O Gwei Diário #13
Tradução de The Daily Gwei #449, #450, #451, originalmente publicados em The Daily Gwei.
Tradução: Maheus Guelfi
Revisão: João Kury e Diego | Chipp.eth
“Token.com é o nosso primeiro grande parceiro e está chegando forte no mercado brasileiro. Isso mesmo, agora você pode ter uma rentabilidade de até 12% a.a naquela sua poupança que está no banco, e melhor ainda, tudo isso em dólar. Clica no card e não perca esse novo jeito de usar DeFi”.
Ativo digital | The Daily Gwei #449
Deixando o mundo físico para trás.
Prezada Nação Bankless,
Existem 2 ativos principais que todos nós costumávamos usar em nossas vidas cotidianas que podemos realmente auto custódia de maneira “descentralizada” - ativos digitais e dinheiro físico. Com o passar dos anos, muitos governos trabalharam para eliminar gradualmente o dinheiro por vários motivos, o que significa que grande parte de nossa atividade financeira agora acontece no reino digital. Embora haja uma coisa importante a ser observada aqui - o sistema financeiro tradicional “digital” e a criptografia são duas coisas totalmente diferentes.
Se você não deseja que as exchanges centralizadas congelem seus ativos, há uma solução simples:
retire seus ativos para sua própria carteira (de preferência uma carteira de hardware)
A capacidade de auto custódia de ativos digitais é uma das inovações mais incríveis da criptografia - aproveite!
Vamos ver um exemplo - digamos que você queira transformar dinheiro físico em sua versão digital. Para fazer isso, é necessário um intermediário centralizado (geralmente um banco) que simplesmente receberá seu depósito físico em dinheiro e emitirá um IOU em sua conta bancária (que pode ser acessada digitalmente). Quando você transfere dinheiro online por meio de bancos, tudo o que acontece na maioria das vezes é que uma entrada do banco de dados está sendo atualizada para refletir a transferência. Soa familiar? Isso é essencialmente o que acontece quando você envia ativos criptográficos de um endereço para outro - mas é claro que isso é feito de maneira descentralizada e sem custódia.
Os trilhos de criptomoedas podem fazer o que os bancos fazem com 1000 vezes a eficiência e de uma maneira verdadeiramente digital, porque os ativos de criptografia são emitidos digitalmente primeiro - não fisicamente primeiro, como o dinheiro. Isso significa que o ETH em sua carteira Ethereum sempre será protegido pela rede Ethereum, não importa onde ela exista, porque o registro que acompanha o fornecimento de ETH é o próprio protocolo Ethereum. O mesmo vale para qualquer ativo que seja criado nativamente na rede Ethereum - seja um token ERC20, um NFT ou qualquer outra coisa. Isso permite que surja um sistema financeiro verdadeiramente nativo digital que não dependa de intermediários centralizados ou soluções de band-aid.
Tudo isso me leva ao que escrevi no meu tweet acima - ter auto-custódia verdadeira sobre um ativo nativo digital só é possível graças às tecnologias de criptografia. Nenhum outro ativo - seja físico primeiro ou digital primeiro - lhe dará a opção de auto custódia de forma descentralizada, porque sempre há algum intermediário centralizado que precisa existir para que o ativo exista. Isso é tão verdadeiro para dinheiro fiduciário quanto para itens do jogo de videogames tradicionais e é exatamente por isso que o DeFi interromperá completamente todas as finanças nos próximos anos.
Portanto, agora é a parte em que lembro que, se você tiver algum valor material investido em ativos de criptografia, deve praticar a auto custódia usando algo como uma carteira de hardware. Deixar suas moedas em alguma exchange é semelhante a colocar seu dinheiro em uma conta bancária - você conta com um intermediário centralizado para proteger seus ativos e honrar quaisquer saques. Claro, não há nada particularmente errado com isso na superfície, mas acho que todos deveriam aproveitar a incrível inovação de auto custódia que a criptomoeda nos deu!
Um Clash de Culturas |The Daily Gwei #450
Provavelmente não é o momento certo para trazer a cultura cripto para o mundo real.
Sempre foi interessante para mim observar como a “cultura da internet” nunca se traduziu bem na vida real e acaba sendo muito desagradável quando as pessoas tentam importá-la para o meatspace. Eu acho que o mesmo é verdade para a cultura cripto porque é uma cultura que foi criada no mundo online que é centrada em avatares de desenhos animados e comunicação baseada em texto - exportar essas coisas para o meatspace acaba parecendo forçado.
O choque de culturas não é novidade - o mundo tem milhares de anos de história brutal para mostrar o quão ruim pode ir quando diferentes culturas tentam se integrar - mas eu acho que as pessoas que tentam exportar a cultura cripto para o mundo real é algo totalmente diferente. Quero dizer, você pode ver no videoclipe acima que dizer frases cripto populares como “wagmi” e “gm” em voz alta parece totalmente fora de lugar e até “bizarra” em certo sentido. Para mim, isso ocorre porque estamos tão acostumados a ler essas frases apenas em lugares como Twitter e Discord (em vez de ouvi-las ditas em voz alta).
