Estado das DAOs #3 | DAO Talks
Você está lendo o Estado das DAOs, o newsletter de sinal alto e barulho baixo para entender DAOs.
Prezada Nação Bankless,
Neste último ano, vimos uma explosão cambriana no panorama das DAOs, com muitos tipos diferentes de DAOs sendo criadas.
Nesta semana, damos um resumo geral do ambiente das DAOs e começamos a explorar como várias DAOs interagem uma com a outra dentro daquele ecossistema. Nós identificamos algumas das categorias maiores que DAOs tendem a se enquadrar, além dos componentes ou ferramentas centrais que permitem que DAOs funcionem com eficácia.
Depois, damos um resumo rapidinho em pensamentos e opiniões sobre o ecossistema publicados nas últimas semanas, facilitando sua vida para se atualizar no mundo das DAOs.
Autores: Guilda de Escrita do BanklessDAO (purrplecat.eth, Adi G, Alvo von A, hirokennelly.eth, Jake and Stake, scottyk, siddhearta)
Tradução, revisão e publicação: Guilda de Escrita BanklessBR DAO (DSJ, Guilherme Barbosa e Daniel B. Koch)
Seja um membro pagante e garanta acesso especial ao discord da DAO, e a um lindo POAP! Além de acesso exclusivo aos artigos do Bankless Brasil. Promoção especial até o final de 2021.
Visão do Ecossistema das DAOs
Introdução
Enquanto o valor continua a ser acumulado na web3, é muito argumentado que sistemas burocráticos hierárquicos impostos através de leis e regras serão substituídos por uma confiança fortalecida em sistemas algocráticos impostos por código e blockchains.
Dentro de uma estrutura algocrática, a meta é que a autoridade seja embutida na própria tecnologia, especificamente no seu código. Ao contrário de estilos de gerência privados e estruturados impostos através de empresas e organizações tradicionais, sistemas algocráticos de governança não estão apenas se tornando cada vez mais automatizados, mas também mais democratizados através de aspectos como as votações abertas nas comunidades.
Apesar da transição para estas plataformas transparentes e livres de confiança estar longe de ser perfeita, e em muitos aspectos estarem apenas no início, nós estamos começando a ver estas mesmas noções surgirem através do crescimento acelerado de várias DAOs ao longo do último ano. Com isto em mente, enquanto é importante reconhecer a emergência de organizações especializadas ou de nicho (como DAOs de curadoria, por exemplo), ou guildas criadas entorno de plataformas de mídias sociais existentes (como o Discord) — nem todos estes sistemas de governança são criados iguais em propósito ou função.
Categorias de DAO
Enquanto testemunhamos a ascensão e a complexidade em camadas de DAOs, é importante entender suas mecânicas centrais e como diferenciá-las uma da outra enquanto elas continuam a amadurecer. Para começar, podemos contornar as categorias mais geralmente reconhecidas pelo ambiente das DAOs e os vários papeis que elas cumprem dentro de um ecossistema maior.
Focadas em projetos
DAOs de projeto replicam estruturas organizacionais parecidas com as de empresas tradicionais desenvolvendo e distribuindo produtos e serviços (complementados por tokenomics e incentivos de comunidade). Apesar de não haverem modelos ou estruturas genéricas de tokenomics, a receita destas organizações tende a ser recebida por um tesouro governado por acionistas (titulares de token). Em alguns casos, estas DAOs também podem ter tokens de governança de outros protocolos, permitindo-os a ter uma influência mais coesa e poderosa sobre decisões por um ecossistema inter-relacionado e complementar.
Alguns exemplos de DAOs de projeto incluem o Index Coop — um coletivo que mira criar e manter os índices de cripto mais utilizados no mercado. O coop cria ETPs de cripto (produtos trocados em corretoras) que ajudam usuários a conseguirem visibilidade maior em setores ou temas diferentes na indústria, incluindo o Bankless BED Index.
Focadas em protocolos
Protocolos como Yearn Finance, Aave, Compound e Uniswap tendem a ser classificados através de uma estrutura de governança que distribui tokens associados a suas comunidades para que usuários possam votar em decisões na rede como ajustes de parâmetro ou atualizações aos seus contratos inteligentes. Devido á natureza complicada destas decisões e a experiência técnica maior necessária para entender ou implementá-las, alguns dos maiores conhecedores em vários protocolos podem surgir como líderes e formadores de opinião em suas respectivas áreas de governança.
