Metaverso #18 | Ethscriptions e metadados on-chain
Novo protocolo na Ethereum permite inscrever dados on-chain, à semelhança dos Ordinals do Bitcoin
Prezada Nação Bankless,
Conhece aquele ditado de que a grama do vizinho sempre parece mais verde? Foi isso que um desenvolvedor no ecossistema da Ethereum percebeu ao observar os Ordinals na rede do Bitcoin. Dados inscritos em pedra que nunca podem ser apagados são a mina de ouro para todo desenvolvedor em blockchain, especialmente da área de NFTs.
NFTs carecem de uma maneira confiável de manter seus dados sempre on-line, sem a dependência de terceiros. Servidores podem cair, arquivos em IPFS podem ficar sem pessoas interessadas em compartilhar e projetos podem ser abandonados. Se isso acontecer, o que serão da linda imagem e dos dados do seu token digital?
Vamos hoje discutir sobre isso e mais um pouco na sua newsletter mensal de assuntos metaversais.
Pronto para mais uma viagem ao Metaverso?
Contribuidores: CariocaNFT (Editorial), Renão (Revisão) e Uai so serious? (Formatação)
📰 Ethscriptions inscrevem imagens on-chain
Desde a era de ouro do surgimento dos CryptoPunks, alguns updates da mainnet da rede Ethereum limitaram a quantidade e o tipo de dados que podem ser registrados on-chain. Antes disso, várias coleções como as Ethereum Rocks ocuparam bons gigabytes de espaço na rede. Implementada essa limitação, criadores de NFTs acabaram por ter que encontrar uma nova casa para suas imagens e metadados, abrindo espaço para projetos como o Arweave e o IPFS.
Isso tudo até um desconhecido colocar água na boca de alguns desenvolvedores ao começar a registrar imagens na taproot do Bitcoin. Inspirado pelo mesmo processo, o usuário do twitter @dumbnamenumbers resgatou esta transação histórica, onde o usuário escreveu um texto falando sobre usar a blockchain para transacionar mensagens criptografadas.
Um trecho do texto, destacado no site oficial Ethscriptions.com, diz o seguinte:
O Ethereum tem o potencial de ser um canal de comunicação seguro e anônimo (...). A taxa de gás impede a maioria dos usuários, embora não impeça os refugiados. Será que é possível utilizar a rede Ethereum de forma gratuita, usando uma taxa extremamente baixa? Um Snapchat on-chain?
Esse processo pode abrir uma gama de utilidades adicionais para as blockchains EVM (Ethereum Virtual Machine), inclusive o de manter as imagens e metadados de NFTs on-chain, sem necessidade de se consultar fontes externas, apesar da limitação de ~96 kbytes. Agora se isso vai prosperar na rede, só Deus e Vitalik sabem…
📰 Sotheby's Lança NFTs de Vera Molnár em Leilão Inédito
Pela primeira vez em seus 300 anos de história, a casa de leilões Sotheby's realizará um "Leilão Holandês" para celebrar uma nova coleção NFT da artista pioneira Vera Molnár. A venda, intitulada 'Themes and Variations', marca o lançamento do Programa de Arte Generativa da Sotheby's, com obras criadas na plataforma Art Blocks. A coleção apresenta 500 obras únicas que retratam o estilo algorítmico de Molnár, que vem experimentando desde os anos 60. A venda ocorrerá na metaverso da Sotheby's em 26 de julho, com pagamentos feitos em ETH.
📰Metaverso 'HV-MTL Forge': A Nova Febre NFT da BAYC
O Bored Ape Yacht Club (BAYC) anunciou o lançamento de seu jogo metaverso, "HV-MTL Forge", gerando entusiasmo na comunidade. Desde março, detentores de NFTs do jogo Dookie Dash podiam trocá-los por NFTs de mech HV-MTL. Agora, o metaverso HV-MTL permitirá aos jogadores construir casas para seus personagens, personalizar oficinas para evoluir seus NFTs e competir por votos. Os NFTs mech HV-MTL, lançados em março de 2023, desencadearam uma frenética negociação no OpenSea. A nova temporada do HV-MTL Forge começou neste último 29 de Junho (ontem), tornando os NFTs da coleção mais interativos.
