O Custo da Impressão de Dinheiro
Nas cinzas de cada hiperinflação há um sistema monetário que perdeu sua credibilidade.
“Token.com é o nosso primeiro grande parceiro e está chegando forte no mercado brasileiro. Isso mesmo, agora você pode ter uma rentabilidade de até 12% a.a naquela sua poupança que está no banco, e melhor ainda, tudo isso em dólar. Clica no card e não perca esse novo jeito de usar DeFi”.
Prezada Nação Bankless,
Dinheiro é um jogo de escassez.
É importante que o jogo permaneça justo.
Por quê?
Os sistemas de dinheiro que não são justos perdem credibilidade. As pessoas trocam, elas fazem fork, elas se revoltam.
Nas cinzas de cada hiperinflação há um sistema monetário que perdeu sua credibilidade.
Não, ainda não espero a hiperinflação de tempos de guerra nos países desenvolvidos. Mas perder uma guerra não é a única maneira de perder credibilidade. Aqui no Brasil conhecemos a história recente dos períodos de hiperinflação, da credibilidade sendo corroída semanalmente e dos preços nas prateleiras de supermercados mudando a cada turno.
A imparcialidade de um dinheiro fiduciário pode lentamente corroer ao longo do tempo — ou pode corroer rapidamente em choques pontuais. Estamos no meio de um choque pontuado agora enquanto os Estados Unidos imprime trilhões de trilhões para "estabilizar a economia".
O Custo da impressão de dinheiro
Escrito por: Ryan Sean Adams
Traduzido, revisado e formatado pela Guilda da Escrita: Henur, Paulo Amorim, Bruno Moniz
Eles não falam muito sobre isso, mas há um preço a pagar pela impressão do dinheiro.
Não, não é inflação. (Isso vem depois.)
O custo é justo. Uma janela aberta para a corrupção. A perda de uma credibilidade neutra.
Ao dar liquidez aos bancos centrais, o Sistema de Reserva Federal dos Estados Unidos (FED) favorece certos países em detrimento de outros.
Ao comprar títulos corporativos, o FED favorece as grandes empresas em detrimento das pequenas.
Ao comprar ações, o FED favoreceu os especuladores em detrimento dos prudentes.
Ao socorrer o Wall Street, o Fed favorece os oligarcas sobre o povo.
Não importa se os 12 membros do Fed são de alguma forma impermeáveis à influência política e à corrupção (a propósito eles não são). Mesmo que este sistema fosse dirigido por anjos imparciais da justiça, a falta de habilidade das ferramentas disponíveis e as imperfeições do planejamento central inevitavelmente levam a resultados desiguais.
Tomemos este exemplo: sim, os EUA estão concedendo empréstimos a suas pequenas empresas - mas mesmo o acesso a esses empréstimos requer conexões bancárias - as pequenas empresas com boas conexões bancárias estão na frente da fila. Aqueles sem elas perecerão.
Quando chegar a hora de várias pequenas empresas pegarem seu empréstimo da SBA, será tarde demais
Não tem uma conta c/ banco SBA? Azar o seu!
Tchau folha de pagamento
Grandes empresas? Boas relações bancárias. O governo empresta diretamente a elasSeu problema no estado cleptocrático é não ter dinheiro ou conexões
E compare estes pequenos empréstimos comerciais com a forma como o dinheiro é empurrado para a boca das grandes corporações americanas listadas na bolsa de valores - o Fed está literalmente comprando suas dívidas diretamente! Até mesmo os títulos podres. Eles não precisam nem mesmo preencher uma papelada!
A lição?
Não é trabalhar duro e construir algo que as pessoas valorizam. É ser grande, ser rico, ter conexões - e isto é importante - posicionar-se o mais próximo possível do jato de dinheiro do Fed.
Oh, e também ser o aliado político dos Estados Unidos. (Caso contrário, eles o afastarão)
Quão justo é este sistema para pessoas de fora? Como as pequenas e médias empresas classificariam este sistema? Que tal o dono do restaurante descendo a rua? Que tal a China?
Quando for dada a oportunidade, as pessoas de fora deste sistema optarão por não participar. E elas farão de duas, uma. Ou elas:
optar por um novo sistema que lhes dá o poder
ou
elas optarão por um novo sistema onde ninguém tem o poder Cripto é uma aposta que uma porção do mundo escolhe a segunda opção.
As criptomoedas são um jogo de escassez que é justo.
Emissão–por algoritmo mantido por contrato social
Rede–livre de permissão e de controladores de acesso
Acesso–qualquer pessoa com conexão à internet sem jurisdições
Regras–transparentes e embutidas em código
DeFi no Ethereum leva estes ideais a sua conclusão lógica ao criar um sistema financeiro inteiro com uma credibilidade neutra e disponível para o mundo como um bem público – não é necessário um banco.
É claro que existem outros sistemas de dinheiro com credibilidade neutra aos quais poderíamos voltar. O padrão de ouro é um, mas o ouro já foi capturado por banqueiros centrais no passado. Não é digital, não é programável, não é nativo da Internet, não é bankless.
Se o século 21 quer um sistema neutro de dinheiro, tem que ser essas coisas. Ele tem que operar no novo mundo digital de 1s e 0s não no velho mundo vitoriano das ferrovias e máquinas a vapor.
Se tornar bankless significa se posicionar para este futuro.
Um futuro onde os custos da impressão monetária são pagos... e o mundo opta por sair.
Apertem os cintos – virá uma década infernal.
🙏Parceiro: Token.com— Invista em DeFi com apenas um PIX
🎙️PODCAST DA SEMANA:
Tem interesse em contribuir com o movimento Bankless no Brasil? Ficou com alguma dúvida depois de ler o artigo? Entre no nosso servidor do Discord e embarque também nessa jornada!
Este texto não é recomendação financeira ou fiscal. Este boletim informativo é estritamente educacional e não é um conselho de investimento ou uma solicitação para comprar ou vender quaisquer ativos ou para tomar quaisquer decisões financeiras. Este boletim informativo não é um conselho fiscal. Fale com seu contador. Faça sua própria pesquisa.
Parêntesis. Ocasionalmente, podemos adicionar links para produtos que usamos neste boletim informativo. Podemos receber comissão se você fizer uma compra através de um desses links. Sempre iremos divulgar quando for o caso.
Post Original: The cost of money printing (Market Monday)
Algumas informações podem ter sido retiradas do texto original por conter conteúdo ultrapassado.
Alguns termos podem ter sido alterados para fazer mais sentido no contexto da língua portuguesa e/ou facilitar o entendimento.
📩 Se você tem interesse em divulgar um produto, serviço ou protocolo no Bankless Brasil, mande um email para: contato@banklessbr.com