Marketplaces de NFTs em alta
A briga dos marketplaces de NFTs começou. OpenSea x Blur já é uma realidade, mas esses não são os únicos players dessa disputa.
Prezada Nação Bankless,
No artigo de hoje, apresentamos a tradução dos artigos Uniswap Builds Out NFT Offering With ERC-20 Payments e Blur Blows Away OpenSea and Wins 82% of NFT Trading Volume, originalmente publicado em The Defiant.
Você pode assinar a newsletter gratuita do The Defiant por este link.
Se quiser acompanhar o The Defiant em português, inscreva-se na newsletter brasileira:
— Nação Bankless
Blur supera OpenSea e conquista 82% do volume de negociação de NFTs
OpenSea zera taxas em tentativa falha de combater concorrente do mercado
Reduzir preços para atrair clientes é um conceito de negócio consagrado pelo tempo.
Mas tente dizer isso à OpenSea.
Uma semana após a plataforma de NFTs ter eliminado as taxas cobradas nas negociações, a Blur, sua nova concorrente, não perdeu o seu ritmo.
De acordo com um painel do Dune Analytics criado pelo pesquisador pseudônimo Hildobby, a plataforma de NFTs de apenas quatro meses de existência conquistou uma impressionante participação de mercado de 82% do volume de negociações na rede Ethereum durante a última semana.
A Blur acelerou depois de distribuir 12% de seus tokens BLUR para negociadores de NFTs em 14 de fevereiro. Desde então, ela tem sido responsável por mais de 70% do volume diário de negociações de NFTs na Ethereum, o que levou a OpenSea a reduzir as suas taxas para tentar competir com a situacão. A Blur foi lançada com negociações sem taxas, algo que outras plataformas como a SudoSwap também fazem.
Novo Airdrop
Hildobby, cujo os painéis estão entre os mais populares no site de dados Dune Analytics, disse ao The Defiant que vê algumas tendências primárias em ação. Para começar, a Blur anunciou o lançamento de um novo airdrop que totalizará mais 10% do supply em um futuro próximo.
A plataforma disse no Twitter que a maneira de maximizar o airdrop é através da "lealdade", que pode ser comprovada se os usuários listarem seus NFTs para venda exclusivamente na Blur.
Hildobby também destacou o design da Blur. "Os usuários que migraram passaram a conhecer a Blur e obtiveram melhor liquidez, com o preço de mercado muitas vezes mais baixo e o preço de leilão mais alto", disse o pesquisador. "Isso mostra que os usuários que migraram acham a Blur um produto superior, mesmo quando as taxas não são mais baixas."
No entanto, nem todos estão convencidos de que as estratégias da Blur serão sustentáveis. Kofi Kufuor, colaborador do DeFi Llama e ex-parceiro da empresa de capital de risco 1confirmation, afirmou que 53% do volume da Blur vem de 500 carteiras no Twitter.
Wash Trading
Esses traders podem ser muito profissionais, ou potenciais usuários que buscam maximizar seus airdrops, ou uma combinação dos dois. Wash trading certamente não é algo incomum no espaço de NFTs - um estudo de Hildobby estimou que metade do volume NFT em 2022 foi de wash trading.
Pacman, co-fundador anteriormente anônimo da Blur, se revelou no dia 21 de fevereiro no Twitter e usou seu nome legal, Tieshun Roquerre, em uma entrevista ao The Block.
A batalha entre as duas plataformas apresentou movimentos e contramovimentos na implementação de royalties pagos aos criadores de NFT.
A redução de suas próprias taxas em 17 de fevereiro não foi a única mudança importante da OpenSea naquele dia - a plataforma também reduziu os royalties obrigatórios para 0,5%.
Royalties reduzidos
Quando o The Defiant voltou a contatá-lo, Kufuor disse que a OpenSea pode ter cometido um erro. "O público-alvo mais focado em criadores no espaço de NFTs gostava que a OpenSea ainda tentava defender os royalties", disse ele por mensagens no Twitter. "Então a decisão [de diminuir os royalties] não trouxe nenhum usuário ou volume desse grupo."
