Por: William M. Peaster
Prezada Nação Bankless,
O mundo do NFT está crescendo e, consequentemente, se expandem as maneiras de interagirmos, contribuirmos e abordarmos os NFTs.
Nesse sentido, uma tendência recente que vem crescendo é a criação de NFTs dinâmicos, tokens não fungíveis cujo metadado e cujos visuais podem mudar sob determinadas circunstâncias.
Na verdade, NFTs dinâmicos já existem há algum tempo, mas à medida em que mais projetos passaram a experimentá-los, mais pessoas começaram a prestar atenção às possibilidades que eles trazem.
No artigo de hoje, vamos conhecer o básico sobre os NFTs dinâmicos e explorar como diferentes projetos utilizam o seu dinamismo de diversas formas!
Tradução: LouLacerda, Revisão: renaodigital, Coordenação: CariocaNFT
🎉Faça parte da Bankless Brasil! Além de assinar o Substack, você também pode ser um membro da Governança adquirindo o NFT.
Uma introdução aos NFTs dinâmicos
Existem NFTs “estáticos” e “dinâmicos”.
Pense em um NFT estático como uma pintura digital. Por exemplo, uma criptoarte 1/1 (única), ou então um colecionável digital como um PFP da Bored Ape. Se você possuir um, ele continuará igual a quando você o obteve. Ele nunca irá mudar. Se você o vender, o próximo dono receberá a NFT com o mesmo visual e com o mesmo metadado (pense em um conjunto exato de informações que ficará registrado para sempre).
De forma diferente, um NFT dinâmico pode mudar e evoluir com o passar do tempo. Ele pode interagir com dados, eventos, ou outros NFTs para se tornar algo novo ou diferente. Por exemplo, no contexto de jogos web3, você pode ter um personagem em NFT que passa para outros níveis e se torna mais forte ou adquire novas habilidades.
Dito isto, então, nós temos exemplos de NFTs dinâmicos sendo utilizados de diversas formas, desde obras de arte até ativos utilitários como os PartyBid Party Cards.
4)A experiência completa do PartyBid agora apresenta associações on-chain chamadas Cartões de Festa (Party Cards).
Eles são 3 coisas em 1:
Poder de Voto: Criar e votar em propostas
Propriedade: Reivindicar ETH ou tokens da Festa
Interface Dinâmica: Uma exibição ao vivo da atividade da Festa, renderizada on-chain
Yuga Labs, o grande estúdio de NFTs por trás do ecossistema da BAYC (Bored Ape Yacht Club), também está entrando na onda do dinamismo. Os lotes da Otherdeeds possuem atributos dinâmicos e o lançamento recente da Yuga Labs, a coleção HV-MTL, consiste em “Evo 1 Mechs” que poderão ser utilizados em jogos futuros para desbloquear novos níveis de evolução dos mechs. Esse destaque fará vários outros projetos se atentarem aos NFTs dinâmicos nos próximos meses.
Como os NFTs dinâmicos funcionam
Na base de cada NFT dinâmico está o seu smart contract, que pode ser programado para facilitar o dinamismo de diversas maneiras. As duas principais formas são por meio de fontes de dados externas e por meio da interação do usuário.
Quanto aos dados externos, graças aos oráculos, como a Chainlink, os NFTs podem mutar com base em eventos do mundo real ou com base em outras informações contextuais. Por exemplo, um NFT dinâmico pode mudar sua aparência com base no tempo, na performance de um time esportivo, ou no preço de um criptoativo, como no caso do $FINI da finiliar.
@finiliar O widget do iPhone me faz verificar os mercados como se fosse em 2017 🙌
Por outro lado, alguns NFTs dinâmicos são programados para mudar com base em interações de usuários. Um exemplo é a Corruption(s*) do Dom Hoffman, cujos NFTs obtêm “Insight” XP e dessa forma evoluem ao longo do tempo, embora a evolução volta do início quando esses NFTs são transferidos para um novo endereço.
Projetos dinâmicos em destaque
Como eu disse anteriormente, NFTs dinâmicos não são novidade, mas eles têm ganhado popularidade mais do que nunca recentemente, ao passo que mais pessoas têm prestado atenção neles. A fim de ilustrar os tipos de dinamismos, nós vamos ver adiante mais acerca do ecossistema de NFTs. Vamos ver alguns dos projetos pioneiros até o presente momento.
Async Art
Async Art é uma plataforma que permite que criadores desenvolvam, comprem e vendam arte digital dinâmica. Utilizando o template da Async, artistas podem lançar prontamente peças que se transformam de acordo com interações do colecionador ou de acordo com uma certa programação como, por exemplo, uma vez a cada hora do dia.
ChainFaces Arena
Criado por Nate Alex, ChainFaces Arena é a continuação da coleção on-chain generativa ASCII ChainFaces. No coração do projeto, está uma arena de batalhas que esteve ativa durante Janeiro de 2022. Os NFTs que “sucumbiram” na arena se perderam para sempre, enquanto os ChainFaces que conseguiram sobreviver tiveram atualizações em tempo real de acordo com as suas pontuações nas batalhas e ganharam visuais de cicatrizes generativas para cada 10 rounds sobrevividos.
