O Gwei Diário #11
Tradução de The Daily Gwei #437, #438, #439, #440 e #441, originalmente publicados em The Daily Gwei.
Tradução: Diego_ChippiEth
Revisão: Maheus Guelfi | João Pedro Kury
Sinais de Adoção| The Daily Gwei #437
Os sinais de movimento são indistinguíveis dos sinais de adoção.
Prezada Nação Bankless,
O Super Bowl aconteceu semana passada nos EUA e com ele vieram vários anúncios de grandes empresas de cripto, como a Coinbase e a FTX. Esses anúncios deram o que falar e foram únicos de uma forma particular, mas também desencadearam um sentimento negativo com pessoas dizendo que eles seriam "sinais de topo". É claro que parte desta retórica era uma brincadeira, mas parte dela também era séria — o que só nos confunde mais.
Aparentemente tudo é um sinal de topo e não estamos autorizados a ter nenhum tipo de adoção de cripto porque isso seria, de alguma forma, pessimista.
Os bears estão chegando a esse ponto.
Os anúncios do Super Bowl levarão mais pessoas a cair na toca do coelho e, portanto, maior adoção. Então por que as pessoas estão aborrecidas com isso? Por que mais adoção seria sinônimo de algo negativo? Se as criptos forem de algo marginal para algo normalizado, não seria algo que todos nós gostaríamos? Às vezes, sinto que estou tomando pílulas mágicas observando as pessoas dizendo que querem adoção, mas "não assim" — elas simplesmente querem que a adoção aconteça à sua maneira (seja lá o que isso signifique). Para ser honesto, é um fenômeno estranho: as pessoas se chateiam por algo não acontecer da maneira que imaginavam, mesmo que o resultado seja mais ou menos o mesmo.
Há pessoas que sempre procurarão qualquer razão para serem pessimistas em relação às criptomoedas. Às vezes elas simplesmente não querem que a tecnologia tenha sucesso, às vezes estão chateadas porque perderam tudo e não têm mais uma posição, às vezes simplesmente não conseguem lidar com o fato das criptomoedas não serem mais marginalizadas, e às vezes estão apenas chateadas com a ascensão de alguma criptomoeda até então esquecida. Qualquer que seja a razão, no fundo as pessoas sabem que não há absolutamente nada que possam fazer para impedir a adoção das criptomoedas e da web3 — então elas recorrem a fazer o que podem para que possam se sentir um pouco melhor sobre si mesmas.
Não estou dizendo que não há muita euforia no mundo das criptomoedas (claramente há muita), mas com o tempo se torna muito mais difícil distinguir os sinais de excitação dos sinais de adoção. Por exemplo, em 2021, as pessoas disseram que o ecossistema NFT estava muito inflado, o que havia previsão de um mercado baixista "a longo prazo" quando essa empolgação baixasse. Bem, o pico da empolgação diminuiu, mas apenas por alguns meses, e então o mercado NFT voltou a rugir e ficou ainda mais louco. Acho que isso acontece porque os NFTs estão passando por um nível insano de adoção que pode parecer euforia, mas na realidade é apenas muito mais pessoas novas (e dinheiro) inundando o ecossistema.
As coisas ficarão muito mais intensas do que qualquer um de nós pode imaginar durante a próxima década — veremos uma verdadeira adoção em massa, veremos trilhões de dólares voando como se nada fosse, veremos sérios esforços concentrados dos governos tanto para impedir cripto como para adotá-la e veremos uma tonelada de pessoas gritando sobre como tudo isso é de alguma forma "pessimista" e que tudo vai a 0 por causa disso. Meu único conselho: ignore essas pessoas, concentre-se em si mesmo e em seus próprios objetivos, e faça as pazes com o fato de que os sinais de euforia são indistinguíveis dos sinais de adoção.
A Era Modular | The Daily Gwei #438
Deixe que milhares de camadas de execução floresçam.
Urbit, um projeto cripto que já existe há algum tempo, anunciou semana passada que eles estão implantando seu próprio rollup de camada 2, que será garantido pela rede Ethereum. Acho que este é apenas o início dos projetos que estão rodando sua própria camada 2, e vejo isso com bons olhos, pois acredito que o melhor caminho para a escalabilidade da Ethereum neste ponto é deixar florescer mil camadas de execução (camada 2).
