O Cavalo de Troia das Memecoins
A febre das memecoins faz muito barulho, mas há razões para acreditar no potencial do que ela está trazendo à tona.
Prezada Nação Bankless,
No artigo de hoje, apresentamos a tradução do artigo The Memecoin Trojan Horse, de autoria de David Hoffman, originalmente publicado em Bankless HQ.
O Cavalo de Tróia das Memecoins
A febre das memecoins faz muito barulho, mas há razões para acreditar no potencial do que ela está trazendo à tona.
Memecoins despertam opiniões fortes.
Alguns as enxergam como distrações degeneradas — jogos improdutivos e de soma zero, jogados às custas dos outros. Outros as veem como uma reação de base contra elites hierárquicas e a influência do capital de risco.
Todos nós conhecemos esse debate — a indústria já teve essa conversa inúmeras vezes. No entanto, assim como muitos aspectos das criptomoedas, a trajetória das memecoins é dinâmica e adaptável, em vez de inerte.
Há razões para ser otimista em relação ao futuro das memecoins.
O termo memecoins se tornou desgastado e amplo demais. Nem todo token rotulado como memecoin se encaixa no estereótipo de uma piada vazia e inerte. Alguns tokens começam como memecoins, mas evoluem para algo mais significativo, e ainda assim continuam sendo rotulados como memecoins devido a inércia.
Plataformas como Pump.fun democratizaram a criação de tokens, impulsionando uma explosão no número de moedas. Com barreiras de entrada baixas, claro, a maioria desses tokens são criações de baixo esforço — um nome engraçado, uma imagem peculiar — projetadas para entreter e nada mais. No entanto, em meio ao barulho, algumas ultrapassam suas origens, ganhando relevância e gerando valor de maneiras inesperadas.
Pump.fun, Clanker e plataformas de lançamento de tokens tornam extremamente fácil criar um token com liquidez. A ausência de permissão (permissionlessness) e a acessibilidade são pilares fundamentais da nossa indústria.
Há muito a se considerar aqui.
Mais Acessível
A trajetória da indústria cripto tem sido em direção ao aumento da acessibilidade para o indivíduo comum poder criar um token. Dane-se os reguladores! Eles não deveriam determinar quem pode ou não pode produzir um ativo financeiro. Isso é um direito do indivíduo! A pessoa comum pode criar um token!
A história das criptomoedas é marcada por crescente acessibilidade à criação de tokens. Cada mercado de alta traz um novo mecanismo:
2013: As pessoas aprenderam que não era difícil forcar o código do Bitcoin e criar uma nova blockchain.
2017: A Ethereum introduziu os tokens ERC-20, eliminando a necessidade de lançar uma blockchain inteira.
2021: NFTs e o mecanismo de mint desbloquearam outro padrão de token e um novo mecanismo de distribuição, transformando imagens peculiares em ativos especulativos.
2024: O Pump.fun combinou a cunhagem de tokens com liquidez via AMM, tudo reunido em uma interface simples.
Esse padrão vai além dos tokens. Por que existem tantas L2s? Porque o OP Stack da Optimism reduziu os custos de criar um rollup. A Conduit está levando isso ainda mais longe ao criar um front-end para criação de L2s.
A inovação mais recente na criação de tokens é o Clanker, uma conta LLM no Warpcast onde os usuários simplesmente marcam o Clanker com um ticker e uma imagem, e ele automaticamente cunha um token e cria uma pool na Uniswap V3, pulando o front-end por completo.
Além dos Memecoins
Os críticos frequentemente confundem token launchpads (plataformas de lançamento de tokens) como o Pump.fun ou Clanker com os tokens que eles produzem. Embora muitos tokens que emergem dessas plataformas sejam memecoins clássicas, os launchpads em si são ferramentas neutras.
Por exemplo:
GOAT, o token associado ao primeiro agente de IA, surgiu no Pump.fun. GOAT agora é um investimento válido para pessoas que desejam exposição ao IP do Truth Terminal. Há cashflows (fluxos de caixa)? Não. Existe uma relação direta entre GOAT e Truth Terminal? Também não. A relação é vaga e indireta. Mas o token aumentará de preço em função da magnitude da marca Truth Terminal? Não sei, não é um conselho financeiro, mas provavelmente sim, e é por isso que as pessoas estão comprando GOAT.
ANON, lançado no Clanker, facilita o acesso a uma conta Farcaster ZK-anonimizada. Se você possuir tokens ANON suficientes, terá acesso à capacidade de postar anonimamente nas contas do Anon Farcaster e Twitter. Isso é ✨utilidade✨.
