Good Morning News: como a Web 3.0 está revolucionando o jornalismo
Uma comunidade engajada e NFTs dinâmicos são os motores da revolução em prol do jornalismo anti-frágil.
Autor: Diego_ChippiEth
Revisor: Maheus Guelfi
Não se deixe enganar pela temática old school do jornal Good Morning News (GMN). Essa estética antiga, que remete às origens do próprio jornalismo, foi estrategicamente escolhida para contrastar com a tecnologia de ponta e as ideias revolucionárias que movem esse projeto.
O idealizador do GMN é @B3Rhunter, ou Publisher. Ele adquiriu ampla experiência com o jornalismo tradicional ao trabalhar mais de uma década como gerente de produção em uma estação de televisão em sua cidade natal, no Kansas. Desde que começou a se envolver com cripto, há pouco mais de um ano, ele sempre pensou em formas de integrar a indústria jornalística e a tecnologia blockchain. A inspiração para o projeto surgiu quando Publisher identificou que os veículos de informação sobre cripto ainda estavam se baseando em um modelo Web2.0, centralizado, sem participação dos leitores. Ele percebeu que a tecnologia blockchain poderia ser uma ferramenta muito útil para promover avanços nesse setor e vislumbrou que os usuários poderiam ser os detentores dos meios de comunicação.
Quando conheci o projeto, no dia 7 de dezembro de 2021 (não, minha memória não é tão boa, eu simplesmente fui ao Discord e pesquisei a primeira mensagem que enviei no servidor do GMN 😁), fiquei bastante surpreso com as inovações trazidas pelo projeto. Good Morning News tinha uma proposta totalmente diferente daquilo que eu vi ao longo do ano de 2021 — acredite em mim, eu já tinha visto muita coisa. Não se tratava de farming de tokens, uma simples coleção NFTs, mais uma DAO. O que vi no GMN foi uma posposta genuinamente inovadora e revolucionária: uma ferramenta incensurável e imutável para que as pessoas tenham voz.
A minha primeira impressão do GMN foi que aquela era uma forma totalmente nova de conectar os leitores com a notícia, que torna o assinante do jornal um agente criador do veículo de informação que consome, além de oferecer a todos os leitores uma relação dinâmica com NFTs. Hoje percebo que a minha perspectiva inicial foi muito limitada, e que eu não vislumbrei o verdadeiro potencial do Good Morning News naquele momento. Após ver de perto como o projeto funciona, acredito que o uso dado por Publisher à tecnologia blockchain é o que faltava para vermos uma revolução na forma como o jornalismo é feito. Acredito que da mesma forma que as criptomoedas devolveram às pessoas o poder sobre o dinheiro, Good Morning News devolve a elas o poder sobre os meios de comunicação.
O NFT Dinâmico do Good Morning News
Além desse aspecto revolucionário em relação ao próprio jornalismo, o GMN também inova ao se valer de um NFT que tem duas funções essenciais: ser o próprio veículo diário da informação e conceder a qualidade de membro aos seus possuidores.
Afirmar que o NFT é o veículo da informação significa dizer que é por meio dele que os leitores têm acesso diário às notícias veiculadas pelo GMN.
Você poderia estar se perguntando, naturalmente, se o GMN cria novos NFTs diariamente para veicular as notícias e é nesse ponto que está uma das qualidades do projeto: o GMN usa um NFT dinâmico, que é atualizado diariamente. Por isso, comprando um único NFT, você se torna assinante do jornal e terá acesso a novas notícias todos os dias, para sempre!
Abaixo vemos duas edições do GMN, de dias diferentes, que foram publicadas bom base no mesmo NFT.
Ver a última versão do GMN é tão fácil como atualizar uma página web. No exemplo acima mostramos como você pode atualizar o metadata do seu NFT diretamente no OpenSea, mas isso também pode ser facilmente feito na sua carteira MetaMask. 😉
Não posso deixar de mencionar que as notícias são veiculadas no Good Morning News por escrito e em áudio! Isso mesmo, todas as edições são narradas, para melhorar ainda mais a experiência do leitor.
