Prezada Nação Bankless,
“GM e bem-vindos à vida DAO!”
🎉Faça parte da Bankless Brasil! Além de assinar o Substack você também pode ser um membro da Governança adquirindo o NFT.
Autores: HAshBrown27, Seneca52, angelspeaks, Leah_par, Oluwasijibomi, Lucent1, HiroKennelly, siddhearta
Tradução, Revisão e Formatação: Guilda de Escrita da Bankless BR DAO (M4rkus, DSJ e CariocaNFT).
Uma olhada rápida nas DAOs
Artigos escolhidos a dedo para entender o estado atual do ecossistema DAO.
Estudo sobre DAOs de Impacto
O projeto Impact DAO Research + Book é uma iniciativa descentralizada, colaborativa e de código aberto. O objetivo do projeto é publicar um livro sobre DAOs de Impacto que forneça informações, sabedoria e percepções para novos participantes da web3. Para saber mais sobre o projeto, visite a página do projeto no Gitcoin. Se você quiser acompanhar o progresso do projeto, eles compartilharão regularmente seus aprendizados e entrevistas com criadores de DAOs, no ImpactDAO Media. Você também pode seguir a @ImpactDAOs no Twitter.
Por Que um Livro sobre DAOs de Impacto?
Para quem é o livro, porque o escrevemos e como lê-lo
A web3 é muito mais do que a narrativa convencional nos mostra.
Não se trata de construir um portfólio melhor, mas de construir um mundo melhor. É por isso que os fundadores do universo web3 são chamados de “construtores” (builders), e esse é o objetivo que os motiva.
No entanto, a percepção de mainstream é moldada por uma mídia orientada para o mainstream. Este livro é, portanto, nossa tentativa de compartilhar uma história diferente que permanece, em sua maioria, não contada e inédita, embora já esteja começando a moldar o futuro.
As origens deste livro remontam à fundação da Ukraine DAO, uma organização que aparentemente apareceu do nada e arrecadou R$ 35 milhões de 3.000 pessoas na internet graças ao poder das criptomoedas. A iniciativa foi totalmente administrada por voluntários e utilizou quase todas as ferramentas da web3 disponíveis para arrecadar fundos para os ucranianos que sofrem os efeitos da invasão russa.
A rapidez com que a DAO foi formada e a eficácia de sua execução demonstraram uma forma nova e prática de atingir metas ambiciosas em benefício de um grande número depessoas. Indivíduos que se combinam no ciberespaço e em torno de um propósito comum para resolver problemas de nível social.
Ficamos curiosos a ponto de nos aprofundarmos nesse novo modelo de fazer o bem. Vimos o potencial de coletivos voltados para web3, como a Ukraine DAO, substituindo a estrutura tradicional, sem fins lucrativos, para se tornar uma organização para resolver problemas de todas as ordens de magnitude.
Então, meu amigo e minha amiga, esse livro é para você.
Você não precisa ser um especialista, defensor, ou até mesmo curioso em cripto.
Vale a pena ler este livro se você se identificar com pelo menos um destes itens:
Você acha que a cripto é um golpe e nada mais. Mergulhe neste livro para saber como pessoas talentosas estão construindo sistemas de coordenação incríveis e tendo um impacto positivo e de longo alcance no mundo.
Você já ouviu falar em cripto, mas não conhece o cenário mais amplo da web3. Por que os jovens estão engajados, os sonhadores são inspirados e os tecnólogos, humanistas, ativistas climáticos e futuristas estão sentindo o burburinho? O que o torna tão atraente para que eles construam nele? Leia mais para descobrir.
Você está interessado em como será fazer o bem no futuro. Saiba por que as organizações sem fins lucrativos não são a resposta para resolver problemas sociais de grande escala e como as DAOs de impacto os substituirá. O novo modelo oferece uma maneira nova e eficiente de fazer o bem.
Você gostaria de saber como as DAOs estão derrubando a empresa tradicional. Como será o futuro do trabalho? Como você pode se preparar para isso? Está tudo esmiuçado aqui.
Por que o escrevemos
Nosso objetivo com este livro é fornecer uma imagem confiável sobre o estado atual das DAOs. Existem muitos equívocos por aí, comumente mantidos e reiterados em conversas proeminentes na comunidade web3. Infelizmente, isso levou a uma narrativa um tanto confusa em torno do conceito de DAO. Queríamos expor os fatos sobre DAOs de impacto, fornecidos diretamente pelos próprios construtores das DAOs.
Para reunir o conhecimento para o livro, entrevistamos 30 desses construtores. As conversas foram realizadas em uma base de 1:1 por pelo menos 60 minutos, visando receber percepções das perspectivas do Fundador e do Colaborador. Estávamos particularmente interessados em entender a visão dos Contribuintes, pois acreditamos que a Economia do Contribuinte terá um papel de destaque no futuro da humanidade.
