O Gwei Diário #10
Tradução de The Daily Gwei #432, #433, #434, #435 e #436, originalmente publicados em The Daily Gwei.
PvP vs PvE | The Daily Gwei #432
No mundo lá fora cão come cão.
Tradutor: Diego_ChippiEth
Revisor: Maheus Guelfi
Prezada Nação Bankless,
PvP e PvE - se você é um jogador já sabe o que estes termos significam — mas para todos os outros: eles significam Jogador vs Jogador e Jogador vs Ambiente, respectivamente. Você pode ter visto muitas pessoas no ecossistema cripto se referindo a esses conceitos no último ano para descrever as condições do mercado cripto, então no artigo de hoje eu gostaria mergulhar um pouco mais fundo nele.
O cripto Twitter está no pico do PvP ultimamente
Então, por que o cripto é atualmente um ambiente PvP? Bem, colocando de forma simples, todos nós estamos atualmente lutando por uma torta que continua a ficar menor porque os preços estão tendendo para baixo ou de lado e a maioria do ecossistema não está crescendo muito no momento (com os NFTs sendo a notável exceção). Então o que acontece é que com menos crescimento, há menos dinheiro sendo feito, o jogo de trading/investimento então se torna mais difícil, e as pessoas começam a se virar umas contra as outras (daí o conceito 'PvP'). Você pode ver isso claramente nos mercados com o “jogo do rotador”, onde você terá um monte das mesmas pessoas nas mídias sociais promovendo um certo trade e, algumas semanas depois, se mudando para um trade diferente. Na maioria das vezes, é o mesmo dinheiro que se perde, mas as pessoas mais espertas continuam a tirar dinheiro das pessoas menos experientes e a torta continua ficando cada vez menor.
Este tipo de coisa é um grande fator que contribui para que tantas pessoas tenham desistido de jogar poker profissional. O resumo é que todos os profissionais continuavam fugindo dos novatos, o que significava que o dinheiro “fácil” se evaporou (e eventualmente os novatos pararam de entrar). A mesma dinâmica se dá nos mercados cripto — os traders e investidores melhores e mais experientes são capazes de ganhar dinheiro nas costas de todas as novas pessoas que compram durante os bull markets, mas as novas pessoas também estão ganhando dinheiro durante esse período, de modo que ele se torna muito PvE (uma coisa boa da rede). É claro que, eventualmente, o dinheiro novo se esgota por um tempo e então voltamos a um ambiente PvP onde é cada um por si — até que o bull market volte novamente.
Como você pode ver, é um fluxo e contra-fluxo entre PvP e PvE dependendo do que os mercados estão fazendo — mas não será sempre assim. Eventualmente, os novatos deixarão de entrar nos mercados de cripto e o jogo será firmemente estabelecido como PvP. Isto fará com que a maioria dos investimentos em cripto se torne “chata” com muito menos crescimento do que experimentamos nos últimos 10 anos ou mais. Embora isto não signifique que não haverá jogos de PvE em cripto — sempre haverá — mas estes jogos serão poucos e eles também acabarão se transformando em PvP em sua maioria.
Então, o que você pode fazer para tornar sua vida um pouco mais PvE e muito menos PvP? Bem, eu acho que a resposta é óbvia — construir coisas valiosas! Investir e fazer trade é apenas uma parte do ecossistema cripto e, sinceramente, acredito que seja uma das partes menos interessantes. Construir coisas de valor duradouro que as pessoas realmente gostem de usar traz muito mais alegria e propósito — além disso, sem os construtores, os especuladores não teriam nada para especular!
A Porta da Frente | The Daily Gwei #433
Os prõximos mega-unicórnios são carteiras cripto e interfaces.
Tradutor: Diego_ChippiEth
Revisor: Maheus Guelfi
As carteiras são a porta de entrada para cripto e literalmente todos que possuem algum criptoativo têm uma (mesmo que seja em uma corretora centralizada). Há carteiras de desktop, carteiras de navegador, carteiras para celular, carteiras de hardware e muito mais. Em seu núcleo todos fazem uma coisa: fornecem um par de chaves públicas/privadas para que você possa interagir com uma rede cripto.
A maioria das pessoas não percebeu que no longo termo as carteiras terão que construir um Zapper para permanecerem relevantes. Ninguém quer ver 10% do saldo. Confie em mim, é extremamente difícil construir um Zapper.
