Ethereum: Layer 1 vs Layer 2 e Como Economizar nas Taxas da Rede
O problema do gas do Ethereum é um ponto delicado para os investidores, mas será que é possível usar a rede Ethereum pagando taxas menores?
✨ Patrocinador: Com a Nodle você consegue ganhar criptomoedas em seu smartphone! Baixe o aplicativo Nodle Cash e receba o token NODL detectando dispositivos inteligentes e conectando anonimamente com o seu celular.
Tradutor: Rodrigo Faria
Revisor: Gabriella Mena Ogusuku
Prezada Nação Bankless,
No artigo de hoje damos continuidade ao Guia Definitivo para DeFi do The Defiant, trazendo para vocês a tradução dos artigos What’s Layer 1 vs Layer 2? e What is Gas and How to Save on Fees?, originalmente publicados em The Defiant.
Você pode assinar a newsletter gratuita do The Defiant, em inglês, clicando aqui.
O que é Layer 1 vs Layer 2?
Se você experimentou DeFi recentemente, provavelmente já passou por frustrações diante das altas taxas para realizar transações. Como a demanda por serviços DeFi em Ethereum aumentou, tornou-se “normal” pagar taxas mais altas, como $40 dólares por transação ou até mesmo centenas de dólares ocasionalmente. Se esse problema de escalabilidade da blockchain não for resolvido, essas taxas de transação atuarão como um obstáculo para a missão de "banking the unbanked" através de serviços financeiros sem restrições de permissão (permissionless) e, nesse caso, o DeFi se tornará mais um playground para os ricos.
Felizmente, os desenvolvedores têm trabalhado por anos em atualizações para a Layer 1 (Camada 1) do Ethereum, bem como uma série de soluções de Layer 2 (Camada 2), que atuam como uma rede sobre a Layer 1.
Olhemos para a rede Ethereum: é a arquitetura da blockchain-base, chamada de Layer 1. Em 2021, o Ethereum lançou a Fase 0 da sua tão esperada transição para Proof of Stake (PoS - Prova de Participação), o que significa que o Ethereum não usará mais Proof of Work (PoW - Prova de trabalho) - mecanismo de consenso que atualmente também é utilizado pelo Bitcoin - permitindo a realização de transações mais rápidas, menor consumo de eletricidade (reduzindo a pegada de carbono da rede), menores riscos de centralização e um design da Layer 1 que visa ser resistente à Terceira Guerra Mundial.
Então, o que é Layer 2?
Layer 2 é um termo coletivo para designar soluções projetadas para ajudar a dimensionar aplicativos, manipulando transações fora da cadeia principal do Ethereum (Layer 1). As velocidades de transação diminuem quando a rede está ocupada, dificultando a experiência do usuário para certos tipos de dapps, especialmente em DeFi e aqueles relacionados a jogos. E conforme a rede Ethereum fica mais ocupada, o preço do gas aumenta, à medida que os remetentes das transações buscam superar uns aos outros na prioridade da rede. Isso pode tornar o uso do Ethereum muito caro.
Então, para resumir, precisamos da Layer 2 porque:
Alguns casos de uso, como jogos em blockchain, não fazem sentido com o tempo de transação atual.
Pode ser desnecessariamente caro usar aplicativos na blockchain.
Quaisquer atualizações de escalabilidade não devem custar a descentralização da segurança - a Layer 2 é construída sobre o Ethereum.
Sem entrar em detalhes, algumas das soluções mais comuns da Layer 2 que têm sido trabalhadas por anos são:
Com todas as mentes brilhantes trabalhando nessas soluções, tudo o que você precisa saber é que muitos dos seus aplicativos DeFi favoritos começaram a se adaptar para funcionar em soluções de Layer 2, permitindo tempos de finalização de transações quase instantâneos por frações de centavos em custos de gas.
A Synthetix está construindo com optimistic rollups na Optimism e já começou a testar com usuários da Synthetix.
Loopring, uma DEX popular construída com zkRollups, está no ar há mais de um ano com mais de $35 milhões de dólares em TVL (valor total bloqueado) sendo negociados por frações de um centavo em custos de gas.
A Curve Finance, a maior AMM (Automated Market Maker) de stablecoins e de ativos similares com pouco menos de $1 bilhão de dólares de TVL, já está desenvolvendo contratos inteligentes para funcionar na zkSync L2.
A principal conclusão é que 2020 foi sobre DeFi testando os limites da Layer 1, o que levou muitos na comunidade a finalmente entenderem em primeira mão o quanto precisamos das soluções da Layer 2. A boa notícia é que muitas equipes com visão de futuro têm trabalhado nisso há anos e parece que DeFi é o golpe final de que precisávamos para construir aplicativos Web3 na Layer 2.
O que é Gas e como economizar nas taxas?
Gas é a quantidade de ETH necessária para alimentar as transações da rede Ethereum. Ou seja, gas é um termo que foi cunhado para descrever o ETH necessário para realizar transações na rede Ethereum.
