O Ethereum irá engolir a camada de assentamento de Wall Street
Valores mobiliários estão no Ethereum hoje e praticamente ninguém está falando disto
Artigo original publicado em 2 de abril de 2020
Prezada nação Bankless,
Notaram algo de diferente neste terminal da Bloomberg?
Tem muita coisa lá que eu conheço.
Você está vendo um título que foi dado a uma corporação de restaurantes na NASDAQ chamada Fat Brands – uma companhia que franqueia mais de 400 restaurantes.
Nada demais, né?
Peraí... o que é aquilo no canto inferior direito? Um endereço de ETH? Esse título corporativo de 39.7 milhões de dólares foi dado em ETHEREUM?
Não pode ser. Ethereum é só pra nerds.
Mas espera um pouco...
Aqui está o endereço de ETH da Fat Brands LLC, a emissora do título.
Aqui está os 39.3 milhões do título em ETH (preço de compra menos reservas principais).
Aqui estão o Tranche A2 e Tranche B2 no Ethereum.
Isso é legítimo. Caramba, os terminais da Bloomberg estão usando Ethereum para liquidação de ativos!
Juros pagos via stablecoins para endereços ETH.
Um título de 40 milhões de dólares no último mês e mais 500 milhões a caminho.
Esse é o começo da Wall Street substituindo sua camada de assentamento pelo Ethereum?
Por que o Ethereum?
E como é comprar um desses títulos?
Eu perguntei a alguém que fez isso.
Josh Johnson, um leitor da Bankless, aficionado de cripto, e investidor credenciado (requisito para comprar uma security nos EUA), compartilha conosco sua experiência pessoal hoje.
🙏 Patrocinador: Nftfy - tenha a posse compartilhada dos NFTs mais valiosos de forma totalmente descentralizada.
Evolua seu nível nas finanças descentralizadas com nossa newsletter diária. Inscreva-se no programa Bankless abaixo:
O Ethereum irá engolir a camada de assentamento de Wall Street
Autor original: Josh Johnson
Algumas semanas atrás eu estava ligando pra minha corretora na Fidelity. Por algum motivo, enquanto movia dinheiro entre minhas instituições financeiras e fazia trades, eu por engano coloquei pedidos com mais dinheiro que eu tinha na minha conta. Alguns dias antes de falar com o representante eu recebi uma carta dizendo que se eu não transferisse fundos suficientes até o fim da semana eles liquidariam uma quantidade suficiente de ativos para cobrir o prejuízo.
Eu perguntei à pessoa no outro lado da linha, “Como isso é possível? Por que eu pude colocar um trade quando eu não tinha o dinheiro?”
Ela não tinha uma resposta boa. Basicamente, disse que a Fidelity pode permitir aos clientes que coloquem um trade sem o dinheiro desde que acreditem que será pago até o prazo dado. Assim, eu tombei numa falha que eu descobri que não era tão incomum e fui lembrado que não realmente sou dono dos ativos na minha corretora.
O problema das finanças e assentamentos tradicionais
O problema de rastrear posse de bens é algo difícil, não só para corretoras. Cap tables costumam ser rastreadas em planilhas e podem ser mal digitadas. Hipotecagem e opções de ‘put’ podem resultar em mais ações existindo do que deveriam. E tem também a história da Dole Food, cujos acionistas acabaram tendo 33% a mais de ações que deveriam existir. É um desafio porque não é uma representação global do estado da posse em um ponto do tempo. Mas se você esteve no espaço cripto por qualquer período então você provavelmente já ouviu tudo isso, e conhece várias empresas tentando resolver este problema com um blockchain: t-Zero, Securitize, etc
Meu palpite é que você não conhece uma companhia que já está usando a rede principal (mainnet) do Ethereum para resolver este problema no espaço financeiro de nicho de empréstimos de negócios — Cadence (Essa é a empresa que emitiu os títulos mencionados na introdução desse artigo).
Procurando juros altos num mundo de juros baixos
Antes de aprofundar na solução, gostaria de lhe dar um resumo de como eu descobri a Cadence e o que seu negócio me proporcionou como investidor.
Estivemos num ambiente de pouco juros por ao menos uma década e as últimas semanas indicam que este período permanecerá pelo futuro indefinido. Então, onde os investidores vão para conseguir os rendimentos? Como é que os aposentados, como meus pais, fazem uma renda razoável na poupança de uma vida inteira? Já se foram os dias de ganhar 5% em títulos e outros empréstimos de baixo risco. Empréstimos peer-to-peer, antigamente vistos como um jeito de revendas para olhar retornos de empréstimos de bancos, agora foram dominados pelas instituições que deveriam ter substituído. Enquanto as taxas caem, investidores tiveram que procurar os rendimentos em ativos de maior risco: ações com alto pagamento de dividendos, títulos com piores qualificações de risco, e imóveis. Para aonde ir quando o dinheiro é barato e o mundo está cercado de dólares?
Um lugar que eu decidi olhar foi no financiamento de pequenos negócios. Para aqueles pequenos negócios que precisam de fluxo de caixa a curto prazo para pagar fornecedores enquanto suas faturas acumulam, eles estão dispostos a pagar uma taxa de empréstimo maior. Estes negócios costumam colateralizar os recebíveis de suas contas ou outros bens para conseguir financiamento a curto prazo. E isto faz com que o risco-retorno seja atrativo para investidores que desejam diversificar seus retornos passivos. Eu penso nesses investimentos como uma forma de preencher meu perfil de risco já que esses retornos não estão correlacionados as ações e outros investimentos de alto juros. Há um bom número de empresas lá fora que permitem que investidores credenciados invistam nestes ativos, mas costumam exigir uma grande quantidade de capital ou não têm uma vista transparente dos seus fluxos de ativos. Aí eu descobri o Cadence. Eles facilitaram o investimento, reduzindo a barreira de entrada para 500 dólares, foram integrados com terminais da Bloomberg, o site deles é intuitivo e eles oferecem retornos competitivos. E depois ainda descobri que eles usam a mainnet do Ethereum por baixo do capô. Tô dentro! Tive que testar.
