Instagram Entra Ainda Mais no Universo de NFTs
NFTs + redes sociais = a próxima bola da vez?
Prezada Nação Bankless,
Em meu artigo recente sobre NFTs de avatar do Reddit, especulei que em breve poderíamos ver outros gigantes de rede social fazendo grandes movimentos sobre NFTs.
Não demorou muito para que essa especulação se confirmasse, pois esta semana a empresa Meta, de Mark Zuckerberg, anunciou que lançaria um kit de ferramentas sobre NFTs para usuários do Instagram.
Amando ou odiando esse movimento, as novidades são enormes.
Por enorme, quero dizer que o alcance potencial desse desenvolvimento é literalmente grandioso, visto que o Instagram tem mais de 1,4 bilhão de usuários. Isso é 18% de todas as pessoas do mundo!
Vamos mergulhar naquilo que podemos esperar deste kit de ferramentas sobre NFTs e também abordar a ascensão do ecossistema de rede social nativo da web3 para o post de hoje!
-WMP
Instagram aposta nos NFTs
Em breve você poderá criar e negociar #NFTs no @instagram, começando com a @0xPolygon. Agora você também pode se conectar à carteira @solana e Phantom e ver informações sobre a coleção @opensea: about.fb.com/news/2022/05/i… Comente seu #NFT abaixo
O que há de novo no pedaço?
Na última semana, a empresa Meta revelou que em breve apresentaria a funcionalidade para os usuários criarem, comprarem e venderem colecionáveis digitais – ou seja, NFTs – no Instagram.
O anúncio informa o seguinte:
“[Os criadores] terão um kit de ferramentas de ponta a ponta – desde a criação (começando no blockchain Polygon), passando pela apresentação e seguindo até a venda. As pessoas podem apoiar facilmente seus criadores favoritos comprando seus colecionáveis digitais diretamente no Instagram. Estamos testando esses novos recursos com um pequeno grupo de criadores nos EUA primeiro e esperamos expandir para mais países em breve.”
Pouco se sabe além disso, por enquanto.
No entanto, a Meta confirmou que tais colecionáveis serão negociáveis fora do Instagram, por exemplo, em martketplaces de NFTs como o OpenSea.
Além disso, os metadados para esses colecionáveis serão sustentados pela Arweave, uma rede de armazenamento de dados descentralizada que ganhou popularidade no ecossistema NFT nos últimos dois anos.
Grande anúncio: @Meta agora está usando Arweave para armazenar permanentemente colecionáveis digitais do @Instagram.
Os usuários do Instagram agora podem criar coleções digitais para suas postagens, armazenadas no Arweave.
O contexto
A notícia do lançamento de um kit de ferramentas para NFTs ocorreu ao mesmo tempo em que a empresa Meta está aumentando seus planos de colecionáveis digitais este ano. Eis uma linha do tempo dos desenvolvimentos anteriores desses colecionáveis:
Maio de 2022 - Meta começou a testar a capacidade de conectar carteiras e exibir NFTs da Ethereum, Polygon e Flow no Facebook ou Instagram;
Agosto de 2022 - Meta expandiu seus testes sobre NFTs para usuários em 100 países adicionais, adicionou suporte para novas carteiras como a Coinbase Wallet e ativou o crossposting de colecionáveis no Facebook e Instagram;
Setembro de 2022 — A Meta abriu seus recursos de colecionáveis digitais para todos os usuários do Facebook e Instagram nos EUA.
Por que isso importa
Com quase 3 milhões criados até o momento, os Avatares Colecionáveis do Reddit apresentaram um novo público “normie” ao mundo dos NFTs.
Para se ter uma perspectiva mais ampla, o Reddit tem algo como 50 milhões de usuários ativos diários (DAUs), enquanto o Instagram tem 10 vezes mais, atingindo 500 milhões de usuários ativos diários..
Isso significa dizer que o programa de colecionáveis digitais do Instagram tem o potencial de alcançar uma quantidade enorme de pessoas daqui para frente. Temos, por exemplo, mais de 200 milhões de empresas apenas no Instagram!
Se mesmo uma pequena fração desses usuários e empresas adotarem NFTs via Instagram, nos próximos anos, o tamanho do ecossistema NFT e sua base de usuários devem aumentar consideravelmente em pouco tempo.
Quem será o próximo?
A CEO da Ark Invest, Cathie Wood, comentou recentemente na Bloomberg (mais ou menos no minuto 16:00 ) que ela não ficaria surpresa ao ver o Twitter começar a trabalhar em sua própria carteira de criptomoedas.
Eu também não ficaria surpreso.
Obviamente, o Twitter já suporta a adição de fotos de perfil de NFTs na rede Ethereum por meio de carteiras como Coinbase Wallet, MetaMask e Rainbow. A plataforma também começou a testar os NFTs "Tweet Tiles":
Agora testando: NFT Tweet Tiles 🚀
Alguns links para NFTs no @rarible, @MagicEden, @dapperlabs e @Jumptradenft agora mostrarão uma imagem maior do NFT ao lado de detalhes como o título e o criador. Mais um passo em nossa jornada para permitir que os desenvolvedores impactem a experiência de Tweets.
