Discover more from Bankless Brasil
Ethereum por uma Ótica Técnica
Analisando dados on-chain para desvendar o que se passa na rede Ethereum pré-merge
Prezada Nação Bankless,
Esse relatório foi escrito por Lucas Nakata, Trader com mais de 4,5 anos de experiência em diferentes mercados como Criptomoedas, Forex e Tradicional.
Entender o porquê estamos comprando determinado ativo é fundamental para qualquer investimento que eventualmente fazemos.
E por que será que esse conhecimento só pode ser alcançado por algumas pessoas?
Por que não liberar esses modos de análise para toda Nação Bankless?
Vamos falar um pouco desse universo em uma linguagem mais assertiva, compreensível e principalmente, sem qualquer tipo de viés para tomarmos nossas próprias decisões de forma embasada.
Hoje vamos nos aprofundar na rede Ethereum
Vamos evoluir juntos?
- Nação Bankless
✨ Patrocinador: Com a Nodle você consegue ganhar criptomoedas em seu smartphone por meio do conceito de Connect-To-Earn! Baixe o aplicativo Nodle e receba o token NODL ao detectar e conectar seu celular a dispositivos inteligentes.
Ethereum por uma Ótica Técnica
ETHEREUM: PREÇO E MOVIMENTAÇÃO
O mês de julho foi marcado por uma consolidação de grande parte do mercado de criptomoedas. Ethereum não foi diferente, entre os U$887- U$1280, o ETH se manteve nessa zona na maior parte do mês e sem muitas variações representativas. Nos últimos dias do mês, o ETH deu uma animada nos investidores a atingir novos patamares de U$1650.
O Ether ainda se encontra em região de sobrevenda no gráfico mensal, como pode ser observado no gráfico acima. Isso signifca que encontramos um fundo ? Possívelmente. Vale destacar, que as áreas de sobrevenda nos osciladores tendem a atrair um número maior de investidores que procuram bons ativos com um excelente preço.
HOLDERS & CONCENTRAÇÃO
Ainda que o mês de julho foi caracterizado por um momento de consolidação, os investidores de varejo do Ether (holders sem poder algum de manipulação) aumentaram substancialmente suas reservas (Linha amarela).
Quando falamos de concentração de tokens, fator importantíssimo em qualquer projeto que envolva criptomoedas, a rede Ethereum pode ser considerada bem concentrada em relação à quantidade disponibilizada.
Entretanto, mais de 95% da oferta atual de Ether se encontra nas mãos de% dos endereços ativos.
ALAVANCAGEM E LIQUIDAÇÕES NAS CORRETORAS
Segundo os dados extraídos da CryptoQuant, o nível de alavancagem da rede vem apresentando um aumento significativo, o que nos mostra uma maior exposição dos especuladores de mercado desde fevereiro deste ano. O número de pessoas tentando adivinhar o fundo e sendo liquidadas aumentou exponencialmente no começo do mês de Junho.
No gráfico abaixo, temos a relação de todas as liquidações extraídas da corretora BITFINEX. Como é possível observar, tivemos mais do que o dobro de liquidações em posições apostando na ponta da compra (4292 Ethers liquidados em posições Long contra 1848 Ethers liquidados em posições Short).
O PIOR BEAR MARKET DA HISTÓRIA
O ano de 2022 vem se mostrando um ano extremamente difícil para todo o mercado financeiro. O peso da inflação e o aperto monetário na economia criaram uma imensa pressão sobre todos os ativos alavancados no universo das criptomoedas. Presenciamos grandes projetos e fundos como LUNA, Celsius e Three Arrow Capital quebrarem por conta da alavancagem, juntamente com o vencimento de garantias acordadas.
No meio dessa zona, vimos o Ether, a segunda maior criptomoeda, pela primeira vez na história sendo negociado abaixo da ATH de 2018. Isso resultou em uma grande parcela do mercado (todos os holders de 2021-22) afundar em perdas não realizadas. À medida que o medo se instala uma parcela crescente de holders está liquidando suas posições e colocando um ponto final em suas perdas.
Como o Bitcoin, todos os holders que compraram Ether em 2021/2022 estão atualmente segurando perdas consideráveis.
Ao analisarmos a dominância do Ether em comparação com a dominância do Bitcoin, verificamos a seguinte relação:
Tendência de baixa no ETH (Fundos de preço) = Volume circulante das criptos começa a ser transferido para a rede do Ether, normalmente, sendo acompanhado por performance de alta.
Tendçência de alta no BTC (Picos de preço) = Volume circulante das criptos começa a ser transferido para a rede do Bitcoin.
A dominância do Ether possui uma nótavel queda desde de Novembro de 2021 e está perto do ponto de inflexão que historicamente precedeu uma forte acumulação e um crescimento exponencial do Bitcoin.
ANÁLISE ON-CHAIN - ETHEREUM
TAXAS POR BLOCKCHAIN BYTE
Um modelo de medição na rede e disponibilizado pela Glassnode é “Value captured per byte” que mostra o valor de transação de cada byte trocado na rede do Ethereum. Hoje, o Ether transaciona cerca de U$0.30/byte. Isso representa o dobro do valor da médio inferior de U$0,15/byte que historicamente coincidiu com o último estágio do bearmarket. A pergunta que fica é: será que vamos cair mais do que 50% do preço? Não sabemos, mas essa opção está na mesa. Importante determinar que no passado não tínhamos toda essa nova estrutura de smart contracts que aborda NFTs e DeFi.