É claro que ter uma carteira que apenas lhe fornece um par de chaves públicas/privadas não é suficiente para o usuário de cripto dos tempos modernos — eles exigem muito mais informações para acompanhar tudo o que estão fazendo — daí o aumento das ferramentas de rastreamento de portfólio, como Zapper e Zerion. Embora, como se observa acima, seja realmente bastante difícil “construir um Zapper” devido a vários fatores, como ter que fazer funcionar e manter a infra-estrutura de suporte, lidar com o suporte ao cliente, fazer da UI/UX do painel uma experiência agradável e muitas outras coisas que acontecem em segundo plano. Isto não quer dizer que construir uma carteira cripto tradicional seja fácil ou algo assim — mas como eu disse, as carteiras precisam ser muito mais do que apenas um par de chaves públicas/privadas se elas quiserem competir pelos usuários na era cripto moderna.
Há atualmente uma tonelada de carteiras diferentes por aí, mas há muito poucos “vencedores” até agora que estão aproveitando a maior fatia do mercado. Obviamente a MetaMask governa o jogo de extensão de navegador, você tem muitas carteiras móveis com as populares aparentemente sendo MetaMask mobile & Coinbase Wallet, e Ledger, Trezor & GridPlus parecem dominar o cenário das carteiras de hardware. É claro, como estamos falando de cripto, tudo isto é interoperável e os usuários podem fazer coisas como utilizar sua carteira de hardware via MetaMask e depois rastrear/interagir com Zapper. Mesmo assim, espero que as carteiras continuem a exibir uma distribuição de poder, independentemente desta interoperabilidade.
Um exemplo perfeito de como uma carteira pode rentabilizar é o que a MetaMask fez quando construiu um agregador de trocas descentralizado diretamente em sua carteira e cobra uma taxa de 0,8% de cada troca. Desde a integração deste recurso, eles vêm ganhando milhões de dólares por mês com pouca ou nenhuma manutenção necessária, porque eles apenas se limitam a direcionar para uma corretora descentralizada existente no Ethereum(não há necessidade de que eles mesmos sejam os provedores de liquidez). Agora imagine estender isto a tudo o que você pode fazer em DeFi — as carteiras têm a oportunidade de criar interfaces perfeitas para as massas e elas podem facilmente cobrar por isto.
Os monitores de carteiras/portfólio que fornecem tudo isso acabarão sendo empresas absolutamente monstruosas — estou falando de capitalização de mercado superior a 100 bilhões de dólares. Quero dizer, como eles não poderiam? Uma carteira é literalmente a porta de entrada para tudo o que um usuário faz na blockchain e se você pode possuir essa interface então há inúmeras maneiras de monetizá-la (tudo isso mantendo as coisas sem custódia)! É um negócio em que todos ganham — todos os benefícios de fornecer “serviços bancários” sem nenhum (ou muito pouco) dos riscos regulatórios/legais — que negócio incrível para se estar (se você puder fazer isso corretamente).
Quantificando a Adoção | The Daily Gwei #434
Ao contrário do que se acredita, não há tantos usuários de cripto por aí.
Tradutor: Diego_ChippiEth
Revisor: Maheus Guelfi
De acordo com relatórios que vi no passado, estima-se que há mais de 100 milhões de pessoas que possuem criptomoedas de alguma forma. Isto pode parecer um número bastante grande dado o quão cedo ainda estamos, mas está claro para mim que a maioria dessas pessoas nunca fizeram nada na blockchain e simplesmente compram e seguram moedas em uma corretora centralizada. Tendo isto em vista, não considero essas pessoas como “usuários cripto” — eles são “especuladores cripto”.
99% das pessoas que têm cripto nunca usaram o produto ao qual o token/moeda está associado. Eles compram coisas baseados em narrativas normalmente disseminadas pelos Bitboys mundo afora. É contra essas pessoas que você está fazendo trading — apenas estando no cripto Twitter já te coloca à frente de quase todos.
O número total de endereços únicos na Ethereum — a rede de contratos inteligentes mais popular — é atualmente de 187 milhões. É claro que todos sabemos que um indivíduo pode ter tantos endereços quantos quiser, portanto esse número é terrivelmente impreciso se quisermos ter uma medida decente de quantos indivíduos realmente têm uma carteira Ethereum. Para esta métrica, é melhor olhar para o total de usuários de vários aplicativos — e para isso, há painéis no Dune que consulta os aplicativos DeFi mais populares para saber quantos endereços únicos interagiram com eles e depois totaliza tudo isso. Como você pode ver, apenas 4,3 milhões de endereços já interagiram com DeFi na Ethereum e é mais provável que este número seja muito exagerado já que as pessoas têm múltiplos endereços. Outra maneira de quantificar os humanos ativos é olhar quantos nomes ENS estão vinculados a um endereço e este número atualmente está em torno de 300.000 — não muito!
