Giro Semanal Bankless BR DAO #46
Conheça a Nova Era da Ethereum; o que J. R. R. Tolkien e a Bankless Brasil tem em comum; impactando o mundo com DAOs; Rússia aprovando pagamentos em cripto e mais números e notícias do mercado.
🙏 Patrocinado por:
Prezada Nação Bankless,
Você está recebendo o Giro Semanal, a newsletter da Bankless Brasil com os principais acontecimentos da semana no universo cripto. Vamos ficar por dentro das oportunidades!
Vamos subir de nível 😎
- Bruno Moniz
🎉Faça parte da Bankless Brasil! Além de assinar o Substack, você também pode ser um membro da Governança adquirindo o NFT.
Bankless Show🎙️
Gente como A Gente
Hoje vamos conhecer mais detalhes sobre uma estrela da nossa constelação Bankless. O destaque dessa semana vai para o Brock, um verdadeiro construtor do nosso universo cripto.
Ele acompanha a Bankless antes mesmo de existir a DAO Global. Há um tempo ele está na sua jornada para se tornar um Jedi Bankless e assim como você, Brock também é gente como a gente!
1. Conte-nos um pouco sobre você. Descreva-se em poucas palavras/fatos:
“Meu nome é Eduardo Brock, tenho 27 anos e nasci na cidade de Novo Hamburgo no Rio Grande do Sul. Sempre fui apaixonado por ciência e tecnologia e por isso me mudei para Porto Alegre a quase dez anos para cursar física na faculdade. Também sou programador, gosto de jogar videogames e amo viajar.”
2. Há quanto tempo você usa cripto? Como você descobriu esse mundo?
“Comecei a estudar Bitcoin no final de 2015 pesquisando por tipos de investimento e classes de ativos. Não tinha grana nenhuma para investir, estava começando a dar aulas particulares de física e matemática para completar meu aluguel, mas queria aprender sobre investimentos por curiosidade. Nessa época ainda era fácil aprender sobre Bitcoin por uma perspectiva tecnológica ou filosófica ao invés da especulativa que domina hoje. Quando me dei conta, já estava passando horas por semana lendo o fórum BitcoinTalk e em 2016 qualquer 50 reais que sobrava no final do mês virava Bitcoin.”
3. Pode nos contar sobre as principais lições que aprendeu desde então?
“Cripto envolve vários assuntos fascinantes que me permitiram aprender sobre muitas áreas diferentes de conhecimento. Mas dentre tudo que aprendi, acho que o conceito que mais transformou meu modo de pensar é o de preferência temporal. Não apenas do ponto de vista econômico, mas refletido na psicologia de como lidamos com a escassez do tempo que temos para aproveitar a nossa vida.”
4. Qual o seu melhor momento em cripto?
“Com certeza hoje! Esqueça o preço. Build Market é onde você cria relações, estuda fundamentos e realmente entende que essa indústria veio pra ficar. Estou buscando contribuir mais com a Bankless Brasil e me envolver com outras DAOs também.”
5. E sua maior falha? Pensou em desistir?
“Nunca pensei em desistir. Acho que minha jornada foi muito tranquila desde o começo, nunca comprei cripto com a expectativa de fazer um dinheiro rápido e sempre estudei bem os projetos que investi. Por anos foram apenas BTC e ETH holdados em hardware wallets mesmo. No auge da loucura das ICOs de 2017 e 2018, deixei cripto de lado para focar nas cadeiras finais da faculdade e isso provavelmente me salvou de várias furadas que eu poderia ter caído.”
6. Como você descobriu a Bankless Brasil?
“Já era ouvinte assíduo do podcast da BanklessHQ antes mesmo da criação da BanklessDAO e quando surgiram as conversas de tradução do conteúdo para português passei a acompanhar mais de perto. Assim que tive um tempo, fui atrás de virar membro da Bankless Brasil.”
7. O que o fez ficar por aqui?
“Acima de tudo, conhecer outras pessoas que acreditam que toda essa “parafernalha” de cripto, blockchain e web3 podem realmente mudar a sociedade. Ainda é muito comum encontrar comunidades interessadas nesse assunto onde o foco é apenas números verdes e vermelhos em gráficos, mas o movimento Bankless propaga essa tecnologia como uma ferramenta de coordenação humana e isso faz toda a diferença.”
8. Como você está envolvido com a comunidade? Conte-nos sobre isso.
“Em 2021, meus primeiros meses na DAO foram focados em contribuir com a organização do Discord e a criação de um processo de onboarding mais amigável para os novatos. Tive um começo de ano muito conturbado em 22 e por isso tive que me afastar da DAO por um tempo. Retornei para ficar muito feliz em saber que havia nascido um grupo para gerenciamento da comunidade e quero contribuir cada vez mais com o GC. No momento, estou trabalhando no nosso processo de onboarding e quero desenvolver tutoriais das ferramentas que utilizamos na DAO.”
9. Quais dicas você daria para quem quer contribuir para uma DAO.
“Não tenha pressa! Se ambientar com a comunidade, trocar ideia no discord e entender as dinâmicas de trabalho da DAO são os primeiros passos. Só pegue tarefas e responsabilidades quando tiver certeza que pode dar conta delas. Explore ao máximo o que uma DAO tem a te oferecer primeiro e naturalmente vai encontrar o que você tem a oferecer de volta para a DAO.”
Discord 👉 Bankless Brasil DAO
NFT de Governança 👉 Bankless BR DAO - Governance Token
Atualizando o Calendário da DAO:
Artigos da Semana📰
📃O Gwei Diário #26 - The Merge: a Nova Era começou!