O processo de seleção que levou à escolha de 12 DAOs finais a serem incluídas em nosso estudo levou um mês. Priorizamos DAOs experientes que adquiriram aprendizados dos quais outros poderiam se beneficiar.
A lista final de 12 DAOs de impacto abrange três categorias: DAOs de ativação (permitindo que DAOs de impacto causem impacto direto), DAOs de impacto social (ajudando os vulneráveis) e DAOs climáticas (ajudando o meio ambiente). O grupo final inclui alguns dos principais exemplos de “cripto fazendo o bem” no mundo de hoje.
Além de conduzir pesquisas intensivas sobre nosso grupo-alvo, formamos a nossa própria DAO de impacto (ImpactDAO Media) para adquirir experiência prática na construção de DAOs. No momento em que escrevo, esta DAO tem cinco meses e aprendemos muitas lições inéditas sobre como estabelecer e desenvolver uma DAO. Além disso, viver a “vida DAO” também nos ajudou a fazer perguntas pertinentes aos nossos entrevistados sobre esse processo, desde a fundação até o dimensionamento e os desafios nele contidos.
Como Explorar este conteúdo
O Capítulo 1 inicia o livro com uma visão geral básica do conceito de DAO, de onde vem e para onde está indo.
O Capítulo 2 se aprofunda mais nas DAOs de impacto, um subconjunto da DAOsfera mais ampla, com o objetivo principal de causar um impacto positivo nas pessoas e no planeta.
O Capítulo 3 cobre as 12 DAOs de impacto que estudamos, como elas operam e como se comportam.
O Capítulo 4 fornece uma visão geral dos aprendizados e padrões emergentes nas 12 DAOs, com base em nossas conversas com os 30 construtores.
O Capítulo 5 contém uma visão do futuro do trabalho e das práticas do bem.
O Apêndice reconhece os contribuidores e as várias equipes de produção envolvidas na criação de livros e um glossário de web3 e DAOs que detalha todos os termos comuns nessa subcultura.
Esperamos que você goste deste livro e esteja tão inspirado e animado para construir o futuro quanto nós.
Cunhe no Mirror este artigo icônico do livro The Definitive Guide to ImpactDAOs e ajude-nos a aumentar o movimento Impact DAO.
A equipe
Opiniões do Ecossistema
Insights de todo o ecossistema DAO
Governança: On-Chain X Off-Chain
Autor: TwinFin
O grau de descentralização na web3 é baseado em como os componentes da blockchain são incorporados à governança. Compreender a melhor estrutura de governança para sua DAO é fundamental para uma organização saudável.
A governança on-chain permite que os resultados da votação alterem diretamente a base do código de um protocolo. A blockchain Tezos adotou a governança on-chain para se tornar autoatualizável. Eles seguem as etapas de promoção, exploração e promoção da proposta, na qual as propostas são enviadas, votadas e carregadas. Embora a governança on-chain garanta uma melhor descentralização, nem sempre é a melhor escolha.
A governança off-chain exige que uma entidade fora da cadeia execute a vontade do povo. A governança off-chain ajuda a minimizar os custos de integração e promover a participação, mas ainda requer coordenação humana no nível de execução.
Muitas das DAOs acabam usando uma combinação de votação on-chain e off-chain para promover a participação e avançar gradualmente em direção à descentralização.
O Cripto Não tem Problemas na sua Interface de Usuário
Autor: Mhonkasalo
Vamos ser sinceros, a experiência do usuário de cripto pode ser muito ruim. É fácil pensar que é o UX (user experience, experiência de usuário) que está atrasando a adoção, mas a verdade é que o cripto ainda não é útil o suficiente. Este artigo foca no que pode resolver a adoção: tornar o cripto divertido e ter os incentivos certos. À medida que a adoção aumenta, o produto evoluirá e melhorará gradualmente.
Uma Cultura de Intimidade: Uma Tese de como Construir Comunidades Web3 Duradouras
Autor: Steph Alinsug
Uma das funções fundamentais de uma DAO é a construção da comunidade, mas muitas pessoas que trabalham em DAOs estão mais preocupadas em construir números e métricas do que em construir conexões. A construção de uma comunidade não pode ser feita sem intimidade. As conexões podem ser construídas de várias maneiras, mas entre elas é importante desenvolver um senso de empatia e confiança mútua.
A intimidade pode ser construída usando uma linguagem compartilhada, desafiando suposições e focando na consciência situacional. Uma comunidade é um agregado de múltiplas narrativas, mas conexões fortes entre os membros criam alinhamento entre essas diversas perspectivas. Comunidades construídas com base em conexão, empatia e confiança são mais propensas a suportar tempos difíceis e mais propensas a prosperar no futuro.
