Governança de DAOs como Círculos de Consentimento | Estado das DAOs #46
Seja bem vinda ao Estado das DAOs, o boletim que vai direto ao ponto para entender as DAOs.
🏴 Salve nação Bankless 🇧🇷
GM e bem-vinda a mais um Estado das DAOs, uma newsletter da BanklessDAO.
Nesta edição, sobem ao palco as reflexões acerca das tomadas de decisões de uma DAO que valoriza processos não hierárquicos. Como uma comunidade concorda com a decisão tomada, mesmo quem individualmente não concorda com ela?
Quando o diálogo de uma DAO chega a um impasse, o resultado pode ser frustração e estagnação. Aqui, a diferença entre buscar o consenso e alcançar o consentimento, conceitos de autoridade, autonomia e agência se cruzam para formar a base dos processos de governança de qualidade em DAOs.
Como sempre, opiniões do ecossistema são trazidas para refletirmos ainda mais e aplicar conceitos nas comunidades. Espero que este boletim inspire você e ajude a sua jornada experimental de DAOs.
Ótima leitura,
Uai
Colaboradores: Renão e Uai so serious?
Governança de DAOs como Círculos de Consentimento
Autor: HiroKennelly
Uma das frases que circula na democracia moderna é a ideia de que a legitimidade de um governo e seu direito ao poder são conferidos pelo consentimento do povo. De fatoNa verdade, esse conceito está presente em um dos documentos fundadores dos Estados Unidos, a Declaração de Independência:
Consideramos como verdades autoevidentes que todos os homens são criados iguais, que são dotados pelo Criador de certos direitos inalienáveis, entre os quais estão a vida, a liberdade e a busca da felicidade. — Que a fim de garantir esses direitos, governos são instituídos entre os homens, derivando seus justos poderes do consentimento dos governados...
Mas como qualquer pessoa que tenha passado tempo tentando organizar pessoas sabe:
Se Benjamin Franklin achava que o consentimento poderia ser um obstáculo, ele teria ficado aterrorizado com o consenso. Espera aí, não são a mesma coisa? Como acontece, não são de modo algum. Em resumo, o consentimento significa que ninguém está dizendo não, enquanto o consenso significa que todos estão dizendo sim. De acordo com o útil site 'Sociocracy For All':
Se você quiser resumir isso de forma clara, poderia dizer que, no consenso, perguntamos a todos 'você concorda?'. No consentimento, perguntamos 'você se opõe?'
O site continua dizendo que tudo se trata da amplitude de tolerância e que encontrar o terreno comum onde não há objeções é uma tarefa mais fácil do que alinhar as preferências específicas de cada pessoa.
Embora essa diferença possa fazer ou quebrar a sua organização, especialmente à medida que você cresce, a maioria das pessoas pensa sobre essas coisas assim:
Dando Consentimento, Construindo Consenso
Minha introdução à distinção entre 'consentimento' e 'consenso' começou com uma entrevista que Ryan Anderson, da Bankless Consulting, fez com Sam Spurlin, da The Ready. Nessa entrevista, Sam discute a distinção:
A tomada de decisão baseada em consenso envolve um grupo de pessoas concordando que é a melhor coisa a se fazer... O consentimento como uma forma alternativa de tomar decisões muda o critério de aceitação para seguir um curso de ação. Em vez de todos concordarem que é o melhor curso de ação, todos concordamos que é seguro tentar.
Embora essas noções de consentimento e consenso não se alinhem perfeitamente à tomada de decisões em toda a organização, Sam continua explicando como elas funcionam na prática:
Na verdade, trata-se de onde você traça a linha entre o que precisa ser levado a um grupo maior para votação versus no que podemos confiar que as pessoas tomem ação em suas áreas de expertise e permitir que as pessoas com o contexto relevante realmente opinem sobre essa decisão.
Uma maneira de pensar sobre isso é criar deliberadamente e delegar áreas de autoridade concentrada dentro de uma organização autogerenciada. Podemos delinear uma área de tomada de decisão e torná-la propriedade das pessoas que estão nesse time ou círculo? Dessa forma, desde que a decisão esteja dentro desse limite, eles podem simplesmente seguir em frente.
E se você pode criar essas áreas de autoridade concentrada, confiamos que especificamente designamos áreas para que as pessoas sejam inteligentes, usem seu julgamento e façam o que precisam fazer dentro de limites que nos permitam permanecer em uma zona de segurança. É quando você começa a ver os benefícios reais de uma organização auto gerenciada. Você não precisa trazer continuamente tudo de volta a um grupo maior para discutir coisas que as pessoas nem mesmo entendem necessariamente.