Eu estou investindo com o Cadence por mais de 6 meses agora, e estive bem surpreso com o desempenho dos meus investimento e a facilidade do uso. Eu investi em 11 negócios, e os retornos tendem a variar entre 9% e 12% a.a.. Os retornos estiveram dentro das expectativas e eu posso ir a novas rodadas enquanto as antigas vão vencendo. A duração de cada negócio varia de 1 mês a 1 ano, mas costuma ser de 3 a 6 meses. Eles vêm de vários originadores de empréstimo que têm um foco específico de indústria – transportes, negócios pequenos a médios, pequenos negócios no México, até empréstimo de cripto.
Substituição gradual da infraestrutura interior
Quando eu conversei com o fundador, Nelson Chu, eu o perguntei “Pra que colocar estes negócios no Ethereum?” Ele diz que eles usam Ethereum para que a carteira de cada pessoa sirva como uma “reflexão completa de sua atividade de transação, tornando-se um a trilha de auditoria perfeita”.
Pense nisto! Uma trilha de auditoria perfeita. A comunidade de cripto andou falando desta ideia há anos. E agora vemos este sonho tornar-se realidade. Na mainnet. Cada investidor consegue seu próprio endereço de Ethereum com tokens ERC-20 que representam sua alocação do investimento específico. Eles podem ir ao Etherscan e ver estas tokens. O papel de termos do negócio aponta ao contrato particular no Ethereum representando todos os donos (pseudonimamente) e suas alocações.
Mas não se empolgue. Isso não é o DeFi como conhecemos. Não é uma forma sem necessidade de confiança em intermediários. Ainda existe um intermediário com a Cadence. Se digitarem mal as alocações de um contrato, só precisam publicar um novo.
Estes contratos de mainnet servem mais como uma estrutura paralela que rastreia o estado global de posse a qualquer hora. Não há ninguém para rastrear quantas ações estão sendo dadas. Ninguém está atualizando uma planilha. O Ethereum automatiza o backend pra eles.
Mas há uma estratégia a longo prazo que Nelson tem em mente. Quando o assunto são negócios maiores como o que acabaram de completar na segurança da Fat Brands, instituições esperam que estas seguranças sejam negociáveis.
Aqui está o que ele disse:
“Então nós temos um caminhão para a segurança de um bem que as pessoas querem mesmo negociar, contra outros que estão apenas tokenizando coisas que o povo não tem interesse em liquidar. Então quando um trustee tem que fazer distribuições, quando um banco quer fazer um mercado secundário, os tokens terão um papel bem maior a cumprir para saber quem é dono do quê e quando.”
Isto pode significar que investidores podem negociar tokens de ERC-20 na mainnet que representam contratos de empréstimo, e assim, cashflows.
Mainnet como vantagem estratégica
Seguranças. No. Ethereum. Hoje. E praticamente ninguém está falando disso. Mas essa é a vantagem estratégica do Cadence. Eles podem baixar o custo destes negócios, providenciar auditorias, e automatizar seu backend com Ethereum hoje.
Nem todo negócio precisa ser um negócio de DeFi. Nem todo negócio vai começar a funcionar sem intermediários. Mas pouco a pouco, o povo verá que ter uma fonte central e global de informações que é transparente e aberto lhes dará uma vantagem estratégica acima de seus competidores. Como diz Chu:
“É um jogo a longo prazo. Nós acabamos de ficar confortáveis com o fato de que estamos dando uma segurança digital em primeiro lugar! Enquanto pudermos provar que estamos facilitando suas vidas e aumentando suas margens, a chance de adoção é maior.”
Eu creio ser assim que veremos a infraestrutura financeira tradicional migrar ao Ethereum. Será em bolsos, estes bolsos se conectarão e trabalhão sem firulas juntos. Construir e reforçar liquidações um ao outro e facilitando cada vez mais as transações, auditorias, trades e investimentos.
Mão na Massa
Considere: quais são os benefícios de ativos tradicionais na Ethereum?
Isso será negativo ou positivo para o valor do ETH?
Inscreva-se para o programa completo do Bankless Brasil. Conteúdo premium para quem quer ser fora da curva. R$ 14,90 por mês, com 30% de desconto de inauguração até o final de 2021.
Esse texto não é recomendação financeira ou fiscal. Este boletim informativo é estritamente educacional e não é um conselho de investimento ou uma solicitação para comprar ou vender quaisquer ativos ou para tomar quaisquer decisões financeiras. Este boletim informativo não é um conselho fiscal. Fale com seu contador. Faça sua própria pesquisa.
Parêntesis. Ocasionalmente, posso adicionar links para produtos que uso neste boletim informativo. Posso receber comissão se você fizer uma compra através de um desses links. Sempre irei divulgar quando for o caso.
Post Original:
Algumas informações podem ter sido retiradas do texto original por conter conteúdo ultrapassado.
Alguns termos podem ter sido alterados para fazer mais sentido no contexto da língua portuguesa e/ou facilitar o entendimento.
📩 Se você tem interesse em divulgar um produto, serviço ou protocolo no Bankless Brasil, mande um email para:
contato@banklessbr.com