Você conhece o roteiro da Ethereum? Sabia que existe um fluxograma feito pelo Vitalik que mostra os próximos passos? Estamos em uma nova era da rede Ethereum e está apenas começando.
📃Estado das DAOs # 24 | DAO Talks
Cripto está inovando constantemente. São vários termos e modelos mentais novos que são implementados. Confira que, além de DAOs, existem aquelas de impacto que estão moldando o futuro das Organizações Generativas?
📃DE TOLKIEN À WEB3: Estamos criando um mundo fantástico?
Entenda no texto autoral de Marcus o que Hobbit e Bankless tem em comum. Coisas incríveis estão para acontecer na nossa jornada Bankless e você tem um papel importante nessa trilha.
Números de Mercado 📊
USD/BRL acumula alta de 0,11% na semana, de R$5,25 para R$5,26
ETH acumula queda de -2,17% na semana, de USD$1.334 para $1.305,10
BTC acumula queda de -2,53% na semana, de USD$19.418 para $18.927
TVL em DeFi Pulse aumenta em 2,11% na semana, de USD$53,42 bi para $54,55 bilhões
DPI acumula alta de 6,30% na semana, de USD$76,14 para $80,94
BED acumula queda de -0,78% na semana, de USD$48,29 para $47,90
BANK acumula queda de -5,62% na semana, de USD$0,0101382 para $0,0095686
Notícias escolhidas a dedo 📰
Recortes selecionados por Hugo Schmidt com notícias e links de acontecimentos importantes no universo cripto.
Mundo:
Rússia aprova pagamentos internacionais utilizando criptomoedas.
Ministério das Finanças e Banco Central russo concordam com um projeto de lei que permite pagamentos internacionais utilizando criptomoedas.
Essa abertura se deve aos impactos negativos que as sanções ocidentais tiveram na economia russa e em seus cidadãos, que agora poderão enviar pagamentos internacionais, assim como receber pagamento através de uma carteira digital.
Hard fork Vasil melhorará o desempenho da rede Cardano.
De acordo com Charles Hoskinson, cofundador da rede Cardano, essa é a atualização mais difícil que os desenvolvedores fizeram desde o lançamento do projeto em 2017.
O hard fork Vasil introduz novos recursos sem perder nenhum dado da versão mais antiga do blockchain, sua principal contribuição será a redução do tempo de transação na rede.
Nasdaq lançará serviços de custódia cripto para investidores institucionais.
Com isso, a corretora pretende disponibilizar custódia de Bitcoin e Ethereum, concorrendo com outros custodiantes mais experientes como: Coinbase, BitGo, BNY Mellon e State Street.
Em sua análise o desafio vale a pena, já que o forte interesse de investidores institucionais impulsionam o segmento
Federal Reserve eleva em 0,75 pontos percentuais a taxa de juros americana.
Em uma economia cada vez mais interligada, o mercado de criptomoedas sente os efeitos da inflação americana.
Após o índice de preços ao consumidor (IPC) de agosto vir maior que o esperado, isso alimentou nos mercados a possibilidade do FED considerar uma forte recessão a caminho. Conclusão, todos os mercados tiveram registro de quedas acentuadas.
Segundo a SEC, a rede Ethereum estaria sob jurisdição dos EUA.
A maior quantidade de validadores da rede Ethereum estariam agrupados nos Estados Unidos, fazendo com que um excesso de transações também fossem oriundas do mesmo território.
A partir destas afirmações, a SEC poderia concluir que, fazer negócios na blockchain Ethereum se assemelharia a fazer negócios em uma bolsa de valores dos EUA, logo, o órgão regulador reivindicaria jurisdição sobre todas as atividades na rede Ethereum.
FIFA lança álbum de figurinhas em NFTs
O novo álbum de figurinhas incorpora áudio, vídeos e colecionáveis digitais no formato NFT.
Grandes momentos das copas do Mundo também foram representados, possuindo graus de raridades diferentes como: icônicos, épicos, raros e comuns.
Mineração do Bitcoin com energia solar
A rede do Bitcoin nos últimos anos têm sofrido constantes questionamentos a respeito de seus impactos ambientais.
E isso fomenta o surgimento de iniciativas da comunidade como a do Lumos Digital Mining que conta com uma infraestrutura capaz de alimentar um datacenter através da energia solar.
🙏 Agradecimentos ao nosso patrocinador
Minke
Conheça a Minke, nossa parceira na Jornada Bankless. A Minke é uma carteira digital que ajuda você a atingir suas metas, fornecendo um portal para os melhores protocolos de DeFi. Com a Minke você consegue comprar, economizar e investir com stablecoins e DeFi de uma maneira muito mais intuitiva que qualquer carteira da atualidade.
Tem interesse em contribuir com o movimento Bankless no Brasil ou ficou com alguma dúvida depois de ler o artigo? Entre no nosso servidor do Discord e embarque também nessa jornada!
Esse texto não é recomendação financeira ou fiscal. Este é um boletim informativo, com finalidade estritamente educacional e não se trata de um conselho de investimento ou uma sugestão para comprar ou vender quaisquer ativos ou tomadas de decisão financeira, também não é um conselho fiscal. Consulte um contador. Faça sua própria pesquisa.
Parêntesis. Ocasionalmente, podemos adicionar links para produtos que usamos neste boletim informativo. Podemos receber comissão caso você faça uma compra através de um desses links. Sempre divulgaremos quando for o caso.
📩 Se você tem interesse em divulgar um produto, serviço ou protocolo na Bankless Brasil, mande um email para: contato@banklessbr.com