Ethereum: A Pilha Digital de Finanças
Ethereum é uma plataforma construída para suportar uma superestrutura financeira.
O artigo a seguir é resumido nesta seção, e a imagem abaixo
Ethereum é um conjunto de camadas que se constroem umas sobre as outras. Cada camada fornece a base e a estabilidade para que a camada superior se expresse com eficácia. Cada camada também tem sua própria métrica que constrói e responde às forças de mercado na economia da Ethereum.
Camada 0 — Ethereum
A taxa de Staking de ETH
Camada 1 — MakerDAO
A Taxa de Estabilidade; A Taxa de Poupança DAI
Camada 2 — Emprestar + Tomar Emprestado
As taxas de média ponderada de empréstimos/suprimentos de DAI por Volume
Camada 3 — A Camada de Aplicação
ETH travado em DeFi
Camada 4 — Liquidez
Volume de transações de ativos
Autor: David Hoffman
Traduzido, revisado e formatado pela Guilda da Escrita: Henry, Paulo Amorim, Brian | nonmaj 🏴
Primeiras camadas: Ethereum + MakerDAO
A estabilidade de cada camada aumenta o potencial das camadas acima dela. Por isso é tão crucial que o desenvolvimento da rede Ethereum seja feito direito. Da mesma forma, mostra a importância de construir corretamente a MakerDAO, embora não seja tão importante quanto desenvolver a Ethereum.
Se esses dois alicerces da economia da Ethereum forem construídos de maneira adequada, eles conseguirão suportar um ecossistema vibrante de aplicações financeiras totalmente gerenciadas por código e com as quais os participantes do mercado interagem.
Camada Zero: O Mercado Global de Títulos
Métrica: A taxa de ETH em Stake
Ethereum 2.0 habilitará staking de ETH. Aqueles com 32 ETH podem validar transações da rede em seus computadores e ganhar juros por isso. O valor dos juros varia de acordo com o tamanho da pool de validadores. Você pode ver as taxas de Stake do ETH 2.0 aqui.
Essa rede de “Proof-of-Stake” é o início de um mercado de títulos digitais único. Com o ETH como moeda, quem tem capital pode fazer stake e receber um retorno com baixo risco. Esse retorno é proporcional ao tamanho do capital e ao tempo total investido. É uma estratégia de investimento estável, para quem deseja se expor ao ETH e a economia da rede Ethereum com baixo risco e baixa manutenção.
No mercado de títulos tradicional, você pode comprar um título, nota ou letra do Tesouro dos EUA. Após o resgate do título, nota ou letra, os compradores geralmente recebem 1–3% a mais do que pagaram. Essas taxas são variáveis, no entanto, uma vez que esses títulos são livremente negociados no mercado secundário e, em conjunto, geram a curva de juros. Em outras palavras, ao comprar um título, você aposta seu Dólar na economia dos EUA e recebe um retorno garantido que é proporcional ao tamanho do capital e ao tempo de vencimento (período em Staking) do título.
“Eu costumava pensar que, se houvesse reencarnação, eu queria voltar como presidente ou papa, ou como rebatedor de beisebol 400. Mas agora eu gostaria de voltar como o mercado de títulos. Você pode intimidar todo mundo”.
“James Carville, Conselheiro politico do Presidente Clinton”
Os mercados de títulos controlam tudo. De longe o maior mercado de todos os valores mobiliários globais (US$ 18 trilhões), o mercado de títulos é talvez a força orientadora mais poderosa para todo o capital global.
Os mercados de títulos têm poder porque são a base fundamental de todos os mercados. O custo de capital (ou a taxa de juros de um título), em última análise, determina o valor das ações, imóveis ou basicamente todas as classes de ativos.
Isso ocorre porque o mercado de títulos e a taxa de stake da ETH são a camada mais inferior de seus respectivos mercados financeiros. Eles determinam a dinâmica do mercado de todos os mercados existentes acima.
ETH 2.0: Reconstruindo o mercado de títulos
Na Ethereum 2.0, as funções centralizadas do Governo e do Banco central foram consolidadas no código da rede. A taxa de poupança fixa e predeterminada na Ethereum 2.0 resolve a questão de um player central imprimindo dinheiro.
Além disso, a taxa de staking do ETH gera o incentivo necessário de capital para prover segurança a blockchain.
Em outras palavras: o governo emite títulos para produzir a economia que provê, estes por sua vez protegem o governo e a economia.
Na Ethereum, a blockchain emite recompensas para aqueles que fazem stake, a fim de pagar pela segurança da economia digital.
