Farcaster, a Rede Social Descentralizada o Suficiente
Salve Nação Bankless,
No artigo de hoje vamos conhecer a rede social suficientemente descentralizada Farcaster, a preferida do Vitalik Buterin, e que recentemente lançou uma ferramenta que está chamando muita atenção, o Frames.
Farcaster se denomina uma rede social descentralizada o suficiente, que funciona de forma similar ao twitter ou Reddit. Ela foi fundada em 2020 por Dan Romero e Varun Srinivasan, ex-funcionários da Coinbase.
O termo “descentralizada o suficiente” chama a atenção, e o co-founder Varun Srinivasan explica a ideia: “Uma rede social alcança descentralização suficiente se dois usuários puderem se encontrar e se comunicar, mesmo que o resto da rede queira evitá-la.” Para se chegar nesse ideal, ele diz que “são necessários apenas três recursos descentralizados: a capacidade de reivindicar um nome de usuário exclusivo, postar mensagens com esse nome e ler mensagens de qualquer nome válido.”
🎉Faça parte da Bankless Brasil! Além de assinar o Substack, você também pode ser um membro da Governança adquirindo o NFT.
A plataforma roda na blockchain da Optimism, e herda transparência, segurança e descentralização da rede Ethereum. Assim, a Farcaster adota recursos valiosos da web3, como proporcionar aos usuários a propriedade de seus dados, ser livre de censura e aberta a criação de aplicativos descentralizados.
Apesar de não abrir mão dos valores da Web3, um dos diferenciais desta rede é trazer para o ambiente web3 as facilidades das redes sociais web2, auxiliando a adoção por novos usuários. Por exemplo, não é necessário possuir uma carteira de criptomoedas para se inscrever na plataforma. Mas também é possível se registrar com um endereço ENS da Ethereum.
Um dos recursos de maior destaque é a interoperabilidade da rede, permitindo que seja criado Dapps em diferentes redes e que todos esses Dapps acessem as mesmas informações, ou seja, o usuário pode ter somente uma conta e utilizar todos os Dapps da plataforma, mesmo que estejam rodando em blockchains diferentes. É como se você pudesse usar seu usuário do twitter no Instragram, e compartilhar suas informações entre as redes. O usuário é realmente proprietário de seus dados.
Falando em Dapps, a plataforma é aberta para qualquer desenvolvedor lançar sua aplicação, não é necessário permissão de um ente central para isso. O principal Dapp da plataforma é o Warpcast, criado pela própria equipe do Farcaster, mas existem vários outros, como Supercast, Yup, Searchcaster, Launchcaster, Kiwi News, Casthose e Perl.
Outra diferencial do protocolo é o conceito de armazenamento. Na Farcaster os usuários precisam alugar unidades de armazenamento para enviar mensagens ao protocolo. O objetivo é evitar bots e spams, e pagar as taxas de gás. Hoje, a plataforma cobra US$ 5,00 para criar uma conta. Esse valor é pago direto na loja aplicativos na hora de baixar o App.
Mas a grande inovação da plataforma até agora é o Frames, lançada em janeiro de 2024. O Frames permite que o usuário interaja de diferentes maneiras com diferentes Dapps sem precisar sair do feed da rede social. Ou seja, permite criar pequenos aplicativos dentro dos casts (que são os tweets da rede). Ele permite que o usuário, por exemplo, mint um NFT, jogue um jogo, visite uma galeria de arte, aplique votações, faça compras online ou assine uma newsletter. Tudo sem sair do Dapp, sem a necessidade de visitar plataformas de terceiros.
A corretora cripto Gate.io definiu assim o Frames: “Abrir um Frame é como abrir a porta para outro aplicativo, permitindo que outros aplicativos acessem o usuário diretamente. Em comparação com a Web2, o Frames oferece uma nova primitiva da Web3, uma maneira simples de o aplicativo Y ser executado quando o usuário estiver no aplicativo X, quase sem necessidade de coordenação adicional entre X e Y. As identidades interoperáveis e os registros de transações do blockchain, bem como o tratamento perfeito da moeda e da propriedade digital, possibilitam que os aplicativos entre consumidores tenham um gráfico de operação de usuário real e universal, algo que nem mesmo o Facebook em seu auge conseguiu alcançar.”
A maior narrativa cripto do momento, os airdrops, também estão presente no Farcaster. NFTs e tokens têm sido distribuídos frequentemente aos usuários. O token DEGEN, da blockchain Base, é o que tem chamado a maior atenção. No lado dos NFTs, a coleção Farcaster OG, mintado na blockchain Zora, chegou a valor 2,5 ETH.
Conclusão
Redes sociais descentralizadas ainda são um ideal que todo usuário cripto nativo deseja ver acontecer. Apesar de existir vários projetos hoje no mercado, nenhum conseguiu manter a atração dos usuários por muito tempo. Sem duvida uma das dificuldades é a usabilidade, e um bom exemplo disso é a Lens Protocol.
A Farcaster acerta em focar na usabilidade, trazendo a facilidade das redes sociais da web2 para dentro da web3, somando a interoperabilidade entre blockchains e Dapps, e trazendo um grande diferencial, o Frames.
O que falta para a rede realmente ganhar tração, a meu ver, é furar a bolha cripto e alcançar o usuário comum da web2. Porque não adianta nada ser descentralizado e ter uma ferramenta excelente se não tiver ninguém lá para interagir.
Fontes consultadas:
https://trustwallet.com/blog/an-introduction-to-farcaster-and-warpcast
https://decrypt.co/resources/farcaster-explained-the-blockchain-powered-decentralized-social-media-protocol
https://www.okx.com/pt-br/learn/what-is-farcaster
https://portaldobitcoin.uol.com.br/o-que-e-farcaster-a-nova-rede-social-febre-do-setor-cripto/
https://www.varunsrinivasan.com/2022/01/11/sufficient-decentralization-for-social-networks
https://docs.farcaster.xyz/
https://thedefiant.io/what-is-farcaster
https://www.coingecko.com/learn/what-is-farcaster-warpcast-crypto
https://www.nordinvestimentos.com.br/blog/rede-social-descentralizada-como-a-farcaster-quer-atingir-novos-usuarios/
Tem interesse em contribuir com o movimento Bankless no Brasil ou ficou com alguma dúvida depois de ler o artigo? Entre no nosso servidor do Discord e embarque também nessa jornada!
Esse texto não é recomendação financeira ou fiscal. Este é um boletim informativo, com finalidade estritamente educacional e não se trata de um conselho de investimento ou uma sugestão para comprar ou vender quaisquer ativos ou tomadas de decisão financeira, também não é um conselho fiscal. Consulte um contador. Faça a sua própria pesquisa.
Parêntesis. Ocasionalmente, podemos adicionar links para produtos que usamos neste boletim informativo. Podemos receber comissão caso você realize uma compra através de um desses links. Sempre divulgaremos quando for o caso.