Focadas em investidores
DAOs especializadas para investidores ou com maior foco em investimento costumam exigir que seus participantes distribuam capital dentro da organização para receber uma ação de voto que ajuda a determinar no que a OD (Organização Descentralizada) deve investir coletivamente. Membros da OD combinam sua experiência e conhecimento para construir um portefólio de investimentos alinhados aos seus objetivos. Exemplos de ODs de investidor incluem organizações como a Stacker Ventures.
Criador & Curador
Enquanto distintas em seus focos respectivos, podemos observar exemplos claros de DAOs de criação e curadoria, em evidência pela altamente creditada e em rápida ascensão PleasrDAO. Como ilustrado pela sua compra da única cópia de um álbum do Wu-Tang Clan ou do seu NFT fracionado do DOGE. Uma DAO de criação ou curadoria foca em fracionar e distribuir partes de um NFT para representar titularidade de um ativo valioso. Ela também pode ter membros contribuindo com experiência, branding e capital para curar projetos ou compartilhar entre si o crescimento de um portefólio coletivo.
Focada na comunidade
Comunidades também podem criar tokens relacionados a uma missão compartilhada ou uma pessoa, como influenciadores sociais. O uso e a utilidade variam, mas alguns exemplos de como estes tokens sociais são usados incluem acesso a uma plataforma social, como um servidor de Discord ou um grupo do Telegram. Membros de organizações comunitárias também podem se beneficiar através de vários incentivos de rede fechada e iniciativas colaborativas.
Guildas
A estrutura das guildas é diferenciada pelo seu foco em coordenar talento para providenciar serviços de alta qualidade para clientes. Muito utilizados como um recurso competitivo para freelancers e contratantes, membros de guildas se beneficiam com canais de marketing e outros recursos, ajudando a aumentar sua habilidade de se conectar e trabalhar amplamente pelo ecossistema.
Mecânicas e Dinâmicas
Assim como há várias DAOs e ODs, há também vários modelos e processos internos para que membros ganhem acesso ou entrada. Dada a gama de jeitos únicos de uma DAO se estruturar e separar sua afiliação e dinâmica, os exemplos a seguir são alguns dos métodos e recursos mais comuns implementados por DAOs hoje:
Filiação por token
Filiações baseadas em token tendem a ser livres de permissão (acessíveis abertamente) a toda e qualquer pessoa — dependendo do token usado. Apesar de algumas serem criadas na forma de tokens de governança que podem ser trocadas livremente em exchanges descentralizadas, outras devem ser conseguidas através de mineração de liquidez ou outras ofertas de trabalho. Seja qual for o jeito delas serem dadas ou compradas, ter o token na sua carteira normalmente é o suficiente para votar em propostas e acessar aspectos adicionais ou restritos da DAO.
Baseado em ações
DAOs baseadas em ações são mais reguladas, mas ainda abertas ao engajamento público. No contexto de uma DAO baseada em ações, membros em potencial podem enviar propostas para entrar, que tendem a incluir um serviço ou habilidade específica para receber tokens em troca do trabalho contribuído. Como a mecânica de tokens de governança, as ações também podem dar a membros direitos de voto e titularidade proporcional, enquanto dão a autonomia para sair a qualquer hora com sua parte do tesouro. Estas DAOs baseadas em ações tendem a ser usadas a organizações mais fechadas como caridades, cooperativas e clubes de investimento, normalmente usadas para administrar protocolos e tokens.
Problemas prevalentes no ecossistema das DAOs
Incentivos para membros de DAOs
Dado o nível inerente dos problemas em torno da complexidade e da escalabilidade do L1, há um número de soluções no mercado como o Snapshot que ajudam desenvolvedores a construírem side chains para otimizar métodos de governança. Plataformas de voto como o Tally também ajudam a melhorar o processo de voto de membros dentro de sua DAO.
Com isto em mente, estas soluções alternativas não vêm sem seus próprios desafios, pois DAOs podem sofrer de uma quantidade excessiva de centralização, uma ausência de transparência, e atividade on-chain para si mesma. Adicionalmente, uma falta de incentivos claros para participação dos membros fora dos votos em decisões coletivas pode levar a uma retenção de membros na comunidade muito limitada.
