Giro Semanal Bankless BR DAO #127
Clube do Livro continua discussões sobre Drex; Praça Bankless recebe convidados especiais para explicar e tirar dúvidas sobre o projeto em desenvolvimento pelo Banco Central; e as principais notícias
Salve Nação Bankless,
É com muita alegria que trazemos até você mais esta edição do Giro Semanal, o jornal da Bankless Brasil, para te deixar bem informado sobre tudo o que aconteceu na DAO, e te atualizar com as principais notícias do mercado cripto da última semana.
Já parou para pensar na evolução do sistema financeiro ao longo do tempo? Desde o início das trocas de bens até a invenção do papel moeda, temos buscado constantemente maneiras mais eficientes para realizar transações monetárias. Agora algo novo está em curso: em um mundo cada vez mais digitalizado, moedas digitais estão em pleno desenvolvimento, e podem transformar a maneira que lidamos com o dinheiro.
O sistema financeiro brasileiro tem se destacado por sua abertura à inovação, estando na dianteira quando o assunto é implementar novas tecnologias. Além disso, o cenário regulatório no Brasil tem se mostrado favorável às criptomoedas. Esse ambiente, associado a excelentes builders, propicia que o mercado financeiro brasileiro se torne um dos mais avançados do mundo.
Aqui na Bankless Brasil, estamos atentos às iniciativas desenvolvidas com base na tecnologia blockchain que promovem mais liberdade e descentralização para seus usuários. Também entendemos a importância de estarmos sempre abertos a conhecer novas possibilidades, em especial aquelas com potencial de impactar a vida de todos. Buscamos sempre compartilhar esse conhecimento da melhor forma possível. Estamos juntos em uma jornada de descoberta do novo, e é um prazer estar ao seu lado!
Com isso em mente, as atividades desenvolvidas esta semana na DAO tiveram como objetivo dar um passo a mais em direção a melhor compreensão do que se trata o Drex, o projeto de CBDC que está sendo desenvolvido pelo Banco Central. O projeto piloto da primeira moeda digital brasileira já está em andamento! Compreender o que está envolvido, e como pode afetar nossas vidas, é algo de grande valor.
Assim, começamos a semana com o projeto Clube do Livro. Como de costume, os participantes se reuniram em nosso servidor no Discord. A pauta da conversa foi baseada no terceiro artigo da série “Drex for gringos”; importantes questões foram levantadas e aproveitadas no segundo evento que tivemos na semana, a Praça Bankless!
Nosso X Spaces aconteceu na quarta-feira. Para esta edição da Praça Bankless, foi escolhido o tema “Entendendo melhor o Drex”. Nossa querida Aamandita foi a host deste episódio, e recebeu Bruno Moniz e Michael, que nos ajudaram a realmente entender melhor do que se trata o projeto do Banco Central. O X Spaces ficou gravado e você pode ouvir na íntegra. Não perca!
Aproveite este Giro Semanal. Nos siga nas redes sociais, compartilhe para que estas informações cheguem a mais pessoas. E, não esqueça de mandar aquele GM no nosso servidor do Discord!
Seja seu próprio banco!
Rafa
🎉Faça parte da Bankless Brasil! Além de assinar o Substack, você também pode ser um membro da Governança adquirindo o NFT.
Por dentro da Comunidade
📚 Clube do Livro
Na terça-feira tivemos mais uma sessão do Clube do Livro, e o encontro aconteceu em nosso servidor no Discord. Na reunião desta semana os participantes deram sequência nas discussões a respeito do Drex. Desta vez, o artigo utilizado como base foi o “Drex for gringos – part III”. O artigo permitiu que os participantes se aprofundassem um pouco mais nos aspectos envolvidos no desenvolvimento de uma CBDC, como, por exemplo, o que caracteriza este tipo de moeda, e alguns dos benefícios e desafios relacionados à implantação de uma moeda digital com abrangência nacional. Além disso, o texto também trouxe exemplos de países, como China, Austrália, Bahamas, Estados Unidos e outros, que também estão desenvolvendo projetos de CBDCs. Todos os pontos destacados durante a reunião foram aproveitados para a Praça Bankless desta semana! Vale destacar que, por meio do Clube do Livro, temos a oportunidade de trocar pontos de vista, experiências e dúvidas sobre diversos assuntos, construindo conhecimento de forma colaborativa. Venha participar também! O encontro é sempre em nosso servidor no Discord, e ficaremos muito felizes com a sua presença.
