Muitas empresas que copiam a estratégia de Michael Saylor com Bitcoin correm risco de espiral da morte, aponta relatório
A empresa de capital de risco Breed prevê que as empresas que imitam o tesouro de Bitcoin da Strategy correrão riscos durante o próximo mercado de baixa.
Prezada Nação Bankless,
No artigo de hoje, apresentamos a tradução do artigo “Many Companies Copying Michael Saylor’s BTC Playbook Risk ‘Death Spiral’: Report”, de autoria de Leo Jakobson, originalmente publicado em The Defiant.
Muitas empresas que copiam a estratégia de Michael Saylor com Bitcoin correm risco de espiral da morte, aponta relatório
Muitas empresas de tesouraria Bitcoin inevitavelmente falharão, trazendo a ameaça de risco sistêmico quando o fizerem, de acordo com a empresa de capital de risco Breed.
Particularmente vulneráveis são as empresas com valores de mercado próximos do valor do montante de BTC que detêm, disse a Breed num novo relatório intitulado “The $Strategy Strategy Proliferation.”
Nele, a Breed argumenta que existem dois tipos de empresas de Tesouro Bitcoin: aquelas que adicionam BTC como investimento separado de suas principais operações comerciais, e as puro-play empresas de tesouraria Bitcoin.
“As empresas que simplesmente adicionam BTC aos seus balanços e continuam a se concentrar em seus negócios principais serão avaliadas principalmente com base nessas operações principais” , disse a Breed. É o último grupo que verá fracassos, ela previu.
Essas empresas que apenas acumulam Bitcoin em sua tesouraria como negócio principal vivem e morrem por uma métrica chamada múltiplo do valor patrimonial líquido, ou MNAV, disse. Este é o valor que o mercado de ações atribui à empresa, excedendo o das suas participações no BTC.
Com 597.325 BTC no valor de cerca de US$ 64 bilhões em seu tesouro e uma capitalização de mercado de US$ 107 bilhões, a Strategy de Michael Saylor tem um MNAV de cerca de 1,7 x.
As empresas que o copiam captam fundos de duas formas básicas: através da emissão de dívida ou emissão de ações. A dívida é o componente perigoso, alerta Breed, delineando um cenário de sete estágios de falha do tesouro de Bitcoin.
“A ameaça existencial é um mercado em baixa estendido que corrói o prêmio MNAV no momento em que vencem vencimentos de dívidas consideráveis, disse” Breed.
Neste cenário, um mercado de ursos elimina o MNAV de uma empresa, dificultando o refinanciamento da dívida. Se um grande vencimento da dívida vencer, a empresa será forçada a liquidar seu BTC com prejuízo, possivelmente fazendo com que o preço do Bitcoin caia ainda mais. Então o ciclo se repete em uma espiral mortal.
“As novas empresas de tesouraria enfrentam este risco de forma ainda mais aguda. Sem a escala, a reputação e os fluxos de índices passivos da Strategy, eles provavelmente levantarão capital em condições mais difíceis e com índices de alavancagem mais elevados, observou” Breed. “Numa recessão, essas estruturas agressivas poderiam acelerar as chamadas de margem e as vendas de BTC em dificuldades, amplificando a pressão descendente em todo o mercado.”
À medida que mais empresas adotam o manual de Saylor, o risco de fracasso aumenta. Quando isso acontecer, empresas mais fortes como a Strategy provavelmente adquirirão os ativos em dificuldades a preços de banana, prevê Breed.
“Em última análise, apenas algumas empresas selecionadas sustentarão um prémio MNAV duradouro, conclui o relatório. “Eles vão ganhá-lo através de uma forte liderança, execução disciplinada, marketing experiente e estratégias distintas que continuam a crescer o seu índice de Bitcoin por ação independentemente das flutuações mais amplas do mercado.”