O NFT do GMN não é apenas uma edição do jornal, ele é um título de membro. Isso garante ao seu possuidor acesso pleno ao Discord do GMN, onde o membro pode participar ativamente de todo o processo de criação do jornal, ou apenas ver esse processo acontecendo — ou, como dizem por lá, “ver como se fazem as salsichas”. Nesse aspecto, o Good Morning News funciona como uma organização jornalística totalmente transparente. Afinal, o GMN adota um modelo de governança em que os possuidores do NFT passam a ser titulares do próprio projeto e podem acessar canais exclusivos do Discord, passam a ter poder de voto e podem participar da produção de cada uma das edições do GMN.
Outro benefício assegurado aos possuidores do NFT é o acesso a todo o banco de dados das edições anteriores à atual, que está disponível em um canal dedicado no servidor do GMN no Discord.
Além disso, como a governança é exercida pela comunidade, a qualquer tempo é possível que uma edição anterior seja escolhida para ser reeditada como uma edição especial — essas edições especiais são lançadas como NFTs individuais. Abaixo mostro um exemplo da última edição comemorativa do Good Morning News, a quinquagésima edição, publicada no dia 31 de dezembro de 2021. As edições especiais não são narradas, mas são modelos interativos em 3D!
A Economia do Good Morning News
O Good Morning News remunera seus colaboradores com um token nativo, $PAPER - atualmente há um par de MATIC/PAPER na SushiSwap. Então se você contribui de alguma forma com o GMN você será remunerado com PAPER.
Algo que também me chama a atenção no projeto, e que o diferencia drasticamente do modelo tradicional de jornalismo que conheci até aqui, é que a receita do GMN vem da venda de seus NFTs. Não há espaço para venda de anúncios. Parcerias são bem vindas, desde que correspondam ao ethos do GMN.
O motor que alimenta o projeto é a própria comunidade e o ideal por um mundo descentralizado. Isso é totalmente coerente com o que poderíamos esperar de um projeto que se propõe a revolucionar o modo como a indústria jornalística é feita atualmente.
Como Contribuir com o Good Morning News
Qualquer pessoa pode se juntar ao Discord do Good Morning News e se oferecer para contribuir com a publicação. Para participar você não precisa necessariamente ter um NFT do GMN — embora os possuidores do NFT tenham alguns benefícios, como comentamos.
É a comunidade quem escolhe o assunto que será veiculado no jornal e a é a própria comunidade quem escreve a notícia, baseada no assunto previamente escolhido. Mesmo que você não tenha adquirido o NFT do GMN, poderá contribuir com a produção do periódico, já que a comunidade é bastante aberta e sempre está disposta a receber novos membros. Diferentes habilidades são úteis no GMN: escritores, designers, programadores, administradores de comunidade etc. Então, se você estiver disposto a fazer algo em prol da descentralização do jornalismo, junte-se ao Good Morning News.
GMN, sem dúvidas, tem uma posição de destaque entre projetos e organizações inovadoras que se valem de tecnologias baseadas no modelo Web3.0, assim como ENS, EPNS e outros líderes em seus segmentos.
Good Morning News como um espaço fomentador de criatividade
Embora se trate de um projeto bastante novo, com cerca de 3 meses desde seu lançamento, o GMN já tem um público fiel.
No site do GMN, você poderá, além de mintar o seu NFT de membro, comprar edições especiais na Gift Shop e mintar um NFT de um Donut (afinal, um donut cai muito bem com um bom jornal logo pela manhã!).
Inicialmente esse NFT era uma forma de ensinar a novos membros do GMN a mintar NFTs diretamente do smart contract. Para saber mais como isso é feito, acesse o Discord do GMN e olhe as mensagens fixadas no canal town-square.