🎙️ Praça Bankless
A Praça Bankless ocorreu na quarta-feira em nosso perfil na rede X, com o tema “Entendendo melhor o Drex”. A host deste episódio foi nossa querida Aamandita, que contou com a participação de dois convidados especiais: Bruno Moniz, engenheiro de blockchain no banco Interbr, e Michael, representante da Zcash Brasil. A conversa começou com uma reflexão proposta pela Aamandita, destacando a importância de estarmos abertos a buscar uma compreensão mais profunda dos temas sobre os quais discutimos, para que possamos ter a visão mais ampla possível a respeito das questões sobre as quais expressamos nossas opiniões. Conforme procuramos entender melhor o Drex, um projeto de moeda digital desenvolvido por uma instituição centralizadora, muitas dúvidas surgiram. Para nos ajudar a compreender melhor este assunto, nossos convidados compartilharam suas experiências e conhecimento sobre o Drex. Durante a conversa, foram abordados pontos de grande relevância, desde um contexto histórico sobre a evolução do sistema financeiro, até explicações mais detalhadas sobre o projeto do Banco Central. Eles explicaram, dentre outras coisas, o que significa dinheiro programável, falaram sobre possíveis casos de uso do Drex, e consideraram a questão da manutenção da privacidade do usuário, que é essencial e desafiadora. Muitas das dúvidas que surgiram na reunião do Clube do Livro foram respondidas nesta Praça. Além disso, também foi destacada a importância de que aqueles que já conhecem e compreendem o valor da blockchain e de cripto, estarem por perto do desenvolvimento de projetos como estes, para que, se possível, possam contribuir para que esta tecnologia com potencial revolucionário possa cumprir seu papel. Sem dúvida, foi uma conversa envolvente e repleta de pontos importantes. Se você quer entender melhor sobre o Drex, não deixe de ouvir a gravação deste episódio da Praça Bankless!
Notícias escolhidas a dedo 📰
Recortes de notícias e links de acontecimentos importantes no universo cripto.
Mundo:
Dificuldade de mineração de Bitcoin atinge novo recorde nas vésperas do halving
Na noite de quarta-feira (10), a dificuldade de mineração do Bitcoin registrou um aumento significativo de 3,9%, atingindo um novo recorde histórico no ajuste final antes do esperado halving, previsto para o dia 20 de abril.
Dono do Bitcoin.org alerta para divisão na comunidade do Bitcoin
Cobra, mantenedor do site Bitcoin.org, acredita que a comunidade do Bitcoin será dividida em breve. Em texto publicado no Twitter nesta semana, Cobra aponta para dois grupos, os “ossificacionistas”, grupo mais preocupado com a segurança do Bitcoin, deixando seu código como está, e os “melhoradores”, grupo interessado em atualizações mais agressivas a fim de melhorar o protocolo.
Bitcoin contra ditaduras: uma nova frente na luta pelos direitos humanos
Num mundo onde as fronteiras digitais estão se tornando tão importantes como as fronteiras geográficas, o Bitcoin está emergindo como um grande protagonista na batalha pelas liberdades civis. Esta é a mensagem transmitida por Alex Gladstein da Human Rights Foundation (HRF) durante sua aparição no podcast What Bitcoin Did, apresentado por Peter McCormack.
Reservas de Bitcoin de El Salvador superam empréstimo do FMI
Com o recente aumento do Bitcoin (BTC), as reservas de El Salvador também dispararam, alcançando ganhos não realizados estimados em 58%. As estatísticas revelam que o tesouro de Bitcoin do país agora está avaliado entre 380 e 400 milhões de dólares, um valor que surpreendeu analistas ao superar o montante de um empréstimo concedido pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) quatro anos atrás.