Reconhecer a diferença entre consentimento e consenso é uma coisa, mas trazer os frutos dessa distinção é outra. Para ser honesto, é bastante fácil ficar preso nos detalhes logo de cara:
Está claro que há um componente operacional nessas distinções, que implica domínios de autoridade, autonomia e agência, os círculos de consentimento sobre os quais a governança eficaz das DAOs é construída. Percebi recentemente que uma conversa em andamento com links, um contribuinte de longa data da BanklessDAO, sobre a autoridade (concentrada) delegada fornece um quadro para criar uma organização que seja construída para descentralizar e escalar.
Um dos princípios operacionais de links é que você não deve delegar responsabilidade sem também delegar a autoridade para realizar as ações necessárias para efetuar a responsabilidade. Isso pode parecer óbvio, mas se você realmente pensar nisso, é extraordinariamente incomum que a responsabilidade e a autoridade sejam delegadas juntas. Em um nível local, a polícia tem a responsabilidade de manter a paz e a autoridade para prender pessoas, mas isso é uma exceção.
Para muitos empregos, é toda a responsabilidade sem autoridade. Considere o trabalhador de serviço que tem a responsabilidade de garantir a satisfação do cliente, mas não tem a autoridade para se desviar de um roteiro padrão, ou o vendedor que é responsável por facilitar sua experiência de compra de carro, mas precisa verificar com o gerente de vendas para lhe dar um desconto. E se você for líder de mídia social em um projeto, mas não tiver a autoridade para postar conteúdo sem a aprovação do fundador? Sua autoridade está alinhada com a sua responsabilidade?
Os Círculos da (Vida de) DAO
A BanklessDAO é composta por unidades organizacionais: guildas, departamentos, projetos, o Comitê de Doações e os signatários da DAO Vault multisig, conforme detalhado na Constituição da BanklessDAO. Cada uma dessas unidades organizacionais pode ser representada por um círculo.
Pelo consentimento social capturado na Constituição, há uma compreensão em relação à responsabilidade de cada unidade organizacional em relação à DAO. O Comitê de Doações é 'responsável por avaliar todas as propostas de financiamento e garantir que as unidades organizacionais financiadas forneçam transparência contínua', enquanto as guildas devem focar em 'integração, educação e construção da comunidade'.
No momento da formação, o consentimento da DAO definiu o tamanho do círculo e o propósito de cada unidade organizacional. Com o tempo, o consentimento concedido a uma unidade organizacional específica pode mudar. Por exemplo, o Departamento de Governança está no processo de solicitar privilégios de publicação no Snapshot, que serão aprovados ou negados com base na votação ponderada por tokens, uma forma de tomada de decisão baseada em consentimento. Se aprovado, o domínio de responsabilidade e autoridade concedido ao Departamento de Governança aumenta e o círculo se torna maior.
Definindo os Círculos
A autoridade influencia os outros dois fatores: autonomia e agência. A autonomia só é possível quando a autoridade e a agência estão alinhadas; é a ideia de que uma unidade organizacional ou indivíduo está livre de coerção externa para efetuar qualquer coisa para a qual eles possuem a autoridade delegada. A agência, no entanto, é mais complexa.
A agência diz respeito tanto à autoridade delegada quanto à autonomia. No sentido legal, a agência é uma relação entre duas partes, onde um agente recebe autoridade delegada de um principal para agir em seu nome. De certa forma, o Comitê de Doações é um agente da BanklessDAO Vault, com autoridade para distribuir tokens BANK. De certa forma, é um instrumento de poder, um agente que possui tanto responsabilidade quanto autoridade. Em ambos os casos, essa agência também é determinada pelo consentimento.
A agência se torna realmente interessante quando observamos como os círculos de consentimento operam dentro das unidades organizacionais. Idealmente, os domínios de autoridade são tão bem definidos, e a pessoa dentro desse círculo está tão bem capacitada, que o DAOista não pode deixar de descobrir — ou se sentir corajoso o suficiente — para perseguir sua verdadeira paixão, para desbloquear seu coração secreto. Já faz tanto tempo que esquecemos quantos corações as vibrações de mercado em alta desbloqueiam. Mas isso é um artigo para um momento e lugar diferentes.
Votação Delegada como Governança Baseada em Consentimento
Nas DAOs, falamos em alcançar consenso, mas o que realmente estamos fazendo é pedir consentimento, a chance de tentar algo, experimentar, descobrir as fronteiras do que é possível, juntos.
Já estou envolvido com DAOs há tempo suficiente para saber que o consenso não é apenas um resultado raro da tomada de decisões, mas, assim como o Yeti preso na neve, a factualidade de sua existência pode estar sobre gelo fino. Há 'Não' votos para acompanhar muitas postagens no Fórum, e, o que é mais importante, a maioria dos tokens de governança está inativa em uma carteira, fora do processo de tomada de decisões. Como 'todos concordam' se eles não estão votando? Isso nos leva de volta à votação delegada.