Uma nova adição feita ao GMN recentemente foi a adição de uma Pet Store no site do GMN, na qual você pode mintar um NFT generativo cuja arte está armazenada diretamente na blockchain — você sabia que a arte daquele seu NFT caríssimo não está armazenada na blockchain, mas um servidor em algum lugar do mundo?
Em janeiro de 2022 foi lançado o primeiro episódio do Podcast do Good Morning News, no qual a comunidade fica atualizada sobre as atividades desenvolvidas no protocolo e alguns dos colaboradores debatem algumas das notícias publicadas durante a semana. É uma ótima experiência para qualquer vivenciar um pouco do excelente clima entre os envolvidos no projeto.
Isso tudo deixa claro que o Good Morning News, além de ser um projeto com uma visão revolucionária, é uma comunidade aberta à inovação, à colaboração e à criatividade.
Tivemos a oportunidade de conversar com @B3Rhunter, o famoso Publisher. Abaixo você fica com a entrevista na qual ele nos fala um pouco sobre suas influência e conta mais sobre o Good Morning News.
Entrevista concedida por Publisher a Bankless Brasil:
Bankless Brasil: Você poderia falar um pouco sobre você? Quem é Publisher?
Publisher: Eu cresci em uma pequena cidade do Kansas. Minha formação é em design gráfico/web. Eu passei a última década na indústria jornalística como Gerente de Produção de nossa estação local de televisão, a KOAM TV.
Bankless Brasil: Como você teve a ideia do Good Morning News?
Publisher: Eu estava envolvido em cripto há cerca de um ano, aprendendo Solidity e fazendo experimentos com smart contracts e aplicações. Desde o início do meu envolvimento com cripto eu procurava alguma forma de integrar a indústria de notícias com a tecnologia blockchain. Demorei muito tempo para descobrir como fazer isso. Eu sabia que NFTs eram a chave, mas descobrir como fazer funcionar levaria muito tempo. Então, um dia, como um raio, a ideia me atingiu. Passei as 48 horas seguintes dedicado àquilo como um homem possuído, até conseguir realizar o meu sonho.
Bankless Brasil: Como você começou o projeto? Você teve ajuda de alguém?
Publisher: O projeto começou no dia em que eu escrevi meu primeiro smart contract, eu só não sabia disso ainda naquela época. As duas pessoas mais próximas a mim que foram partes integrantes do início deste projeto foram CdoubleOK e HiroKennely. Eu não conseguiria ter feito nada disso sem o apoio deles.
Bankless Brasil: Você poderia comentar um pouco sobre as influências para o design do Good Morning News? Por que a escolha desse design “old school”?
Publisher: Ótima pergunta! Do ponto de vista do projeto eu fui realmente atraído pelo contraste entre o velho aspecto temporal da publicação em comparação com a tecnologia de ponta sobre a qual a publicação é construída.
Bankless Brasil: Como alguém pode se tornar membro do Good Morning News?
Publisher: A maneira mais fácil é simplesmente mintar uma cópia da publicação. Você também poderia participar do Discord e começar a contribuir com o protocolo enviando histórias, editando, desenhando ou promovendo a publicação. Tudo isso lhe dá acesso total à organização.
Bankless Brasil: Você pode nos contar mais sobre o NFT usado pelos membros?
Publisher: O NFT que a organização utiliza para sua publicação diária é único. O NFT se atualiza diariamente com a última história que a organização publicar. Isso é feito de forma bem simples, simplesmente atualizando o metadata do NFT na sua carteira ou no seu mercado favorito, como a OpenSea, por exemplo.
Bankless Brasil: Podemos dizer que GMN é uma DAO? Há um modelo de governança? Vocês têm o seu próprio token?
Publisher: Eu diria absolutamente que o GMN é uma DAO. Nenhuma decisão é tomada na organização sem uma votação e feedback da comunidade. Nós temos um token. Nosso token nativo é o $PAPER, que é usado para pagar qualquer pessoa que contribua para o protocolo. A organização também retira metade de todos os lucros das vendas de publicações para comprar de volta os tokens $PAPER e depois usa esses tokens para adicionar liquidez à pool MATIC/PAPER que existe na SushiSwap.
