Estado das DAOs #10: Uma Carta de Amor para as DAOs (parte 2) | DAO Talks
Você está lendo o Estado das DAOs, nosso boletim que vai direto ao ponto para entender as DAOs.
Prezada Nação Bankless,
“GM e bem-vindos à vida DAO!”
Hoje publicamos a segunda parte da tradução “State of DAOs”, resumindo os últimos artigos e insights do ecossistema DAO. Ajudamos você a filtrar o ruído e se manter atualizado no que rola nesse universo.
Esse é o estado atual das DAOs.
Quer contribuir para o movimento Bankless no Brasil e no mundo, participando da nossa DAO? Assine nossa Newsletter com conteúdos exclusivos e venha nos conhecer pelo servidor do Discord. Faça parte do Futuro do Trabalho!
Autores: Bankless DAO Writers Guild (hirokennelly.eth, Alvo Von Alvensleben, March.401, Thalia_M, Ssasho0, siddhearta, Jake and Stake)
Tradução, revisão e formatação: Guilda de Escrita da BanklessBR DAO (guilhermehsd, AmorimPaulo_, Danko8383)
Uma olhada rápida nas DAOs
Artigos escolhidos a dedo para entender o estado atual do ecossistema DAO
Os DAOs enfrentam muitos desafios, muitos deles se resumem a: 1) Falta de funções + responsabilidades claras 2) Governança projetada para detentores de tokens (mas não-contribuidores ou especialistas em uma área) 3) Ambiguidade em torno de valores + prioridades na DAO
Uma DAO é mais emocionante como uma ideia do que na realidade
Autor: David GW Birch
Usando alguns exemplos da história para orientar os leitores, David Birch detalha sua perspectiva sobre porque as aplicações teóricas das DAOs podem ficar, na prática, abaixo das expectativas.
Em 2008, a comunidade online do MyFootballClub adquiriu o Ebbsfleet United por R$ 43.33.853,69. Eles fizeram sua primeira votação, que decidiu quem deveria escolher a lista, e a responsabilidade ficou nas mãos do gerente Liam Daish. Ebbsfleet ganhou o FA Trophy (Liga de futebol semi-profissional da Inglaterra) apenas alguns meses após a aquisição. Entretanto, após o sucesso inicial, o interesse dos membros pelo clube diminuiu rapidamente, o que teve o efeito de recentralizar o processo de tomada de decisão e anular o propósito de uma DAO. Eventualmente, eles decidiram se separar.
Com o entusiasmo renovado de uma organização online, os membros das DAOs estão prontos para repetir a história?
Um sistema financeiro mais eficiente baseado em tokens que podem fluir com mais facilidade tem características mais atraentes, mas as comunidades terão que ter cuidado com a maneira como equilibram o engajamento e a centralização.
DAO O Caminho Parte 6
Autor: xuanling11.eth
“DAO The Way” é uma série de onze partes que narra a jornada de xuanling11.eth aprendendo sobre as DAOs. A parte 6 desta série concentra-se nas vantagens e desvantagens das DAOs em comparação com as empresas tradicionais.
Foco: As empresas tradicionais têm o foco nas necessidades do cliente e na captura de valor dessas necessidades. As DAOs tendem a se concentrar mais na comunidade, portanto, o crescimento e o envolvimento da comunidade são avaliações melhores para a criação de valor.
Compensação: DAOs borram as linhas de compensação em comparação com empresas tradicionais. As DAOs podem utilizar de vários modelos de remuneração para atender aos diversos tipos de contribuições de seus membros.
Permissão: DAOs podem funcionar em um “continuum” de permissão, alguns sendo mais como uma empresa tradicional de cima para baixo, enquanto outros são totalmente livre de permissão e permitem que os membros contribuam livremente.
Gestão: As empresas tradicionais têm gerentes e supervisores para lhe dizer o que fazer. As DAOs contam com a arte de delegação e a capacidade dos colaboradores de escolher a função ou a tarefa que desejam preencher.
Informações e ferramentas: os colaboradores da DAO precisam de acesso às informações e às ferramentas certas para poder tomar decisões e executar tarefas. As empresas tradicionais podem bloquear o acesso às informações ou exigir determinados cargos para usar determinadas ferramentas. Nas DAOs, eles estão abertos a todos.
Dados e Métricas: Nas empresas tradicionais, a maioria dos dados e métricas são reservados para os executivos. Se as DAOs forem bem-sucedidos, os colaboradores precisam de acesso a dados e métricas de qualidade para orientar a tomada de decisões.
