Metaverso #6 | Newsletter
A indústria de NFTs e Metaverso entrando em seu primeiro build-market.
Prezada Nação Bankless!
O mercado vem sendo colocado em teste nas últimas semanas e com isso, os projetos de NFTs vêm sofrendo grande impacto. Durante esse período, houve um aumento considerável de posições na oferta de venda de NFTs no OpenSea, o que pode ser utilizado como termômetro do mercado.
Olhando por outro ângulo, existem pessoas que afirmam que esses momentos são oportunidades raras àqueles que investem no mercado de cripto. Além disso, vale destacar que o mercado de NFTs está em plena expansão, tendo seu uso para diversos fins e cadeias produtivas, como cinema e música, que estão apenas começando seus investimentos nesse mercado.
Movimentos brutos, como esse de busca por liquidez em geral, podem ser uma oportunidade para verificarmos o que realmente tem valor no mercado e o que não tem.
Para o momento, o melhor a se fazer é observar e apostar apenas em times fortes, com projetos que oferecem inovação e uma tecnologia diferenciada.
Esse é o build-market do Metaverso.
- Guilda de Escrita Bankless Brasil DAO (Tadeus Mucelli, CariocaNFT, Gabriella Mena, Danko8383)
✨Patrocinador: A LoopiPay te ajuda a obter seus tokens de cripto diretamente na sua carteira, de maneira fácil, livre de taxas ocultas e sem várias etapas confusas. Uma maneira simples, direta e elegante de enviar criptomoedas para sua carteira em poucos segundos.
🎬 CINEMA E NFTs
Diretor Spike Lee na VeeCon 2022. Imagem: Decrypt
É claro que você já ouviu dizer sobre Spike Lee, certo?! Caso contrário, você está perdendo muito! Spike Lee, é um documentarista e cineasta com diversos trabalhos premiados, entre eles o Malcolm X.
Atualmente, ele decidiu explorar as potencialidades da Web3 e lançará uma campanha de financiamento para seu novo filme com NFTs. Spike deu uma ótima entrevista mostrando a visão dele sobre isso.
Leia tudo sobre esse assunto aqui.
🎶 LUA DE MEL: SPOTIFY E NFTS
Está em teste para um grupo de usuários do Spotify nos EUA, a visualização de NFTs de alguns artistas autorizados a lançar alguns colecionáveis para seu público, entre eles Steve Aoki e The Wombats. Não se trata ainda da venda de NFTs pela plataforma, mas digamos que é um bom início de namoro com a tecnologia.
Veja a nota completa aqui.
NFT.NYC
O NFT NYC, um dos maiores eventos da indústria de NFTs, acontece neste mês (de 20 a 23 de junho) em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Em 2022, o evento contará com mais de 1.500 apresentações.
Os preços são um pouco salgados para quem for acompanhar de perto a programação. O preço de um ingresso varia de 700 a 2.000 mil dólares. Mas, haverá transmissão de algumas zonas abertas no twitter.
O evento contará com cerca de 16 eixos temáticos e mais de 24 categorias sobre o universo dos NFTs, ou seja, terá programação sobre vários assuntos e para todos os gostos.
Veja como foi a edição de 2021 no vídeo abaixo.
GUIA PARA INICIANTES EM NFT: MARKETPLACES E BLOCKCHAINS
Imagem: Divulgação do guia da cointelegraph
A Cointelegraph fez um ótimo guia para iniciantes sobre os marketplaces existentes nas principais blockchains disponíveis hoje.
É um ótimo passo para quem deseja compreender mais o que cada protocolo, chains e marketplaces estão oferecendo de interessante aos seus usuários.
O portal já havia feito um excelente guia de como "criar NFTs", que também pode ser lido aqui.
🔥 COLEÇÃO EM DESTAQUE
BORED HUMANS: HUMANOS ENTEDIADOS NA REDE ETHEREUM
"Como todas as ideias loucas, Bored Human foi o resultado de uma total monotonia..." - assim o website oficial apresenta a ideia que Rohaan teve ao criar a coleção, tornando-se o seu próprio meme.
Apresentando-se como a primeira coleção NFT a usar fotos humanas com enfeites reais como traits, Bored Human quer ganhar relevância com uma coleção de apenas 1500 peças únicas.
Rohaan ficou 10 horas em frente a uma câmera e tirou todas as 1500 fotos uma a uma, trocando a camisa e os enfeites para imitar os Bored Apes mais conhecidos.
Os detentores de NFTs da coleção terão acesso a uma dashboard onde serão lançados anúncios de coleções em pré-lançamento, todas selecionadas minuciosamente pela equipe do projeto. O mint começou na segunda-feira dia 13/06 ao meio-dia em boredhuman.io.
👁 OLHA QUEM ESTÁ NOS NFTS
ANTHONY HOPKINS COMPRA DOMÍNIO ENS E ENTRA PARA O MUNDO DAS COLEÇÕES NFT
"Estou impressionado com todos esses grandes artistas NFT. Gostaria de adquirir minha primeira obra, alguma recomendação?" - disse o ator Anthony Hopkins sua conta no Twitter, marcando Snoop Dogg, Jimmy Fallon e Reese Witherspoon.
Adquirindo o domínio AHopkins.eth, o ator inicia no mundo dos NFTs, como muitos outros atores de Hollywood. Cada vez mais, pessoas influentes no meio artístico voltam os seus olhos para a usabilidade da tecnologia blockchain no mundo das artes. A ideia é que essa relevância venha a se expandir muito mais com o tempo. Veja mais sobre o assunto aqui.
