Mensurando a Tomada de Decisões em Comunidades Virtuais | Estado das DAOs #42
Você está lendo o Estado das DAOs, nosso boletim que vai direto ao ponto para entender as DAOs.
🏴 Salve nação Bankless 🇧🇷,
GM e bem-vinda ao Estado das DAOs, uma newsletter da BanklessDAO.
Eu adoro essa newsletter porque ela escancara problemas reais enfrentados pelas comunidades da web3. Essas reflexões são extremamente relevantes para a Bankless Brasil e qualquer outra comunidade. Se no último número, exploramos a gamificação com base no engajamento da comunidade, neste também traz essa pegada de pontuação com objetivo de medir a influência das pessoas que fazem parte das DAOs (Organizações Autônomas Descentralizadas).
Nas organizações tradicionais, a tomada de decisão tende a ser centralizada. Em contraste, nas comunidades descentralizadas, acredita-se comumente que a tomada de decisão é mais inclusiva e as hierarquias são mais horizontais. Embora isso possa ser verdade em certo sentido, devemos reconhecer que as DAOs podem abrigar centros de poder.
Medir a influência relativa dos membros da comunidade permite compreender como as decisões são tomadas em organizações descentralizadas. Ao obter essas pontuações, os líderes comunitários podem avaliar a saúde da comunidade e tomar medidas para aprimorar os processos de tomada de decisão, garantindo assim a longevidade da organização.
Como de costume, no final da newsletter, resumos de diferentes análises e reflexões recentes do ecossistema são destacadas, para proporcionar uma compreensão mais aprofundada do estado atual das DAOs.
Espero que essa leitura inspire você a juntar-se a nós nesta jornada. LFG!
Uai.
Contribuidores: Renão Digital, Marcus Tastch e Uai so serious?
Mensurando Tomadas de Decisão em Comunidades Virtuais
Autora: Katerina
O progresso de uma comunidade pode ser afetado por seu processo de tomada de decisão - medir esse processo dá a gestores de comunidade insights valiosos...
A Web3 está liderando a formação de grandes comunidades espalhadas pelo mundo, coordenando-se para um objetivo comum. Muitas dessas comunidades defendem um princípio sem permissão ou de baixa barreira à entrada e um impulso para a descentralização. Isso afeta a tomada de decisões, removendo pontos centrais de estrangulamento e criando um campo de jogo nivelado para todos. É tudo sobre a Web3 e o que os membros querem.
No entanto, embora o poder formal seja amplamente removido, nem todos estão em posição de influenciar uma decisão ou influenciar um voto. O poder informal – a capacidade de influenciar os outros por meio de conversas – tem forte influência nas comunidades da web3. Saber quanta influência está espalhada pela comunidade fornece aos gerentes da comunidade percepções sobre o nível de igualdade do campo de jogo.
Como são as Comunidades da Web3?
Comunidades que encontram e são normalmente coordenadas pelo Discord em canais abertos. Sim, alguns canais apenas são abertos para quem possui uma role (atribuição), mas isso é mais para remover o ruído e ajudar no foco dos membros nas conversações que importam para eles do que para excluir os membros. Em outras palavras, todo mundo pode seguir e ler todas as conversas, se informando do que está acontecendo. Consequentemente, isso faz sentido para abandonar o velho ditado de “informação é poder” na web3. Mais do que nunca, todos têm acesso à mesma informação sobre determinado assunto.
Mas, mesmo que todas as conversas sejam tecnicamente acessíveis a todos os membros, isso não significa que todos tenham a mesma oportunidade de participar de todas as conversas. Basta pensar em questões de idioma e fusos horários; enquanto durmo, não consigo participar de nenhuma conversa e, portanto, não posso influenciar o resultado de tais conversas. Claro, posso entrar em contato assim que estiver de pé, mas pode ser tarde demais.
Mais importante, as conversas no Discord são transitórias. Tudo pode ser pesquisado, mas a cada nova postagem fica cada vez mais difícil descobrir quem disse o quê, revisar os diferentes argumentos que os membros trouxeram para uma discussão e traçar o caminho de “vamos conversar” para “vamos fazer isso”. Alguns membros sempre terão mais status social do que outros e suas opiniões podem influenciar os outros, tornando-os fundamentais na formulação de uma proposta e na decisão de seu resultado.
Embora quem conhece quem é menos importante nas comunidades da web3, com as comunidades padronizando a comunicação aberta, o poder informal ainda é importante. O poder informal é a habilidade da pessoa de influenciar o pensamento e decisões dos outros. Estão nesse barco coaches, coordenadores, mentores e líderes de comunidades. Você pode não reconhecê-los em uma comunidade web3 por seus títulos, mas por suas posições na rede social da comunidade.
Usando a Descentralização Social para Compreender a Distribuição do Poder Informal
Na ferramenta de saúde da comunidade do TogetherCrew, medimos como as conversas são espalhadas pela comunidade (descentralizadas) ou conduzidas por um pequeno grupo de membros (centralizadas). O pensamento por trás disso é que a participação nas conversas é importante para moldar o futuro da comunidade e dos membros que participam da conversa. É por isso que rotulamos a métrica: Processo de Influência.
