Explorando o Mundo das Game DAOs | Estado das DAOs #43
Seja bem vinda ao Estado das DAOs, o boletim que vai direto ao ponto para entender as DAOs.
🏴 Salve nação Bankless 🇧🇷,
GM e bem-vinda ao Estado das DAOs, uma newsletter da BanklessDAO.
Quem acompanha esse boletim, já percebeu que temos abordado muito a gameficação das comunidades e os avanços na integração da tecnologia blockchain a uma nova era dos jogos.
Nesta edição, temos uma perspectiva sobre as Game DAOs, examinando os diversos modelos em jogo e fornecendo alguns exemplos para você conferir por si mesmo. Ainda não está claro se a web3 está se infiltrando nos jogos ou se os jogos estão se infiltrando na web3, mas aos poucos assistimos guildas de jogos e comunidades despertarem para o poder da propriedade tokenizada.
Acredito que este será um ótimo campo que irá florescer no próximo verão já que mistura duas tendências do último ciclo, DAOs e gaming. Especialmente num momento em que a lua de mel parece ter acabado para as DAOs, os jogos podem dar uma apimentada nessa relação e quem sabe até salvar relacionamentos.
Não deixe de ler também as opiniões do ecossistema que considera o que funciona, o que não funciona, quais são as oportunidades e quais são as limitações das DAOs e desafios em relação às condições de trabalho dos colaboradores e ao complicado cenário regulatório.
Espero que este boletim inspire você a juntar-se a nós na DAO e ajude a sua jornada exploratória ao ecossistema das DAOs.
Ótima leitura,
Uai
Colaboradores: Renão e Uai so serious?
Explorando o Mundo das Game DAOs
Autor: Boluwatife
A web3 está revolucionando não apenas as finanças por meio de finanças descentralizadas (DeFi), finanças regenerativas (ReFi), tokens não-fungíveis (NFTs), protocolos de participação (POAP) e protocolos de empréstimo, mas também em todo o mundo, estão sendo formadas organizações autônomas descentralizadas (DAOs) em torno de esportes, bem-estar mental, governança e desenvolvimento, geração de riqueza e muito mais. A conveniência e eficiência associadas à organização de comunidades e ao desenvolvimento de projetos de forma descentralizada têm grande apelo para muitas pessoas, especialmente no mundo dos jogos. Vamos discutir o que são Game DAOs, dar uma olhada em vários tipos desse gênero e citando algumas empresas/instituições existentes na indústria de jogos.
Assim como o termo indica, as Game DAOs são organizações descentralizadas que se concentram especificamente na indústria de jogos. Elas visam promover os jogos descentralizados e capacitar os jogadores com um maior controle sobre sua experiência de jogo. Essas DAOs operam em redes descentralizadas como Optimism ou Arbitrum, promovendo ambientes de jogo mais transparentes e justos. Tradicionalmente, os desenvolvedores e editores de jogos têm controle total sobre o desenvolvimento de jogos, regras e recompensas, o que frequentemente resulta em uma dinâmica de poder desigual. No entanto, em uma Game DAO, o poder é distribuído entre os participantes, muitos dos quais são jogadores, permitindo uma tomada de decisão mais democrática.
Tipos de Game DAOs
Aqui está uma visão geral rápida de vários tipos de DAOs na indústria de jogos:
DAOs de Ativos de Jogos Tokenizados permitem que os jogadores negociem e possuam ativos dentro do jogo no sistema descentralizado, eliminando a necessidade de uma plataforma centralizada. Isso promove uma economia de jogos mais aberta e equitativa, na qual os jogadores podem negociar, emprestar ou tomar emprestado ativos de jogo.
DAOs de Desenvolvimento e Financiamento de Jogos são para desenvolvedores apresentarem e financiarem projetos de desenvolvimento de jogos. Eles permitem que os usuários tenham mais influência no processo de desenvolvimento de jogos, incluindo sugestões de recursos e ajudar nos testes de novos jogos.
DAOs de Distribuição de Jogos estão focados na distribuição descentralizada de jogos. Eles auxiliam os desenvolvedores a alcançarem um público maior distribuindo seus jogos por meio de uma plataforma descentralizada, reduzindo assim a necessidade de plataformas de distribuição centralizadas.