Costa Rica quer seguir exemplo da China e limitar uso do Bitcoin
Os debates sobre a regulamentação do uso do Bitcoin (BTC) e outras criptomoedas foram retomados recentemente na Costa Rica. Há temores de que o Congresso esteja prestes a debater uma proposta regulatória que restrinja o uso de moedas digitais no país centro-americano, comprometendo a capacidade de se usar livremente o bitcoin como meio de transações diárias.
Próximo hard fork da Ethereum pode tornar as chaves privadas perdidas uma coisa do passado
Usuários do Ethereum poderão em breve não precisar mais se preocupar em perder suas frases-semente após o hard fork Pectra — graças a um novo recurso de "recuperação social" parte da proposta de melhoria da Ethereum (EIP) 3074 planejada.
EUA adverte Rússia sobre o uso do Tether (USDT) para fugir de sanções e financiar guerras
O Tesouro dos EUA está alarmado com o suposto uso da stablecoin Tether (USDT) pela Rússia para contornar as sanções internacionais e sustentar suas operações militares. O subsecretário Wally Adeyemo destacou essa preocupação em uma declaração ao Comitê do Senado para Assuntos Bancários, Habitacionais e Urbanos. Ele enfatizou a necessidade de ferramentas adicionais para proteger a segurança nacional.
Chefe do Banco Central Russo: adoção em massa do Rublo Digital em até 7 anos
Elvira Nabiullina, presidente do Banco da Rússia, afirmou que a fase piloto do rublo digital será estendida, mas qualquer decisão sobre a escalabilidade em massa não será tomada antes de 2025. Nabiullina fez essas declarações esclarecedoras em 8 de abril durante uma reunião conjunta de comitês da Duma Estatal, a câmara baixa da Assembleia Federal Russa.
Lei MiCA teve pouco impacto no mercado de criptomoedas da Europa, diz ESMA
A Autoridade Europeia de Valores Mobiliários e Mercados (ESMA) está preocupada com a alta concentração do comércio de criptomoedas no continente e a “pouca ou nenhuma” influência da Lei de Mercados de Criptoativos (MiCA). A autoridade europeia acredita que é difícil rastrear a origem das transações de stablecoin, que são cerca de 60% das transações na região. Além disso, ela afirma que, na era da lei MiCA, grande parte das exchanges que operam na UE têm domicílios em paraísos fiscais.
Hong Kong avança para lançar ETFs de Bitcoin à vista
Reguladores em Hong Kong estão prestes a aprovar o primeiro conjunto de pedidos para fundos negociados em bolsa (ETF) de Bitcoin à vista da região, o que pode possibilitar que esses produtos estejam prontos para negociação já em abril. A Austrália e Hong Kong estão na liderança para se tornarem as primeiras regiões na Ásia a oferecerem ETFs de Bitcoin à vista.
Banco da Sony anuncia testes com stablecoin baseada em Polygon
O Sony Bank está pronto para dar um grande passo rumo à inovação financeira. Recentemente, foi revelado que o banco planeja iniciar testes com a rede Polygon, com o objetivo de lançar uma stablecoin vinculada ao iene. Essa iniciativa, que visa facilitar transações de pagamento dentro do Grupo Sony e sua rede de parceiros, promete reduzir os custos associados a pagamentos e transferências internacionais.
Empresa japonesa imita MicroStrategy e compra Bitcoin, ações disparam
A Metaplanet Inc, empresa listada na bolsa de Tóquio, anunciou nesta segunda-feira (8) que vai adotar o Bitcoin como “o principal ativo” de seu caixa. De início, a empresa comprará 1 bilhão de iene (R$ 33 milhões) em bitcoin. Logo após o anúncio, as ações da empresa subiram 89%, quase dobrando de valor em um único dia. Embora seja uma empresa pequena, a Metaplanet já está sendo comparada à MicroStrategy, americana que detém 1% de toda oferta do Bitcoin.
MetaMask facilita acesso a airdrops; Conheça nova solução
A MetaMask, uma das principais wallets descentralizadas, anunciou uma parceria com a Daylight, para o lançamento de uma funcionalidade que permite aos usuários identificar rapidamente sua elegibilidade para airdrops de projetos de criptomoedas.