Veja o Trailer do jogo:
📰A Arte NFT de Goblintown Domina a Twitch no jogo 'Only Up'
A arte da coleção NFT Goblintown, da Truth Labs, ganhou destaque no novo jogo popular do Steam, Only Up, criado pela SCKR Games. Este fato representou uma enorme publicidade gratuita para a coleção. Não há informações sobre um acordo entre a Truth Labs e a SCKR Games, mas a arte do Goblintown, licenciada sob Creative Commons, pode ser utilizada gratuitamente. A Truth Labs se manteve ativa no mercado, criando novas coleções e inovando na Web3. Goblintown, lançado durante o mercado baixista, ganhou destaque em 2022, gerando até agora $102 milhões em vendas. A Truth Labs continua utilizando a licença Creative Commons para sua coleção Goblintown, ainda rendendo frutos.
📰Expandindo a Ethereum com o Zora
Zora é um protocolo descentralizado que facilita a criação e a mintagem de NFTs, fornecendo uma variedade de ferramentas para criadores. Recentemente, Zora anunciou o lançamento de sua própria solução de escalabilidade de camada dois (L2), a Zora Network, com o objetivo de reduzir os custos de criação e mintagem para os criadores que utilizam Ethereum. A Zora Network é construída sobre a OP Stack, a tecnologia que alimenta a Optimism e sua visão de Superchain de várias cadeias de rollup optimísticas.
A criação e mintagem de NFTs na Zora Network requerem ETH para gás, suporte adicionado para a Zora Network na carteira do usuário e um arquivo de mídia para publicar na blockchain. A Zora tem mantido sua visão de permitir a propriedade comunitária e a descentralização.
Clique no título para ver a matéria completa na Bankless HQ.
📰Metrotopia: o Novo Metaverso para Arquitetura e Design
Fonte: Mytaverse
Zaha Hadid Architects (ZHA) e ArchAgenda lançaram a Metrotopia, um metaverso dedicado à comunidade de arquitetura e design. Lançado em 18 de maio de 2023, o metaverso estreou com a exposição virtual "Knowledge Transfer" na Bienal de Arquitetura de Veneza, com obras de renomados estúdios de arquitetura. Metrotopia, criado com Unreal Engine 5, reúne todas as disciplinas de design e servirá como local para eventos, galerias, conferências e exposições relacionadas ao design. O primeiro prédio foi projetado pela ZHA, mas mais arquitetos e designers de interiores serão convidados para criar uma cidade virtual vibrante para a comunidade de design.
🕹 GAMES
Epic Games Store recebe jogo de cartas NFT Gods Unchained
O estúdio Web3 Immutable X lançou o jogo de cartas negociáveis NFT "Gods Unchained" na Epic Games Store. O jogo baseado em blockchain, semelhante a 'Magic: The Gathering' e 'Hearthstone', agora está disponível para os 230 milhões de jogadores da Epic Games. A notícia do lançamento aumentou a atividade on-chain do Immutable X em 20% nas primeiras 24 horas. Isso ocorre após a publicação de um roteiro que detalha planos para um lançamento suave em dispositivos móveis e novos modos de jogo.
O fato pode contribuir para muitos jogos em blockchain partirem para o mainstream.
NFT TCG Parallel
Parallel é um jogo de cartas de ficção científica (TCG) baseado em NFTs, onde os colecionadores têm propriedade total de suas cartas e outros itens do jogo. Existem cinco "Parallels" ou fluxos de evolução humana no jogo: Augencore, Earthen, Kathari, Marcolian e The Shroud. Cada carta é única em sua edição e não pode ter sua oferta aumentada, preservando a raridade. O jogo está atualmente em desenvolvimento ativo e o lançamento está previsto para 2023. Para jogar, os usuários precisam de um baralho de 40 cartas, que pode ser uma mistura de cartas digitais e NFTs colecionáveis.