Kufuor admitiu que os incentivos claramente estão do lado da Blur. "Traders profissionais já estavam recebendo 0 taxas e 0,5 royalties na Blur e a Blur deu a eles dinheiro de graça", disse ele. "Se eles se mudassem, teriam as mesmas taxas, mas perderiam o dinheiro gratuito."
Uniswap expande oferta de NFTs com pagamentos em tokens ERC-20
A DEX nº 1 se movimenta conforme o mercado de NFTs aquece
Uniswap, a maior exchange descentralizada do mercado cripto, começou a permitir que investidores comprem NFTs com tokens ERC-20.
A medida foi projetada para fortalecer o negócio em ascensão de NFTs na Uniswap após a aquisição da plataforma Genie. O mercado de NFTs está aquecendo com novos concorrentes, como a Blur.
Economizando taxas de gás
De acordo com o plano da Uniswap, os usuários podem comprar NFTs com um único token ERC-20 e, eventualmente, comprar NFTs usando vários tokens ERC-20.
Essa funcionalidade acaba com a necessidade de conversão dos tokens ERC-20 em ETH/WETH apenas para comprar NFTs, tornando essa etapa redundante e ajudando a economizar nas taxas de gas.
Essa funcionalidade é alimentada pelo roteador universal da Uniswap, que vende o token ERC-20 do comprador pelo token que o vendedor listou seu NFT, a negociação é liquidada usando o protocolo Seaport, desenvolvido pela OpenSea.
Em 21 de junho de 2022, a Uniswap anunciou que havia adquirido a Genie por uma quantia não divulgada.
Em novembro de 2022, a Uniswap revelou que passou a permitir a negociação de NFTs em sua plataforma, e que havia renomeado a Genie para agregador de NFTs da Uniswap. Um airdrop de USDC foi distribuído para usuários elegíveis, e um programa de reembolso de taxas de gas foi anunciado.
Apesar disso, o agregador de NFTs da Uniswap viu uma forte queda tanto no volume de negociação quanto no número de transações.
Concorrência
Desde sua introdução, o volume de negociação da plataforma caiu de aproximadamente US$ 246.000 para quase US$ 20.000. Enquanto o número de transações caiu de 446 para 36, de acordo com um painel de análise da Dune Analytics.
O concorrente direto do agregador de NFTs da Uniswap, Gem, adquirido pela OpenSea em abril de 2022, foi rápido em divulgar que já permitia a compra de NFTs com tokens ERC-20 desde 2021.
A competição no mercado de NFTs está esquentando, os diferentes players estão cada vez mais se movimentando para inovar e desenvolver novas formas de interação de usuários.
A líder de mercado OpenSea reduziu as taxas de negociação, sem sucesso. O token de governança da Uniswap, UNI, aumentou mais de 10% nos últimos 30 dias, em comparação com um aumento de 6% do Ether, de acordo com dados do The Defiant Terminal.
Tem interesse em contribuir com o movimento Bankless no Brasil? Ficou com alguma dúvida depois de ler o artigo? Entre no nosso servidor do Discord e embarque também nessa jornada!
Este texto não é recomendação financeira ou fiscal. Este boletim informativo é estritamente educacional e não é um conselho de investimento ou uma solicitação para comprar ou vender quaisquer ativos ou para tomar quaisquer decisões financeiras. Este boletim informativo não é um conselho fiscal. Fale com seu contador. Faça sua própria pesquisa.
Parêntesis. Ocasionalmente, podemos adicionar links para produtos que usamos neste boletim informativo. Podemos receber comissão se você fizer uma compra através de um desses links. Sempre iremos divulgar quando for o caso.
📩 Se você tem interesse em divulgar um produto, serviço ou protocolo no Bankless Brasil, mande um email para: contato@banklessbr.com