NFTs devem ser experiências, não apenas produtos
NFTs não são só produtos (ou ao menos não deveriam ser), mas sim experiências que vão muito além de preço, podendo envolver identidade, comunidade, dentre outros.
✨ Patrocinador: NFTfy
A NFTfy é uma plataforma que permite a fracionalização de NFTs. Conheça a RockPool, um produto da NFTFY que permite a criação de Pools para a compra coletiva de NFTs diretamente da OpenSea.
Tradutor: Diego Cabral
Revisor: Gabriella Mena Ogusuku
Prezada Nação Bankless,
No artigo de hoje damos continuidade ao Guia Definitivo para DeFi do The Defiant, trazendo para vocês a tradução dos artigos The Defiant’s Guide to Digital Art & NFTs e NFTs Should Be Experiences, Not Just Products: IDEO CoLab’s Ian Lee, originalmente publicados em The Defiant.
Você pode assinar a newsletter gratuita do The Defiant, em inglês, clicando aqui.
O Guia The Defiant para Arte Digital & NFTs
Você reconhece uma arte quando ela está bem na sua frente?
À medida que a loucura dos juros enfraquece, os tokens não fungíveis estão tomando rapidamente o mundo da blockchain, fazendo-nos questionar nossas idéias sobre a arte e - como é comum em cripto - a ganância.
Lembrete rápido: os tokens não-fungíveis, ou NFTs, são criptoativos destinados a representar coisas, como arte, bens imobiliários, itens em jogos, bens de edição limitada como bolsas de mão ou fitas cassete. Ao contrário de tokens como BTC e ETH, que são intercambiáveis e usados como moeda, os NFTs devem ser únicos. Usando um padrão de token da rede Ethereum ERC721, os CryptoKitties foram os primeiros de seu tipo.
Aqui está o Guia The Defiant para Arte Digital e NFTs, produzido por Robin Schmidt em parceria com o protocolo Harmony.
O enigma para você enquanto assiste é: você consegue reconhecer e capturar a arte quando ela está olhando diretamente para você através da tela?
As vendas diárias totais de NFTs subiram muito no final de 2020, ultrapassando 150 mil dólares diários nos últimos meses daquele ano, o que representou o maior avanço desde a bolha cripto de 2017, de acordo com o nonfungible.com. Não só as pessoas estão comprando mais NFTs, mas o mercado está colocando etiquetas de preço mais altas neles; o preço médio das vendas ultrapassou $100 dólares na maioria dos dias durante o segundo semestre de 2020, mostram os dados da nonfungible.
O mercado em ascensão naquele período foi alimentado por uma enxurrada de lançamentos de protocolos e experimentos. Menções notáveis: MEME que premia os detentores de NFTs de artistas digitais emergentes, alguns dos quais vendidos por mais de 30 mil dólares; marketplaces de NFTs como Rarible e MetaFactory introduzindo tokens de governança; a venda do personagem anônimo do Twitter, Blue Kirby, alcançou quase 1 milhão de dólares; e, ainda, o leilão da Christie's de um NFT que ultrapassou os 130 mil dólares.
Os investidores tomaram nota, com a BlockTower anunciando planos de investir 10 milhões de dólares no setor NFT, enquanto Anthony Pompliano defendeu o otimismo em tokens baseados em arte e se propôs a investir no espaço.
Mas ainda assim, muitos estão céticos, questionando o valor da arte digital: como é diferente de apenas tirar uma foto, alguns perguntaram, enquanto outros se perguntam sobre o uso prático de possuir uma peça que vive em um computador e que não se pode pendurar facilmente em uma parede. Será que essas criações terão as centenas de milhares de dólares em valor que as pessoas estão pagando por elas, ou isso tudo é apenas um produto da euforia em cripto?
NFTs deveriam ser experiências, não apenas produtos: Ian Lee na IDEO Colabs
Os tokens não fungíveis (NFTs) estão de volta. Bem, de certa forma.
Em setembro de 2020, a comunidade cripto redirecionou sua atenção de DeFi, forks e $UNI para NFTs como $SOCKS, $MEME, $FAME e $NEUE, além de ter olhado mais atentamente para as plataformas de NFT como Rarible, Mintbase, OpenSea, Zora e Foundation.