Uniswap lança UniswapX, que já está disponível com taxas zero de gas
A Uniswap anunciou o lançamento oficial da UniswapX, uma plataforma que promete transações com zero taxas de gás. O UniswapX é uma inovação da Uniswap, uma das maiores DEX de criptomoedas do mundo. A nova plataforma promete uma experiência de negociação on-chain, com liquidez agregada, prevenção de MEV e transações sem taxas de gás.
Uniswap vs. SEC: Indústria de criptoativos exige clareza regulatória
A indústria de criptoativos se uniu à Uniswap, uma importante exchange descentralizada (DEX), após a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) emitir um aviso de Wells à plataforma. O comunicado sinaliza uma possível ação de execução e ainda impulsiona tensões regulatórias no setor de finanças descentralizadas (DeFi).
Binance está escolhendo sede oficial da empresa, segundo CEO
Em um movimento que marca uma mudança significativa em sua abordagem anterior, a Binance está se preparando para estabelecer uma sede global, após anos de reivindicação de ser uma empresa descentralizada sem uma sede oficial. Durante sua participação no evento Paris Blockchain Week, o atual CEO da Binance, Richard Teng, revelou que a exchange de criptomoedas está atualmente em negociações com “algumas jurisdições” para determinar a localização de sua sede corporativa.
Avenged Sevenfold está transformando fãs de heavy metal em “Evangelistas da Blockchain”
A banda de heavy metal Avenged Sevenfold, notória entusiasta da Web3, lançou o Season Pass, uma plataforma descentralizada de recompensas para fãs que permite aos seguidores do Avenged Sevenfold coletar recompensas por participarem de atividades ligadas à banda.
Brasil:
Receita Federal fará consulta pública para atualizar regras de declaração de criptomoedas
A Receita Federal afirmou que ainda este ano irá realizar uma consulta pública para atualizar a Instrução Normativa 1.888/2019, pela qual o órgão passou a captar informações sobre as transações dos brasileiros com criptomoedas. A decisão consta no Relatório Anual de Fiscalização 2023-2024.
O Projeto de Lei Complementar (PLP) 80/2023, que busca tornar o Drex, a moeda digital oficial do Brasil, avançou no Senado e teve um pedido de audiência pública aprovado pelos senadores dentro da Comissão de Comunicação e Direito Digital.
Andrea Vargas (Developer Relation Engineer na Ava Labs) afirmou que o Brasil é fundamental para o ecossistema blockchain e que a Ava Labs esta disposta a fazer um trabalho muito forte na América Latina. Segundo ela, é importante para o crescimento do ecossistema blockchain as instituições governamentais, como no Brasil, colaborarem para trazer casos de uso para o blockchain, trazendo transparência, rastreabilidade e todos os benefícios que essa tecnologia pode oferecer.
Mais de 100 cidades do Brasil devem ter tokens RWA de imóveis até o final do ano
A empresa Netspaces anunciou o lançamento de seu modelo de tokenização (Tokens RWA) imobiliária por meio de um programa de licenciamento. Com isso, incorporadoras, empresários e demais players do setor passam a ter acesso à tecnologia e ao arranjo jurídico da proptech para ingressar no universo das transações imobiliárias digitais. A expectativa é comercializar até 100 licenças em 2024, chegando a 100 municípios brasileiros diferentes.
Tem interesse em contribuir com o movimento Bankless no Brasil ou ficou com alguma dúvida depois de ler o artigo? Entre no nosso servidor do Discord e embarque também nessa jornada!
Esse texto não é recomendação financeira ou fiscal. Este é um boletim informativo, com finalidade estritamente educacional e não se trata de um conselho de investimento ou uma sugestão para comprar ou vender quaisquer ativos ou tomadas de decisão financeira, também não é um conselho fiscal. Consulte um contador. Faça a sua própria pesquisa.
Parêntesis. Ocasionalmente, podemos adicionar links para produtos que usamos neste boletim informativo. Podemos receber comissão caso você realize uma compra através de um desses links. Sempre divulgaremos quando for o caso.