Gamificando a Governança em DAOs | Estado das DAOs #41
Estado das DAOs é o boletim que vai direto ao ponto para ajudar a entender uma DAO.
🏴 Salve nação Bankless 🇧🇷,
GM e bem-vinda ao Estado das DAOs, uma newsletter da BanklessDAO.
Como sempre o Estado das DAOs chegando como uma luva para o que vivenciamos na prática aqui na Bankless Brasil DAO.
Como encontrar uma maneira justa e equitativa de alocar autoridade para a tomada de decisões? O modelo “Um token, Um voto” é um sistema plutocrático projetado para recompensar os detentores de grandes quantidades de tokens em detrimento dos membros regulares da comunidade.
Felizmente muitos estão inovando nessa área, concebendo formas de incluir participação da comunidade, reputação e outras métricas na equação de votação. E uma dessas plataformas é a Game7, apresentada neste artigo.
Como sempre, ao fim do boletim um resumo dos pontos de vista e ideias mais recentes sobre o ecossistema das DAOs, facilitando sua compreensão e fornecendo tudo o que você precisa saber sobre o estado atual das DAOs.
Espero que essa leitura inspire você a juntar-se a nós nesta jornada. LFG!
Uai.
Contribuidores: Hascher, Renão Digital e Uai so serious?
Gamificando a Governança em DAOs
Autor: Game7
Imagine uma imensa indústria sendo governada pelos acionistas que gerem mais impacto no momento. Imagine o efeito transformacional que a ação dele gerará na indústria do entretenimento, das finanças e no governo em geral.
Organizações autônomas descentralizadas criam grandes oportunidades para todos nós. Estas organizações repensam o significado de contribuir para uma comunidade. Elas são revolucionárias e feitas a longo prazo para criarem de maneira descentralizada e democrática, introduzindo transparência e confiança em sistemas que sempre foram confusos, desconfiáveis, ambíguos e quebrados.
Leve como exemplo a indústria das finanças: a centralização pode criar ambientes opacos onde os indivíduos carecem de visibilidade em como o tesouro é gerenciados e usados. Uma DAO pode lidar com esta ausência de transparência criando uma plataforma descentralizada de empréstimos, onde pessoas podem fazer ou receber empréstimos de fundos sem a necessidade de um intermediário de confiança.
Além disso, isto pode ser desenhado para reforçar automaticamente regras que garantam e apliquem regras como taxas de empréstimo e agendas de pagamento visíveis para todos os usuários.
Com a ajuda da construção de um novo futuro, virão novos problemas a serem resolvidos. Um dos maiores desafios enfrentados pelas DAOs é a apatia dos eleitores. Muitos membros entram em DAOs devido à empolgação que vem com o poder de influenciar as mudanças em uma organização, algo normalmente dado apenas a oficiais e executivos maiores no mundo centralizado. Mas este entusiasmo dura pouco, até que as pessoas encontrem interfaces de usuário complexas, procedimentos complicados, e uma falta de incentivos para a participação.
As “baleias” (whales), que podem ser descritas como um número pequeno de pessoas ou entidades que detém um poder de voto significativo através de tokens de governança, há muito tempo são criticadas por aumentar a centralização das DAOs. Este grupo tem a habilidade de mudar o resultado de um voto, independente dos desejos da maioria dos contribuintes.SBTs (Soulbound Tokens), pontos de experiência, e a construção de comunidades meritocráticas online oferecem soluções efetivas para lidar com os desafios duros que confrontam as DAOs, promovendo engajamento a longo prazo, incentivando a contribuição e garantindo a distribuição justa de poder de decisão entre membros da comunidade.
‘Um Token, Um Voto’ - Um Modelo Quebrado
O método “um token, um voto” no modelo de governança é baseado em cada pessoa ter um voto para cada token que possui. O modelo é fragmentado e não é efetivo. Isso incentiva as pessoas que tem mais dinheiro a comprar mais votos, replicando um dos maiores desafios nas organizações centralizadas. Ao introduzir pontos de experiência (XP) em um sistema de governança, o sistema tende a se distanciar da noção de que o dinheiro significa poder. Conforme os XP são ganhos e não conquistados, isso incentiva os membros a contribuírem de maneira que possuam uma posição cada vez maior.
Imagine um mundo onde cada contribuidor completa trabalhos, tarefas e missões, ele ganha XP e pode desbloquear atributos e recompensas em tempo real. Contribuir para a DAO se torna parecido com um videogame, e a dificuldade que vem com onboardings e engajamentos em DAOs vai se distanciando.
Localizando, mensurando e recompensando contribuições por XP, DAOs podem localizar, medir e recompensar contribuições e disponibilizar as decisões sendo tomadas para aqueles que investem tempo e tendem a chamar a atenção de quem contribui para o tesouro.
Colocando a alma “a disponibilidade” em uma DAO
Por enquanto DAOs podem usar diversas ferramentas como plataformas de votação e fóruns de discussão para participações, essas ferramentas não disponibilizam um retrato completo dos níveis de engajamento. Por exemplo, membros podem participar em discussões para a DAO de uma maneira que não seja facilmente rastreável ou mensurável, como dar algum suporte e/ou guia para outros membros da comunidade.
