Nittra: cientista, amante da natureza e artista de NFT!
Conheça a artista por trás de alguns dos NFTs mais divertidos que você já viu!
Prezada Nação Bankless!
Mais uma vez estou aqui para falar sobre a cultura Bankless e tentar te mostrar como as DAOs podem ser ferramentas de inclusão, com potencial de proporcionar que as pessoas sejam quem elas sempre quiseram ser.
Sei que essa introdução pode parecer um pouco romântica, mas espero que após conhecer um pouco da história da Nittra você possa me dizer se estou exagerando.
Spoiler: eu me identifiquei muito com a história dela!
Lembro de ter conversado com a Nittra pela primeira vez no Twitter, no final de 2021 e desde então tenho o prazer de conversar com ela periodicamente. Adoro a energia dela, e essa energia está presente em suas obras. Caso você ainda não a conheça, ela é a artista responsável pela belíssima arte que ilustra os atuais POAPs da Call da Comunidade na Bankless Brasil.
Ultimamente vejo muita gente falando sobre utilidades de NFTs, como se um NFT só tivesse valor se servisse para acessar um clube exclusivo, para garantir algum benefício em alguma comunidade, ou coisas do tipo. Não ignoro que essa é uma das utilidades que podem ser dadas a esse versátil tipo de token, mas aqui está a minha opinião a esse respeito: NFTs podem ser “apenas”, e em primeiro lugar, representações artísticas. O valor deles, nesse caso, estará na arte que eles carregam, o que o artista ou a arte dele representa para você e, especialmente, em como você se sente quando vê aquela arte.
Nesse ponto, em minha opinião, os NFTs de Nittra são representações artísticas divertidas, alegres e descontraídas! As obras dela são coloridas, expressivas e cheias de vida! Eu fico alegre ao ver o trabalho de Nittra, e, na minha opinião, esse é o valor da arte dela!
Nittra passou a fazer parte da Bankless DAO em agosto de 2021 e se tornou conhecida após ser a vencedora de uma competição realizada na DAO para ilustrar a campanha do BED Index. Desde então ela deixou sua marca, com um estilo próprio, bastante original, colorido e divertido, que chamou a atenção de muitos Membros dentro da DAO. Na arte vencedora, mostrada abaixo, podemos ver dois elementos muito interessantes que marcam o trabalho de Nittra: os monstros (Rockin Monsters) e um sapo! Na entrevista que fizemos com Nittra, logo abaixo, ela nos conta mais sobre esses elementos.
Nessa arte Nittra usa o trocadilho do nome do Index, já que BED significa cama em inglês, para ilustrar uma coruja com sono, rodeada pelos amigáveis monstros.
Logo após ter vencido a competição, em outubro, ela lançou seus primeiros NFTs pela Bankless DAO, Probably Nothing e WGMI , que fizeram um enorme sucesso.
Veja que nesses dois NFTs os principais elementos da arte de dela estão presentes, os monstros e o sapo. O título dessas obras também faz uma conexão interessante entre a arte dela com a linguagem típica do mundo cripto. A propósito, na mensagem fixada no seu perfil do Twitter, Nittra usa sua arte para ilustrar e explicar alguns dos principais termos do vocabulário cripto. Veja só:
gm é dito para good morning (bom dia). Todos estão com o astral super alto e só querem compartilhar boas energias. Experimente dizer isso para alguém. A sensação é ótima!
Só boas energias. O dia todo e a noite toda. gn significa good night (boa noite). Nós estamos por todo o mundo. gn para você gm para mim.
Não dá para negar que a diversão e irreverência são características fundamentais da arte de Nittra.
Gastar $20 com o almoço. Gastar $200 com gas fees.
E aí, você também se identifica com isso? 😂
Em dezembro de 2021 Nittra lançou mais um NFT em parceria com a Bankless DAO e, para celebrar o Natal, não poderiam faltar os seus famosos monstros (e o sapo)! Clique na figura abaixo e vá até a página do NFT (com o som ligado). Aposto que você vai se surpreender!