Bankless Brasil: Como é o processo de votação para selecionar o que será publicado no GMN diariamente?
Publisher: Uma votação é feita todos os dias para decidir o que a organização publicará no dia seguinte. A partir de agora a votação ocorre simplesmente no Discord, mas temos planos de mudar este processo para Snapshot o mais rápido possível. Uma vez que a história é votada, a equipe rapidamente começa a trabalhar escrevendo, editando e colocando a história para que fique pronta para publicação.
Bankless Brasil: Você conhece alguma outra organização jornalística liderada pela comunidade e para a comunidade? Qual foi a sua inspiração para o modelo usado pelo GMN?
Publisher: Posso dizer com segurança que não. Acredito que, no momento, somos únicos. Espero que o que estamos construindo aqui se espalhe e que mais veículos de notícias decidam adotar uma abordagem Web 3.0 do jornalismo. A inspiração para nosso modelo é o fato de que a indústria jornalística, como a conhecemos hoje, está completamente quebrada. As pessoas não sabem mais no que ou em quem acreditar. Acredito que este modelo de notícias descentralizadas pode devolver um pouco dessa confiança da indústria, se feito corretamente.
Bankless Brasil: Qualquer pessoa da comunidade pode contribuir e escrever no GMN?
Publisher: Qualquer pessoa pode escrever uma história sobre a qual é apaixonada e submetê-la ao protocolo. Temos um canal em nosso Discord chamado “news-desk” no qual escritores de todo o mundo podem enviar suas histórias. Se a história deles for a mais votada para ser publicada, ela será publicada.
Bankless Brasil: Como está sendo a sua experiência com o GMN até hoje?
Publisher: Tem sido um trabalho muito árduo, mas eu não o trocaria por nada. Esta é a primeira vez na minha vida que sinto que tenho um propósito maior do que eu mesmo.
Bankless Brasil: Você está envolvido com algum outro projeto ou comunidade?
Publisher: Eu costumava estar muito mais envolvido com outras DAOs antes de iniciar o GMN. Agora, me vejo consumido com a construção do GMN e estou tendo dificuldade em balancear a minha participação nele e em outras coisas tanto quanto eu gostaria. Minha casa será sempre a Bankless DAO. Eles são o padrão ouro para DAOs e aquilo a que todos nós deveríamos aspirar.
Bankless Brasil: Há planos para que o GMN esteja disponível em outras línguas? O que você acredita que seria necessário para isso?
Publisher: Absolutamente! Eu adoraria ver o GMN no maior número possível de idiomas diferentes. Tudo o que precisamos é de outra equipe (escritor, editor, designer) para iniciar sua própria publicação. Eles poderiam simplesmente usar os smart contracts do GMN e começar sua própria publicação em qualquer parte do mundo.
Bankless Brasil: Você gostaria de mandar alguma mensagem para os leitores brasileiros do GMN?
Publisher: Somente que seu apoio tem sido incrível e não posso agradecer a todos vocês o suficiente. Com certeza WAGMI!
Esperamos que você tenha entendido melhor como funciona o Good Morning News e quais são as propostas desse projeto e esperamos que você o considere tão interessante quanto nós!
Alguns membros da Bankless Brasil estão diretamente envolvidos no protocolo e será um enorme prazer tirar quaisquer dúvidas que nossos leitores tenham, ou até mesmo dar os primeiros passos para começar a contribuir com ele.
Acompanhe e participe do Good Morning News:
Twitter: @GMN_NFT
Discord: https://discord.gg/S8xQbZVchN
Site: https://goodmorningnews.club/
Seja seu próprio Banco e saia das amarras das finanças tradicionais. Junte-se a outras pessoas na jornada Bankless. 🏴
Muito feliz com esse projeto!