ETHEREUM PELO MULTIPLO DE MAYER
O Múltiplo de Mayer é uma ferramente que pode ser utilizada para verificar um possível desconto em relação a média móvel de 200 dias. Na atual situação, o Múltiplo de Mayer nos indica que o Ether chegou a ser negociado com 64.7% de desconto em relação a média móvel.
A Banda inferior do Múltiplo de Mayer de 10% do volume tradado de ETH (Linha Amarela) representa o pior cenário dentro da movimentação histórica do Ethereum. No mercado de baixa de 2018, passamos 182 dias abaixo da banda até iniciarmos uma movimentação relevante. O Ether se encontra abaixo dessa banda desde Maio e até o momento por 77 dias.
MVRV - VALOR DE MERCADO / VALOR REALIZADO
Indicador que vocês aqui da Nação Bankless já conhecem pelo #report que fiz sobre o Bitcoin. O MVRV do Ethereum se encontra em território negativo em relação a linha de equilíbrio (MVRV 1,0), sinalizando que o mercado hoje segura perdas acumuladas e não realizadas de 33% .
Importante recordarmos que como o MVRV plota áreas sobrecompradas e áreas sobrevendidas, quando nos encontramos em território negativo o indicador sinaliza que o valor de mercado está muito abaixo do valor realizado, ou seja, o Ether apresenta uma oportunidade de compra assimétrica. O gráfico em questão, nos mostra que historicamente acumular ETH durante esses períodos de negatividade e sobrevenda produziu excelentes retornos.
— THE MERGE — Camada de Consenso
O evento mais esperado na indústria de criptoativos que irá mudar o mecanismo de consenso PoW para PoS. Lançada em dezembro de 2020, a Beacon chain possibilita que os investidores depositem suas coins para operarem como validadores da rede. Cada investidor pode: (1) depositar os 32 ETH diretamente no contrato e rodar um node por conta própria; (2) usar pools de staking - como Lido, RocektPool ou corretoras; (3) usar serviços que rodam o node para o investidor, desde que o mesmo tenha os 32 ETH; ou (4) Rodar um fill node com apenas 16 ETH usando a Rocketpool e comprar no mercado secundário em RETH ou STETH.
O total de ETH depositado na nova rede chegou ao incrível patamar de 12.98 Milhões de ETH, quase 11% do total de ETH circulantes. A fé que a comunidade tem colocado nessa implementação me lembra um pouco da época de 2018 quando investidores colocavam todas suas economias em projetos independentemente do estágios em que estavam. Segundo os dados da Glassnode, o staking de ETH vem crescendo de forma exponencial desde o final de 2021.
Por que comparar com o poderoso Ethereum com outros projetos da rede? Uma vez que passamos das ATH, podemos calcular que o valor de Ether que está em prejuízo. Atualmente, os atuais stakers de ETH 2.0 estão segurando uma perda de 55%. Se compararmos com o preço de realização de todo estoque de Ethereum e o mercado de Ethereum, os investidores da atual tecnologia estão com uma média de 36,5% das maiores perdas.
Esses dados mostram que todos os Ethers depositados estão em prejuízo? Não! Se compararmos com a massa de pessoas que entraram no final de 2020 e começo de 2021, época que o ETH estava bem abaixo de U$1000,00, temos cerca de 17% da rede que estão em lucro. Atualmente, o yield do staking de ETH está entre 3,8%, uma queda no redimento que contriuiu para a redução de ETH depositados (quando estávamos nas ATH os depósitos de ETH chegaram a bater 1000 ETH/dia, hoje chegamos a marca de 250 ETH/dia).
🙏 Agradecimentos ao nosso patrocinador
NODLE
Conheça a Nodle, nossa parceira nessa Jornada Bankless. Com a Nodle você consegue ganhar criptomoedas gratuitamente em seu smartphone, é só baixar o aplicativo Nodle e começar a utilizar. A Nodle vem com a proposta de desenvolver a Internet das Coisas (IOT) por meio do conceito de Connect-To-Earn. É muito simples, é só abrir o app que ele detectará sensores e dispositivos inteligentes e se conectará a eles anonimamente. E em troca, o usuário recebe o token NODL.
Tem interesse em contribuir com o movimento Bankless no Brasil? Ficou com alguma dúvida depois de ler o artigo? Entre na nossa DAO e fale conosco!
Esse texto não é recomendação financeira ou fiscal. Este boletim informativo é estritamente educacional e não é um conselho de investimento ou uma solicitação para comprar ou vender quaisquer ativos ou para tomar quaisquer decisões financeiras. Este boletim informativo não é um conselho fiscal. Fale com seu contador. Faça sua própria pesquisa.
📩 Se você tem interesse em divulgar um produto, serviço ou protocolo no Bankless Brasil, mande um email para:
contato@banklessbr.com
Subscribe to Bankless Brasil
Seja seu próprio Banco e saia das amarras das finanças tradicionais. Junte-se a outras pessoas na jornada Bankless. 🏴
Artigo completíssimo!! Muito bom!