Os NFTs já existiam há mais de dois anos e, assim como DeFi estava tendo seu momento, eles finalmente tiveram seu momento de atenção.
Mas o que aconteceu?
VENDIDO por 7.5 ETH e um par de Unisocks digitais :D
para o cara UNI @haydenzadamsMuito obrigado, é um tributo ao seu excelente trabalho para a comunidade cripto.
Para mim, não é coincidência que o interesse em NFTs disparou depois que a Uniswap distribuiu retrospectivamente 1.000 tokens $UNI (cerca de $4.500 dólares à época) a cada detentor de NFTs Unisock ($SOCKS) em setembro de 2020. Logo em seguida, a demanda e os preços de famosos NFTs como $MEME, $FAME, $NEUE, e $TAPE também aumentaram.
Alguns chegaram a afirmar que os NFTs seriam a próxima grande coisa em cripto. Outros estão totalmente confusos.
Então, o que de fato aconteceu?
Precisamos ver além dos colecionáveis digitais
Desde o lançamento dos Cryptokitties e o padrão ERC-721, em 2020, muitos pensaram em NFTs de uma forma muito literal: arte simbólica, objetos de coleção, produtos e itens.
O mercado de NFTs é comumente comparado aos mercados de arte (US$ 64 bilhões) e ao mercado de souvenirs esportivos (US$ 5 bilhões), especialmente após o pequeno – mas exponencial – crescimento nas vendas de NFTs no segundo semestre de 2020, além de todas as coisas que ainda são tecnicamente possíveis (por exemplo, propriedade fracionária).
Tudo no mundo real será transformado em um NFT na blockchain porque isso é possível.
Venda mensal de NFTs na Rarible alcança 10x a da OpenSea
Mas isso deveria acontecer? Há necessidade disso?
Isso leva a questões mais importantes, como por exemplo, qual é o propósito final dos NFTs para as pessoas e para o mundo? O que os NFTs proporcionam de forma única que merece viver em redes abertas e descentralizadas? E onde veremos NFTs causando impactos nas vidas das pessoas nos próximos 5-10 anos (contra mais de 10 anos, se é que veremos impactos)?
Essas são as perguntas que devemos fazer para entender o potencial dos NFTs, que valor eles podem criar e que aplicações usando NFT devem ser construídas.
NFTs como experiências, não produtos
A IDEO é grande em arte e em produtos - portanto não deve ser surpresa que nossa equipe de cripto tenha explorado desde o início diferentes aplicações de NFTs centradas no ser humano. Ajudamos a criar o padrão ERC-721 no início de 2018 e construímos inúmeros protótipos de NFTs de 2018 a 2019 para entender melhor para onde o espaço estava se dirigindo.
Após todos esses anos, minha conclusão pessoal é que os NFTs não são interessantes quando são apenas produtos como uma peça de arte simbólica, colecionável ou item. Mas são infinitamente mais interessantes quando projetados e construídos como instrumentos de uma experiência superior para o usuário final.
Por exemplo, vender arte digital e colecionáveis como NFTs em um mercado é menos interessante do que vender uma quantidade limitada de tíquetes virtuais como NFTs que permitem que seus detentores entrem em um grupo privado do Telegram, para se conectar com o criador e com outros membros de uma comunidade mais ampla.
Ser capaz de comprar e comercializar produtos físicos como NFTs é menos significativo do que uma experiência que permite aos consumidores construir identidades pessoais com base nos produtos que compraram - e aproveitar essas identidades para formar novos vínculos sociais e comunidades onde as pessoas podem descobrir, interagir e se engajar uns com os outros de novas maneiras.
Quando pensamos em NFTs como experiências - e não como produtos - há uma ressignificação e uma abertura de espaço para demonstrar o que os NFTs são e o que eles podem se tornar. Acredito que isso será fundamental para que os NFTs alcancem seu valor total, representem mais do que arte, objetos colecionáveis e para que possamos encontrar e construir aplicações novas e mais valiosas sob o ponto de vista tecnológico.
Aqui estão algumas ideias iniciais.