Nossa filosofia subjacente é que a estrutura de comunicação de uma comunidade pode impactar como os membros conectados se sentem com ela e também como ela evolui. A pontuação de Propagação de Influência dá à comunidade uma noção dos principais influenciadores, se a base maior de membros está desconectada e, em geral, como as discussões são realizadas dentro da comunidade.
E, claro, estamos cientes de que a mera participação em conversas não precisa ser benéfica para a comunidade ou necessariamente positiva. Imagine o exemplo clássico da empresa herdada da web2 de um gerente barulhento dominando a reunião da equipe com seu monólogo sobre o que deve ser feito.
O que os Pontos do Processo de Influência Podem te Dizer
A pontuação do Processo de Influência deve ser interpretada no contexto do tamanho da comunidade. O que se deve buscar é uma pontuação ótima, que promova a discussão participativa, mas não prejudique a velocidade da tomada de decisão ou sobrecarregue os membros com a participação nas conversas.
Em uma comunidade com uma alta pontuação de Processo de Influência, não há pontos de estrangulamento ou elos fracos na tomada de decisões. Pode haver alguns membros relativamente mais ativos do que outros, mas, mais ou menos, a interação é distribuída igualmente. No entanto, se os membros tiverem visões divergentes, a tomada de decisão pode levar tempo. Além disso, se houver um choque externo (por exemplo, nova regulamentação ou mudanças no mercado), é provável que a comunidade tenha dificuldades para reagir e se adaptar porque não há uma liderança central informal. Além disso, para quem está de fora, a comunidade pode parecer desorganizada, pois não está claro quem está no comando.
Se a pontuação de Processo de Influência for muito alta, prejudicando o progresso da sua comunidade, aqui estão algumas ações que você pode tomar:
Atribua oráculos ou conselheiros especializados em certos tópicos (exemplo: Manifesto Fellowship da Polkadot)
Crie missões de integração para ajudar os novos participantes a descobrir como contribuir (exemplo: Caminhos de Engajamento da MetaGame’s)
Revise a estrutura dos seus canais e crie tópicos ou unidade específicas de canais. Isso vai melhorar para que os membros contribuam nos seus tópicos favoritos enquanto eles não são distraídos pelas conversas que acontecem ao mesmo tempo nos outros canais.
Na outra ponta de espectro, se a comunidade tem uma baixa pontuação no Processo da Influência, há um grupo de membros que conduz as conversas com informações limitadas de outras pessoas. Outros membros podem ler o que está sendo postado, mas não compartilham seu conhecimento ou opinião sobre os tópicos discutidos.
Consequentemente, as discussões e decisões não alavancam o conhecimento coletivo e as perspectivas da comunidade, e existe a possibilidade de que os colaboradores se sintam desvalorizados ou ignorados e reduzam seu envolvimento com a comunidade ao longo do tempo. Eles também podem sentir que a comunidade está evoluindo para algo com o qual não podem se relacionar. Eventualmente, o futuro da comunidade dependerá da atividade e dos objetivos dos membros centrais.
Se a pontuação for muito baixa, aqui estão algumas ações que você pode tomar:
Dê aos membros responsabilidades em áreas específicas ou rotule como especialistas e direcione as conversas para eles.
Mostre a experiência dos membros da comunidade e trabalhe dentro e fora da comunidade para ajudar os membros a se familiarizarem e se conectarem.
Organize sessões de resolução de problemas promovidas pela comunidade ou hackathons mais longos para que as pessoas conversem umas com as outras.
Se você deseja saber a pontuação do Processo de Influência da sua comunidade e encontrar maneiras de melhorar a resiliência e a satisfação dos membros, a ferramenta de análise de saúde da comunidade da TogetherCrew é sua melhor aliada.
Implante o TogetherCrew para sua comunidade! Entre em contato com a equipe para saber mais.
Opiniões do Ecossistema
🔥 e 🧊 de visões do ecossistema DAO.
DAOs podem obter reconhecimento oficial e legal na Califórnia
Autor: Jason Nelson
🔑 Insights: Este artigo discute um projeto de lei que foi introduzido na Califórnia com o objetivo de estabelecer um quadro legal para DAOs. O Projeto de Lei 1229 da Assembleia, introduzido pelo membro da Assembleia Matt Haney, ganhou apoio da proeminente empresa de investimentos em criptomoedas Andreessen Horowitz (a16z Crypto) e do Crypto Council for Innovation.
O projeto de lei alteraria o código corporativo do estado para incluir DAOs, redes blockchain e protocolos de contratos inteligentes. Se aprovado, permitiria que as DAOs se incorporassem na Califórnia, pagassem impostos e oferecessem uma melhor proteção para os participantes da economia web3.
O projeto de lei busca educar os colegas membros da assembleia sobre a tecnologia blockchain e as DAOs, com o objetivo de criar certeza, legitimar esse tipo de organização e garantir uma tributação adequada.
Esse movimento ocorre em um momento em que os funcionários do governo estão cada vez mais focados em criptomoedas, com maior escrutínio e regulamentações sendo implementadas. O membro da Assembleia Haney enfatizou a importância de acompanhar as mudanças tecnológicas para manter a posição da Califórnia como líder global em tecnologia.