Onboarding de Criadores na Web3
Autor: Coopahtroopa
Coopahtroopa é um criador da Web3 que foi forjado no fogo das DAOs. Como colaborador ativo de várias DAOs de todos os tipos — NFT, DeFi, DAOs sociais, todo tipo de DAO — ele tem muita experiência a compartilhar sobre começar a ser um criador no espaço Web3. Aqui estão algumas das suas dicas de como entrar nessa economia criativa.
Influência: as empresas da Web3 estão ansiosas para realizar parcerias com criadores, mas esteja avisado — criadores com muitos seguidores podem ser alvo de oposição.
Reputação: na Web3, reputação é tudo. Você vota com seus tweets. Cuidado com os golpistas que tentam pagar para você postar sobre seus projetos, você não quer enganar seus seguidores. Proteja sua reputação a todo custo e trate tudo como se estivesse em seu registro permanente.
Invista seu tempo: maximize o poder de sua marca investindo tempo para descobrir os projetos que terão impacto genuíno e de longo prazo. Certifique-se de verificar os fundadores, o que eles estão prometendo ou se eles estão preocupados apenas com os preços dos tokens.
Propriedade > Dólares: se você puder escolher entre ser pago em dólares ou pago em propriedade, escolha propriedade. Se os projetos forem bem-sucedidos, você terá sucesso.
Segurança da carteira: siga as melhores práticas em relação à segurança da carteira. Os golpistas estão por toda parte. Tenha cuidado e nunca compartilhe sua chave privada. Nunca.
Círculo de Confiança: Isto é importante. Ignore pequenos ruído e concentre-se na construção de confiança a longo prazo.
Primeiros passos: uma maneira fácil de vencer é usar pequenos experimentos para encontrar seu nicho, estabelecer sua identidade Web3 e estar presente em espaços-chave.
Síndrome do Impostor: A Economia Criadora é um fenômeno emergente, todo mundo começa do zero na Web3. Encare um processo de tentativa e erro, e confie nos princípios descritos acima.
Repensando o funil do colaborador DAO
Autor: 0xJustice.eth
Já se perguntou que tipos de colaboradores uma DAO precisa? Como os diferentes níveis de contribuidores diferem uns dos outros? Em seu artigo 0xJustice sugere uma abordagem para a segmentação das DAOs, níveis organizacionais e como defini-los usando tokens de acesso (token gating).
Como os diferentes níveis podem trabalhar juntos em uma espécie de “funil” das contribuições da DAO, com cada nível tendo distinção e função claras. Aqui está um pequeno resumo:
Quais questões devemos considerar ao pensar na organização de uma DAO
Que níveis de contribuidores existem
Nível 1: Usuários — qualquer pessoa que use os produtos ou serviços de sua comunidade. Não há portões para entrar, e todos são incentivados a participar.
Nível 2: Membros da comunidade — influenciam o modo como os produtos e serviços da comunidade são criados e divulgados. Eles são os exploradores, defensores e evangelistas da comunidade.
Nível 3: Contribuintes — Esses indivíduos foram além da simples associação para se tornarem ativos produtivos da comunidade. Indivíduos neste nível mostraram um investimento na comunidade, e seu alcance tornou-se mais holístico e macro-orientado.
Nível 4: Equipes - este é o nível de execução. As equipes são o motor de uma comunidade, e seu desenvolvimento contínuo definirá a eficácia e a sustentabilidade da oferta de produtos de uma comunidade.
Líderes de equipe — Essas lideranças são os campeões, líderes de fluxo de trabalho, gerentes de projeto ou indivíduos diretamente responsáveis de uma equipe. Eles não estão no comando em si, mas são um ponto central e um pivô da coordenação com quem a responsabilidade pára.
Ferramentas e permissões centradas em tokens: após os níveis e acessos serem definidos, eles precisam ser criados na prática. A maneira sugerida de fazer isso é centralizar cada ferramenta e esquema de permissão associado em torno da posse de token. Existem diferentes ferramentas para fazer isso, como Sobol, Cal.com, Clarity.so, Collab Land e muito mais.
Um curso gratuito de DAO 101: Explicando como se eu tivesse 5 anos
Autor: VoiceDAO
O VoiceDAO está ajudando as pessoas a navegar no ecossistema das DAOs com guias úteis de integração e um quadro de empregos DAO. Este curso DAO 101 gratuito tem tudo o que você precisa para começar sua jornada DAO. Aqui está uma breve visão geral de tudo o que você aprenderá no curso:
O que são DAOs?