Outro exemplo claro do que estou falando aqui é Cardano. Pense em quantas pessoas compraram o ADA e o promoveram para uma capitalização de mercado de até 100 bilhões de dólares sem que Cardano tivesse qualquer funcionalidade de contrato inteligente. Isto significava que não havia literalmente nada que as pessoas pudessem fazer na rede, mesmo que quisessem usá-la (além de enviar ADA por aí). Assim, literalmente quase 100% das pessoas que compraram ADA nunca tinham usado Cardano — eles estavam simplesmente comprando com base em uma história/narrativa e na propaganda em torno disso. E aposto que quase todas essas pessoas ainda não usaram Cardano desde que ele integrou contratos inteligentes — eles simplesmente não se importam o suficiente para isso.
Então, por que não há mais pessoas usando aplicativos na blockchain? Bem, há inúmeras razões, mas acho que neste contexto há apenas uma — as pessoas que compram criptomoedas em uma corretora centralizada para especular não estão interessadas em realmente usar produtos na blockchain (ou mesmo saber sobre eles). Eles podem se interessar pelo futuro, mas na verdade eles estão aqui apenas pelo “dinheiro rápido” que a grande mídia promove para eles. Acho que isso é bom, muitos de nós começamos em cripto desta forma, e também acho que o equilíbrio mudará muito quando tornarmos mais fácil para as pessoas usar estes aplicativos — embora provavelmente precisemos de finanças a um clique para isso!
Você pode pensar que isso é pessimista para a cripto em geral, mas eu argumentaria o oposto - é muito otimista que ainda estejamos tão cedo no ciclo de adoção. Isso significa que ainda há muitas oportunidades para aqueles que realmente querem se dedicar a construir, porque ainda há muitas coisas interessantes para construir, ainda há muitas pessoas para subir a bordo, e ainda há muitas indústrias para transformar. Não deixe que o que eu delineei o afaste de construir — use isso como um impulso — porque precisamos de construtores agora mais do que nunca.
Buscando Alphas | The Daily Gwei #435
Há informações importantes para serem encontradas se você souber onde procurá-las.
Tradutor: Diego_ChippiEth
Revisor: Maheus Guelfi
No investimento e no trading há um termo muito repetido, "alfa". Este termo é usado para descrever o conceito de usar alguma informação para investir em algo a fim de gerar um desempenho superior ao de um índice ou apenas um desempenho superior em geral. É claro, em cripto, há alfa espalhado por toda parte - tudo o que você tem que fazer é reservar um tempo para procurar.
Eu assistindo a vídeos no YouTube sobre como enriquecer com cripto.
O YouTuber ficando rico fazendo vídeos.
O meme acima é um retrato muito preciso do que acontece na maior parte do tempo em cripto. Alguns grandes "crypto YouTubers" farão um vídeo alegando ter um alfa único para compartilhar com você (geralmente com miniaturas e títulos chamativos). Então, assim que eles te fisgam e começarão a vender algo - seja uma moeda que eles já compraram e estão tentando inflar o preço, links de referência na descrição de seus vídeos, algum curso de trading pago ou algo mais. Na realidade, os cursos de trading pagos são quase sempre falcatruas, os tokens aleatórios que essas pessoas estão promovendo são puras porcarias, e os links de referência só enriquecem ele enquanto você não recebe nada.
Agora, se você quer um alfa real em cripto que não seja baseado em “esperópio” e esquemas, você realmente precisa se dedicar e fazer pesquisas. Normalmente este alfa pode ser tão simples quanto conhecer os próximos catalisadores de um projeto ao qual muitas pessoas não estão prestando atenção. Embora ter este alfa seja apenas metade da batalha — você também precisa ter a convicção para investir em uma moeda/token usando este alfa e depois também ter a convicção para segurá-lo. Tenho certeza de que houve muitas vezes em sua jornada cripto em que você sabia que deveria ter comprado algo porque tinha acesso a algum alfa, mas nunca puxou o gatilho — e então esse algo cresceu 10x e você ficou para trás. Não se preocupe — todos nós já passamos por isso!