DAOs de Comunidade de Jogos são dedicados à construção de uma comunidade de jogadores vibrante, permitindo que os jogadores se conectem, colaborem e joguem juntos. Frequentemente possuem um forte elemento social, com membros organizando eventos e atividades, trocando dicas e estratégias, e ajudando uns aos outros a melhorar seu jogo.
DAOs de Investimento em Jogos buscam maximizar os retornos financeiros para seus membros. Eles investem em projetos de jogos, como estúdios de desenvolvimento de jogos, equipes de esportes eletrônicos e fabricantes de hardware de jogos. Os membros dessas DAOs geralmente conduzem diligências sobre os investimentos potenciais e acompanham seu desempenho ao longo do tempo.
DAOs de Governança são focados em influenciar o futuro da indústria de jogos. Eles visam persuadir desenvolvedores de jogos, editores e outros interessados a criar jogos mais alinhados com os interesses dos jogadores. Essas DAOs frequentemente têm um forte aspecto de defesa, com membros participando de campanhas, relações públicas e outras atividades para promover seus objetivos.
DAOs de Gestão de Ativos de Jogos têm como objetivo gerenciar ativos dentro do jogo, como itens virtuais, dinheiro virtual e outros tipos de propriedade virtual. Com a ajuda dessas DAOs, os jogadores podem reunir seus fundos e gerenciar seus ativos em conjunto, o que pode melhorar os preços, aumentar a liquidez e reduzir os custos das transações.
DAOs de eSports têm uma base de fãs vibrante com participantes que acompanham suas equipes e atletas favoritos e participam de fóruns online e outras atividades. Essas DAOs se concentram em auxiliar as comunidades de esports, oferecendo financiamento, materiais e outras formas de assistência. Elas oferecem treinamento, auxiliam no desenvolvimento de um ecossistema de esports sólido e ajudam jogadores e equipes a participarem de competições.
À medida que a indústria de jogos continua a crescer e evoluir, as DAOs focadas em jogos e/ou eSports provavelmente desempenharão um papel cada vez mais importante na moldagem de sua direção e na criação de novas oportunidades. Se você é um jogador casual procurando se conectar com outros, um investidor em busca de oportunidades na indústria de jogos ou um fã de esportes eletrônicos procurando apoiar sua equipe favorita, provavelmente existe uma Game DAO adequada para você.
Game DAOs Populares
Agora, vamos dar uma olhada em alguns exemplos de Game DAOs existentes.
DAOFightLeague (DFL)
A DFL é uma plataforma baseada em blockchain que permite aos usuários participarem de torneios competitivos, votarem nos resultados dos jogos e contribuírem para o desenvolvimento da plataforma. Além disso, os participantes da DAO Fight League podem participar de competições de boxe em realidade virtual Player versus Player (PvP) inéditas, onde enfrentam outros lutadores de todo o mundo.
Star Atlas DAO
Essa DAO é uma plataforma multinível, composta por guildas de jogadores (DACs) e sub-DAOs que refletem interesses faccionais, regionais e locais do jogo Star Atlas - um "jogo de estratégia grandiosa de exploração espacial, conquista territorial e dominação política". Ao bloquear tokens POLIS, os membros do ecossistema de jogos Star Atlas decidem como o ecossistema como um todo será afetado. A DAO é governada por sete princípios orientadores, incluindo excelência, intencionalidade, segurança, abertura e governança como uma atividade de metaverso. Os membros propõem e votam em Propostas de Melhoria POLIS para aprimorar o ecossistema. O Conselho Star Atlas, um corpo eleito de representantes, dirige a DAO, e a Constituição Star Atlas estabelece seus princípios orientadores.
Decentral Games
A DAO Decentral Games é uma iniciativa liderada pela comunidade que visa trazer milhões de pessoas para o metaverso. O poder é distribuído entre todos os detentores de tokens por meio de sua estrutura de governança descentralizada. O token xDG é o token de governança que representa a propriedade do ecossistema, e os detentores recebem poder de voto e recompensas de governança proporcionalmente. O Tesouro Decentral Games apoia iniciativas que ajudam o ecossistema a crescer e possui uma variedade de ativos criptográficos. Os membros podem ajudar sugerindo e votando em decisões, como alocação de fundos do tesouro, novos recursos de jogos e alterações.
Treasure Gaming DAO
A Treasure é um ecossistema descentralizado de DeFi e NFTs construído para projetos de mundos virtuais no Arbitrum. Todo projeto listado no mercado da plataforma utiliza MAGIC em seus respectivos metaversos, e cada comunidade cria sua própria história para esse recurso. Na Treasure, os detentores de tokens ratificam decisões essenciais propostas pelo Conselho e pela comunidade por meio de uma estrutura descentralizada.