Agora, não me entenda mal, existem alguns aspectos da cultura cripto que se traduzem muito bem no mundo real. Por exemplo, pessoas se reunindo em hackathons Ethereum para construir coisas incríveis na presença da cultura de abertura do Ethereum é muito melhor do que pessoas sentadas em casa construindo coisas por conta própria. Mas, novamente, esta é apenas a realidade porque a cultura Ethereum não foi formada exclusivamente online durante alguns poucos anos como outras culturas foram (como NFTs, DAOs, web3 etc) - foi formada ao longo de muitos anos online e offline e através de muitas provações e tribulações ao longo do caminho.
Por fim, como mencionei acima, o conflito de culturas não é novidade, mas normalmente as culturas cripto só realmente entram em conflito online. Você verá as guerras santas entre os maximalistas do Bitcoin e os Ethereans a cada dois dias, as diferentes facções de NFT brigando sobre qual jpeg é melhor e, é claro, os fãs do alt-L1 estarão falando sobre como o Ethereum está quebrado. No final das contas, pelo menos nas conferências da vida real que participei, as pessoas tendem a deixar de lado suas diferenças online e se juntar como amigos no mundo real - honestamente, é uma coisa muito legal de se experimentar.
Não tenho certeza se a parte “cringe” da cultura cripto sempre permanecerá, já que a cultura pode ser tão efêmera e encontra muitas maneiras de se infiltrar em nossas vidas cotidianas - mas, por enquanto, acho que permanecerá um vale muito estranho para nós trazer a cultura cripto online para o mundo real. Embora, ao dizer isso, continue acontecendo, independentemente do que fazemos ou pensamos - acho que é exatamente isso que a “adoção em massa” realmente parece.
Um Despertar Rude| The Daily Gwei #451
Precisamos descentralizar todas as coisas.
Hoje, Infura começou a bloquear transações de usuários originadas de certas regiões devido ao que eles estão chamando de “erro de configuração incorreta” (que agora foi resolvido). Para aqueles que não sabem, a Infura é um provedor de infraestrutura centralizado que as pessoas podem usar para retransmitir suas transações no Ethereum e o Infura é o 'RPC' padrão para MetaMask. Isso significa que o Infura vê um uso massivo, embora 99% dos usuários desconhecem totalmente que o estão usando - mas muitos tiveram um despertar rude sobre tudo isso após os eventos das últimas 24 horas.
Não, Ethereum o protocolo não é centralizado porque Infura o provedor de infraestrutura centralizada decidiu bloquear certos países de seu serviço.
Execute seu próprio node, use RPCs alternativos como Alchemy, use uma carteira que não seja MetaMask ou trabalhe para ajudar a tornar os clientes leves uma realidade.
Quero enfatizar algo extremamente importante aqui - provedores de infraestrutura centralizada como Infura não são a própria rede Ethereum e esses provedores que exercem seus controles centralizados não tornam o Ethereum centralizado. A rede Ethereum é executada em milhares de nodes completos em todo o mundo com um conjunto descentralizado de mineradores produzindo blocos para a rede. Sem mencionar todas as outras maneiras pelas quais o Ethereum é descentralizado - desde seu processo central de desenvolvimento até sua comunidade - derrubar algo como o Infura não afetaria o próprio protocolo Ethereum.
Agora, ao dizer tudo isso, obviamente, se o Infura ficasse offline, teria um impacto bastante grande no ecossistema mais amplo devido ao quanto é usado. O fato é que já vimos isso antes em novembro de 2020 e escrevi sobre esse incidente aqui e como ele realmente mostrou exatamente do que estou falando, como o fato de o Infura ficar offline não significa que a rede Ethereum fique offline. Além disso, o MetaMask também não pode bloquear usuários de seu aplicativo, pois é um software do lado do cliente - qualquer bloqueio que ocorra sempre será devido ao RPC que um cliente MetaMask está utilizando.
Obviamente, tudo isso aponta para o fato de que precisamos começar a usar alternativas ao Infura (especialmente as descentralizadas). Dentro do MetaMask, os usuários podem facilmente alterar seu RPC se quiserem, mas mesmo a capacidade de fazer isso é desconhecida e pode parecer assustadora para usuários mais novos - o que é totalmente bom - embora eu espere que as carteiras pelo menos comecem a randomizar quais RPCs eles usam. de apenas padronizar para um único centralizado. Há também a opção de usar seu próprio node completo como seu endpoint RPC, mas, novamente, isso é bastante complexo e a maioria dos usuários nunca o fará - espero que possamos ter um ecossistema robusto de clientes leves no Ethereum eventualmente!
À medida que a adoção da criptomoeda progride, continuaremos a ver mais desses serviços centralizados sendo forçados a cumprir coisas como sanções. A solução? Comece a usar as alternativas descentralizadas hoje e apoie-as da maneira que puder. Não há nenhum ponto prático para toda essa indústria se simplesmente tivermos um monte de serviços centralizados em cima de uma blockchain descentralizada - não é a visão do que todos queremos que essa indústria seja.
Esse texto não é recomendação financeira ou fiscal. Este boletim informativo é estritamente educacional e não é um conselho de investimento ou uma solicitação para comprar ou vender quaisquer ativos ou para tomar quaisquer decisões financeiras. Fale com seu contador. Faça sua própria pesquisa.
Parêntesis. Por vezes, podemos adicionar links para produtos usados neste boletim informativo. Podemos receber comissão se você fizer uma compra através de um desses links. Isso sempre será divulgado quando for o caso.
📩 Se você tem interesse em patrocinar a newsletter do Bankless com a divulgação de algum produto/serviço ou protocolo, mande um email para
contato@banklessbr.com