Eu ainda acho que o cripto dá às pessoas uma falsa sensação de segurança ao investir e as faz acreditar que é fácil quando na realidade é muito difícil. Encontrar o alfa é realmente apenas a primeira peça do quebra-cabeça — você então tem que agir naquele alfa, encontrar a convicção para ver as coisas através dele e depois tirar lucros quando chegar a hora certa. Não se deixe enganar pelos bull markets — investir é uma forma de arte — e os melhores investidores são os Picassos dos dias modernos.
Esmagando bugs | The Daily Gwei #436
Será necessário mais o que alguns bugs para acabar com o otimismo que está no ar.
Tradutor: Diego_ChippiEth
Revisor: Maheus Guelfi
Recentemente veio à tona que um dos projetos da camada 2 da Ethereum - o Optimism - teve um bug crítico descoberto por ninguém menos que o criador do Cydia (uma loja de aplicativos muito popular para dispositivos iOS desbloqueados). Por seus esforços, ele foi recompensado com uma recompensa monstruosa de 2 milhões de dólares e também salvou muitos usuários de uma possível dor de cabeça se este bug tivesse acabado sendo explorado por atores maliciosos.
Na semana passada corrigimos um erro crítico na base de dados do Optimism, descoberto por @saurik. Aqui está nosso pronunciamento oficial e algumas das lições que aprendemos.
Eu escrevi sobre como praticamente todas as camadas 2 da Ethereum atualmente têm controles centralizados - "rodas de treinamento", se você preferir - porque ainda são uma tecnologia nova. Bem, o erro do Optimism é exatamente a razão pela qual estes controles existem e permitiu que a equipe rapidamente corrigisse essa vulnerabilidade crítica e ser capaz de alertar os outros controles de camada 2 que usam seu código (Metis e Boba Network). Sem esses controles centralizados no local, a equipe do Optimism teria que coordenar secretamente uma correção para isto através de um conjunto descentralizado de atores em todo o mundo - sabemos, por experiência com Ethereum e Bitcoin, que isto não é uma proeza fácil!
Há muitas outras razões pelas quais estes controles centralizados existem - a tecnologia ainda está em desenvolvimento, as equipes por trás de cada projeto precisam ser capazes de se mover rapidamente para atualizar o sistema (ou corrigir bugs), e descentralizar neste ponto é na verdade uma desvantagem competitiva. Isto porque isso significaria que uma rede descentralizada de camada 2 se moveria mais lentamente do que uma rede centralizada. As camadas 2 são desenvolvidas para execução/usuário — elas não são como a Ethereum como camada de base - portanto, elas precisam ser capazes de se mover rapidamente para se manterem à frente de sua concorrência.
É claro que as equipes da camada 2 precisarão descentralizar suas redes ao longo do tempo se quiserem se tornar resistentes à censura e descentralizadas ou então acabarão sendo tão ruins quanto um sidechain em termos de garantias de segurança. Mas agora não é o momento — não quando a tecnologia ainda é tão precoce e não quando há tanta concorrência em cripto. Lembre-se, as camada 2 não estão competindo apenas umas com as outras — estão competindo também com os blockchains monolíticas de camada 1, que são plataformas centralizadas em sua maioria, com enormes máquinas de marketing atrás delas.
Há sempre um equilíbrio a ser alcançado em cripto ao desenvolver plataformas generalistas, sejam elas de camada 1, de camada 2, sidechains ou o que quer que seja. Você não pode "se mover rápido demais e quebrar coisas", pois está lidando com o dinheiro de outras pessoas, mas também não pode "mover-se lentamente e entregar às vezes" — você tem que atingir um equilíbrio delicado - algo como "entregar rápido e tentar não quebrar nada".
Ah, e também se certifique de consertar todos os erros críticos — muito importante!
Esse texto não é recomendação financeira ou fiscal. Este boletim informativo é estritamente educacional e não é um conselho de investimento ou uma solicitação para comprar ou vender quaisquer ativos ou para tomar quaisquer decisões financeiras. Fale com seu contador. Faça sua própria pesquisa.
Parêntesis. Por vezes, podemos adicionar links para produtos usados neste boletim informativo. Podemos receber comissão se você fizer uma compra através de um desses links. Isso sempre será divulgado quando for o caso.
📩 Se você tem interesse em patrocinar a newsletter do Bankless com a divulgação de algum produto/serviço ou protocolo, mande um email para
contato@banklessbr.com