Moonbirds
Em dezembro de 2022, imediatamente após terem se tornado on-chain, a coleção Moonbirds introduziu dinamismo ao deixar os colecionadores optarem por ativar novos planos de fundo, a começar com o “Max Pain” e o “Starlight”. Essas estéticas estão no smart contract do Moonbirds, de forma que quaisquer atualizações ou adições ocorram diretamente na blockchain.
Pepethereum
Pepethereum apresenta os Pepes dinâmicos onchain, que interagem com a rede Ethereum. Esses NFTs, em especial, ajustam automaticamente o sorriso do Pepe baseado no preço do Ether, rastreando dados das pools da Uniswap diretamente na blockchain. Sem a necessidade de confiar em fontes externas como IPFS (Interplanetary File System) ou Arweave, Pepethereum garante que todas as interações ocorrem somente na Ethereum.
Polymorphs
Polymorphs é um projeto de NFT dinâmico que se destaca em razão do seu sistema único que permite a mixagem dos atributos. Essa coleção de NFTs em constante mudança traz 11 skins básicas e mais de 200 atributos, permitindo uma ampla gama de opções de customização. Os proprietários podem mudar o DNA dos seus Polymorphs para alterar a sua aparência, incluindo as suas roupas e seus itens.
Terraforms
"terraforms" por mathcastle é um dos projetos mais legais que já vi - arte de terreno gerativa on-chain, na qual as imagens representam a topografia de sua estrutura 3D. Ao entrar no "modo devaneio", os usuários podem transformar suas terras em uma tela digital. Realmente hipnotizante
Terraforms são NFTs dinâmicos que proporcionam uma experiência com múltiplas facetas, enquanto uma peça arte 2D e 3D, e, ainda, com um softwear, uma ferramenta criativa, para desenhar obras de arte únicas. Esses NFTs trazem três modos distintos: Terrain (terreno), exibindo animações de land art; Daydream (sonhando acordado), permitindo que usuários desenhem diretamente no NFT; e Terraform (modo transformação da terra), que grava os desenhos na blockchain para que o público possa ver. Mudar um Terraform do modo Terrain para o modo Daydream é algo irreversível, mas os usuários podem facilmente trocar entre os modos Daydream e Terraform para criar novas obras de arte, sobrescrevendo desenhos anteriores na blockchain.
Wiiides
Um projeto artístico conceitual criado por Sterling Crispin, Wiiides são NFTs dinâmicos que aumentam visualmente toda vez que são transferidos na mainnet da Ethereum. Dessa forma, é possível que esses NFTs sofram upscaling e sejam distorcidos ao ponto de se tornarem apenas algumas linhas horizontais coloridas. Essa transformação desafia a noção de imutabilidade dos NFTs, impulsionando a média de transações para que a aparência deles seja alterada. O projeto Wiiides é uma paródia, tirando sarro do mercado e do desenvolvimento do ecossistema ao passo que abraça a sua linguagem. O resultado final lembra pinturas abstratas, como o trabalho de Mark Rothko, e ilustra como referências sobre referências podem criar algo que vai além da paródia!
Zerion DNA
Zerion DNA é um “NFT vivo” inovador que se desenvolve à medida que você interage com a web3. À medida que você realiza ações com sua wallet, o seu DNA muda, permitindo que você mostre sua identidade on-chain por meio de mudanças através de seis atributos — plano de fundo, enchimento, corpo, roupas, cabeça, e cor. O atributo da cor muda até mesmo para refletir a rede de maior saldo na sua carteira da Zerion.
O panorama geral
O mundo dos NFTs encontra-se em constante mudança, e ainda mais agora graças aos NFTs dinâmicos que emergiram como um novo segmento animador no ecossistema.
Para alguns NFTs, como criptoartes 1/1 (únicas), o fato de nunca mudarem é um dos seus pontos mais fortes. No entanto, para uma crescente gama de projetos, ir da arte para a utilidade, com NFTs que podem crescer e se adaptar ao longo do tempo, faz cada vez mais sentido.
Nós ainda não estamos lá, mas chegará o dia no qual grande parte dos NFTs serão dinâmicos. Quando este dia chegar, os projetos que estão sendo desenvolvidos através de NFTs dinâmicos agora serão os precursores que pavimentaram o caminho. Então, estude esses pioneiros se você quiser entender como os NFTs podem e vão abraçar elementos dinâmicos de agora em diante.
Gostou do artigo? Compartilhe com os amigos e convide-os a se tornarem Bankless também!
Para ficar por dentro das novidades siga a Bankless Brasil no 🐦 Twitter, 📸Instagram e ▶️ Youtube.
Biografia
William M. Peaster é um escritor profissional e criador do Metaversal - uma newsletter da Bankless focada na emergência dos NFTs na criptoeconomia. Ele também tem contribuído recentemente com conteúdo para o Bankless, JPG, e outros meios!
🚨 Este texto não é recomendação financeira ou fiscal. Este boletim informativo é estritamente educacional e não é um conselho de investimento ou uma solicitação para comprar ou vender quaisquer ativos ou para tomar quaisquer decisões financeiras. Este boletim informativo não é um conselho fiscal. Fale com seu contador. Faça sua própria pesquisa.
💡 Parêntesis. Ocasionalmente, podemos adicionar links para produtos que usamos neste boletim informativo. Podemos receber comissão se você fizer uma compra através de um desses links. Sempre iremos divulgar quando for o caso.
📩 Se você tem interesse em divulgar um produto, serviço ou protocolo no Bankless Brasil, mande um email para: contato@banklessbr.com