A parte mais dificil na governança de uma DAO é também a mais promissora.
A constante negociação entre a rede e os membros para criar algo melhor, juntos e com incentivos de acordo.
Ineficiências de organizações e projetos de DAOs
Soluções de gerência de DAO como Aragon, Boardroom e Alchemy (DAOstack) ajudam a simplificar o processo para que empresas ou organizações criem DAOs novas ou associadas. Enquanto cada uma desta tem seus próprios desafios, limitações atuais envolvem custos altos e um déficit de recursos ou ferramentas para desenvolvedores para ajudarem num trabalho eficiente com redes em primeira (L1) e segunda camada (L2).
Como destacado, inerente ao fluxo de qualquer sistema ainda jovem, ineficiências no mercado são de se esperar. DAOs têm alguns exemplos específicos de problemas para usuários, projetos e organizações, e eles incluem:
Taxas e custos altos em torno de atividades de governança como preparação da DAO, votos e delegação.
Uma falta de incentivos claros e distribuídos para comunidades maiores ou membros novos, além de ajudar com decisões e votos de governança. Há também problemas prevalentes na ajuda em manter ritmo de engajamento por membros da comunidade em DAOs (especialmente quando elas crescem e cargos de chefia se tornam cada vez mais difíceis).
Em vez de argumentos como o trilema da blockchain (segurança, descentralização e escalabilidade), DAOs também têm atualmente problemas maiores balanceando atualizações para a escalabilidade da governança aos custos da segurança ou descentralização da rede.
Legislações e incertezas regulatórias em torno de tokens de governança que podem ser equiparados com ativos mobiliários.
Componentes Importantes de DAOs
Apesar das lacunas mencionadas acima, há muitos componentes ou ferramentas importantes que ajudam ecossistemas de DAOs a funcionar e avançar o ritmo de desenvolvimento em geral. Estes componentes importantes incluem aspectos como estruturas de governança, gerência de tesouro, controladores, agregadores, e coordenação do talento e das habilidades dos contribuidores.
Estruturas de governança
Independente do contexto, organizações precisam de uma estrutura de governança clara para funcionar bem. Em empresas tradicionais, a estrutura usada tipicamente clarifica o papel do órgão governador e o papel dos membros. As mesmas estruturas gerais também se aplicam a DAOs e ODs. Em vez de serem impostas por gerências hierárquicas e inerentemente corruptíveis, a estrutura da governança é implementada por contratos inteligentes em sua rede e associada on-chain. Essencialmente, o código do contrato inteligente especifica os parâmetros pelo qual a autoridade é compartilhada e as regras internas da DAO, o processo é executado na rede, e os membros os votos dos membros da DAOs.
Controladores
No contexto das DAOs, controladores ajudam usuários a interagirem com uma estrutura de governança específica providenciando uma interface de usuário. A Aragon foi uma das primeiras equipes dedicadas a infraestrutura de DAO que dá uma gama de aplicativos para criar, gerenciar e governar DAOs em escala. Controladores tendem a ser construídos pela mesma equipe que cria a estrutura e oferecem dados e APIs para ajudarem desenvolvedores a puxar e classificar informação, o que leva a aspectos mais compreensivos ou diversos a serem criados pela DAO e pela empresa.
Tesouro
O tesouro e assuntos relacionados a alocação de capital são algumas das decisões mais comuns a serem contribuídas pelos membros da DAO. Os fundos de uma DAO tendem a ser segurados em uma carteira multisig como o Gnosis Safe, que exige uma quantidade específica (mínima) de membros para aprovarem antes que uma transação seja implementada. É digno de nota o número crescente de equipes construindo contratos de tesouro com ferramentas para assinantes e membros para interagirem com capital trancado e o gerenciamento de ativos em seus portfólios respectivos.
