Metaverso #9 | Newsletter
Esse é o momento de nós, que estamos inseridos no desenvolvimento da Web3, construirmos nossa oportunidade.
Prezada nação bankless,
Com a instabilidade dos mercados a nível mundial, a economia global segue indefinida, com um grande risco de recessão em vários países. E isso acaba tendo um reflexo negativo nos mercados emergentes, principalmente no mercado cripto que ainda está em fase de ascensão e adoção.
O reflexo da instabilidade da economia mundial no mercado de criptomoedas pode ser observado também no atual bear market. No entanto, o tão conhecido (e temido) bear market pode ser para muitos considerado um momento positivo, chamado de build market (mercado de construção), já que muitos projetos e tecnologias começam a ser montados nesse momento. Diversas empresas, DAOs, comunidades e desenvolvedores individuais encontram oportunidades nesses momentos, pois ficam longe da "poluição" de informações e hypes que permeiam um bull market. Afinal, os oportunistas não estão a fim de ter trabalho quando menos pessoas estão interessadas no mercado.
Esse é o momento de nós, que estamos inseridos no desenvolvimento da Web3, construirmos nossa oportunidade. Acompanhe na newsletter de hoje as novidades que estão vindo por aí!
Guilda de Escrita Bankless Brasil DAO (Tadeus Mucelli, CariocaNFT, Victor Cabral e Gabriella Mena)
✨ Patrocinado por:
📰 NOTÍCIAS DA WEB3
CVM E O METAVERSO
Imagem: 9GAG’s Memeland NFT project - Projeto de empoderamento para criadores de web2 para web3.
Neste mês de setembro a CVM (Comissão de Valores Mobiliários do Brasil) colocou em prática o uso de novas tecnologias. Em um evento de estreia, a CVM e Abrasca (Associação Brasileira de Companhias Abertas) reuniu players importantes para discutir questões jurídicas e tecnológicas. Um NFT foi desenvolvido para a ocasião, como prova de participação, além de alguns ambientes especialmente produzidos para o evento.
Em tese, pretende-se que num futuro bem próximo, sessões e assembléias específicas de algumas reuniões possam ser promovidas em metaversos, dado que a pandemia trouxe esse hibridismo de atuação em diversos setores. Saiba mais.
ARTE, NFTs, UNICEF E CAUSAS NOBRES
A UNICEF colocou seu grande apelo a causas importantes apostando na tecnologia com NFTs. Em parceria com a Blockchain Giga, desenvolveu o projeto Connect, que pretende mitigar a dificuldade de acesso à internet em escolas em diversos lugares do mundo. Atualmente, ainda existem mais de 2,9 bilhões de pessoas sem acesso à internet ao redor do mundo. O Projeto Giga NFTs iniciou-se em 2019. O primeiro passo do projeto foi realizar um mapeamento completo para depois começar a captação de recursos. Até o momento, já foram arrecadados mais de 4 milhões de reais. Com esse resultado, o projeto de promover a conexão à internet nas escolas ao redor do mundo tornou-se real. E isso se deu principalmente por meio das ações de arrecadação via novas tecnologias e alcance dos NFTs. Saiba mais sobre o Crypto Funds da UNICEF.
A coleção teve a colaboração da artista holandesa Nadieh Bremer.
PARA REFLETIR: O FETICHE SOBRE BLOCKCHAIN E TECNOLOGIAS E ATÉ ONDE ISSO NOS LEVA
Muita gente não encarou ou não "entendeu" muito bem a entrevista (um dos trechos) da influencer Rita Wu, em um podcast na CNN Brasil onde é analista de tecnologia. Talvez o resultado de uma onda midiática unido a crenças é o que causa anomalias de percepção sobre o que de fato podemos esperar sobre tecnologias e nosso comportamento social, ou que é de fato concreto e real mesmo em mundos virtuais. Lucas Busani, pesquisador e gamer traz uma ponte de reflexão importante em seu artigo para o jornal Estadão, onde aborda o contexto de alienação e progresso de tecnologias por nós, usuários. Vale a leitura e compreensão crítica para diferenciarmos os contextos em que muitos dos metaversos e grandes empresas pretendem nos conduzir.
UM DOS MAIORES CONGLOMERADOS EMPRESARIAIS DO MERCADO MUSICAL ENTRA DE CABEÇA NA WEB3
Que o mercado de música está atento às grandes oportunidades que os NFTs oferecem nós já sabemos há algum tempo. Ingressos especiais, vantagens em shows, áreas premium, souvenirs digitais, música e materiais exclusivos e tantos outros benefícios que os NFTs têm trazido. Anunciado nesta semana, a Warner Music pretende expandir suas ações na web3 com foco na cadeia produtiva da música e conta com a parceria do maior marketplace de NFTs, a OpenSea para isso. A plataforma já conta com artistas importantes em uma seção voltada à música. Além do anúncio oficial, é possível saber mais aqui.
🕹 GAMES
CONSOLE DE GAMES WEB3?!
Já imaginou se a moda pega?! Depois da Blockchain Solana anunciar que vai entrar no mercado de smartphones, é a vez da ZILLIQA, anunciar que vai desenvolver um console para jogos na web3. O protótipo (imagem), pretende desmistificar a complexidade da web3 para novos usuários. Ele pretende também ser um gerador ("minerador") de recompensas em tokens para seus usuários. Para saber mais, vale a pena ver o relatório produzido pelo time especialista da Zilliqa! O relatório mostra principalmente o cenário atual dos games da Web3 e as perspectivas para o futuro desse mercado.