Devemos aprender a diferenciar o token do launchpad. O Pump.fun não é um launchpad de memecoins. Ele é um launchpad de tokens. Um bom launchpad apenas facilita a criação de memecoins.
Novos Mecanismos de Criação
Vamos discutir os benefícios de uma plataforma de lançamento de tokens como mecanismo, isoladamente. Podemos debater os aspectos morais dos produtos que elas tendem a gerar mais tarde.
Em 2023 e 2024, o setor cripto foi dominado pela meta de distribuição de tokens com alto FDV e baixo float. Os points foram o “piscar de olhos” da indústria para sinalizar a intenção de distribuir tokens sem declarar explicitamente.
A tendência de pontos + alta FDV e baixa oferta circulante surgiu de uma confluência infeliz de fatores, principalmente o excesso de capital de venture capital e o ambiente regulatório mais rigoroso que o mercado cripto já enfrentou.
Como resultado dessa confluência, a meta de acumular pontos e farmar airdrops ganhou força, mas acabou sendo dominada por farmers de airdrops sofisticados e exploradores sybil. Isso levou à criação de incentivos tóxicos e distorcidos, métricas infladas artificialmente e pouca geração de valor real para os stakeholders originalmente visados.
As memecoins representam um mecanismo de distribuição de tokens diametralmente oposto.
Em vez de comprar os tokens de um VC com valuation de $35 bilhões e 5% da oferta líquida, você pode ser a 7ª pessoa a comprar um token com menos de $1 milhão de market cap e oferta 100% líquida. São apenas 6 pessoas que podem vender para você, enquanto todo o resto do mundo fica tentando comprar suas moedas.
Existem méritos nesse mecanismo!
No dia 1, todo o suprimento do token está no mercado. Isso é bom. Isso elimina as diferentes classes de investidores com lockups. Todos têm acesso às mesmas avaliações e estão no mesmo nível de investimento.
No entanto, existem insiders e grupos que podem corromper tokens quando criados por meio de uma plataforma de lançamento. Além disso, o problema principal entre criadores de tokens e compradores de tokens permanece sem solução. Lançamentos de tokens com liquidez total não resolvem aquilo que, em última análise, é um problema fundamentalmente humano. Humanos são imperfeitos e facilmente suscetíveis à corrupção.
Ainda assim, a possibilidade de lançar um token com 100% do suprimento disponível no mercado e com liquidez instantânea por meio de AMM é um mecanismo novo e valioso, com méritos significativos. Não devemos descartar esse mecanismo, mesmo sabendo que ele pode ser altamente explorável.
Devemos adicioná-lo ao nosso conjunto de ferramentas para criação de tokens, junto com o ICO e a criação de NFTs, como formas válidas de lançar e distribuir tokens.
Todos os Tokens Começam como Memes
Eu encorajo as pessoas a considerar o potencial de usar plataformas como Pump.fun ou Clanker para criar um token para seus projetos.
Imagine um fundador com uma ideia promissora para um produto ou serviço. Ele acredita que sua ideia tem valor e planeja trabalhar no longo prazo para concretizar seu potencial. Para apoiar seu projeto, ele decide lançar um token, seja para descentralizar a governança, gerenciar riscos do sistema, capturar taxas ou qualquer outro motivo possível.
Este fundador poderia:
Arrecadar dinheiro com VCs
Fazer um ICO
Criar um token em um token launchpad
Todas essas opções são válidas, e cada fundador deve considerar os méritos de cada uma.
Vamos considerar especificamente essa última opção. Digamos que o fundador lance um token extremamente cedo no ciclo de vida do projeto. Talvez porque ele pode, ele decide lançar o token antes de construir qualquer outra parte do projeto. Nesse cenário, o token é um meme. O fundador tem uma ideia, talvez um documento, de quais são os planos. Ele está compartilhando isso com outros para tentar plantar a ideia (meme) na mente das pessoas, mas, ainda assim, é um meme.
Por exemplo, um token recente no Clanker, chamado $NATIVE. Esse sujeito, Derek, solicitou um token para seu projeto no Farcaster, que aparentemente pretende ser um novo tipo de cliente para o Farcaster.
Talvez a história termine aqui! Talvez Derek não tenha intenção alguma de construir o Native, e ele só tenha solicitado um token no Clanker com uma história de um tweet dizendo que talvez iria construir o Native. Talvez Derek já esteja trabalhando no Native há mais de um ano. Quem sabe! Eu certamente não sei. Cabe a Derek provar isso ao mercado. Mas, ainda assim, o token é totalmente líquido e potenciais compradores podem tomar suas próprias decisões baseadas nas informações disponíveis.