Contribuintes e trabalhadores
Assim como qualquer empresa, grupo ou coletivo tradicional, o talento e as habilidades de seus membros são um componente integral em determinar o crescimento e trajetória futuros. Este componente crucial também se estende ao valor geral de DAOs e ODs - interna e externamente. Membros podem fazer ferramentas para ajudar a medir o trabalho e o produto, e trabalhar em coesão em um ambiente multidisciplinar para ajudar e expandir os recursos, produto, conhecimento e serviços da DAO como um todo. Apesar de ainda existirem problemas a serem resolvidos dentro e fora de cada DAO ou OD como a reputação de seus contribuintes e sua identidade, seria justo dizer que trabalhadores estão ajudando a expandir o valor interno e público do DAO são equivalentes ao que pode ser a sala do motor de um navio ou um trem, ajudando a mover seus passageiros e membros à frente. Alguns exemplos de papéis contribuintes para DAOs e ODs incluem; gerentes de comunidade, recrutadores e promotores, artistas, engenheiros, desenvolvedores e tesoureiros.
Agregadores
Agregadores de DAO como o Tally (no contexto do voto) são às vezes referidos como a cola que liga os espaços entre estas várias estruturas e ferramentas, já que seus esforços tipicamente focam em simplificar a nuance e complexidade da infraestrutura da DAO. Este é considerado um componente importante, pois ajuda a dar uma experiência mais amigável e fácil para membros ao interagir e contribuir à comunidade. Agregadores estão em posições competitivas para ajudarem a classificar e providenciar estatísticas globais junto com dados para estudar as relações e padrões mais amplos surgindo entre DAOs diferentes.
Conclusão
No fim, o ecossistema de DAOs é criado e mantido através de uma sinergia e harmonia únicas entre seus contratos inteligentes e a comunidade que ajuda a regular os respectivos parâmetros on-chain e off-chain. Enquanto o contrato define as regras da organização e impõe aspectos cruciais como a distribuição e o uso de fundos do tesouro, membros de uma DAO ou OD ainda devem votar com frequência em propostas e atualizações de sistema para garantir que sua organização continue a remeter em seu propósito e visão.
Quando os contratos inteligentes de uma DAO estão no ar na Ethereum ou suas redes respectivas, nenhum membro único da DAO pode alterar seus protocolos sem um acordo coeso de outros membros em vários níveis de sua infraestrutura - de várias guildas internas aos fundadores de sua comunidade, dando mais evidência de sistemas meritocráticos e algocráticos em jogo.
É ainda um pouco abstrato para considerarmos, mas o ecossistema das DAOs pode ser análogo aos sistemas perenes que ajudam nossos corpos a funcionarem e trabalharem como uma unidade coesa todos os dias. Enquanto cada órgão tem um papel único, essencial e complexo a cumprir, do coração ao cérebro, eles não podem existir ou operar independentemente.
E mais, todos eles trabalham juntos para ajudar a manter a direção mais significativa do corpo que os hospeda, que dentro do contexto de DAOs e ODs, pode ser considerado a rede Ethereum ou sua combinação única de subcomunidades.
A única diferença entre o que ajuda nossos corpos físicos a funcionarem e o ecossistema digital de DAOs é que um viverá indefinidamente por sua rede de dados a ser mantida posteriormente, enquanto o outro invariavelmente virará pó e se retirará com as neves do passado, lembrada pelo sistema indelével que ajudou a criar.
Uma olhada rápida pelas DAOs
Resumos de artigos selecionados para entender o ecossistema DAO atual
Design de Incentivo e Ferramentas para DAOs
Autor: Ben Perez
A ferramentagem de DAOs está pegando fogo agora, e há muitas ferramentas disponíveis. Este artigo mergulha nas ferramentas disponíveis para design de incentivos dentro do ecossistema de DAOs. Antes de pular ao uso de qualquer delas, a DAO deve identificar os valores ou circunstâncias mais pertinentes dao DAO, entender o relacionamento com o contribuidor a ser incentivado e identificar a natureza do trabalho a ser recompensado. Definir respostas a estas questões ajudará uma DAO a apontar o tipo de ferramentas que será útil. Aqui está um resumo de algumas das ferramentas mais úteis:
POAPs e NFTs - Estas ferramentas dão acesso a outras DAOs e eventos, além de um jeito de construir reputação a um custo baixo. As limitações destas ferramentas são que elas não são financeiras e só funcionam em casos de uso específicos. O Protocolo de Prova de Presença (POAP) cria NFTs que significam sua participação ou presença em atividades. Exemplos: POAP.xyz, Rabbithole.gg, Mirror.xyz
Gorjetas: Estas ferramentas permitem reconhecimento em tempo real e são boas para criação espontânea de valor. As limitações destas ferramentas são que elas são muito centralizadas e não escalam bem. Gorjetas não requerem conhecimento de reputação dos indivíduos, permitindo a qualquer um numa DAO contribuir e ser recompensados. Exemplos: Tip.cc, Collab.land, Coinvise.