Hoje estamos lançando nossa própria solução de segunda camada. Nós mesmos desenhamos e desenvolvemos todo o sistema.
É um triunfo técnico e reduz os custos de gás em quase 200x, fazendo os planetas mais acessíveis e os custos de transações praticamente triviais.
Minha tese é que nos próximos anos veremos muitas soluções de camada 2 florescerem e elas estarão utilizando para segurança a melhor camada base do mundo — a da rede Ethereum. Muitas destas soluções de camada 2 serão forks de códigos base de rollups já existentes, algumas serão construções novas e algumas nem sequer serão rollups. A essência da ideia aqui é que a era das "blockchains monolíticas" acabou e agora estamos entrando na era das "blockchains modulares", da qual tenho certeza de que todos vocês já ouviram falar muito nos últimos meses.
O modelo de "blockchains modulares" separa as preocupações em três grupos principais: liquidação/consenso, disponibilidade de dados e execução. As mentes mais brilhantes no ecossistema cripto chegaram rapidamente a um consenso de que este é o melhor caminho para alcançar a máxima descentralização, segurança e escalabilidade. É claro que há outros projetos que também estão sendo experimentados, mas acredito sinceramente que o projeto modular será o que ganhará a longo prazo, porque faz mais sentido. Isto significa que, assim como a era da criação de uma nova blockchain PoW, a era da criação de uma camada monolítica 1 completamente nova também está terminando - e isto é uma coisa boa para todos!
A esse respeito, a criação de um rollup de camada 2 (a parte "execução" da cadeia modular) é muito mais fácil do que a criação de uma nova blockchain de camada 1 (a parte "assentamento/consenso"). Isto porque um rollup pode basicamente "terceirizar" sua segurança para qualquer camada 1 da blockchain que desejar, sendo a Ethereum a escolha mais óbvia para a máxima segurança e descentralização (e no futuro, as taxas mais baratas para a camada 2). A Ethereum também será o melhor, mais seguro e mais barato lugar para as camadas de execução (rollups e outros) afixarem seus dados assim que o sharding seja implementado (espera-se que em algum momento de 2023).
Obviamente, estou fazendo algumas suposições neste artigo sobre como os próximos anos vão se desenrolar, mas acho que as suposições são baseadas em lógica sólida. Uma coisa que aprendi durante meus anos neste ecossistema é que nunca se deve apostar contra pessoas excepcionalmente inteligentes — elas estão geralmente 100 passos à frente de todos os demais. Embora, ao mesmo tempo, você ainda deva manter a mente aberta e verificar seus preconceitos de tempos em tempos, caso contrário você acaba em uma câmara de eco e perde a "próxima grande coisa" em cripto.
O Eterno Comprador | The Daily Gwei #439
Sempre haverá um comprador de ETH.
Eu tento comprar ETH sempre que posso, não importa o preço - seja em momentos de alta ou de baixa. Claro, não sou o único que faz isso, mas há uma entidade que o faz melhor do que qualquer um. Obviamente, estou falando da própria rede Ethereum que tecnicamente compra ETH acerca de cada 13 segundos e depois o elimina através da queima, que foi introduzida com o EIP-1559.
MSTR (sigla de Micro Strategy) compra $200M em BTC por mês.
Ethereum queima $1B de ETH por mês
A cada 13 segundos um bloco Ethereum é minerado, e dentro destes blocos estão as transações com suas respectivas taxas. A parte "taxa base" da transação corresponde a aproximadamente 70-80% do valor total, com a "gorjeta" representando o restante. Esta taxa base é a parte que é queimada pelo mecanismo EIP-1559 com uma parte indo para os mineradores (e depois para os stakers em um mundo pós-Merge). Desde que a EIP-1559 entrou em funcionamento, no início de agosto de 2021, a rede Ethereum queimou 1,844 milhões de ETH (US$ 5,7 bilhões, no momento em que escrevo). Isso é ETH que é retirada completamente do mercado e não retornará — não está apenas trancada em algum contrato inteligente à espera de ser resgatado — ela se foi definitivamente, para sempre.
