Tradução, revisão e formatação: Guilda de Escrita da Bankless BR DAO (Cissa, Danko8383 e Guelfi).
Merge para o Futuro | The Daily Gwei #457
Para onde vamos, não precisamos de Proof of Work.
“The Merge” é a atualização mais empolgante de toda a história da Ethereum, agora ela está mais perto do que nunca. Quando acontecer, não apenas a emissão de ETH será drasticamente reduzida em 80-90%, mas a utilização de energia da rede Ethereum será reduzida em 99,98% (sim, é verdade).
Caso você tenha perdido: O teste de fusão do Kiln está em andamento. Existem duas tendências atuais, PoW e PoS. Em breve, eles se fundirão para um Teste de Consenso de Estaca. Este é um marco importante que sinaliza a prontidão da Ethereum para a prova de participação completa. A fusão reduzirá nossa pegada energética em 99,98%.
Dadas todas as controvérsias atuais em torno da prova de trabalho (Proof of Work), acredito que essa redução de energia veio na hora certa. Não só isso — devido ao conflito Ucrânia/Rússia (como a Rússia fornece muito petróleo na Europa), os governos de todo o mundo também começaram a visar produtos de uso intensivo de energia. Estou feliz que o Ethereum não tenha que entrar nessa briga— basicamente, caberá ao Bitcoin se proteger de ataques de prova de trabalho (justificável ou não).
Outro grande, mas menos conhecido benefício da fusão é que, uma vez concluída, podemos voltar a nossa programação normal de hard forks e atualizações da rede Ethereum. O primeiro, codinome Shanghai, deve ser implementado no Q4 2022 / Q1 2023 e trará uma série de atualizações ao protocolo (permitindo que os stakers retirem seu ETH pela primeira vez). Dentre os EIPs que estou mais ansioso, estão as que giram em torno da redução do custo das redes de camada 2, para poderem ter menos de 10 centavos de custo de transação.
Por fim, gostaria de mencionar duas narrativas ruins que vi em torno do The Merge. A primeira é que as pessoas pensam que reduzirá as taxas de gas para a primeira camada (mainnet). Isso está completamente errado, e na melhor hipótese haverá uma pequena redução pela diminuição do tempo dos blocos (de 13 para 12 segundos)..
Em segundo lugar, muitos acreditam que todos os 10 milhões de ETH atualmente em depósito (staking) serão "desbloqueados" no The Merge — novamente, incorreto. Como parte da atualização de Shangai, o ETH em depósito não será desbloqueado até pelo menos 6 meses após o merge ocorrer — e mesmo assim, cerca de 30.000 ETH estão disponíveis para retirada da Beacon Chain diariamente.
Estamos literalmente na porta do The Merge e realmente só temos que esperar mais alguns meses para testemunhar este evento incrível. Se tudo correr bem com a testnet Kiln, então Goerli, Ropsten e outras testnet serão unificadas e então finalmente teremos uma janela para atualizar a rede principal (mainnet).
Minha aposta ainda está no Merge acontecendo na mainnet em Junho/Julho e, sinceramente, há muito tempo que não estou tão entusiasmado com algo!
“The Merge” está chegando.
Mostre-me o dinheiro | The Daily Gwei #458
O dinheiro não cresce nas árvores — ou cresce?
Parece que foi ontem que a ConsenSys demitiu a maioria de seus funcionários devido a problemas de financiamento, mas, na verdade, já se passaram 2 – 3 anos. Agora, a ConsenSys é uma potência absoluta com produtos como MetaMask e Infura, facilmente levantando fundos em avaliações enormes, como a última de $450 milhões de dólares, elevando o valor total da empresa em $7 bilhões.
Hoje, a ConsenSys anunciou o encerramento de uma rodada de financiamento de 450 milhões de dólares americanos, elevando a sua avaliação para 7 mil bilhões de dólares americanos.
https://consensys.net/blog/press-release/consensys-raises-450m-series-d-funding/
Incrível o quão longe a indústria chegou em apenas 2–3 anos em termos de financiamento. Passamos de um punhado de grandes investidores com talões de cheques relativamente pequenos para muitos VCs emitindo cheques de fundos multi bilionários. Claro que isto levou a algumas avaliações elevadas para projetos questionáveis e para projetos que têm nem sequer um produto, mas penso que isto está muito na tendência cripto, dado que esta indústria adora levar tudo ao extremo absoluto.