Camada 1: MakerDAO: O Alicerce
Métricas: Taxa de Poupança, a Taxa de Estabilidade
MakerDAO é o lugar onde DAI nasceu. Para que o DAI nasça, o gerador da DAI, o Detentor do CDP, se compromete a pagar a Taxa de Estabilidade. A Taxa de Estabilidade é a taxa de juros do empréstimo e é uma ferramenta usada para gerenciar o preço do DAI no mercado secundário. Taxas mais altas = preço DAI mais alto.
Ele também determina o custo de capital. A Taxa de Estabilidade é uma medida do retorno estimado que o detentor do CDP espera receber em um determinado ano, com o empréstimo que produz com seus ativos colaterais. Se a Taxa de Estabilidade estiver em 20% e o detentor do CDP gerar o DAI, eles acreditam que podem ganhar mais de 20% ao ano com o que farão com o DAI. A Taxa de Estabilidade representa o lado “puxado” da capitalização de mercado total da DAI. Quanto maior o TE, menor a oferta de DAI.
A MakerDAO anunciou a Taxa de Poupança da DAI em 2018. Ela é uma ferramenta que ajudará a MakerDAO a gerenciar o preço da DAI, ao mesmo tempo que aumenta sua capacidade de dimensionar sua capitalização de mercado. Antes dessa taxa ser introduzido, todas as taxas de estabilidade pagas pelos detentores de CDP vão para a queima de MKR (ou PETH). Esta é a taxa de gerenciamento de risco cobrada pela MakerDAO. Nem todos os ativos são igualmente arriscados e alguns são quase isentos de risco (como um título do tesouro americano tokenizado, talvez). Quanto menos arriscado um ativo, mais sua Taxa de Estabilidade vai para a Taxa de Poupança DAI, em vez de queimar MKR. Quanto maior a poupança, maior a oferta de DAI, pois há mais recompensa para quem prender DAI na poupança.
Esquerda: Não arriscado, taxas pagas a poupança
Direito: Arriscado, taxas pagas a MKR
A Taxa de Poupança DAI é idêntica à Taxa de staking do Ether. Ela possibilita a exposição a retornos sem risco, em moeda de valor estável, possibilitando alta capacidade preditiva do valor de seu retorno. Ela é a força gravitacional que puxa DAI do mercado secundário, já que o retorno livre de risco está perpetuamente disponível.
Enquanto houver DAI, haverá alguém pagando a Taxa de Estabilidade. Se houver alguém pagando a Taxa de Estabilidade, então há alguém capaz de capturar o DAI que pagou a Taxa de Poupança da DAI. Quanto mais pessoas pagam a Taxa de Estabilidade, mais pessoas podem captar as taxas para o DAI.
Camada 2: Emprestar + Tomar Emprestado
Métricas: Média Ponderada de Empréstimo DAI (MPED) e Taxas de Abastecimento (MPTA)
Criado por @visavishesh no Twitter
A Média Ponderada de Empréstimo DAI (MPED) e Taxas de Abastecimento (MPTA) tem origem no LIBOR, uma ferramenta financeira legada para medir os custos médios de um empréstimo de vários bancos.
Média Ponderada de Empréstimo DAI (MPED) e Taxas de Abastecimento (MPTA)
O DAI MPED e o MPTA usam a taxa média que a DAI é fornecida ou emprestada de todas as plataformas de empréstimoDAI. Ao ponderar o preço médio, pelo volume encontrado em cada mercado (Composto, DyDx), as Taxas de Empréstimo e Fornecimento oferecem um número que mostra as taxas de fornecimento de DAI ou empréstimo de DAI "do Mercado"... Esses dois números serão uma métrica útil para rastrear, à medida que os gerenciadores de dinheiro procuram dados para apoiar suas decisões.
Taxas do Mercado de DAI para 29 de junho de 2019
MPTA: 16.5%
(receba 16,5% ao ano, em média, por meio do empréstimo da DAI)
MPED: 19.5%
(pague 19,5% ao ano, em média, quando você pede emprestado o DAI)
Essas taxas provavelmente irão variar muito no futuro, já que o preço diário atual reflete o estado diário atual do mercado.
Você pode verificar as taxas e ver as mudanças ao longo do tempo no site do Vishesh (Vishesh no Twitter @visavishesh).
Camada 3 — A Camada de Aplicação
Métricas: ETH travado em DeFi
A camada de legos de dinheiro. A camada expressiva. A camada de intermediários algorítmicos.