Web 3.0: Governos descentralizados
Autor: Dmitry Mishunin
🔑 Insights: O artigo examina o conceito de governos descentralizados no contexto da web3. Ele explica como as plataformas descentralizadas abriram caminho para a exploração de governos descentralizados, destacando exemplos de grandes empresas de TI. O artigo discute as vantagens e desvantagens da governança descentralizada, enfatizando transparência, participação igualitária e resiliência como benefícios, ao mesmo tempo que reconhece desafios como complexidade, dimensionamento e questões regulatórias.
Governos descentralizados operam por meio de regulação digital e já estão sendo implementados por empresas de TI, funcionando sob a autoridade de um Conselho de Administração.
A tecnologia blockchain e os contratos inteligentes desempenham um papel crucial na criação de sistemas governamentais confiáveis, transparentes e descentralizados para governos da web3.
As vantagens dos governos da web3 incluem descentralização, resistência à corrupção, participação igualitária na tomada de decisões e transparência nos processos e resultados.
As desvantagens incluem complexidade, exigindo que os participantes tenham um certo nível de familiaridade com a tecnologia, problemas de dimensionamento, dificuldades em conformidade com regulamentações tradicionais e desafios na atribuição de responsabilidade na ausência de uma autoridade centralizada.
Resolver esses problemas pode envolver medidas como fornecer educação sobre processos de tomada de decisão ou introduzir o cargo de CEO, mas a implementação mais apropriada da governança descentralizada ainda é objeto de discussão.
Grants 101: Criando um programa de concessões na web3
Autor: Annika Lewis
🔑 Insights: Ao se envolver com a web3, é provável que você tenha se deparado com programas de concessões, como os realizados pelo GitCoin ou Optimism. Se os projetos da web3 oferecem algum sinal do que está por vir, está claro que as concessões provavelmente serão um componente importante do futuro do trabalho.
Identificar e articular metas claras estabelece a base para a criação das estruturas corretas.
Pedidos de propostas são uma inspiração para futuros projetos de concessões.
A alternativa mais comum a um comitê é um gerente de concessões interno ou uma equipe de concessões.
Estabelecer expectativas quanto a prazos, respostas e métricas gerais é fundamental para uma boa experiência do beneficiário das concessões.
A web3 ainda está em estágio inicial, tanto os gerentes de programas quanto os beneficiários estão descobrindo conforme avançam.
DAO em Destaque: Opolis
Opolis é uma DAO que capacita trabalhadores independentes a projetar seus arranjos de trabalho pessoais e ter acesso a benefícios que geralmente são reservados a funcionários de empresas. Opolis tem como objetivo criar uma estrutura de emprego global mais igualitária e flexível, onde os trabalhadores possam escolher com quem trabalham, de onde trabalham e quanto ganham.
Opolis é construído na plataforma Ethereum e utiliza contratos inteligentes para automatizar processos de emprego e transações. Os membros da Opolis podem criar suas próprias entidades de emprego (EEs) e se juntar a outras existentes com base em suas preferências e necessidades. As EEs são autônomas e podem estabelecer suas próprias regras e políticas. A Opolis também oferece um mercado onde as EEs podem encontrar e colaborar com outras EEs ou clientes.
Opolis possui seu próprio token de governança, o WORK, que é usado para participar das decisões da DAO e da distribuição de recompensas. Os detentores do token WORK podem votar em propostas, sugerir melhorias e receber dividendos da receita da plataforma. A Opolis também possui um token de utilidade, o OPOL, usado para pagar por serviços e taxas na plataforma.
Opolis é mais do que apenas uma plataforma; é uma comunidade de trabalhadores independentes que compartilham uma visão comum de criar um futuro melhor para o trabalho. A Opolis acredita que o trabalho deve ser uma expressão da criatividade e dos valores únicos de cada pessoa, e não uma fonte de estresse e exploração. Ao se juntar à Opolis, os trabalhadores independentes podem desfrutar de mais liberdade, flexibilidade e segurança em sua vida profissional.
Quer saber mais sobre este projeto? Confira em:
👉 Website
Post Original:
Algumas informações podem ter sido retiradas do texto original por conter conteúdo ultrapassado;
Alguns termos podem ter sido alterados para fazer mais sentido no contexto da língua portuguesa e/ou facilitar o entendimento.
Tem interesse em contribuir com o movimento Bankless no Brasil? Ficou com alguma dúvida depois de ler o artigo? Entre no nosso servidor do Discord e embarque também nessa jornada!
Este texto não é recomendação financeira ou fiscal. Este boletim informativo é estritamente educacional e não é um conselho de investimento ou uma solicitação para comprar ou vender quaisquer ativos ou para tomar quaisquer decisões financeiras. Este boletim informativo não é um conselho fiscal. Fale com seu contador. Faça sua própria pesquisa.
Se você tem interesse em divulgar um produto, serviço ou protocolo no Bankless Brasil, mande um e-mail para: contato@banklessbr.com ou envie uma DM no twitter.