Tudo isso faz da rede Ethereum a "eterna compradora" de ETH porque mesmo que a demanda humana para comprar ETH fosse 0, a própria rede Ethereum tem um apetite insaciável pelo ativo. Isso porque a rede é o lar de uma série de atividades e cada transação tem que pagar a taxa base (em ETH), que depois é queimada. Mesmo que nenhum ser humano esteja usando ETH para pagar as taxas (digamos que isso seja abstraído na camada do usuário), o único ativo de liquidação que a rede aceita para taxas é ETH - e não há como contornar isto, tampouco como contornar a queima da taxa base.
Diante disso tudo, agora você entenderá o que quero dizer quando digo que a rede Ethereum é uma compradora eterna de ETH. Enquanto a rede Ethereum estiver viva, e enquanto houver mais de US$ 0 em taxas sendo pagas, alguma quantia de ETH será queimada e removida do suprimento ativo para sempre. Como todos nós esperamos que a rede Ethereum continue crescendo e como ainda estamos cedo no ciclo geral de adoção de cripto, é uma aposta bastante segura dizer que o ETH como um ativo continuará apreciando em valor junto com o crescimento da rede.
O objetivo desse artigo não é levá-lo ao medo de perder uma oportunidade e ir comprar mais ETH (lembre-se: isto não é um conselho de investimento), ao contrário, o objetivo é mostrar a você como a rede Ethereum é única. Sim, outras redes integraram o EIP-1559 ou um mecanismo de queima semelhante, mas nenhuma delas se aproxima do valor da receita de taxas que a Ethereum gera (uma média de 23 milhões de dólares diários nos últimos 7 dias). E a Ethereum gera essa receita enorme de taxas diárias porque seu espaço em blocos é tão valioso que as pessoas pagarão centenas e milhares de dólares apenas para comprar um lugar em um dos blocos da Ethereum.
Pesquisa de Alta Qualidade | The Daily Gwei #440
As maiores e mais brilhantes mentes vivem na Ethereum.
Nos primeiros momentos do Bitcoin (principalmente antes de 2015), os fóruns do BitcoinTalk estavam cheios de ideias/pesquisas interessantes e inovadoras sobre o que construir em cima do Bitcoin. Porém, uma vez que as "guerras de tamanho de bloco" começaram em 2015, a maior parte dessa atividade cessou e muitas das pessoas mais inteligentes deixaram o ecossistema Bitcoin e se dirigiram para pastagens mais verdes, das quais muitos encontraram um lar na terra da Ethereum.
A quantidade de pesquisa de alta qualidade na Ethereum e a sua abertura são espantosas. As especificações para o Merge, sharding e, todo o mais, há contribuidores de diferentes estilos de vida e são conduzidas publicamente. Se você é um dev, a maior relação fumaça-fogo está na Ethereum.
O fórum EthResearch é o BitcoinTalk dos tempos modernos e está repleto das mais brilhantes pesquisas relacionadas às criptomoedas, desde a economia, camada 2, até o consenso — se está no limite do brilhantismo, está no EthResearch. Agora, uma diferença chave entre EthResearch e BitcoinTalk é que a Ethereum acaba implementando muitas das ideias postadas no fórum de pesquisa, enquanto o Bitcoin implementou praticamente nenhuma ideia inicial que foi discutida no BitcoinTalk. Obviamente isso se deve à aversão das comunidades Bitcoin às atualizações de forks/redes, enquanto que as comunidades da Ethereum as abraçam amplamente.
Focando no tweet de Raul, é realmente incrível como basicamente todas as pesquisas que foram feitas no núcleo de atualizações da Ethereum, como o Merge, sharding e muito mais, foram feitas livremente. Não há reuniões privadas, nenhuma informação escondida, nenhuma pesquisa ofuscada — tudo está ao ar livre para qualquer pessoa no mundo contribuir — e é exatamente isso que torna a Ethereum tão especial. Eu acho que esta é provavelmente a única coisa que o ecossistema Ethereum mais precisa prever — sinceramente, perder isso me deixaria um pouco desapontado com a Ethereum porque minha tese otimista sempre foi que as pessoas mais inteligentes serão atraídas pela Ethereum.
Como já escrevi antes, algumas pessoas criticarão a Ethereum por essa abertura, porque não só todos podem participar, mas também todos têm uma visão completa de como as coisas são feitas. Isto significa que quaisquer planos/roteiros que mudam, quaisquer características que são cortadas e qualquer pesquisa que é eliminada é completamente transparente ao invés de ser escondida da visão do público. Embora ao dizer isto, eu não acho que isto seja uma grande coisa porque nunca levou a resultados negativos ou consequências para a Ethereum. As pessoas podem criticar tudo o que quiserem, mas os pesquisadores e construtores da rede Ethereum simplesmente continuam planejando juntos.