Spoiler: além de música, esse NFT mostra o processo artístico da sua criação! 😀
Na oportunidade em que lançou seus primeiros com a Bankless DAO, ao ser perguntada sobre a combinação entre DAOs e cripto arte, Nittra respondeu: “Sem seu irmão, Van Gogh seria um artista sem nome. Seu primeiro fã foi seu irmão, que acreditou e sempre o apoiou. Sem o DAO, eu não sou ninguém. O DAO é uma comunidade que se move em uma direção semelhante, acredita em ideias semelhantes e permanece unida. Eu tenho adorado todos os dias desde que entrei para a DAO, e tenho criado toda a arte que fiz desde então.”
Como não se identificar com essa visão que ela tem da DAO?
Vendo esses lindos NFTs criados por Nittra você suspeitaria que antes de se dedicar exclusivamente à arte ela era uma perita forense? Isso mesmo, como aqueles peritos criminais que aparecem em filmes e em seriados como CSI. Ela era responsável por realizar análises de DNA para identificar criminosos.
Na entrevista exclusiva de Nittra para nós da Bankless Brasil, nós a conheceremos um pouco e entenderemos como ela se tornou uma artista de NFTs!
BanklessBR: Você poderia nos contar um pouco sobre você? Como você se descreveria em algumas palavras ou fatos?
Nittra: Olá, estou muito feliz por estar aqui com a BanklessDAO Brasil. Eu sou uma artista da Tailândia. Ouvi falar sobre NFT durante um ano antes de entrar para uma DAO, que é a BanklessDAO. Desde que entrei, em agosto de 2021, lamento não ter me envolvido com isso desde que ouvi falar pela primeira vez.
Se eu pudesse me descrever em algumas palavras, seria viajante, forasteira e da natureza.
Fazer trilhas se tornou uma grande parte da minha vida desde 2010. Eu realmente amo montanhas e poderia realmente fazer isso todos os dias se não houvesse mais nada para fazer. Isso não é apenas meu hobby, mas é realmente minha vida e meu lar, onde me sinto livre e inspirada, onde posso respirar fundo, mesmo arriscando minha vida quase a cada passo que dou.
Forasteira é como me senti muitas vezes ao redor das pessoas. É engraçado a frequência com que me coloco em um lugar onde sou uma forasteira. Talvez eu goste de ser essa pessoa. É um desafio que demanda uma adaptação rápida e isso me impede de ficar entediada.
A última palavra é natureza. Muitos de nós achamos a natureza um lugar relaxante, eu sou uma dessas pessoas. Eu gosto da civilização, como todo mundo. Aprecio lojas e tecnologias convenientes. Mas muitas vezes procuro para uma terra isolada, onde não haja casas ou lojas para onde quer que eu olhe. De alguma forma é lá que me encontro e me sinto segura.
BanklessBR: Há quanto tempo você faz parte da Bankless DAO? Como foi o início e como foi a sua experiência até agora?
Nittra: Em entrei na Bankless DAO em agosto de 2021. Não foi fácil no início porque eu não sabia o que fazer, nem com quem falar. Tenho certeza de que muitos novos membros sentem o mesmo. É normal. Pense em quando você teve uma nova escola e não tinha amigos ainda. Você provavelmente se perdeu, ou não conseguiu encontrar a sala correta na primeira semana, ou até mesmo no primeiro mês. Mas se você começar a perguntar, as pessoas o ajudarão e o orientarão. Na DAO também é assim, você só precisa perguntar. Se você não sabe com quem falar, vá ao canal Geral e veja quem está ativo lá. Esse é o caminho. Escreva uma bela mensagem e se apresente. Eles ficarão mais do que felizes em lhe mostrar as coisas.
