O Guia Bankless para Sky Protocol
Introdução ao Sky Protocol, anteriormente conhecido como MakerDAO
Prezada Nação Bankless,
No artigo de hoje, apresentamos a tradução do artigo The Bankless Guide to Sky Protocol, originalmente publicado em Bankless HQ.
O Guia Bankless para Sky Protocol
Introdução ao Sky Protocol, anteriormente conhecido como MakerDAO
O Sky Protocol, antes chamado Maker, é um protocolo de finanças descentralizadas (DeFi) que permite aos usuários gerar USDS, uma stablecoin atrelada ao dólar americano, para economizar ou obter rendimento.
O Sky dá continuidade ao legado inovador da Maker no espaço DeFi, oferecendo uma abordagem única para criar uma moeda estável e descentralizada, ao mesmo tempo em que introduz novos recursos e tokens aprimorados.
Pontos principais
O Sky Protocol oferece um serviço de economia descentralizado sem intermediários, sustentado pela stablecoin USDS, que sucede a stablecoin DAI do Maker.
O protocolo é governado por detentores do token SKY através de uma organização autônoma descentralizada (DAO). SubDAOs, conhecidas como Stars, são responsáveis por desenvolver novas utilidades ao redor do protocolo base.
Antes do lançamento oficial do Sky em setembro de 2024, a Maker possui um valor total bloqueado (TVL) de US$6,23 bilhões e o DAI tem uma capitalização de mercado de US$5,25 bilhões.
O que é o Sky Protocol?
O Sky Protocol é um projeto DeFi que permite aos usuários gerar a stablecoin USDS, seja depositando DAI ou convertendo USDC, ou alternativamente, depositando e emprestando contra colaterais de criptomoedas como ETH em uma plataforma Star, como o aplicativo de empréstimos Spark.
Em última análise, este sistema permite que indivíduos e empresas tenham acesso às vantagens do dinheiro digital sem a volatilidade associada às criptomoedas não indexadas.
O Sky Protocol evolui a partir do design original do Maker, construindo sobre seu sucesso e introduzindo melhorias através da reformulação planejada "Endgame" do Maker. Notavelmente, o Sky renomeia o token de governança MKR para SKY e a stablecoin DAI para USDS. Essa mudança faz parte de uma iniciativa mais ampla para melhorar descentralização, escalabilidade e experiência do usuário.
Como funciona o Sky Protocol?
O Sky Protocol é sustentado por um conjunto de contratos inteligentes centrados na stablecoin USDS e na Sky Savings Rate (SSR), na qual os usuários podem depositar para ganhar 6% ao ano.
Os usuários podem interagir com o Sky através da nova plataforma sky.money, que fornece acesso não custodial às principais funcionalidades do protocolo, como a atualização de DAI para USDS e MKR para SKY, além de participar das campanhas de Recompensas em Tokens Sky.
Outro elemento chave são as Stars, anteriormente conhecidos como SubDAOs, que são comunidades descentralizadas menores e especializadas que operam sobre o Sky.
Por exemplo, a plataforma de empréstimos Spark foi a primeira Star a ser lançada e estende o Sky Protocol permitindo que os usuários criem posições de dívida colateralizada (CDPs), ou seja, empréstimos USDS auto-gerados, ao depositar ativos criptográficos suportados como colateral.
Por que escolher o Sky Protocol?
O Sky Protocol oferece uma maneira atraente de economizar e ganhar no DeFi, tornando-o uma opção atraente para usuários que buscam aumentar seus ativos digitais. Com a Sky Savings Rate (Taxa de Poupança Sky), os usuários podem ganhar juros sobre seus depósitos em USDS, respaldado por um sistema comprovado que gerencia bilhões de dólares.
Além disso, o novo sistema de Recompensas em Tokens Sky oferece a oportunidade de ganhar tokens SKY simplesmente participando do ecossistema, aumentando ainda mais o valor das suas economias. A futura introdução do mecanismo Skylink ampliará essas possibilidades por meio de múltiplas redes Layer 1 (L1) e Layer 2 (L2), garantindo amplo acesso às oportunidades de ganho.
Além disso, o ecossistema Stars, com suas unidades descentralizadas e especializadas como o Spark, permitirá diversas e inovadoras maneiras de interagir com DeFi, tudo apoiado pela segurança e escala do Sky Protocol. À medida que mais Stars forem lançados, os usuários terão acesso a uma gama crescente de recursos DeFi, ao lado das oferecidas por plataformas de terceiros, não Stars, como Summer.fi e Instadapp.
Como investir no Sky Protocol?
A principal forma de investir no Sky Protocol é através do seu token de governança, SKY. Detentores de SKY têm direitos de voto sobre decisões-chave do protocolo, como parâmetros de risco e adição de novos tipos de colaterais. O valor do token está atrelado ao sucesso do Sky Protocol, já que as taxas geradas pelo sistema são usadas para comprar e queimar SKY, potencialmente aumentando sua escassez ao longo do tempo.
O sucessor do token MKR do Maker, SKY, pode ser atualizado de MKR no sky.money a uma taxa de câmbio fixa de 1 MKR para 24.000 SKY. A possibilidade de atualização começará em 18 de setembro de 2024.
Mais sobre Maker
Tem interesse em contribuir com o movimento Bankless no Brasil ou ficou com alguma dúvida depois de ler o artigo? Entre no nosso servidor do Discord e embarque também nessa jornada!
Esse texto não é recomendação financeira ou fiscal. Este é um boletim informativo, com finalidade estritamente educacional e não se trata de um conselho de investimento ou uma sugestão para comprar ou vender quaisquer ativos ou tomadas de decisão financeira, também não é um conselho fiscal. Consulte um contador. Faça a sua própria pesquisa.
Parêntesis. Ocasionalmente, podemos adicionar links para produtos que usamos neste boletim informativo. Podemos receber comissão caso você realize uma compra através de um desses links. Sempre divulgaremos quando for o caso.