça) é ilustrar que há muitas outras maneiras de investir no Ethereum (e em você). Até mesmo lendo meu boletim informativo você está investindo no aumento do seu conhecimento sobre o Ethereum, e espero que isso lhe ajude eventualmente.
🙏 Agradecimentos ao nosso patrocinador
NODLE CASH
Conheça a Nodle, nossa nova parceira dessa Jornada Bankless. Com a Nodle você consegue ganhar criptomoedas em seu smartphone, basta baixar o aplicativo Nodle Cash. A Nodle vem com a proposta de desenvolver a Internet das Coisas (IOT) e, ao baixar o app, ele detectará sensores e dispositivos inteligentes e, eventualmente, conectará a eles anonimamente. Em troca, o usuário recebe o Nodle Cash, também conhecido como token NODL.
Tem interesse em contribuir com o movimento Bankless no Brasil? Ficou com alguma dúvida depois de ler o artigo? Entre na nossa DAO e fale conosco!
Esse texto não é recomendação financeira ou fiscal. Este boletim informativo é estritamente educacional e não é um conselho de investimento ou uma solicitação para comprar ou vender quaisquer ativos ou para tomar quaisquer decisões financeiras. Este boletim informativo não é um conselho fiscal. Fale com seu contador. Faça sua própria pesquisa.
Post Original: The Daily Gwei
Algumas informações podem ter sido retiradas do texto original por conter conteúdo ultrapassado.
Alguns termos podem ter sido alterados para fazer mais sentido no contexto da língua portuguesa e/ou facilitar o entendimento.
📩 Se você tem interesse em divulgar um produto, serviço ou protocolo no Bankless Brasil, mande um email para:
contato@banklessbr.com