1) Identidade e reputação
Como comprar, possuir, segurar e comercializar NFTs permite aos usuários construírem novas formas de identidade digital e reputação? Como essas identidades e reputações - construídas com histórias de transações de NFT - poderiam ser compartilhadas, descobertas e conectadas a outras pessoas, organizações e marcas? Elas poderiam permitir novas experiências que ainda não existem hoje para os usuários (ou, melhor ainda, experiências que podem não podem existir)?
Por exemplo, se eu comprasse todos os tênis de uma edição limitada, o que isso diria sobre mim? E se eu comprasse especificamente apenas Nike e NFTs de um projeto comum - isso lhe diria ainda mais sobre mim, sobre o que eu gosto e sobre quem eu sou? E se eu rapidamente comprasse e vendesse os NFTs da Nike mas segurasse e nunca vendesse os NFTs de projetos comuns. O que isso lhe diria a meu respeito ou de consumidores como eu? O que poderia ser feito com essas informações?
Os NFTs permitirão aos usuários criarem novas formas de identidade, reputação e autoexpressão. Quando os NFTs não são construídos como produtos isolados, mas projetados como uma experiência agregada, eles podem formar novas representações sobre um usuário ou uma comunidade (seus gostos, aversões, preferências, esperanças, desejos, etc.), de maneiras que podem ser comprovadas com dados na blockchain. Hoje essa informação existe em empresas como Amazon, Google e Facebook - mas essa informação é privada e não pode ser utilizada abertamente. Os NFTs e as criptos tornaram isso possível.
2) Ser membro de uma comunidade
Como comprar e segurar um NFT pode permitir aos usuários provar sua filiação ou pertencimento a uma determinada comunidade? Como os usuários de uma comunidade podem ser capazes de se diferenciar com base na data de compra do NFT, na raridade do NFT, ou no nível do NFT? Os NFTs poderiam permitir às comunidades não apenas provar que são membros, mas também formar estruturas organizacionais?
Por exemplo, e se a IDEO CoLab Ventures lançasse um NFT para todos os fundadores de nossa carteira de empresas, LPs, colaboradores e amigos - possuindo o nosso NFT eles poderiam acessar um canal privado no Discord (que usa o Collab.Land) para se conectar e ajudar uns aos outros. E se lançássemos diferentes NFT - um para os fundadores da empresa, um para as LPs e um para os colaboradores e amigos - e cada um tivesse direitos de acesso e privilégios diferentes. E se cada um desses NFTs pudesse ser 'nivelado' por IDEO (por exemplo, para colaborar conosco em um projeto) ou fazendo staking de IDEO CoLab Coins no NFT, tornando alguns NFTs mais 'raros' e 'especiais' que outros, dando-lhes privilégios únicos como suporte avançado de projeto, horário de escritório, acesso a nossos programas de sprint, etc.
Os NFTs permitirão a existência de novas formas de filiação e organizações comunitárias. Neste momento, as pessoas estão experimentando isso através de tokens pessoais e comunitários - os NFTs ajudarão a levá-lo para o próximo nível.
3) Experiências coletivas
Como os usuários podem receber NFTs por participarem de eventos, concertos, jogos, aulas, conferências, programas etc? Como colecionar essas experiências como NFTs pode permitir que as pessoas se conectem de novas maneiras e se unam através de experiências compartilhadas e coletivas através da Internet, em uma realidade sem fronteiras? Como essas coleções podem ser usadas para recomendar ou descobrir novas experiências e comunidades para se fazer parte?
Por exemplo, e se cada conferência da indústria cripto, evento, hackathon, acelerador e programa emitisse um NFT para os participantes (por exemplo, tokens POAP), e esses NFTs fossem agregados e reconstruídos em um novo tipo de grupo ou rede social em que as pessoas pudessem encontrar, conectar-se e ajudar-se mutuamente? E se os NFTs especiais também fossem dados a palestrantes, facilitadores de programas, vencedores de hackathon, ou mesmo pessoas que entrassem em uma determinada sala, permitindo que as pessoas dissecassem ainda mais uma comunidade para encontrar pessoas com as quais tivessem as experiências compartilhadas mais próximas?
Os NFTs permitirão que as pessoas construam uma história de experiências registradas na blockchain, e isso será usado para encontrar e se conectar com outras pessoas em um nível mais individual. Isto poderia ser aplicado em vários ambientes: trabalho, escola, eventos sociais, viagens, hobbies, política, grupos de afinidade, varejo, entretenimento e assim por diante.