A comunidade de cripto é um dos grupos de usuários mais ativos do Twitter, sendo o ecossistema de NFT uma parte significativa desses níveis de atividade. Dessa forma, os executivos do Twitter podem eventualmente decidir oferecer serviços de cripto e NFT ainda mais diretos – por exemplo, uma carteira nativa do Twitter — o que seria uma vantagem para a empresa.
As redes sociais descentralizadas também estão crescendo
Olhem que ferramenta interessante para dar uma checada na atividade do @LensProtocol em diferentes aplicativos entre clientes da Web e móveis. É fácil obter dados sem necessitar de permissão 🌿 Coloque seu aplicativo para melhores vibrações.
Na web3, usamos tecnologia como blockchain e NFTs para descentralizar ainda mais.
Por que tal descentralização? A concentração de poder na cultura e nas finanças leva a todos os tipos de abusos e disparidades de cima para baixo.
Ao construir com blockchain e NFTs, buscamos nivelar o espaço, de forma ascendente, para dar a todos oportunidades de opinar e permitir o acesso a ferramentas de capacitação de código aberto, as quais, podem ser utilizadas para controlar melhor suas próprias jornadas.
Dito tudo isso, as redes sociais descentralizadas – ou seja, projetos que são construídos nativamente na tecnologia web3 – é uma área de interesse que ultimamente passa por um incremento de construção e experimentação.
Uso entre aplicativos permissionless criados a partir do @LensProtocol 🌿 celular é representado por @orbwagmi e @phaverapp. Construção da comunidade @lensterxyz representa a maior parte do uso do desktop. Mais alfa no "OUTRO"
Nenhum projeto exemplifica mais esse florescimento recente do que o Lens Protocol, uma plataforma baseada em NFTs construída na Polygon, projetada para servir como base para um ecossistema de aplicativos de redes sociais descentralizadas.
2/ O que é o Lens Protocol?
Trata-se de uma plataforma que representa um usuário individual e sua rede de relacionamentos.
A plataforma não depende de terceiros para existir.
Os usuários são proprietários de seu próprio perfil (mensagens e conteúdo) e relações interpessoais (seguidores).
Com certeza, o Lens, seu ecossistema e o setor de mídia social descentralizado estão incrivelmente no início. Estamos ainda a pelo menos alguns anos de distância dessas soluções para lidar com grandes bases de usuários. No entanto, o progresso inicial em torno dessas jogadas sociais da web3 é bastante encorajador e nos dá esperança de que estarão se exibindo para os holofotes em breve.
O conteúdo gerado pela comunidade ("CGC") será o maior veículo para criadores de conteúdo, artistas e músicos
Estamos vendo as primeiras entradas - IP em projetos de NFT, AI Art, CC0 e Nouns
A Web3 social mostrará todo seu potencial. Camadas e camadas de tecido social, atribuição, distribuição, economias de escala
Polygon o lugar da web3 social?
Reddit, Instagram, Lens – o que eles têm em comum? Todos contam com o advento da Polygon, uma das soluções de escalabilidade do Ethereum, que busca dar suporte aos seus esforços iniciais envolvendo NFT.
Os avatares do Reddit são mintados na Polygon, por sua vez, o Instagram está iniciando seu programa de NFT colecionáveis na Polygon. E ainda, os perfis e as postagens do Lens são cunhados na Polygon, etc.
Com suas transações acessíveis e rápidas, seu roadmap escalável e mostrando vontade para desenvolver negócios, a equipe Polygon tem feito a diferença. Justamente quando se trata de dar os primeiros passos numa cena para lá de fervilhante de mídia social. Nesse ritmo, não se surpreenda se outras grandes empresas de mídia social chegarem à Polygon.
Mão na Massa
📱 Confira as novidades do kit de ferramentas NFT do Instagram da Meta
🧱 Leia meu post anterior Zora lança o Nouns Builder
Biografia do autor
William M. Peaster é um escritor profissional e criador do Metaversal – um boletim informativo do Bankless focado no surgimento de NFTs na criptoeconomia. Tem contribuído com conteúdo para o Bankless, JPG e outros!
Tem interesse em contribuir com o movimento Bankless no Brasil? Ficou com alguma dúvida depois de ler o artigo? Entre no nosso servidor do Discord e embarque também nessa jornada!
Este texto não é recomendação financeira ou fiscal. Este boletim informativo é estritamente educacional e não é um conselho de investimento ou uma solicitação para comprar ou vender quaisquer ativos ou para tomar quaisquer decisões financeiras. Este boletim informativo não é um conselho fiscal. Fale com seu contador. Faça sua própria pesquisa.
Parêntesis. Ocasionalmente, podemos adicionar links para produtos que usamos neste boletim informativo. Podemos receber comissão se você fizer uma compra através de um desses links. Sempre iremos divulgar quando for o caso.
📩 Se você tem interesse em divulgar um produto, serviço ou protocolo no Bankless Brasil, mande um email para: contato@banklessbr.com