Uma breve história sobre as DAOs
DAOs vs LLCs
Prós e contras das DAOs
Como encontrar a DAO perfeita para você
Trabalhando em tempo integral nas DAOs
Como criar uma DAO
Aproveitando os tokens sociais para reputação digital
Autor: Eliot Couvat
No futuro, a identidade online será descentralizada e a descentralização nos permitirá levar nossos dados de uma plataforma para outra, resultando em uma experiência de usuário muito melhor. Precisaremos de ferramentas e interfaces que nos permitam gerenciar nossos dados na Web3. Precisamos de carteiras melhores.
O futuro das carteiras se concentrará em transações e ferramentas nativas construídas em torno de personalização, navegação, interoperabilidade e integração de componentes sociais. As carteiras se tornarão mais como seu endereço de e-mail ou LinkedIn do que apenas uma conta bancária. Com as carteiras do futuro, você controlará os dados que deseja compartilhar e as experiências que deseja destacar, concedendo, revogando e compartilhando acesso parcial a seu critério.
Nenhuma carteira hoje mostra em quais comunidades e DAOs as pessoas estão envolvidas. Com as carteiras atuais, os usuários não têm uma maneira fácil de mostrar seus tokens a outras pessoas. As carteiras Web3 precisam ser otimizadas para tokens sociais — criando um espaço dedicado e permitindo que os usuários os gerenciem facilmente.
Precisamos de carteiras que:
Encontrem maneiras de obter uma imagem completa da identidade de uma pessoa enquanto ela navega pelos ecossistemas;
Diferencie entre 'Tokens comprados' e 'Tokens ganhos'.
Opiniões do Ecossistema
Insights do ecossistema DAO
Queria falar sobre a Fase 2 das DAOs. O MetaCartel @VENTURE_DAO foi criado em fevereiro de 2020, então nos anos do DAO somos antigos. Passamos por algumas coisas e queríamos compartilhar lições de nossa experiência de ciclo de vida.
O que a História da Democracia pode nos ensinar sobre a governança Blockchain
Autor: André Hall
🔑 Insights:
A participação na governança DAO é baixa. As decisões são tomadas por um pequeno número de atores e carecemos de mecanismos formais para garantir que essas decisões estejam alinhadas com os interesses dos detentores de tokens, em geral. Esses desafios são idênticos aos desafios de governança enfrentados pelas sociedades democráticas no mundo físico, e as lições dos governos democráticos fornecem insights úteis para melhorar a governança DAO.
Simplifique a votação: os sistemas de votação baseados em referendo raramente são bem-sucedidos, pois os eleitores não dedicam horas por semana para estudar questões e votar. Pedir aos eleitores que votem em um pequeno conjunto das decisões mais importantes pode aumentar a participação.
Construir sistemas de delegação mais robustos: mais DAOs começaram a construir sistemas de delegação nascentes. O próximo passo é empregar ferramentas que rastreiem o que os delegados fazem.
Faça os delegados se candidatarem à reeleição em intervalos definidos: os DAOs devem experimentar eleições periódicas, eleições especiais, diferentes durações de mandato, estruturas de compensação e limites de mandato para os delegados.
Os delegados poderiam nomear gerentes, como ministros em sistemas parlamentares, que poderiam tomar certas decisões operacionais com habilidade. Embora não eleitos, esses gerentes ainda devem prestar contas aos detentores de tokens e podem ser demitidos pelos delegados eleitos a qualquer momento.
A hora é agora: a Web3 deve cumprir sua promessa de inclusão
Autor: Izzy Howell
🔑 Insights:
A Web3 está apenas começando seu desenvolvimento, mas algumas das primeiras tendências são assustadoramente semelhantes ao que tem sido observado em mercados tradicionais. Isso está em oposição aos princípios da comunidade de ser acolhedora e não conformante. Para atender às expectativas, os desenvolvedores devem criar aplicativos e interfaces de usuário que atraiam um público mais amplo.
Entre janeiro de 2020 e setembro de 2021, 75% das vendas de NFT foram para artistas masculinos, enquanto apenas 5% foram para mulheres.
No entanto, 53% das mulheres se identificam como “cripto-curiosas”, o que contrasta com 47% dos homens.
Embora muitos adotantes iniciais tenham feito fortunas prometendo seu apoio inicial, é importante garantir que os recém-chegados também tenham uma chance de sucesso.
Reverter esses desenvolvimentos iniciais é essencial se o cenário da web3 espera ser um ambiente mais diversificado e inclusivo.
A falha em resolver esses problemas farão com que nossas comunidades emergentes se pareçam muito mais com as tradicionais que estão tentando melhorar.