Construir coisas revolucionárias é difícil e construí-las a céu aberto é ainda mais difícil, mas conseguimos fazer isso na Ethereum. Sempre pensei em Ethereum como um "bazar" onde milhares de ideias estão ao ar livre e "à venda" para quem quiser implementá-las. Essa é uma das principais razões pelas quais a Ethereum tem sido capaz de permanecer na crista do desenvolvimento em cripto, apesar de ser uma rede "mais antiga" com uma capitalização de mercado de US$370 bilhões — e devemos lutar com tudo o que temos para preservar isto pelo máximo de tempo que pudermos.
Perpetuamente Errado | The Daily Gwei #441
Os haters e críticos de cripto estão errados desde o primeiro dia.
Desde os primórdios do Bitcoin, existem críticos ferrenhos de todo o ecossistema cripto. Essas pessoas chamam cripto de esquema, dizem que só é usado para atividades criminosas, e realmente acreditam que tudo isso é uma grande bolha que vai para $0. Agora, imagine como essas pessoas se sentem após ver o ecossistema cripto continuar a crescer e desafiar suas expectativas repetidamente - tudo isso enquanto ficam de lado, perdendo tudo.
Ao invés de admitirem que estavam errados e se juntarem a nós, essas pessoas aumentarão seu ódio por cripto e continuarão a perder as oportunidades (e o dinheiro) que esse ecossistema traz. É claro que essas mesmas pessoas aplaudirão quando o mercado se tornar mais lento por um tempo e farão festa (com alguns até "dançando sobre as sepulturas" de investidores que perderam). Agora imagine como essas pessoas se sentem assistindo aos preços de ativos como ETH e BTC continuarem a se recuperar de quedas de preços de mais de 80% desafiando todas as suas comemorações.
Acredito que outro aspecto importante é que tudo isso se estende muito além de cripto. Nos últimos anos, a classe média nas sociedades ocidentais tem diminuído e as pessoas estão geralmente sofrendo muito nesse processo - especialmente nos últimos 2 anos ou mais. Agora imagine como essas pessoas se sentem quando estão trabalhando longas horas em empregos ruins por um salário baixo, apenas para conseguir pagar as contas, enquanto pessoas de 20 e poucos anos estão ficando ricas com NFTs – o ressentimento é totalmente compreensível neste caso. Mas mais uma vez, ao invés de se envolverem com cripto, as pessoas se voltam contra ela e até mesmo torcem pelo seu fim.
O que eu acho particularmente estranho sobre as pessoas que torcem pelo fim de cripto é que elas estão essencialmente torcendo para que as pessoas percam seus empregos, dinheiro – tudo por causa de alguma noção equivocada de que cripto é "injusto" ou um esquema. Entretanto, eu creio que essas pessoas não veem isso a partir dessa lente, tudo o que elas estão vendo é o que a grande mídia lhes diz, que geralmente é manchete, algum grande esquema ou o que quer que os mercados estejam fazendo em uma determinada semana.
Em resumo, o ecossistema cripto é tão poderoso porque realmente dá a qualquer pessoa com uma conexão à Internet e um smartphone uma oportunidade de se envolver. Não importa se você é pobre ou rico, famoso ou anônimo, técnico ou não técnico - há um cantinho em algum lugar para você no ecossistema cripto. Mas esse lugar não vai cair no seu colo - você precisa se envolver e procurar por ele - e todos que eu conheço que fizeram isso mudaram completamente suas vidas.
Esse texto não é recomendação financeira ou fiscal. Este boletim informativo é estritamente educacional e não é um conselho de investimento ou uma solicitação para comprar ou vender quaisquer ativos ou para tomar quaisquer decisões financeiras. Fale com seu contador. Faça sua própria pesquisa.
Parêntesis. Por vezes, podemos adicionar links para produtos usados neste boletim informativo. Podemos receber comissão se você fizer uma compra através de um desses links. Isso sempre será divulgado quando for o caso.
📩 Se você tem interesse em patrocinar a newsletter do Bankless com a divulgação de algum produto/serviço ou protocolo, mande um e-mail para
contato@banklessbr.com