Definitivamente, há um grande problema de alinhamento entre criadores e compradores aqui. O fundador pode fazer promessas grandiosas sobre seu projeto para convencer as pessoas a comprarem o token que ele criou, mas depois pode vender tudo, o que talvez tenha sido o plano desde o início.
Depois de escrever o que está acima, Derek tuitou que bloqueou o fornecimento de seus tokens por um ano! O sujeito cunhou seu próprio token, comprou sua própria oferta (baratamente) e então escolheu se comprometer com o projeto. Projetos legítimos com esforços legítimos podem surgir de token launchpads, mesmo que eles também lancem predominantemente memecoins sem valor!
Foi isso que vimos em muitos dos ICOs de 2017. Além disso, toda a indústria se tornou mais consciente da estratégia de manipulação de narrativa por parte de venture capital (VC) em torno de projetos sem mérito. O problema principal entre criadores e compradores de tokens existe independentemente do mecanismo de criação utilizado. A diferença está apenas nos diferentes grupos que realizam essas estratégias de manipulação (psyoping).
Ainda assim, existem tokens do Pump.fun e do Clanker que começaram como memes e agora representam um esforço válido para construir algo verdadeiramente revolucionário. Mais uma vez, veja ANON e GOAT. As pessoas têm chamado esses tokens de memecoins, simplesmente devido ao mecanismo de sua criação, mas eles não são memecoins!
Mecanismos para melhorar as memecoins
Existem maneiras de reduzir o gap entre criadores de tokens e compradores de tokens ao utilizar uma plataforma de lançamento.
E se, ao invés de o desenvolvedor possuir uma parte dos tokens como mecanismo de exposição ao upside, o desenvolvedor tivesse direito à receita de taxas de negociação?
Esse é um mecanismo que a Flayer está construindo com seu token launchpad chamado Flaunch. Eles estão desenvolvendo um hook no Uniswap V4 que adiciona alguns recursos e mecanismos extras ao seu token launchpad.
1️⃣ Gerenciamento de taxas de negociação
Tokens lançados no Flaunch têm uma divisão de receita entre o desenvolvedor e a comunidade. Assim como o Pump.fun, o Flaunch cobra uma porcentagem de todas as taxas de negociação que passam por sua plataforma. Ao contrário do Pump.fun, o Flaunch direciona essas taxas de volta ao desenvolvedor do token e aos detentores do token (a comunidade).
O desenvolvedor do token controla a divisão de receita entre o desenvolvedor e a comunidade. Esse parâmetro é definido no lançamento do token, variando de 100% para a comunidade, 0% para o desenvolvedor, até 20% para a comunidade e 80% para o desenvolvedor. A comunidade deve receber pelo menos 20%.
As taxas coletadas pela comunidade de um token são usadas para recomprar o token e adicioná-lo a pool de liquidez, aumentando o preço e a liquidez do token conforme o volume de negociação aumenta. Eles chamam isso de “parede de compra progressiva”, o que é uma ótima narrativa. As taxas coletadas pelo desenvolvedor podem ir para financiar seu Lamborghini, ou podem ser reinvestidas no projeto para financiar o desenvolvimento e o crescimento.
Esse é um mecanismo muito mais alinhado que ajuda a fechar o gap entre criadores de tokens e compradores.. Com esse mecanismo, os desenvolvedores monetizam a receita de taxas de negociação. Eles não precisam mais vender um fornecimento de seus tokens para financiar o desenvolvimento ou seu Lamborghini. Isso é altamente alinhado com o NumberGoUp, já que a receita de taxas de negociação aumenta proporcionalmente ao preço do token.
2️⃣ Propriedade via NFT
Quem é o “desenvolvedor” de um token no Flaunch é determinado pelo proprietário de um NFT. Cada lançamento de token no Flaunch vem com um NFT 1/1, que é onde a receita de taxas do desenvolvedor é direcionada.
Esse NFT se torna um objeto composável para construir uma estrutura adicional em torno dele (Money Legos!). Você pode colocar esse NFT em uma multi-sig e tê-lo gerenciado pela equipe. Ou o NFT poderia ser governado por votação de token de DAO, seja pelo token lançado anteriormente ou um novo token de governança.
As possibilidades só se expandem a partir daqui.
Com mecanismos adicionais como esses, podemos encorajar a retirada do meme das memecoins e criar mais valor econômico total, produtividade e PIB a partir do mecanismo de token launchpad.