4) Produtos derivados compostos
Como os consumidores podem usar e interagir com um NFT que representa um produto de varejo? Ou como as empresas podem usar e interagir com um NFT que representa um produto industrial como parte de seu processo de produção? Como os direitos a esse produto - que é efetivamente um derivado - poderiam ser utilizados para melhorar a experiência do usuário final como consumidor ou como empresa? O NFT poderia ser projetado com mecanismos para que o consumidor ou a empresa obtenham o melhor produto, de forma mais rápida ou mais barata do que se ele não fosse simbólico? O NFT que representa um produto poderia então ser combinado com o NFT de outro produto para personalizar, especializar ou melhorar ainda mais o produto original? Esses tipos de NFTs poderiam impulsionar uma maior adoção de cripto devido a suas hipóteses de uso não especulativo e valor para os consumidores e empresas que desejam aquele produto?
Por exemplo, imagine se eu comprasse um NFT representando uma camisa de alta qualidade de um fabricante e que o preço unitário diminuisse à medida que mais pessoas comprassem o mesmo NFT, e que o pedido em massa aumentasse antes que todos os NFTs fossem resgatados por camisas físicas. Então, e se eu pudesse fornecer meu NFT e combinar com outro NFT – de uma artista digital para imprimir sua arte naquela camisa – isso resultaria em um novo NFT (que agora representa a camisa com a estampa do artista digital nela) que eu poderia resgatar ou vender no mercado por um preço mais alto?
Novas formas de comércio e cadeias de fornecimento surgirão como resultado de produtos derivados compostos que NFTs possibilitam. Saint Fame DAO, Zora e Foundation são os primeiros exemplos de como isso pode vir a ser - como, no futuro, veremos aqueles que se concentram em produtos e cadeias de abastecimento específicos para o consumidor e B2B (por exemplo, vestuário personalizado, jogos, mídia, entretenimento, aeroespacial, alimentos).
DeFi: legos de dinheiro; NFTs: legos de mídia.
Além disso, como esses tipos de NFTs podem ser menos suscetíveis à atividade especulativa, eles podem ser mais acessíveis e desejáveis para um conjunto mais amplo de consumidores - e assim podem ajudar a impulsionar a adoção de cripto para uma população maior, de forma mais rápida.
Uma nova era e um modelo para NFTs
Quando pensamos em NFTs como experiências e não como produtos, surge um novo modelo para projetar experiências de ponta a ponta, em que a identidade e a reputação dos NFTs permitem que as pessoas se conectem e formem associações, o que, por sua vez, permite que essas comunidades criem experiências e artefatos que reforçam a identidade dos usuários.
Como 74% dos americanos (especialmente Millennials e Zoomers) atualmente priorizam as experiências sobre os produtos, os NFTs associados a experiência não poderiam vir mais a calhar - eles vão destravar novas formas de valor e ajudar a popularizar cripto de maneiras que não vimos até agora.
Só precisamos começar a olhar e pensar sobre NFTs de maneira diferente.
🙏 Agradecimentos ao nosso patrocinador
A LoopiPay te ajuda a obter seus tokens de cripto diretamente na sua carteira, de maneira fácil, livre de taxas ocultas e sem várias etapas confusas. Uma maneira simples, direta e elegante de enviar criptomoedas para sua carteira em poucos segundos.
Tem interesse em contribuir com o movimento Bankless no Brasil? Ficou com alguma dúvida depois de ler o artigo? Entre na nossa DAO e fale conosco!
Esse texto não é recomendação financeira ou fiscal. Este boletim informativo é estritamente educacional e não é um conselho de investimento ou uma solicitação para comprar ou vender quaisquer ativos ou para tomar quaisquer decisões financeiras. Este boletim informativo não é um conselho fiscal. Fale com seu contador. Faça sua própria pesquisa.
Parêntesis. Por vezes, podemos adicionar links para produtos usados neste boletim informativo. Podemos receber comissão se você fizer uma compra através de um desses links. Isso sempre será divulgado quando for o caso.
📩 Se você tem interesse em divulgar um produto, serviço ou protocolo no Bankless Brasil, mande um email para:
contato@banklessbr.com