O lançamento público na plataforma OpenSea estará disponível para qualquer pessoa em meados de julho.
🗣️DISCUSSÕES METAVERSAIS
A polêmica dos Azuki Elementals
Chiru Labs, criadora da coleção de NFTs Azuki, anunciou o lançamento de "Elementals", uma nova coleção de 20.000 NFTs temáticos de anime. Os NFTs são divididos em quatro domínios ou tiers: Terra, Relâmpago, Fogo e Água, com chances maiores de possuir características raras nos tiers superiores. A foi feita por meio de um leilão decrescente, começando com 2 ETH e decrescendo 0.1 ETH a cada cinco minutos até todos os NFTs serem vendidos. Quando o último foi mintado, um preço foi estabelecido como base e quem pagou mais caro recebeu a diferença de volta.
No entanto, o lançamento dos NFTs Azuki Elementals foi ofuscado por polêmicas. Após a revelação das artes, que ocorreu após a mintagem, o preço dos NFTs caiu drasticamente, chegando a valores tão baixos quanto 1.32 ETH. Alguns clientes e colecionadores acusaram a nova coleção de ser uma "falsificação", alegando que as artes eram quase idênticas às da coleção original Azuki. As críticas se estenderam às redes sociais, onde as semelhanças foram amplamente discutidas, com alguns usuários apontando imperfeições nas obras de arte (gerados por IA, será?).
Veja mais sobre os Elementals no site oficial da Azuki.
📽️ PARA ASSISTIR
Serial Experiments Lain (1998)
Antes ainda de Matrix dominar os cinemas, o anime japonês Serial Experiments Lain já discutia temas sobre metaverso, inteligência artificial e hibridismo entre máquina e seres humanos. A série mistura inspirações artísticas da história da computação, estética cyberpunk e teorias conspiratórias. Lain tem sido amplamente aclamada por sua abordagem inovadora, gráficos impressionantes, ambiência, temáticas e a maneira como retrata um mundo obscurecido pela paranoia, isolamento social e vício em tecnologia, oferecendo uma visão perspicaz da vida no século 21.
A animação pode ser assistida na íntegra no Funimation.
📉 ANDAMENTO DO MERCADO
Ao longo da última semana, o valor de mercado baseado no preço mais baixo do espaço NFT encolheu de 7,81 milhões de ETH para 7,62 milhões de ETH, representando uma queda de ~2,4%. A queda não é surpreendente, visto que o preço do ETH aumentou 14% no mesmo período. Em outras palavras, os principais — nomeadamente BTC e ETH — dominaram a maior parte das ações de compra na criptoeconomia esta semana.
BAYC e MAYC retomam a liderança com a notícia do lançamento do jogo HV-MTL.
🔗 O QUE MAIS TÁ ROLANDO
Metaverso pode contribuir com até 2,4% do PIB dos EUA até 2035
A Máscara Funerária de Tutancâmon será lançada em NFTs 3D
O que as roupas digitais dizem sobre o futuro da indústria.
CyberKongz revela padrão ERC-721x para segurança NFT
Como o metaverso pode ajudar pessoas com deficiência
Para ficar por dentro das novidades siga a Bankless Brasil no 🐦 Twitter, 📸Instagram e ▶️ Youtube.
🚨 Este texto não é recomendação financeira ou fiscal. Este boletim informativo é estritamente educacional e não é um conselho de investimento ou uma solicitação para comprar ou vender quaisquer ativos ou para tomar quaisquer decisões financeiras. Este boletim informativo não é um conselho fiscal. Fale com seu contador. Faça sua própria pesquisa.
💡 Parêntesis. Ocasionalmente, podemos adicionar links para produtos que usamos neste boletim informativo. Podemos receber comissão se você fizer uma compra através de um desses links. Sempre iremos divulgar quando for o caso.
📩 Se você tem interesse em divulgar um produto, serviço ou protocolo no Bankless Brasil, mande um email para: contato@banklessbr.com