Fonte: DeFi Pulse
A camada de aplicação da Ethereum é onde o Ethereum se torna interessante.
O que é a camada de aplicativo da Ethereum?
A grande inovação da Ethereum foi a incorporação da ‘EVM’, ou ‘Ethereum Virtual Machine’ em sua blockchain. Uma 'máquina virtual' é linguagem de programador para 'um computador'. A EVM da Ethereum é como a blockchain da Ethereum processa cálculos nativamente na blockchain. Em outras palavras, a EVM permite que a Ethereum execute software e permite que este software processe os ativos digitais (também conhecidos como dinheiro, propriedade, tokens) encontrados na sua blockchain. É DAI que vem o termo “dinheiro programável”. Os aplicativos da Ethereum são basicamente um software de computador que programa como o dinheiro, ou outros ativos, operam.
Camada de aplicação da Ethereum: A ‘Internet de valor’
O dinheiro programável é poderoso. Tão poderosos, os pesquisadores e desenvolvedores da Ethereum apenas começaram a arranhar a superfície do que "pode ser". Semelhante a como as possibilidades da Internet eram difíceis de imaginar nos anos 90, a Internet de Valor está mostrando os primeiros sinais de um cenário igualmente fértil de possíveis aplicativos e casos de uso. Uma diferença importante é que a Internet roda em Dados, enquanto a Ethereum roda em Valor.
Os primeiros grandes aplicativos da Ethereum
MakerDAO: stablecoin digitalmente nativa, DAI
Compound: Empréstimos autônomos de ativos digitalmente nativos
Kyber Network: protocolo de liquidez on-chain que agrega liquidez de várias partes da Ethereum
Uniswap: troca de ativos autônomos digitalmente nativos
Augur: mercado de previsão digitalmente nativo
DYDX: Mercado de derivativos gerenciados por algoritmos
Protocolo UMA (Universal Market Access): plataforma de ativos sintéticos
0x (‘Zero-X’): Uma plataforma para fornecer pedidos para bolsas baseadas em livro de pedidos
Todos esses aplicativos representam algum tipo de ordem financeira primitiva; cada uma adicionando um bloco de construção crucial à crescente rede de aplicativos baseados em finanças. Muitos desses aplicativos também se assemelham a serviços financeiros legados de empresas centralizadas. O protocolo UMA gera tokens que rastreiam o valor de outros ativos, como o valore de mercado de ações na NYSE, dando acesso à exposição do mercado de ações a um pool global de investidores. DYDX é uma plataforma para alavancar comprado ou vendido em um ativo e é uma alternativa a outras plataformas de negociação de margem como TD Ameritrade ou Robinhood. Augur é um mercado para compra e venda de ações da probabilidade de resultados futuros, um produto teoricamente disponível de forma centralizada, mas sempre limitado por regulamentação governamental. O Uniswap é simplesmente uma bolsa, como a NYSE, mas gerenciada por algoritmos, para combinar compradores e vendedores de qualquer ativo. Da mesma forma, o Compound permite que aqueles que forneçam colaterais para tomar um ativo emprestado e paguem taxas para aqueles que o emprestam.
Abaixo está uma ilustração das transações que ocorrem entre vários protocolos.
O que esta imagem ilustra é o amadurecimento de uma das primeiras visões dos entusiastas de criptomoedas: a Internet do Dinheiro. A Internet que conhecemos opera com dados, esta nova Internet opera com Valor. À medida que mais ativos valiosos chegam à Ethereum e mais aplicativos podem programar esses ativos, a rede Ethereum cresce em sua capacidade de criar novos produtos financeiros.
É também assim que a Ethereum cresce, multiplicando efeitos rede. Cada primitivo financeiro adiciona outra dimensão de opções de coisas que podem ser construídas na Ethereum. Cada primitivo é um LEGO individual, com um número crescente de LEGOs totais encontrados dentro da Ethereum.
A Pilha Financeira
Todas essas plataformas alavancam o DAI e o Ether para operar. Os volumes de DAI e Ether e as contagens de transações diárias que passam por essas plataformas serão altamente impactados tanto pela Taxa de Estabilidade do Ether (Camada 0), a Taxa de Estabilidade / DSR (Camada 1) e DAI MPED & MPTA.
Essas três métricas representam as três taxas geradas pelo mercado que determinarão a disponibilidade de capital para todos os aplicativos nas camadas acima.