Soulbound tokens (SBTs) podem ajudar a resolver esse problema. SBTs são também uma referência para tokens de identidade digital e são importantes para representar a identidade digital de uma pessoa. Eles não podem ser vendidos ou trocados e ficam atrelados a um único dono. Diferente de tokens de governança que podem ser comprados e trocados, SBTs não podem ser atrelados a membros da DAO e agir como passes de membros. Nesse cenário, quando membros da DAO contribuem para a comunidade por completar uma tarefa e ganhando XP, o SBT dela pode levar um upgrade, dando a ela mais acesso, influência e poder através da comunidade. O NFT é modificável e único, servindo como símbolo de status para aquela comunidade.
Uma Meritocracia Digital
Em sociedades meritocráticas, pessoas tendem a atingir posições de poder e influência através de suas habilidades, talentos e conquistas através de seus dons e status social. Aqueles que mostrarem o maior nível de excelência são continuamente recompensados com mais responsabilidades e obtendo um maior poder de decisão.
O resultado da implementação de SBTs e de XP no modelo de governança da DAO é um modelo de governança meritocrático mas que distribui o poder e os direitos de governança entre as pessoas mais produtivas da comunidade. Quando você vê a XP de um usuário, isso expõe claramente que ele contribuiu com o ecossistema e ganhou aquilo para atingir um certo grau de influência.
Esse arcabouço ajuda a tomada de decisões que é feita por aqueles que possuem mais conhecimento e experiência numa área em particular, levando o próprio a ser mais informado e efetivo na tomada de decisões.
Um modelo de governança meritocrático em empresas autônomas descentralizadas também causa um couro diverso de vozes e perspectivas, já que os membros possuem diferentes graus de conhecimento e áreas de expertise que dão uma oportunidade igual para contribuições. Essa promoção de uma mais desejada e exequível distribuição de tomadas de decisões geram mais leads para um ecossistema eficiente e efetivo.
Um passo a Frente
Por experimentos milenares temos uma sociedade formada e que ultimamente nos leva para um status, o do mundo nos beneficiar um pouco. DAOs apresentam uma oportunidade de mudar isso para melhor e criando uma futura caminhada através de conexões - comunidades descentralizadas que vão gerar junto para maior transparência e presença de contas.
Para atingir esse patamar, é necessário fazer com que a participação na DAO seja mais leve, boa e empolgante - não apenas para early adopters mas para todos. Esse grau pode ser atingido por mérito, onde um contribuidor é incentivado para resolver, empolgando pessoas para um futuro melhor.
Opiniões do Ecossistema
🔥 e 🧊 de visões do ecossistema DAO.
Nós analisamos 21 DAOs para conseguir uma visão geral da governança on-chain atual. DAOs são mesmo descentralizadas? Quanto elas custam, e o quão grande é a participação dos detentores de tokens? #DAO #governance
Colecione The DAO Anthology por Quorum
🌐📖 NOVO DROP DE QUALIDADE ESTÁ DISPONÍVEL 📖🌐
“The DAO Anthology” por QUORUM.
Um zine de ensaios com curadoria explorando a teoria, prática e futuro dos DAOs.
"The DAO Anthology", a antologia DAO em inglês, é uma publicação colaborativada lançada pela Quorum, uma metalabel formada por Samantha Marin e Brandon Nolte, os que foram criadores individuais com seus próprios podcasts e newsletters nas DAOs.
The DAO Anthology exibe uma seleção de artigos influentes que exploram a teoria, prática e o futuro das DAOs, por um total de 21 autores e apoiado por uma equipe total de 25 pessoas. Entre os artigos selecionados estão vários ex-BanklessDAO, incluindo Samantha Marin, frogmonkee, 0xJustice e siddhearta.
O zine pode ser adquirido por dois meios: Primeiramente, como algo registrado on-chain por 0.045 ETH, incluindo uma versão digital e uma cópia física. Alternativamente, uma cópia física da zine pode ser comprada por $44 USD usando meios tradicionais de pagamento, como cartão de crédito.
Cabin roda a Primeira Cidade Conectada
Autor: Jackson Steger
🔑 Insights: A Cabin rodou uma cidade conectada, linkando mais de 20 propriedades ao redor do mundo com uma cultura compartilhada, economia e sistema de governança. Com prioridade para acontecer a comunidade da Cabin foi desenvolvida por uma rede global de propriedades imersas na natureza. Com a crença de que uma cidade conectada tem de melhor, foi achada uma via para ativar membros para viverem por outra tipo de cidade, pensativa, criativa, jogável e com pessoas boas, eles oferecem um menu extenso de convivência e parceria com exchanges mundiais. O foco é rescrever as regras para como membros coordenam, conectem e vivam em conjunto.
As vizinhas da Cabin são desenhadas para disponibilizar de tudo para quem gosta de natureza
Cheque a Network City Center, isso inclui a Cidadania, Diretoria da Cidade, o Censo da Cidade e um Town Hall.