Se você acredita que as DAOs são melhores quando governadas por consentimento, na verdade, melhor governadas apenas por consentimento, então a votação delegada é uma maneira lógica de aumentar a quantidade de consentimento e — paradoxalmente — a quantidade de tomada de decisões descentralizada. O paradoxo tem seus limites, é claro, pois muita delegação se torna um vetor de ataque de centralização. Basta olhar para as preocupações graves em relação ao Lido, sem mencionar os sistemas políticos fiduciários, para entender o que está em jogo quando consideramos sistemas de votação delegada de tokens.
Para ajudar a garantir que nenhuma entidade única controle mais do que uma quantidade socialmente aceitável de poder de voto, podemos limitar a porcentagem de tokens em circulação alocados a um delegado específico e implementar medidas básicas de defesa contra Sybil. Tendo recentemente sido verificado pela BrightID, posso dizer que uma defesa forte contra Sybil exige pouco mais de 15 minutos e não requer doxxing. Parece um preço pequeno a pagar para se tornar um delegado de um dos tokens sociais mais amplamente detidos do mundo (BANK), atualmente com mais de 6.000 detentores. E embora eu não tenha ilusões de que será possível alcançar consenso sobre essa ideia, estou esperançoso de que a BanklessDAO considere que o experimento é seguro o suficiente para tentar, ou seja, ter a comunidade dar seu consentimento.
Opiniões do Ecossistema
🔥 e 🧊 insights de todo o ecossistema DAO
Análise do Ecossistema de Ciência Descentralizada
Autores: Erin Magennis, Francisco Diaz e Carolina Menchaca
🔑 Insights: O artigo discute os resultados de uma pesquisa conduzida pelo talentDAO e DeSciWorld, que explora o impacto do financiamento da Gitcoin Round 15 nas organizações de ciência descentralizada, particularmente a capacidade da DeSci de lidar com os desafios de financiamento e publicação da pesquisa científica tradicional por meio de acesso aberto, inclusão e descentralização.
O relatório detalha resultados de 41 dos 82 projetos DeSci financiados pela Gitcoin Round 15, apresentando conquistas relacionadas a publicações, parcerias, educação, eventos e lançamentos de produtos/serviços. A necessidade de financiamento e talentos específicos em diferentes estágios do projeto são desafios.
Existe uma forte correlação entre projetos de construção de comunidade e esforços educacionais. Projetos focados na construção de comunidade demonstraram uma alta taxa de participação em eventos, enquanto projetos com menos realizações de metas alcançaram mais parcerias.
A DeSci promove ativamente a partilha de conhecimento e colaboração entre seus projetos, visando combater a natureza competitiva da ciência tradicional. Metade dos projetos fornece recursos para aprimorar o entendimento, e há um forte desejo por colaboração aberta e parcerias no futuro.
À medida que o ecossistema DeSci amadurece, seu foco inclui definições transparentes, informações de representação demográfica, orientação para colaboração e medição de impacto. A DeSci está pronta para influenciar significativamente o cenário científico, com oportunidades de envolvimento e contribuições em várias habilidades e estágios de desenvolvimento de projetos.
Explorando a Governança de DAOs: Um Estudo Empírico sobre o Snapshot
Autor: ThePASS
🔑 Insights: A criptografia utiliza criptografia, blockchain e contratos inteligentes para permitir aplicações inovadoras como DeFi, NFTs e DAOs. O Snapshot, uma plataforma proeminente de votação off-chain, auxilia na governança de DAOs. A análise de dados do Snapshot revela tendências nas atividades dos DAOs.
O artigo fornece números coletados desde o final de 2020 para o número de espaços Snapshot (quase 20 mil), propostas (~130 mil) e votantes (mais de 2,6 milhões). Embora o crescimento seja evidente, ainda há muitas vezes mais empresas registradas do que DAOs formados.
Os autores afirmam que os dados mostram que os DAOs são resilientes e não são afetados por ciclos de mercado intensos e "eventos cisne negro".
Incluídos nos dados estão vários "DAOs sem sentido" - espaços Snapshot formados para propostas sem sentido que têm menos de 100 votantes. Os autores afirmam que o número de DAOs ativamente envolvidos é de aproximadamente dois mil.
Os dados também fornecem insights sobre votantes, redes blockchain, sistemas de votação e estratégias em uso. Relevantemente para esta edição do Estado dos DAOs, observa-se que "a porcentagem de poder de voto usando estratégias de delegação aumentou significativamente no último ano. ... No longo prazo, a delegação provavelmente se tornará a escolha padrão para estratégias de votação de DAOs”
De DAOs Sociais para Protocolos Sociais
Autor: 0xJustice
🔑 Insights: O autor argumenta que os DAOs devem se basear em protocolos geradores de valor antes de cultivar um envolvimento comunitário mais amplo. O design de protocolos sociais é uma abordagem que busca sistemas de coordenação sem confiança, ao mesmo tempo em que expande nossa imaginação sobre o que um protocolo pode ser.