Minha experiência com a DAO desde que entrei foi uma explosão. Aprendi muitas coisas. Conheci muitas pessoas que agora eles se tornaram amigos de verdade. Nós nos conhecemos na DAO, depois nos conhecemos na vida real em uma conferência, depois passamos um feriado na mesma cidade. É verdade que trabalhando na DAO não sabemos quem são as pessoas, mas isso não precisa acabar por aí. Você pode construir uma verdadeira amizade na DAO também.
BanklessBR: Como você se envolveu com arte e NFTs?
Nittra: Graças a Kouros que me contatou e disse o quanto ele ama minha arte. Aquele momento me deu tanta motivação e inspiração. Fiz meus primeiros 2 NFTs com o Showcase BanklessDAO. E foi um sucesso! Eu agradeço muito a todos que têm os Rocking Monsters. Muito obrigado a Grendel, que me deu a oportunidade de expressar o que adoro fazer. Eu lhes serei grata para sempre, literalmente.
BanklessBR: Qual foi seu primeiro trabalho relacionado com o movimento DAO ou Bankless?
Nittra: Eu amo esta história. Não é nada de especial, mas eu não estaria aqui sem a história. Grendel organizou uma competição de ilustração para uma campanha relacionada ao BED Index. Ele realmente queria uma peça realista, mas eu não consegui fazer isso. De qualquer forma, entrei em contato com ele e expliquei que poderia cumprir todas as exigências, exceto a parte realista. Depois que ele concordou que eu poderia participar com uma peça de desenho, passei três dias fazendo o primeiro desenho. Coloquei mais do que deveria na peça. Me dedicando ao máximo a cada detalhe, para que excedessem as expectativas. E quando mostrei a peça ele adorou, mas queria ter uma nova sem a cama. Mas da forma que elaborei o desenho eu não poderia simplesmente remover a cama. Por isso, tive que desenhar uma peça nova. No final, terminei duas peças para a campanha e ganhei a competição.
BanklessBR: Como você descreveria seu estilo artístico hoje? É o mesmo de quando você começou?
Nittra: No início, comecei pintando, o que é completamente diferente do que faço hoje. Eu gosto e ainda faço aquarelas. Além dos meus monstros, eu pinto muitas flores. Tenho um grande amor por flores, mas essas são minhas coleções particulares. Às vezes eu as dava a amigos e familiares. Nunca as vendi. Meu estilo para a NFT é de rabiscos e desenhos. É simples, mas expressivo, irônico e divertido. O que eu realmente gosto de fazer. Os monstros são meus atores em histórias. Você sabia que todos os monstros têm personalidade e traços? Eles têm passatempos e interesses.
BanklessBR: Qual foi sua inspiração para criar os monstros?
Nittra: As ideias dos monstros é porque eles são simples e divertidos. Se você olhar atentamente para o rosto e o corpo do monstro. Eles não são simétricos, o que torna super fácil de desenhar. Eles podem estar desequilibrado, as coisas não precisam fazer sentido, pois são monstros. Seus rostos podem expressar aquilo que normalmente escondemos, podem estar zangados, entediados e assim por diante. Portanto, a liberdade é a chave. Explore e seja livre.
BanklessBR: Qual foi o seu primeiro monstro?
Nittra: Meu primeiro monstro é o Lickymeaw. O gato verde-limão com uma língua de fora. Ele adora lamber coisas. Então no desenho que ganhei a campanha organizada por Grendel para o BED Index, você verá o gato amarelado/verde lambendo a coruja. Esse é meu primeiro monstro e o primeiro NFT que fiz foi o Morcego de Feijão Vegan.
BanklessBR: O que você tem com sapos?
Nittra: <risos> Eu não tenho uma boa explicação, na verdade. Acho que adoramos animais diferentes e muitas pessoas acham os cães assustadores, em contraste com muitos que os amam muito. Eu adoro cães e muitos animais, um dessesé o sapo. Acho que eles são coloridos, interessantes, se adaptam rapidamente e exigem pouco. Mais importante ainda, eles têm olhos grandes e eu adoro essas expressões em meus desenhos. E nós compartilhamos uma pequena característica física, os sapos têm apenas narizes pequenos, eu também.