Análise Algorítmica de Rede: Estas ferramentas descentralizadas permitem ações participatórias e fluxos de reconhecimento para que o algoritmo faça cálculos em torno de quanto valor foi criado e acumulado. Os desafios destas ferramentas são que elas exigem experiência em desenvolvimento. Exemplo: Sourcecred.
Coordinape: O Coordinape é uma ferramenta descentralizada e pró-social que move o reconhecimento de líderes a equipes. Ele funciona alocando tokens a cada participante, que os dá a seus colegas durante ‘epochs’. No fim, a proporção de tokens de um indivíduo é convertida à sua proporção de recompensas financeiras alocadas do tesouro. O limite desta ferramenta é a incerteza do pagamentos aos contribuidores
Recompensas (Bounties): Recompensas são boas ferramentas para tarefas discretas ou únicas, que podem ser definidas com facilidade. Bounties funcionam bem quando o critério do sucesso é bem conhecido. O limite destas ferramentas é que elas trazem despesas adicionais e não servem para trabalhos difíceis de definir. Exemplos: Gitcoin, Layer3.
Grants: Grantss estão a se tornar uma parte importante da indústria para necessidades complexas, de grande escala ou altamente especializadas. Elas são uma maneira de atrair novos participantes a uma DAO. Os desafios com grantes é que elas não são boas para tarefas pequenas e exigem um apoio operacional pesado. Exemplo: Gitcoin.
Streams: Streams provavelmente se tornarão os salários do Web3 por ter muitas das mesmas propriedades únicas, mas providenciam uma solução mais lógica e digitalmente nativa. Streams recompensam compromissos decorrentes e podem entregar pagamentos bloco a bloco. O limite da stream é que ela pode operar como salários, recompensando contribuintes sem a ligação direta e visível a criação de valor. Exemplos: Superfluid, Sablier.
Opções KPI: Opções KPI dão a habilidade de incentivar resultados e produzir de maneiras binárias e não binárias, assim podendo escalar recompensas proporcionalmente ao impacto. Um exemplo é incentivar por uma opção cujo valor aumenta à medida que o impacto gerado pelo trabalho aumenta - estas ferramentas recompensam a superconquista. O limite destas ferramentas é que os resultados devem ser definidos e verificáveis publicamente. Exemplo: UMA.
Construindo e Gerenciando uma DAO: Por Que a Governança Importa
Autor: Tarun Chitra
A primeira DAO conhecida nos primórdios foi a “The DAO”, que foi um veículo de investimento coletivo onde contribuidores forneceram ETH à The DAO em troca de tokens que representavam o ETH fornecido junto com direitos de voto aos titulares de token. Apesar do projeto ter sido roubado e o ETH drenado do tesouro, este experimento em governança coletiva criou o conceito para DAOs modernas. Temendo outra perda de fundos, o futuro da The DAO garantiu que a próxima leva de DAOs trouxesse conceitos melhores de programação e modelos de incentivos à governança de DAOs. Estes modelos de incentivo surgiram primeiro em protocolos de DeFi e incluíram inovações que conhecemos hoje:
Yield farming. Com o yield farming, usuários ganham recompensas por emprestar, pegar emprestado, fazer staking, e providenciar liquidez de pool ou outras formas de liquidez de ativos. Estas recompensas tendem a ser na forma do token de governança nativa do protocolo.
Airdrops retroativos. Airdrops retroativos acontecem quando usuários atuais e antigos de um protocolo são recompensados com o novo token de governança de um protocolo, assim criando uma estrutura de governança descentralizada.
Tipos diferentes de DAOs usam a governança de maneiras diferentes:
DAOs de coletores culturais fracionam a titularidade de NFTs e compram ou vendem certos ativos, assim como museus, e usam procedimentos de governança on-chain para executar estas decisões coletivas para coordenar a tomada de decisões com eficiência e transparência.
DAOs de jogos usam modelos play-to-earn para recompensar quem joga o jogo com uma parte da receita do jogo.