Como os DAOs podem diversificar seu Tesouro
Autor: Shreyas Hariharan
🔑 Insights:
DAOs precisam diversificar seu Tesouro. Embora os gastos com a DAO ainda sejam extremamente baixos em relação ao que é ideal no estágio de crescimento de muitas DAOs, os gastos estão aumentando. Esse gasto é significativo o suficiente para justificar ter stablecoins no tesouro para cobrir de 2 a 3 anos de despesas operacionais.
As principais razões para a diversificação de stablecoins são:
Para diminuir o risco do Tesouro. Os tokens nativos são altamente voláteis e não é incomum que os tokens percam 70% de seu valor.
Conseguir gerenciar um orçamento previsível. Será difícil para os comitês de doações e grupos de trabalho orçamentar despesas trimestrais ou anuais se tiverem que considerar a volatilidade do token nativo. Isso torna a previsão e o gerenciamento do capital de giro desafiador.
Flexibilidade no pagamento de contribuintes. Contribuintes de governança, destinatários de subsídios e destinatários de recompensas de segurança podem ter a opção de serem remunerados parcialmente em stablecoins juntamente com tokens nativos adquiridos.
Outros benefícios. Tesouros com stablecoins terão uma classificação de crédito mais alta e potencialmente obterão termos mais favoráveis quando emprestarem usando seus tokens nativos como garantia.
Existem várias maneiras pelas quais as DAOs podem acumular stablecoins.
Ganhe receita em stablecoins. Essa é a maneira menos controversa, pois não envolve a venda de tokens nativos, portanto, não é diluída.
Venda tokens nativos para stablecoins. Isso pode ser feito em bolsas descentralizadas, usando OTC e AMMs, através de leilões em lote e por meio de curvas de títulos.
Formar parcerias estratégicas. DAOs podem trocar tokens nativos por stablecoins com parceiros estratégicos de longo prazo. Esses parceiros podem incluir VCs, DAOs e indivíduos de valor agregado.
Pegar empréstimo com o token nativo. Isso pode ser dívida de taxa variável, dívida de taxa fixa ou emissão de títulos.
Colabore com emissores de stablecoins. Colaborar com emissores de stablecoin para acumular um fluxo de stablecoins é uma solução nativa DeFi para o problema de stablecoin.
Cartilha de Governança DAO: O Estado Inicial
Autor: Dane Lund
🔑 Insights:
Um sistema de governança é um dos pré-requisitos que uma DAO no seu início tem que lidar. Um dos desafios na criação desses sistemas é determinar a distribuição de energia e as formas de fazê-lo. Alguns preferem conceder a maior parte da capacidade de votação para adaptadores iniciais, outros permitem que participantes mais ativos obtenham maior influência de votação posteriormente no desenvolvimento das DAOs.
Comandos tokenizados permitem que contratos inteligentes sejam executados, enviando sinais para entregar um resultado. Isso tem um mecanismo subjacente de governança comprometido com o código, criando o estado inicial — o “bloco de gênese da DAO”.
Distinguir estados iniciais.
As DAOs podem começar seus caminhos de maneira diferente e depende de qual rota a equipe fundadora deseja seguir. Uma linha inicial de código é necessária para seguir em alguma direção,
Uma lousa em branco é um caminho difícil para a comunidade. Eles têm que propor e votar na burocracia que se tornará seu sistema de governança.
Muitas DAOs preferem lançar seus tokens r com estados iniciais desenvolvidos. Estas, como a Goldfinch’s , podem incluir estruturas de propostas detalhadas, conselhos de governança inicial preenchidos e sistemas de votação presumidos.
As respostas às perguntas sobre a distribuição do poder de governo podem ser bastante diversas. Os planos iniciais para alocação de tokens vinculados ao poder de voto podem gerar resultados.
As DAOs em branco podem ter propostas pré-escritas preenchendo o fórum de governança à medida que a DAO ganha vida. Isso tem o poder de estimular o comportamento: os defensores da votação quadrática podem estar mais interessados nos primeiros DAOs que aprovam a votação quadrática logo de cara.
Tem interesse em contribuir com o movimento Bankless no Brasil? Ficou com alguma dúvida depois de ler o artigo? Entre no nosso servidor do Discord e embarque também nessa jornada!
Este texto não é recomendação financeira ou fiscal. Este boletim informativo é estritamente educacional e não é um conselho de investimento ou uma solicitação para comprar ou vender quaisquer ativos ou para tomar quaisquer decisões financeiras. Este boletim informativo não é um conselho fiscal. Fale com seu contador. Faça sua própria pesquisa.
Parêntesis. Ocasionalmente, podemos adicionar links para produtos que usamos neste boletim informativo. Podemos receber comissão se você fizer uma compra através de um desses links. Sempre iremos divulgar quando for o caso.