Sintetizando as Pilhas
A camada 0 é a camada de emissão de moeda ‘commodity’ controlada por algoritmos. Todas as novas emissões Ether chegam à camada 0, e a camada 0 é a camada responsável pela segurança do blockchain da Ethereum. A camada 0 emite mais Ether (por pessoa) quando a segurança é baixa, mas menos Ether (por pessoa) quando a segurança é alta. Isso garante que o Ethereum seja suficientemente seguro, enquanto permite que o Ether suficiente migre para uma posição acima na pilha financeira.
A taxa de participação ETH determina a atração gravitacional da camada 0 em direção à parte inferior da pilha e em direção ao ETH.
A camada 1 é a camada de estabilidade. A camada 1 pega o Ether emitido na camada 0 e o transforma em sua forma estável, DAI. A camada 1 permite que os indivíduos façam cálculos de longo prazo sobre como gerenciar seu capital, pois agora podem tomar uma decisão econômica informada, porque sabem que DAI representará um valor semelhante no futuro.
A camada 1 também é a camada de geração de capital. A camada 1 é onde o dinheiro pode ser cunhado diretamente por indivíduos e adicionado ao pool total de dinheiro na macroeconomia. O custo disso é a taxa de estabilidade, que representa o custo de capital dentro da Ethereum.
A Taxa de Estabilidade gera uma Taxa de Poupança DAI proporcional, que, como a Taxa de stake ETH, também exerce uma força gravitacional sobre a DAI mais acima na pilha financeira. A Taxa de Poupança da DAI gerencia a escassez de DAI, comparável a como a Taxa de stake da ETH gerencia a escassez de ETH.
A camada 2 é a camada de "disponibilidade de capital". A camada 2 determina o custo do empréstimo, equilibrado pelos juros pagos aos fornecedores. A camada 2 é a camada de “janela de crédito ponto a ponto”.
Emprestar e tomar emprestado ativos que têm restrições reduzidas em relação à MakerDAO, mas também geram menos risco sistêmico. Nesta camada, você pode pedir emprestado a DAI, geralmente com taxas mais baixas e penalidades mais baixas durante eventos de liquidação.
O Ether pode existir em 1 de 3 lugares
Staking
Ether, atuando como um ativo de capital, que fornece um retorno de dividendo regular.
ETH travado em apps
Ether, atuando como uma reserva de valor, atuando como garantia para a participação sem precisar de confiança ou de permissão nas finanças globais.
No mercado secundário
O preço que o mercado secundário deve pagar pelo acesso aos dois serviços acima.
A imagem acima também funciona para DAI:
1. Taxa para poupança de DAI
2. Taxa de Estabilidade
3. O preço do DAI
O preço do Ether é determinado pela atração coletiva de 1 + 2 em 3
A camada de implantação (2-ETH Taxa de Stake) determina a taxa fundamental de retorno da ETH. A Taxa de Stake do ETH oferece uma taxa de retorno livre de riscos, independentemente das taxas encontradas acima, na Camada de Aplicação.
A camada de aplicação (1-ETH Travado em Apps) reflete o apetite do mercado por financiamento. Fornecimento ou empréstimo do mercado. Coletivamente, os fornecedores e tomadores de empréstimo inserem muito mais capital do que retiram, já que os tomadores só podem tomar emprestado menos valor do que o ETH que garantiram. Garantir $ 1.500 de ETH, pedir emprestado $ 1.000 ETH: bloqueio coletivo: 1/3 do valor do empréstimo em ETH.
Toda ação tem uma reação igual e oposta. Ambos os sistemas 1 e 2 são projetados para incentivar oETH a entrar em seus respectivos controles. À medida que os aplicativos que estão sendo construídos geram recursos e serviços mais atraentes, isso impede a ETH de apostar na Ethereum. O protocolo Ethereum oferece retornos mais altos quando há menos poupadores, (consulte EthHub para obter as taxas).
1 e 2 puxam 3, o preço do ETH. Para fornecer a força igual e oposta às puxadas de 1 e 2, o preço do ETH no mercado secundário se valoriza. Este é o argumento fundamental para a Ethereum. O computador da máquina virtual da Ethereum gera aplicativos significativos o suficiente, que a taxa de participação do ETH aprecia por meio da escassez de ETH, e ambos os mecanismos exercem fortes puxões coletivos sobre o preço do ETH nos mercados secundários.
Camada 4: Agregação de usuário
A camada final. A camada de fornecimento de liquidez. A Camada de Middleware. A camada de interface. A camada de hipóteses do mercado eficiente.