Mais especificamente, cada transação que é realizada na rede Ethereum requer uma determinada quantidade de gas, que é a unidade usada para medir a potência computacional necessária para processar uma transação. Para que os mineradores processem uma transação e a incluam em um bloco, é necessário uma compensação financeira.
Isso é feito por meio da definição de um preço de gas para cada transação, que é o custo de 1 unidade de gas, denominado em Gwei (1 ETH = 1.000.000.000 Gwei).
Por exemplo, para enviar ETH de uma conta para outra é necessário o pagamento de aproximadamente 21.000 gas. Hipoteticamente, se o preço do gas fosse 1 Gwei essa transação custaria 0,000021 ETH. Porém, vale lembrar que atualmente o preço do gas gira em torno de 100 Gwei ou mais.
Desde 2020, momento de expansão do DeFi, o preço do gas começou a ser discutido pelas pessoas ao redor do mundo. Quanto mais pessoas concorrem para conseguir confirmar suas transações, maior é o preço do gas - um esquema parecido com um leilão. Mas, os aplicativos e protocolos de DeFi exigem uma quantidade predeterminada de gas, dessa forma, o preço do gas que você estipular determinará o valor máximo de ETH que você pagará como taxas de rede.
Resumindo:
O preço do gas representa quanto ETH você está disposto a pagar por gas;
Ao enviar uma transação, você especifica o preço do gas em Gwei por gas (onde 1 Gwei é igual a 0,000000001 ETH)
A taxa total paga é igual ao preço do gas x gas usado.
Então, se você entender que o preço do gas é a única variável que você consegue definir para pagar mais ou menos ETH por taxas de transação na rede Ethereum, você poderá economizar dinheiro com gas em DeFi.
3 dicas para derrotar o preço do gas:
Antes de clicar em "confirmar" em qualquer transação, sempre olhe o site https://etherscan.io/gastracker, porque os preços flutuam em tempo real, com base em um tipo de lance semelhante a um leilão entre aqueles que enviam transações na Ethereum (incluindo aplicativos DeFi). O Etherscan Gas Tracker ou o EthGasStation.info estimam em tempo real o tempo que levará para você confirmar sua transação, com base no valor do gas que você está disposto a pagar.
Aproveite os aplicativos baseados em Layer 2 sempre que possível. A Synthetix, Uniswap e Curve estão construindo soluções de L2, que podem permitir que cada transação custe centavos e ocorra em milissegundos.
Seja paciente. A maioria das transações DeFi podem ficar por mais tempo com preços mais baixos de gas, com exceção das negociações em AMM, nas quais as transações têm que ser confirmadas antes que a taxa de mercado mude. Assim, seja paciente enquanto você espera pela confirmação de sua transação. O vídeo do DeFi Dad pode lhe ajudar no entendimento de como descartar ou substituir uma transação, dessa forma, você consegue economizar muito tempo e possíveis problemas na hora de desfazer uma transação pendente com um preço de gas muito baixo.
O gas nunca é uma pauta agradável dentro da comunidade DeFi e Ethereum, mas se você aprender e compreender o processo de ordens dentro da estrutura semelhante a de um leilão utilizado para definir os preços do gas, é provável que você economize uma quantidade razoável de dinheiro ao longo do tempo. Uma regra simples é: se sua transação Ethereum for confirmada imediatamente, você pagou um valor alto no gas. Encontre maneiras de reduzir seus custos de gas para que você possa permitir que o dinheiro gere uma renda passiva em outras aplicações DeFi.
🙏 Agradecimentos ao nosso patrocinador
NODLE CASH
Conheça a Nodle, nossa nova parceira dessa Jornada Bankless. Com a Nodle você consegue ganhar criptomoedas em seu smartphone, basta baixar o aplicativo Nodle Cash. A Nodle vem com a proposta de desenvolver a Internet das Coisas (IOT) e, ao baixar o app, ele detectará sensores e dispositivos inteligentes e, eventualmente, conectará a eles anonimamente. Em troca, o usuário recebe o Nodle Cash, também conhecido como token NODL.
Tem interesse em contribuir com o movimento Bankless no Brasil? Ficou com alguma dúvida depois de ler o artigo? Entre na nossa DAO e fale conosco!
Esse texto não é recomendação financeira ou fiscal. Este boletim informativo é estritamente educacional e não é um conselho de investimento ou uma solicitação para comprar ou vender quaisquer ativos ou para tomar quaisquer decisões financeiras. Este boletim informativo não é um conselho fiscal. Fale com seu contador. Faça sua própria pesquisa.
Parêntesis. Por vezes, podemos adicionar links para produtos usados neste boletim informativo. Podemos receber comissão se você fizer uma compra através de um desses links. Isso sempre será divulgado quando for o caso.
📩 Se você tem interesse em divulgar um produto, serviço ou protocolo no Bankless Brasil, mande um email para:
contato@banklessbr.com