Então, mudei minha opinião sobre as memecoins?
Recentemente, recebi críticas no Twitter por uma aparente mudança na minha postura sobre memecoins. É verdade que nunca declarei apoio as memecoins, com exceção da minha apreciação ocasional a Dogecoin. Inclusive, mencionei várias vezes no Bankless minha preferência por ativos produtivos, em contraste com a natureza inerte das memecoins.
Acredito que a Dogecoin provavelmente representa o melhor cenário possível para uma memecoin. Dogecoin é uma história positiva sobre uma comunidade que se uniu sob o símbolo de uma imagem engraçada de um cachorro e, coletivamente, aumentou o valor de mercado da Dogecoin em nome de boas vibrações. Além disso, o esforço da Dogecoin já doou capital significativo para várias instituições de caridade, incluindo projetos de água potável na África, iniciativas para conservação de abelhas, a Sociedade Americana do Câncer, educação, bem-estar animal, apoio a desabrigados e, claro, minha favorita: enviar a equipe de bobsled da Jamaica para as Olimpíadas em 2014.
Ainda assim, continuarão existindo as memecoins normais, banais e inertes. Esses tokens continuarão recebendo críticas por parecerem jogos especulativos entre insiders, com problemas de alinhamento difíceis de resolver.
Minha preferência por ativos produtivos com trajetórias de desenvolvimento permanece inalterada, mas ampliei minha apreciação pelo potencial mais amplo das memecoins.
Primeiro, comecei a imaginar um mundo em que a economia das memecoins desempenha um papel muito maior na economia da internet do que a maioria atualmente imagina.
E se a economia das memecoins crescer a ponto de rivalizar com o mercado tradicional de ações em escala? Protocolos e mercados cripto são projetados como supersets dos sistemas financeiros existentes, oferecendo flexibilidade e alcance sem precedentes. As memecoins podem capitalizar essa base, tornando-se ecossistemas econômicos vastos por si só. Ao ouvir a linguagem dos Zoomers e da Geração IA, fica claro: memes são centrais na cultura da internet, e as memecoins estão naturalmente posicionadas para desempenhar um papel significativo nas finanças da internet.
Embora as memecoins estejam atualmente surfando em um ciclo de hype especulativo semelhante aos ICOs ou NFTs — e provavelmente enfrentarão uma correção de mercado — eles permanecerão como uma presença permanente no espaço cripto. A demanda por estar cedo em algo novo e empolgante nunca desaparecerá. Nesse sentido, abracei o potencial de longo prazo das memecoins e mudei minha opinião sobre elas.
Segundo, como ilustrado por este artigo, vejo uma oportunidade crescente para que as memecoins evoluam para algo muito maior do que os memes de onde surgiram.
Com mecanismos adicionais, esses tokens podem se transformar em "Money Legos" fundamentais que sustentam sistemas mais substanciais. Com a possibilidade de as memecoins se tornarem algo mais sustentável e produtivo, minha percepção delas melhorou.
Vamos evoluir as memecoins
Somos humanos com livre-arbítrio. Escolho acreditar que podemos aproveitar o poder das memecoins, que as pessoas claramente gostam, e construir mecanismos e estruturas que as direcionem para o bem, em vez de caminhos duvidosos.
Quando o Pump.fun adicionou seu recurso de transmissão ao vivo, ele começou a otimizar para atenção e viralidade — e todos nós sabemos os custos de otimizar para esse resultado. Quando o Pump.fun removeu esse recurso, a plataforma deu um passo significativo para longe da degeneração e em direção a algo mais positivo. Com esse simples ajuste, ele enfraqueceu os incentivos ao comportamento deplorável e criou espaço para resultados mais produtivos.
Acredito que existem mais truques e mecanismos por aí que podem continuar aprimorando a natureza das memecoins. A indústria de memecoins é ampla e veio para ficar. Ainda há muito potencial para criar valor sustentável no setor de memecoins.
Então, esse é um chamado para startups! Construa infraestruturas para memecoins que ajudem a torná-las positivas e seguras. Ajude a resolver o problema principal entre criadores e compradores, que existe em todos os eventos de criação de tokens.
Plataformas como Clanker e Pump.fun produzem memecoins que são "anti-ruggable" — ou seja, seguras contra golpes. Não há portas dos fundos para esses tokens: ninguém pode criar mais unidades, e ninguém pode armar armadilhas para investidores. Esses são exemplos de infraestrutura de tokens que ajudam a manter os usuários seguros.