🕹 GAMES
CONHEÇA OS RATOS ASSOMBRADOS DE MOUSE HAUNT!
Inspirado no estilo de Among Us, o jogo consiste em usar os Mouse Heroes de diversas raridades para entrarem em um castelo assombrado e encontrar o queijo místico, que dará recompensas aos vencedores, incluindo o token $MHT. Caso o herói morra entre as dezenas de armadilhas preparadas pelos Land Holders, ele se tornará em um fantasma que tentará assassinar os demais ratos, para impedi-los de alcançar seu objetivo. Os vencedores da batalha Heróis X Fantasmas levará a recompensa final.
Mouse Haunt conta com uma equipe bem dedicada, incluindo o brasileiro Pedro D'Andrea como CEO. Já está no ar uma versão single player chamada Lock'n Load, onde os ratos caçam automaticamente os tokens MHT pelo cenário. Uma versão multiplayer, a Castle Heist está a caminho com um Roadmap bem avançado.
Tem trailer do jogo? Tem sim senhor!
🍿 PARA ASSISTIR
A história das histórias, da caverna ao metaverso é um documentário do canal Café Filosófico (patrocinado pela TV Cultura), que conta a história de como o ser humano contou histórias através do tempo. Começando com as pinturas das cavernas até o metaverso, o documentário discute algo que chamam de "mercado de futuros comportamentais", que as redes sociais têm usado cada vez mais para impulsionar a si mesmas.
Embora o assunto não esteja diretamente ligado à blockchain, o documentário é interessante por acompanhar a evolução da comunicação humana e fazer uma previsão concisa sobre o futuro da realidade virtual, realidade aumentada e o metaverso. O apresentador Tadeu Jungle fala sobre perigos intrínsecos que ele vê no metaverso e apresenta uma opinião sincera sobre como seria o melhor uso da tecnologia.
🤷♀️ VERDADEIRO OU FALSO? 🤷♂️
AS BLOCKCHAINS E OS NFTS DESTROEM O MEIO AMBIENTE?
É verdade que Blockchains como a do Bitcoin e da Ethereum usam um método de mineração chamado Proof-of-Work (PoW), que gasta muita energia para se manter funcionando, mas isso não é tudo o que está em jogo.
Existem muitas redes de segunda camada da Ethereum que consomem muito pouca energia, além da própria rede da Ethereum comportar um grande mercado de NFTs. A rede da Stacks (uma segunda camada do Bitcoin) já possui um mercado NFT e se utiliza das próprias transações da rede principal, sem gastar mais energia. Blockchains como a Cardano e a Polkadot usam o Proof-of-Stake (PoS), método que consome ainda menos energia.
Outra coisa a se levar em consideração é que a comunidade cripto e os mineradores têm trabalhado incansavelmente para serem mais sustentáveis e eco-friendly. A Ethereum fará, em breve, a migração para o PoS, reduzindo o seu consumo energético em até 99%. Por outro lado, mineradores de Bitcoin têm tentado reduzir o gasto energético usando energia proveniente de fontes renováveis, como a energia térmica de vulcões (veja mais sobre o assunto aqui).
📉 ANDAMENTO DO MERCADO
E o Bear Market segue forte no mundo todo, atingindo com mais força ainda o mundo cripto. As Coleções de NFTs sofrem forte queda tanto no floor price, quanto na movimentação. O snapshot desta última segunda-feira (13/06) mostrou a Azuki fora do top 6 em volume e a Apecoin caindo mais que as demais moedas , indo para o 3º lugardo ranking .
Pode ser uma boa oportunidade para investimento nos tokens (claro, com muito cuidado), porém quanto às coleções é melhor aguardar, pois podemos estar vendo uma hipervalorização chegando ao fim.
Fontes: Rarity Sniper e CoinMarketCap
🔗 O QUE MAIS TÁ ROLANDO
🦹🏻 NFTs do CryptoSamba agora em versão metaverso
👻 O mercado de NFTs está longe de estar morto
👾 Cofundador da Yuga Labs alerta sobre possível ataque
💵 Vendas de NFT na Ronin passam da marca de US$ 4 bilhões
🤓 O que explica o boom do mercado nerd?
🙏 Agradecimentos ao nosso patrocinador:
NFTfy
A NFTfy é uma plataforma que permite a fracionalização de NFTs. Conheça a RockPool, um produto da NFTFY que permite a criação de Pools para a compra coletiva de NFTs diretamente da OpenSea.
Tem interesse em contribuir com o movimento Bankless no Brasil? Ficou com alguma dúvida depois de ler o artigo? Entre na nossa DAO e fale conosco!
Este texto não é recomendação financeira ou fiscal. Este boletim informativo é estritamente educacional e não é um conselho de investimento ou uma solicitação para comprar ou vender quaisquer ativos ou para tomar quaisquer decisões financeiras. Este boletim informativo não é um conselho fiscal. Fale com seu contador. Faça sua própria pesquisa.
Parêntesis. Ocasionalmente, podemos adicionar links para produtos que usamos neste boletim informativo. Podemos receber comissão se você fizer uma compra através de um desses links. Sempre iremos divulgar quando for o caso.
📩 Se você tem interesse em divulgar um produto, serviço ou protocolo no Bankless Brasil, mande um email para: contato@banklessbr.com