Os DAOs sociais também podem ser chamados de comunidades tokenizadas. A estrutura típica das comunidades tokenizadas geralmente gira em torno de funções, carteiras multiassinatura e algum tipo de programa de concessões.
O artigo propõe uma abordagem de 4 etapas para transformar progressivamente uma comunidade em um protocolo, começando por um manual, depois projetando um ciclo de jogo, identificando fases do jogo e dividindo o sistema em componentes.
O autor afirma que as principais vantagens dessa abordagem são escala, eficiência e resistência à captura, aspectos que os DAOs sociais devem começar a levar a sério.
Descentralização a partir de Primeiros Princípios
Autor: polynya
🔑 Insights: Apesar de seus benefícios, o autor acredita que a descentralização é apenas um meio para um fim. A resistência à corrupção e à censura precisa ser aumentada, mas não por meio da descentralização, pois ela é ineficiente.
As blockchains públicas buscam aumentar a resistência à corrupção, à censura e o acesso sem permissão.
Isso pode ser feito efetivamente obtendo alta segurança econômica e implementando provas. Essas provas garantem que as pessoas que executam validadores não precisem verificar muitos dados, mas sim uma pequena prova.
Algumas criptografias e mecanismos novos podem tornar a resistência à corrupção ou à censura mais difícil, por exemplo, dissuasores de penalização mais inteligentes e PBS instituídos.
DAO em Destaque: Gitcoin Grants Round 18
O Gitcoin Grants Round 18 está agora aberto com algumas atualizações significativas e mudanças na plataforma. Esta rodada fornecerá US$ 1 milhão em fundos correspondentes para Rodadas Principais, que incluem Soluções Climáticas, Infraestrutura Ethereum, Comunidade e Educação Web3, e Software de Código Aberto Web3.
O Gitcoin Grants Stack é a primeira solução descentralizada, personalizável e habilitada para contratos inteligentes, projetada para que comunidades financiem colaborativamente projetos que façam diferença na comunidade. O GG18 funcionará predominantemente na Optimism para gerenciar as taxas de gás, mas a rodada de Infraestrutura Ethereum Principal operará na Public Goods Network (PGN). Os gerentes de Rodada em Destaque podem escolher sua preferência de rede.
O Passaporte Gitcoin também foi recentemente atualizado com 6 selos novos e um novo algoritmo de pontuação. O Passporte foi criado pelo Gitcoin para defender seu programa de bolsas contra ataques Sybil, garantindo que apenas pessoas reais possam alocar fundos para projetos. Para ser elegível para o pool correspondente, você precisa de uma pontuação de Passporte de pelo menos 20.
Apoie o BanklessDAO na Rodada de Bolsas Comunitárias e Educação Web3
Doe para quantos projetos quiser - aqui estão alguns que ajudam o mundo a se tornar sem bancos:
BanklessDAO: Ao financiar iniciativas educacionais e nutrir uma cultura de governança descentralizada, o BanklessDAO abre o caminho para a adoção global de tecnologias e princípios web3.
A Bankless Publishing acredita no poder da mídia descentralizada para fornecer informações imparciais e promover uma comunidade mais informada.
A Bankless Academy é uma plataforma de aprendizado de código aberto e gratuita, que atende aos curiosos sobre web3.
A Bankless Africa reconhece a necessidade crítica de educação em criptomoedas acessível e confiável, capacitação e capacitação de mais africanos para participar de DAOs e projetos web3.
Doe agora.
Vamos financiar o que importa. Juntos.
Post Original:
Algumas informações podem ter sido retiradas do texto original por conter conteúdo ultrapassado;
Alguns termos podem ter sido alterados para fazer mais sentido no contexto da língua portuguesa e/ou facilitar o entendimento.
Tem interesse em contribuir com o movimento Bankless no Brasil? Ficou com alguma dúvida depois de ler o artigo? Entre no nosso servidor do Discord e embarque também nessa jornada!
Este texto não é recomendação financeira ou fiscal. Este boletim informativo é estritamente educacional e não é um conselho de investimento ou uma solicitação para comprar ou vender quaisquer ativos ou para tomar quaisquer decisões financeiras. Este boletim informativo não é um conselho fiscal. Fale com seu contador. Faça sua própria pesquisa.
Se você tem interesse em divulgar um produto, serviço ou protocolo no Bankless Brasil, mande um e-mail para: contato@banklessbr.com ou envie uma DM no Twitter.