As áreas de governança comuns a todas as DAOs são titularidade e gerenciamento coletivos de ativos, gerência de risco para ativos, e curadoria de ativos. E DAOs funcionam melhor quando o fardo da governança pode ser reduzido mais rápido que o aumento natural em custos de coordenação. Para maximizar a eficiência da DAO, DAOs devem:
Usar ferramentas de governança que são qualitativas e visuais para ajudar a comunidade a cuidar do risco.
Criar subgrupos ou guildas para maior eficácia nas operações e na governança.
Contratar pessoas que possam trabalhar em tempo integral na DAO.
Independente da missão da DAO, estruturas de governança servem como a fundação da vida DAO. A governança deve estar no centro do palco durante a formação da DAO - não algo pra deixar pra juntar no final, quando a DAO já estiver operando.
Como reter contribuidores de alto valor em sua DAO?
Autor: Eliot Couvat
Este artigo apresenta estratégias para reter contribuintes de alto valor dentro de uma DAO. Atualmente em cripto há mais empregos disponíveis do que bons candidatos. É meio complicado atrair e reter talento de alta qualidade. DAOs, ao contrário de organizações tradicionais, permitem colaborações fluidas e providenciam flexibilidade no trabalho. Esta natureza fluida vem com o risco de que muitos contribuintes ativos se frustram com o nível de engajamento dos menos ativos. Este artigo explora como a cultura, as ferramentas e a titularidade podem ser a receita perfeita para a retenção alta em uma DAO.
Três elementos importantes que uma DAO pode aprender de estudos conduzidos nas organizações tradicionais em torno das necessidades do contribuidor são:
Cultura - criar uma cultura forte e compartilhar uma visão e valores a longo prazo com contribuintes
Ferramentas para o sucesso - dar aos contribuidores as ferramentas que precisam
Autonomia e titularidade - dar flexibilidade e titularidade suficiente sobre projetos aos contribuintes
Além das práticas gerenciais ditas acima, DAOs podem colocar alguns modelos estruturais para ajudar a reter contribuidores.
O modelo de recompensa - Este modelo visa dar vantagens e recompensas a contribuidores para convencê-los a ficar e contribuir. Este modelo é imposto por muitas organizações como Nouns DAO, Forefront, etc. Como a titularidade é a joia do web3, o modelo de recompensa alinha bem os incentivos.
O modelo de filiação - Este modelo incentiva os membros da comunidade a se tornarem contribuidores e trabalharem para o crescimento da DAO. A filiação foca na longevidade e saúde da comunidade. A Friends with Benefits é uma comunidade notável que escolheu este modelo.
Há novos modelos inovativos como bolsas para membros de longa data, com mais pagamentos que valores normais de mercado, que estão sendo explorados.
Observatório de Ferramentas de DAO
Autor: The DAOist
As DAOs chegaram, amadureceram, e estão não apenas para ficar, mas para prosperar. O alinhamento da missão e dos incentivos serve como a maior força do crescimento de DAOs. E enquanto é possível construir uma DAO do começo (salve pro BanklessDAO), uma nova colheita de launchers e ferramentas de DAO estão facilitando a construção e o gerenciamento de DAOs em eficiência e escala.
Launchers de DAO, como o conjunto de ferramentas do Aragon, visam facilitar a implantação de DAOs:
Fazendo a implantação de organizações nativas de blockchain fácil e intuitiva.
Permitindo a comunidades sem habilidades avançadas de desenvolvimento ou sem experiência em DAO que acelerem sua construção.
Providenciando soluções de estruturas de governança a gerência e analíticas de tesouro.
Ferramentas de DAO podem ser vistas como legos e permitem a comunidades escolherem quais ferramentas são melhores para sua DAO, e costumam incluir:
Ferramentas de gerenciamento de informações como Discourse e Notion.
Plataformas de voto como Coordinape e Snapshot.
Ferramentas de gerenciamento de tesouro como Gnosis Safe e Parcel.
Ferramentas de participação como POAP.
Discord e seus bots relacionados, como o seshbot (enquetes), DEGEN (gerência de Discord all-in-one, a ser lançado) e Collab.Land (gorjeta para contribuidor).
Com estes launchers e ferramentas disponíveis hoje, é possível para qualquer comunidade se tornar uma DAO, e isto pode fazer de todos nós no criptoverso otimistas no potencial a longo prazo das DAOs de mudar a paisagem da coordenação humana.