A camada 4 é a última a emergir, pois é completamente dependente dos aplicativos abaixo dela para estrutura e propósito. O melhor exemplo de um aplicativo de Camada 4 bem-sucedido foi a ponte de protocolo cruzado da InstaDapp.
“Lançando a ponte descentralizada entre @MakerDAO e @compoundfinance - mude facilmente seus protocolos de posição de dívida p / b com as melhores taxas com apenas um clique”.
A InstaDapp construiu um serviço que transfere automaticamente a dívida de alguém da MakerDAO para o Compound, de uma plataforma de empréstimo para outra, para acessar melhores taxas. InstaDapp gera 13 transações internas, para completar a única transação executada pelo usuário.
O InstaDapp fez uma ponte entre a MakerDao e o Compound e permitiu que os usuários cruzassem essa ponte com uma única transação. Ao permitir a migração fácil e automática de protocolo para protocolo, o InstaDapp ajudará a adicionar liquidez às partes da Ethereum que precisam ou merecem.
Settle Finance oferece um serviço semelhante: uma interface de câmbio descentralizada que agrega dados de mercado e fornece as melhores taxas encontradas em todas as bolsas. Ao gerar um serviço de liquidez, com uma boa IU, Settle pode capturar usuários e reduzir o atrito para suas interações com as finanças da Ethereum, Settle pode ajudar na liquidez geral e eficiência do ecossistema Ethereum.
O Token Card apresenta um cenário de agregação interessante. Ao conectar à rede de pagamento como Visa a um cartão de débito criptografado, o Token Card agrega usuários e fornece volume de transações para o cenário de câmbio descentralizado, sempre que um usuário faz uma transação. Usuários suficientes do cartão de débito Token Card devem auxiliar no volume e na liquidez encontrados na camada de aplicação.
RealT é uma plataforma imobiliária tokenizada. Os investidores compram ações de imóveis e recebem sua parte do aluguel diariamente. O RealT aumenta o volume de compras e vendas diárias da DAI, pois agrega usuários com seu serviço e move a DAI por todo o ecossistema Ethereum. À medida que mais usuários acessam o RealT e mais propriedades são vendidas, mais receita de aluguel é trocada pela DAI e enviada aos detentores do RealToken, aumentando a liquidez da camada de aplicativos. (Eu trabalho na RealT! Confira!)
Previsões e Conclusões
Essas métricas sempre serão cruciais para medir a economia da rede Ethereum.
Ethereum fornece detalhes microscópicos de como o mercado se comporta. A análise on-chain de como as forças de mercado atuam será uma indústria expansiva e lucrativa.
Essas métricas ilustrarão a psicologia de massa de forma mais clara do que nunca.
Eles determinarão o estado da futura macroeconomia global.
Biblioteca
O modelo de recompra e queima muda TUDO.
Uma nova perspectiva para o papel que DAI tem em sua relação com o Ether.
MakerDAO: O que não o mata, o torna mais forte
Uma análise sobre o desempenho recente do sistema MakerDAO.
MakerDAO: Bitcoin, em duas moedas
O sistema MakerDAO separa recursos específicos do Bitcoin em duas moedas MKR e DAI, enquanto adiciona algumas novas no topo.
MakerDAO: Banco de Reserva Global Descentralizado
Junte-se à revolução do financiamento aberto participando do ecossistema MakerDAO.
Sim, estou ciente da minha afinidade com os dois pontos.
Tem interesse em contribuir com o movimento Bankless no Brasil? Ficou com alguma dúvida depois de ler o artigo? Entre no nosso servidor do Discord e embarque também nessa jornada!
Esse texto não é recomendação financeira ou fiscal. Este boletim informativo é estritamente educacional e não é um conselho de investimento ou uma solicitação para comprar ou vender quaisquer ativos ou para tomar quaisquer decisões financeiras. Este boletim informativo não é um conselho fiscal. Fale com seu contador. Faça sua própria pesquisa.
Parêntesis. Ocasionalmente, posso adicionar links para produtos que uso neste boletim informativo. Posso receber comissão se você fizer uma compra através de um desses links. Sempre irei divulgar quando for o caso.
Post Original: Ethreum: The Digital Finance Stack
Algumas informações podem ter sido retiradas do texto original por conter conteúdo ultrapassado.
Alguns termos podem ter sido alterados para fazer mais sentido no contexto da língua portuguesa e/ou facilitar o entendimento.
📩 Se você tem interesse em divulgar um produto, serviço ou protocolo no Bankless Brasil, mande um email para: contato@banklessbr.com