BanklessBR: Por que você trabalha na DAO?
Nittra: Por que não? Acho que todos deveriam fazer isso. Todos nós devemos ser capazes de trabalhar onde quisermos, na hora que formos capazes e termos tempo para nós mesmos. Para mim é fácil participar de DAOs porque eu tinha experiência de trabalho remoto. Eu já tinha a disciplina de trabalhar sozinha. Mas isto não é algo especial. É uma habilidade que todos podem dominar. Eu estou na DAO porque amo a liberdade de trabalhar onde eu quero, quando eu desejo e com quem eu gosto. Se é isto que você quer, então comece numa DAO.
BanklessBR: Você pode nos contar um pouco mais sobre a sua experiência como nômade digital e alguém que trabalha em DAO?
Nittra: Não quero que isso pareça apenas uma coisa incrível, mas trabalhar remotamente é uma liberdade. É legal quando você pode trabalhar de onde quiser, quando decidir e com quem deseja compartilhar o espaço de trabalho. No entanto, isso vem com muita responsabilidade. Se você verificar meu Twitter, você verá as vantagens de ser nômade ou trabalhar remotamente. Mas eu quero usar este espaço para compartilhar os aspectos negativos. Primeiro de tudo, você sempre precisa ter certeza de que pode trabalhar. Toda vez que eu viajo para um novo lugar, preciso me certificar de ter uma mesa onde eu possa me sentar por 3-4 horas. Preciso ter um espaço tranquilo para uma reunião. A internet tem que rápida e preciso testá-la antes de uma reunião. Tenho que gerenciar o tempo para a rotina. Não é um caminho suave quando você nunca tem uma rotina e sempre precisa encontrar um espaço de trabalho. Além disso, é difícil lidar com fuso horário, orçamento e fazer exercícios.
BanklessBR: Você está envolvida com algum outro projeto ou comunidade?
Nittra: Sim, comecei a me juntar a outras DAOs para ver quais eram as oportunidades que havia para eu descobrir. Entrei para a CurioDAO, LaoDAO e FWB.
Foi um experiência incrível ter mantido contato com a Nittra para a elaboração desse artigo. Ela é uma pessoa muito acessível e caso você tenha gostado da história dela e queria manter contato, pode encontrá-la no Twitter ou mandar mensagem para ela no servidor da Bankless Brasil no Discord.
Espero que você tenha entendido porque eu afirmei, no início deste artigo, que as DAOs possibilitam que as pessoas sejam quem elas querem ser. Afinal, a liberdade e a criatividade estimuladas pelas DAOs possibilitaram que o lado artístico da Nittra aflorasse e lhe asseguram o estilo de vida que ela gosta de ter.
Ah, e na próxima vez que você vir uma obra da Nittra já será capaz de identificá-la! Afinal, os Rockin Monsters dela são inconfundíveis.
Tem interesse em contribuir com o movimento Bankless no Brasil? Ficou com alguma dúvida depois de ler o artigo? Entre no nosso servidor do Discord e embarque também nessa jornada!
Esse texto não é recomendação financeira ou fiscal. Este boletim informativo é estritamente educacional e não é um conselho de investimento ou uma solicitação para comprar ou vender quaisquer ativos ou para tomar quaisquer decisões financeiras. Este boletim informativo não é um conselho fiscal. Fale com seu contador. Faça sua própria pesquisa.
Parêntesis. Ocasionalmente, posso adicionar links para produtos que uso neste boletim informativo. Posso receber comissão se você fizer uma compra através de um desses links. Sempre irei divulgar quando for o caso.
📩 Se você tem interesse em divulgar um produto, serviço ou protocolo no Bankless Brasil, mande um email para: contato@banklessbr.com