👁 DE OLHO NOS NFTS
HOLDER ANÔNIMO COLATERALIZA DOIS MUTANT APES RAROS PARA COMPRAR UM TERCEIRO
Um holder de dois NFTs da série mais rara dos Mutant Apes fez recentemente uma movimentação arriscada para adquirir um terceiro. Colocando o Mutant Ape Mega Eletric e o Mega Swamp como colateral, o holder, que faz parte do projeto Fragment, usou a plataforma Nexo para pegar um empréstimo de 1.000 ETH (aprox. $1,3 milhões na cotação de hoje) e comprou o Mega Noise, da mesma série de raridades.
Aparentemente, metade do empréstimo já foi pago e o misterioso holder da Fragment já recuperou um dos Mutantes em colateral. As movimentações podem ser acompanhadas na OpenSea.
🔥 COLEÇÃO EM DESTAQUE
MIRROR PROTOCOL E OS NFTS DE ESCRITA
O Mirror Protocol é um protocolo voltado para escrita que funciona numa blockchain de segunda camada da Ethereum, a Optimism. Cada vez que um autor faz a publicação de um artigo, ambos o texto e as imagens contidas nele vão para a Arweave (um sistema descentralizado de armazenamento) e o link para os dados são gravados em um NFT, que as pessoas que apoiam o projeto do escritor possam comprar uma unidade daquele texto.
Além dessa funcionalidade, a Mirror tem várias outras ferramentas voltadas para facilitar atividades de DAOs. Os NFTs ficam disponíveis em uma coleção na OpenSea com o título do artigo mintado.
🤷♀️ VERDADEIRO OU FALSO? 🤷♂️
NFTS SÃO COMPLETAMENTE DESCENTRALIZADOS
Isso pode ser uma mentira e uma verdade. Embora os dados básicos do NFT estejam eternizados na blockchain de maneira descentralizada, nem sempre o link para os metadados e imagens estarão, já que o registro em blockchain não suporta dados tão grandes.
As opções para o armazenamento desses dados podem ser centralizadas em algum servidor usando um domínio comum da internet ou num armazenamento distribuído como o Arweave ou IPFS. Os NFTs verdadeiramente descentralizados usariam a segunda opção.
📉 ANDAMENTO DO MERCADO
Nas moedas de metaverso em marketcap, pela primeira vez depois de muito tempo vemos Stacks sair do top 6, dando lugar à Enjin. Axie Infinity perde lugar para a Theta Network e ApeCoin chega ao primeiro lugar, tirando a liderança soberana da Decentraland.
Nos volumes de negociação de NFTs no último mês tivemos algo inédito: uma coleção da rede Solana superou coleções bem estabelecidas no mercado. O projeto y00ts é voltado para a criação de PFP ou profile picture personalizados para os usuários comuns. A rapidez e baixo custo da Solana tem atraído muitos artistas para usar a rede, embora haja ainda muitas ressalvas sobre a segurança e descentralização da mesma.
Resta saber se é apenas um hype temporário ou a competição entre as blockchains pode ficar mais acirrada.
Fonte: CoinMarketCap
🍿 PARA ASSISTIR
Como a governança em web3 pode construir comunidades fortes e decisões em consenso. Veja o novo modelo que a Polkadot está implementando.
🔗 O QUE MAIS TÁ ROLANDO
📆 Evento Miami Web Summit! Miami segue firme em querer ser a capital crypto do mundo.
🤘🏽Centurify promete mudar o cenário da cena musical rumo a web3
🏁 Qual é o limite de preços dos NFTs?
💸 Apple Store está cobrando 30% de taxa para cada transação de NFT
🤑 3 casos de uso que podem impulsionar retomada da alta do mercado de NFTs
💳 Mastercard lança cartões customizáveis com NFTs
🙏 Agradecimentos ao nosso patrocinador
Minke
Conheça a Minke, nossa parceira na Jornada Bankless. A Minke é uma carteira digital que ajuda você a atingir suas metas, fornecendo um portal para os melhores protocolos de DeFi. Com a Minke você consegue comprar, economizar e investir com stablecoins e DeFi de uma maneira muito mais intuitiva que qualquer carteira da atualidade.
Tem interesse em contribuir com o movimento Bankless no Brasil? Ficou com alguma dúvida depois de ler o artigo? Entre no nosso servidor do Discord e embarque também nessa jornada!
Tem interesse em contribuir com o movimento Bankless no Brasil? Ficou com alguma dúvida depois de ler o artigo? Entre na nossa DAO e fale conosco!
Este texto não é recomendação financeira ou fiscal. Este boletim informativo é estritamente educacional e não é um conselho de investimento ou uma solicitação para comprar ou vender quaisquer ativos ou para tomar quaisquer decisões financeiras. Este boletim informativo não é um conselho fiscal. Fale com seu contador. Faça sua própria pesquisa.
Parêntesis. Ocasionalmente, podemos adicionar links para produtos que usamos neste boletim informativo. Podemos receber comissão se você fizer uma compra através de um desses links. Sempre iremos divulgar quando for o caso.
📩 Se você tem interesse em divulgar um produto, serviço ou protocolo no Bankless Brasil, mande um email para: contato@banklessbr.com