Smithy DAO
A SmithyDAO é uma entidade que opera no Ecossistema Treasure e é construída na rede Arbitrum. O token MAGIC é usado e fornece uma utilidade para a DAO. Seu principal produto é o Smithonia, um mundo que suporta uma economia híbrida de moedas e recursos dentro e fora do jogo. A moeda e os recursos estão ligados ao ecossistema de criptomoedas e à economia global, apoiando e promovendo ambos.
Merit Circle DAO
A Merit Circle DAO se dedica a combinar o potencial ilimitado da tecnologia blockchain com os avanços mais recentes nos jogos para criar o próximo nível de aventuras cativantes. A Merit Circle DAO realiza atividades em quatro áreas, cada uma oferecendo um produto único. Juntos, esses produtos criam um ecossistema que aumenta o valor do token MC e da DAO como um todo. Essas quatro áreas são:
Investimentos Merit Circle
Jogos Merit Circle
Estúdios Merit Circle
Marketplace Sphere
Yield Guild Games
A Yield Guild Games é uma comunidade de jogos focada em fornecer um sistema de suporte igualitário para jogadores em todo o mundo. Começou como uma plataforma de empréstimos de NFTs e se tornou uma das maiores guildas de jogos da web3, com jogadores de todo o mundo. Como uma DAO, eles planejam revolucionar a forma como jogamos jogos e estabelecer as bases para a próxima geração de jogos e jogadores usando a tecnologia web3.
A Revolução dos Jogos na Blockchain está apenas começando
As Game DAOs representam um futuro emocionante para os jogos e a tecnologia blockchain. Essas DAOs têm o potencial de transformar a forma como os jogos são criados, jogados e monetizados, devolvendo o controle aos jogadores. Com a rápida expansão da indústria de jogos e a crescente popularidade das criptomoedas e blockchain, fica evidente que, nos próximos anos, as Game DAOs continuarão sendo uma área de inovação e exploração.
Opiniões do Ecossistema
🔥 e 🧊 insights de todo o ecossistema das DAOs
Fazendo as DAOs Funcionarem
Autores: Laura Lotti, Nick Houde, Tara Merk
🔑 Insights: Trabalhar para uma DAO envolve formas diversas de trabalho em uma estrutura organizacional flexível baseada em adesão aberta e propriedade coletiva. Embora alguns celebrem as DAOs como o futuro do trabalho, sua implementação varia bastante, desde protocolos mediados por tokens até estruturas mais tradicionais semelhantes a empresas com elementos on-chain.
Pesquisas que analisam as condições de trabalho dos colaboradores no ecossistema web3 revelam desafios como remuneração instável, navegação em um ambiente de trabalho descentralizado e processos de integração e desligamento pouco claros.
Essas pesquisas têm limitações na distinção dos tipos de colaboradores, no estímulo a conversas mais aprofundadas e na identificação de mecanismos ausentes para a viabilidade de longo prazo da contribuição para as DAOs como opção de trabalho.
Embora os colaboradores sejam atraídos pelos ideais das DAOs, a falta de mecanismos de bens públicos e seguridade social apresenta desafios na realização dessa visão. Em vez de categorizar as DAOs sob um único quadro, considerá-las como formas híbridas pode fornecer uma abordagem mais produtiva.
O que vem por aí? Por meio de entrevistas etnográficas e de um grupo focal, a equipe espera entender a experiência cotidiana de trabalhar em DAOs e na web3, mapeando mecanismos sociais e fluxos de valor para desenvolver novas estratégias e mecanismos que atendam às necessidades dos colaboradores e repliquem os benefícios dos sistemas de seguridade social tradicionais.
Rumo à Propriedade e Governança Equitativas na Esfera Pública Digital
Autores: Sarah Hubbard, Connor Spelliscy, Nathan Schneider, Samuel Vance-Law
🔑 Insights: A dominação dos principais players de tecnologia tem levado a problemas sociais, como questões de privacidade de dados, crises de saúde mental, interferência política e notícias falsas. Este relatório afirma que tentativas de controlar tais problemas não foram bem-sucedidas e sugere que cooperativas tecnológicas poderiam competir se tivessem acesso às ferramentas desenvolvidas para as DAOs.