A Cabin Citizenship é grátis se colaborar em uma Build Week com a vizinhança Cabin ou tendo 1,000 CABIN.
Cabin Citizens recebem acesso exclusivo a um espaço co-living e a residências no City Directory and coletivamente curados pela lista de vizinhanças que constituem a cidade conectada.
Particpando você pode ganhar roles, passes e tokens que te dão privilégios, reputação e direitos de governança.
Entendendo as Vantagens e as Desvantagens de Esquemas de Votação em DAOs
Autor: Jyotrimoy Barman
🔑 Insights: Tomadas de decisão são um processo importante em DAOs, e muitas decisões pela votação. Por que diferentes esquemas de votação têm suas vantagens e desvantagens, DAOs precisam ser totalmente informadas sobre estas diferenças que fazem certas escolhas estarem dispostas conforme suas necessidades.
Baseada na cultura tokenizada, uma certa percentagem de votantes precisam participar e votar em favor da proposta. Esse método favorece os que possuem mais tokens.
A votação quadrática é uma maneira de votar que traz uma conta de intensidade ou preferência, não apenas a de preferência. Esse método habilita propostas com um pequeno número de apoiadores apaixonados tenha uma chance de conseguir fundos, e reduz o poder das baleias.
Outros métodos de votação incluem votações horizontais, sistemas baseados em reputação e sistemas de convicção.
Introduzindo Centaurs: Gerando Novas Rotas em DAOs IA
Autor: Autonolas
🔑 Insights: Centaurs é um novo produto no ecossistema Autonolas que combina membros humanos com um co-pilot em IA para tomar decisões e fazendo a execução através de DAOs IA.
A Centaurs oferece o potencial para acelerar a tomada de decisões e implementar efetividade em empresas descentralizadas e integrando processos gravados em IA, ativando rápidos consensus e colaborações.
A sua única arquitetura de plugin também facilita uma ampla distribuição do código, participação no tokenomics da Autonolas, e isso oferece oportunidades melhorar para growth e colaboração.
Por hora, Centaurs introduz inovadoras features que fazem a eficiência organizacional, incluindo conteúdos gerados por IA e CentaurBots’ com habilidades de dar suporte a decisões, performances de evaluation, sugestões de estratégia, e distribuição inteligente de cargos e recompensas. Essa funcionalidade se expande de postagem em redes sociais para protocolos de criptomoeda e aplicativos web2, permitindo a chancela de diversos aplicativos de finança para entretenimento, e outrem.
Centaurs estão encabeçando um potencial fora do normal de DAOs formadas por inteligência artificial, também abrindo portas para inovações não paralelas e eficientes
Governance Series: O bom da descentralização
Autor: Premia Finance
🔑 Insights: Esse artigo explora conceitos de governança descentralizada e dá ênfase à importância de achar o equilíbrio entre a governança de infraestrutura off-chain e on-chain, e melhores momentos para que sejam necessários conhecidos híbridos que combinam ambos os métodos para melhorar a descentralização e obter sistemas de decisão mais eficazes.
A descentralização pode ser mensurada em diversos meios, com a governança on-chain sendo a melhor para atingir uma descentralização suficiente.
A governança on-chain permite uma execução mais suave de propostas de maneira verdadeira, transparente e de permanência de votação, fazendo isso de maneira alternativa para ganhos envolvendo tesouro e upgrades do protocolo. Porém, as limitações incluem poucas atividades de votação, utensílios escaláveis e altos custos, que são endereçados através de certas taxas e de votações taxados de votação.
Mecanismos de governança off-chain, como o Snapshot, complementantam a governança on-chain pela sua simplicidade e sistema de composição, mas eles abrem um leque de confianças e objetivos naturais da governança on-chain.
Projetos como o DELV (Element Finance) e o da Optimism, Agora estão implementando a governança on-chain para melhores tomadas de decisão tomadas e descentralizadas ligando a nomes tais decisões e até a fadiga de votos e a limitações da escalabilidade.
Enquanto a governança on-chain tem os seus desafios, combinando off-chain e on-chain, mecanismos podem encorajar a participação e atingir de vez um equilíbrio entre a descentralização e a praticidade.
Post Original:
Algumas informações podem ter sido retiradas do texto original por conter conteúdo ultrapassado;
Alguns termos podem ter sido alterados para fazer mais sentido no contexto da língua portuguesa e/ou facilitar o entendimento.
Tem interesse em contribuir com o movimento Bankless no Brasil? Ficou com alguma dúvida depois de ler o artigo? Entre no nosso servidor do Discord e embarque também nessa jornada!
Este texto não é recomendação financeira ou fiscal. Este boletim informativo é estritamente educacional e não é um conselho de investimento ou uma solicitação para comprar ou vender quaisquer ativos ou para tomar quaisquer decisões financeiras. Este boletim informativo não é um conselho fiscal. Fale com seu contador. Faça sua própria pesquisa.
Se você tem interesse em divulgar um produto, serviço ou protocolo no Bankless Brasil, mande um e-mail para: contato@banklessbr.com ou envie uma DM no twitter.
Muito interessante o sistema participação = poder de voto. Será que alguma DAO já usa?