No entanto, não é apenas uma questão de obter financiamento para novos projetos — também escrevi sobre como os projetos de segunda camada (L2) têm recebido muito financiamento ultimamente, e também há um grande esforço para custear os principais criadores do Ethereum de maneira sustentável.Por outro lado, se me dissessem em 2019 que essas coisas aconteceriam nesta escala em 2022, provavelmente eu acharia graça — esse era o cenário de financiamento em 2019. Hoje as pessoas sentem fortemente que a indústria está mais confiante do que em 2019, agindo como um volante que faz com que mais pessoas se sintam confiantes, e assim por diante.
Às vezes me pergunto se estamos voltando àqueles anos das vacas-magras de 2018, 2019 e até 2020, ou se as criptomoedas agora são grandes o suficiente para obter um fluxo constante de dinheiro novo nas próximas décadas. Quero dizer, a indústria está bearish desde novembro, mas o financiamento não está desacelerando — na verdade, está aumentando muito. Existem outros fatores alheios ao ecossistema cripto em jogo, como inflação, baixas taxas de juros e mais oportunistas na indústria de criptomoedas, mas acredito que tudo isso é uma coisa completamente natural (e necessária).
Estou obviamente muito otimista sobre o futuro desta indústria, especialmente Ethereum.Tudo faz muito sentido para mim. Dito isso, 90% das empresas falham, uma vez que você mergulha em toda a linguagem criptográfica, você descobrirá que todos os produtos/serviços são, em última análise, apenas negócios — a maioria deles vai quebrar e alguns serão os gigantes dessa indústria.
O Renascimento do DeFi |The Daily Gwei #459
O DeFi finalmente está voltando?
O DeFi permanece em um lugar estranho nos últimos 18 meses, ou mais, uma vez que tem saído da enorme alta que teve durante o Verão DeFi em 2020 (a maior ressaca de todas, né?). Eu diria que o DeFi ainda atravessa a fase de desilusão do Ciclo Hype Gartner, com alguns projetos DeFi agora começando sua ascensão — estamos prestes a ver um “renascimento do DeFi”?
1/ Aave V3 está aqui! 👻
A versão mais poderosa do Protocolo Aave até à data, V3 traz características inovadoras que vão desde o aumento da eficiência do capital até à descentralização reforçada. Leia as novidades do V3 no tópico below👇or visite
para mergulhar!
Embora os últimos 18 meses tenham sido difíceis para o preço dos tokens DeFi e a adoção geral, a construção continua em um ritmo sólido, com algumas inovações muito interessantes. Além disso, muitos projetos estão agora em v2 ou v3 com muitos planejamentos para executar. Felizmente, a maioria do lixo foi completamente descartada.
Falando em lixo, a mania do “DeFi 2.0” que observamos nos últimos meses é um exemplo. Muitos projetos DeFi 2.0 eram apenas jogos de dinheiro ou esquemas Ponzi — a maioria deles inevitavelmente falhou, como se pode imaginar. Agora, não estou dizendo que jogos lucrativos ou mesmo esquemas Ponzi são necessariamente ruins (desde que as pessoas saibam no que estão se metendo), estou rotulando-os de DeFi 2.0 como se trouxessem algumas inovações para a DeFi, no máximo, enganador e, na pior das hipóteses, uma fraude.
Então, veremos um renascimento do DeFi nos próximos meses ou o DeFi continuará caindo? Bem, o momento é difícil de definir, mas acredito que os melhores projetos em DeFi começarão a brilhar novamente em breve devido a sua grande inovação, sua implementação em uma rede de segunda camada (L2) mais escalável, seu foco em construir o que os usuários realmente querem, e o melhor, economia de tokens em geral. Assim, permitindo que os tokens realmente capturem o valor gerado por seus respectivos protocolos.
Posso estar completamente errado, mas tudo bem, estou apenas afirmando educadamente que DeFi acabará voltando aos holofotes. Comparado a 2020, o DeFi tem uma pequena chance de vencer, pois, agora precisa competir a atenção com coisas como NFTs, mas acredito ser uma bênção, pois permitirá que projetos mais legítimos brilhem, e esperamos prosperar.
Esse texto não é recomendação financeira ou fiscal. Este boletim informativo é estritamente educacional e não é um conselho de investimento ou uma solicitação para comprar ou vender quaisquer ativos ou para tomar quaisquer decisões financeiras. Fale com seu contador. Faça sua própria pesquisa.
Parêntesis. Por vezes, podemos adicionar links para produtos usados neste boletim informativo. Podemos receber comissão se você fizer uma compra através de um desses links. Isso sempre será divulgado quando for o caso.
Se você tem interesse em patrocinar a newsletter do Bankless Brasil com a divulgação de algum produto/serviço ou protocolo, mande um email para
contato@banklessbr.com