DAOs: Comunidades do Futuro
Autora: Lisa Xu
Enquanto usuários, no final, marcarão caminhos únicos pelo Web3, DAOs são comunidades que fazem exploração em equipe. Lisa Xu diz que uma mistura de solidão, uma perspectiva em evolução no trabalho e a ascensão do cripto foi catalisada pelos lockdowns na pandemia para gerar a emergência desta nova estrutura organizacional.
Tendo como base o sucesso do Web2, grupos descentralizados tiveram crescimento rápido no último ano. Porém, eles podem pegar as melhores práticas de seus predecessores com respeito ao embarque, aprendizado, gerenciamento de membros e produção/entrega de conteúdo. Além disso, como toda comunidade tem necessidades únicas que mudam com o tempo, soluções dinâmicas de infraestrutura são exigidas. Por outro lado, algumas áreas de promessa relativa são:
Monetização: Criadores Web2 dependem de acordos e anúncios de marcas por 80% de sua renda. Porém, o Web3 pode usar melhor drops de NFTs, taxas de inscrição, investimentos em token e mais.
Filiação: Saldos de moedas dão a apoiadores de DAO direitos de voto, acesso a eventos e conteúdo exclusivos e evidência irrefutável de compromisso.
Escalabilidade: Contribuidores ativos podem fazer decisões, e seu impacto no progresso das iniciativas do grupo os mantém muito engajados, mesmo durante a escala da comunidade mais ampla.
Incentivos: Tokenomics induzem membros a adicionarem valor tangível pelos seus esforços.
Dados: Registros comunitários da Web2 costumam viver em repositórios centralizados, mas com a Web3, a identidade digital é atrelada à carteira de um usuário. Isto (junto a uma filosofia de código aberto) deve permitir que líderes de DAO tem visibilidade muito maior pelas suas comunidades.
Vamos Comprar a Constituição dos EUA (📜,📜)
Autor: Packy McCormick
Packy McCormick destaca sua experiência se juntando a uma nova DAO cujo âmbito é comprar a única cópia de dono privado restante da constituição dos Estados Unidos. O grupo quis arrecadar cerca de $20 milhões de dólares (mais de R$ 100 milhões) para conseguir o lance vencedor pelo documento histórico num leilão da Sotheby’s no dia 18 de Novembro; apenas sete dias após sua formação. Esta empreitada gerou muito barulho e já teve muita coordenação:
Packy refere-se à equipe como uma “Super Equipe Líquida” que seria quase impossível de contratar em tempo integral já que muitos são fundadores por si próprios.
A Syndicate DAO apareceu pra ajudar na formação legal.
O Juicebox Protocol foi selecionado para programar o contrato para titularidade fracionada enquanto minimiza taxas de gás para aumentar a adoção. Eles também cuidaram do reembolso caso a tentativa não tivesse sucesso.
A FTX disse que estava pronta para ajudar a facilitar a compra.
A Sotheby’s concordou em aceitar um saldo de ETH como prova dos fundos, e reteria o ativo por 30 dias enquanto opções de mostra eram avaliadas.
Grupos como o Smithsonian e a Biblioteca Pública de Nova York discutiram sobre como apresentar o artefato. O museu selecionado concordaria em dar vistas grátis e manter uma placa para que visitantes pudessem aprender sobre a Web3, a história por trás do projeto, e ter uma chance para comprar tokens na ConstitutionDAO.
O autor acreditou que “este seria um destes momentos que o mundo olha pra trás em uma década como um ponto de mudança na web3, um momento quando o mundo acordou para fato que era sobre muito mais do que especulação ou Bitcoin”.
Update: A DAO não conseguiu vencer o leilão, anunciando seu fechamento e devolução dos U$47 milhões arrecadados.
Opiniões do Ecossistema
Insights do ecossistema DAO
Lançando uma DAO dentro da Sua Marca
Autor: Jump
🔑 Insights
A web3 continua sua ascensão implacável e está ganhando mais atenção. Vemos mais marcas mergulharem os dedos em NFTs e tokens sociais, mas não estão tomando grandes riscos.
Este artigo dá um mapa para uma marca que queira lançar uma DAO para sua marca.