Apresentando: Validação de Votação
Autor: Nathan VDH
DAOs, protocolos DeFi, e comunidades NFT usam uma variedade de tokens ou NFTs para servir como meios de votação. Isso significa que a quantidade de token que um endereço possui determina o impacto do seu voto nas propostas publicadas no Snapshot. No entanto, embora a votação seja importante, garantir que ela seja realizada de maneira democrática é mais importante. É aqui que entra a validação do voto.
A validação da votação ajuda as comunidades a decidirem quem pode votar em uma determinada proposta, dividindo o processo de votação com o Gitcoin Passport. Isso ajuda a garantir que os votos sejam dados por humanos reais e não por robôs. Ao adotar esta estratégia, você desbloqueia possibilidades para a sua DAO, incluindo votação quadrática; ajudando a reduzir o poder de voto das baleias e entregando aos usuários menores uma voz maior na governança.
Destaque DAO
Autor: Lucent1
A Metropolis, anteriormente conhecida como protocolo Orca, é uma comunidade que oferece uma plataforma para DAOs construirem, gerenciarem e trabalharem na forma de pods. Eles ajudam a criar um mapa de permissões para DAOs de modo que possam ser descobertos e acessados aproveitando o uso de pods.
O Que são Pods?
Os pods são cofres multi-sig Gnosis com uma camada de permissão para gerenciar signatários. Pense nos pods como blocos de construção interligados para DAOs. Eles podem ser usados para conectar grupos de trabalho de forma flexível em uma única rede governável.
Os pods transformam DAOs em organizações legíveis e altamente conectadas em rede, definindo e conectando centros de atividade nas organizações. A Metropolis, portanto, é um wrapper de permissões leves em torno de uma carteiramulti-sig.
Eles imaginam DAOs como cidades. Eles acreditam que, se as DAOs são cidades, toda a paisagem da DAO pode ser comparada a uma espécie de metrópole.
Por Que Utilizar a Metropolis?
Nem toda DAO tem acesso aos pods, e é por isso que a Metropolis abriu o acesso beta a um grupo seleto de DAOs. Com acesso aos pods na Metropolis, as DAOs têm a oportunidade de:
Ter todos os seus cofres em uma interface.
Gerenciar seus signatários sem problemas.
Dar uma identidade ao seu cofre.
Com este acesso beta, as DAOs podem habilitar o módulo de pods para cofres existentes e também podem criar novos pods. No entanto, é importante observar que os contratos inteligentes da Metropolis não interagem e nem têm acesso aos ativos em qualquer cofre nas DAOs. Os contratos só podem gerenciar quem é signatário do Cofre.
Os contratos da Metropolis também foram auditados de forma independente pela Consensys Diligence, Quantstamp e pelos auditores internos da Safe.
Como um Pod é Acessado Através da Metropolis?
No caso dos pods, o acesso é autorizado por meio de NFTs de adesão. Esses NFTs agem como um cartão-chave para o seu escritório. Quando você entra em seu escritório, seu cartão-chave é validado em relação a um conjunto de permissões para verificar se você tem ou não acesso. Alterar os cartões-chave é tão simples quanto atualizar as permissões de acesso ao escritório.
A Metropolis distribuiu um NFT de permissão de construção há pouco tempo para selecionar grupos de organizações, e isto deu as DAOs acesso total à Metropolis.
Saiba mais sobre pods, acesso, integração e muito mais usando a Metropolis aqui. Você também pode obter mais atualizações sobre a Metropolis por meio do Twitter, @0xMetropolis.
Tem interesse em contribuir com o movimento Bankless no Brasil? Ficou com alguma dúvida depois de ler o artigo? Entre no nosso servidor do Discord e embarque também nessa jornada!
Este texto não é recomendação financeira ou fiscal. Este boletim informativo é estritamente educacional e não é um conselho de investimento ou uma solicitação para comprar ou vender quaisquer ativos ou para tomar quaisquer decisões financeiras. Este boletim informativo não é um conselho fiscal. Fale com seu contador. Faça sua própria pesquisa.
Parêntesis. Ocasionalmente, podemos adicionar links para produtos que usamos neste boletim informativo. Podemos receber comissão se você fizer uma compra através de um desses links. Sempre iremos divulgar quando for o caso.
Post original:
Algumas informações podem ter sido retiradas do texto original por conter conteúdo ultrapassado.
Alguns termos podem ter sido alterados para fazer mais sentido no contexto da língua portuguesa e/ou facilitar o entendimento.
📩 Se você tem interesse em divulgar um produto, serviço ou protocolo no Bankless Brasil, mande um email para: contato@banklessbr.com
Agradecemos por ler nosso artigo. Inscreva-se na nossa newsletter para receber todos os nossos artigos.