As cooperativas não têm se expandido com sucesso, mas poderiam fazê-lo com ferramentas para melhorar a votação, o engajamento e a remuneração dos membros.
Manter registros on-chain poderia ajudar a manter a transparência e a responsabilidade das cooperativas.
Experimentar modelos de financiamento explorados pelas DAOs poderia ajudar as cooperativas a competirem com as corporações.
Governança Blockchain: Responsabilidade em Comunidades Tecnológicas Descentralizadas
Autor: Kelsie Nabben
🔑 Insights: Responsabilidade se refere aos procedimentos e sistemas atribuídos às pessoas, grupos ou instituições por suas escolhas. O autor escreve que estabelecer e manter a responsabilidade é essencial para estabelecer confiança e legitimidade e promover uma governança eficaz e responsável em instituições públicas, organizações privadas ou comunidades autogovernadas.
A responsabilidade está no cerne da governança descentralizada. Ela ocorre em várias escalas entre vários atores e fóruns. Isso significa que pode ser diferente em protocolos públicos de blockchain descentralizados, DAOs ou protocolos de participação líquida.
Confiança, legitimidade e responsabilidade são componentes essenciais da governança eficaz - por isso, as tecnologias descentralizadas transferem alguns processos administrativos e regulatórios de coordenação para regras codificadas em software, estabelecendo um sistema de "confiança sem confiança".
A responsabilidade pode ocorrer por meio de uma combinação de medidas baseadas em confiança social e regulatórias. Tanto em protocolos de blockchain quanto em DAOs, a governança depende tanto do monitoramento social e técnico quanto da verificabilidade e aplicação que ocorrem dentro e fora da blockchain.
O Futuro das DAOs: Tendências, Desafios e Oportunidades
Autor: Cypherock
🔑 Insights: O artigo discute o surgimento das DAOs e seu impacto nos sistemas centralizados tradicionais. Ele explora como as DAOs estão transformando indústrias e remodelando processos de governança e tomada de decisões, com as tendências, desafios e oportunidades que as DAOs apresentam.
Os mecanismos inovadores de governança das DAOs evoluirão para lidar com escalabilidade, eficiência e participação das partes interessadas, permitindo a descentralização de ecossistemas e abrindo caminho para novos modelos econômicos por meio de funcionalidades cross-platform, tomada de decisões coletiva e ativos tokenizados.
A descentralização inerente das DAOs apresenta desafios legais, regulatórios e de segurança, enfatizando a necessidade de regulamentação equilibrada, medidas robustas de segurança contra bugs de contratos inteligentes e interfaces de usuário aprimoradas para uma experiência do usuário aprimorada.
As DAOs promovem a inclusão financeira ao eliminar intermediários, promovendo economias totalmente tokenizadas com estruturas de incentivo. A transparência e imutabilidade da tecnologia blockchain usada em DAOs aumentam a confiança, a responsabilidade e a equidade entre os participantes.
O futuro das DAOs pode envolver relacionamentos simbióticos com organizações tradicionais, aproveitando seu financiamento, conhecimento, conformidade regulatória e acesso ao mercado para criar um modelo híbrido que combine os benefícios de sistemas centralizados e descentralizados.
Para um futuro sustentável, as DAOs devem abordar considerações éticas, como inclusão e diversidade na tomada de decisões, escalabilidade e eficiência de governança, com foco em privacidade, segurança de dados e mecanismos de resolução de disputas.
Post Original:
Algumas informações podem ter sido retiradas do texto original por conter conteúdo ultrapassado;
Alguns termos podem ter sido alterados para fazer mais sentido no contexto da língua portuguesa e/ou facilitar o entendimento.
Tem interesse em contribuir com o movimento Bankless no Brasil? Ficou com alguma dúvida depois de ler o artigo? Entre no nosso servidor do Discord e embarque também nessa jornada!
Este texto não é recomendação financeira ou fiscal. Este boletim informativo é estritamente educacional e não é um conselho de investimento ou uma solicitação para comprar ou vender quaisquer ativos ou para tomar quaisquer decisões financeiras. Este boletim informativo não é um conselho fiscal. Fale com seu contador. Faça sua própria pesquisa.
Se você tem interesse em divulgar um produto, serviço ou protocolo no Bankless Brasil, mande um e-mail para: contato@banklessbr.com ou envie uma DM no twitter.