DAOs exigem três coisas para ter sucesso: semear capital, filiação, e propósito para sua existência. Marcas têm dinheiro e muitos clientes leais. A vontade será o maior diferencial. Algumas ideias para explorar:
Marcas podem desenvolver novas propriedades dentro da DAO. Membros da DAO podem ajudar a identificar as maiores modas e gerar novas propriedades. Em troca, a DAO pode compartilhar os benefícios com os contribuidores.
Marcas podem lançar novas linhas de produtos. Marcas podem trabalhar com a comunidade para lançar e vender produtos, compartilhando o processo com membros de acordo.
Marcas podem colaborar com membros da DAO para lançar séries de evento. Membros da DAO têm a cabeça no jogo e estarão muito investidos em criar empolgação em torno do evento e trazer sucesso a ele.
Marcas devem pensar com cuidado no melhor processo para o embarque de membros de comunidade. Marcas precisam embarcar contribuidores que tenham uma contribuição significativa à DAO e não a caronistas, que logo trocarão tokens por lucro.
Marcas devem avaliar com cuidado o risco legal para evitar processos judiciais futuros.
O gerenciamento da comunidade, onde os membros da comunidade têm uma parte financeira no resultado, exigirá processos internos diferentes dos métodos existentes.
O Que É DAO-to-DAO?
Autor: Eliot Couvat
🔑 Insights:
Enquanto a ferramentagem intra-DAO está criando asas, há uma oportunidade para ferramentas inter-DAO criptonativas que o Coinvise mira tomar. Plataformas DAO to DAO (D2D) cumprirão um papel importante no ecossistema permitindo a DAOs trocar bens e serviços uma com a outra com segurança através de ferramentas on-chain, nativas à web3.
Geralmente, ferramentas para colaboração e construção de confiança devem ser integradas a todas as ferramentas de plataforma D2D.
Reduzir burocracia e custos de negociação usando interfaces sem permissão como contratos inteligentes titulados por DAOs. Isto permitirá interação direta on-chain entre DAOs.
Ferramentas para discussões abertas reduzirão a assimetria da informação e permitirão que todos participem nas decisões da DAO.
As ferramentas devem poder servir muitos tipos de DAOs, ser interoperáveis com outras ferramentas, e permitir que DAOs encontrem novas parcerias e fortaleçam as já existentes.
Quatro problemas que podem ser consertados por ferramentas D2D são: assimetria de informação, falta de confiança, governança interDAO, e sobrecarga de informação.
DAOs de Fiduciária: Uma ponte entre Tesouros de DAO e cartões de débito fiduciários
Autora: Amanda Peyton
🔑 Insights:
DAOs precisam pagar por bens e serviços na vida real, como assinaturas de software, ingressos de viagem aérea, comida, etc. Estas despesas devem ser pagas em moedas fiduciárias.
Há paralelos entre DAOs e grupos que usam o Braid todo dia. O Braid é um serviço que permite ao povo juntar (pool) dinheiro e gastá-lo da conta do Braid.
A equipe do Braid quer construir um produto onde:
A DAO manda USDC de seu tesouro a uma carteira de USDC da DAO no Braid
O USDC seria imediatamente off-ramped, convertido à moeda fiduciária através de uma exchange, e enviado via transferência a um pool de dinheiro compartilhado. A DAO controlaria quem tem acesso à coleção de fundos e os níveis dos controles.
A DAO poderia usar o cartão de débito do pool para pagar despesas sem necessidade de reembolsos. Todas as transações teriam um registro em um espaço compartilhado.
O Braid precisaria garantir um KYC (conheça seu cliente, em inglês) apropriado para cada pessoa que acessasse o pool de fundos. O KYC é uma exigência não negociável que pode ter um conflito com a natureza aberta, descentralizada e pseudônima de DAOs.
Há grandes ferramentas disponíveis que resolvem este problema em banking de negócios, mas incorporá-la como uma C-Corp ou uma empresa limitada força um adicional operacional desnecessário.
Este não é um problema novo, e existiu por décadas em situações fora da web3. A gambiarra se tornou uma prática comum: uma pessoa organiza o dinheiro e depois pede pra ser paga de volta. As despesas são registradas, rastreadas e reembolsadas.
Primeiro o DeFi, Depois os NFTs, Agora DAOs, o Próximo Grande Capítulo do Cripto Já Está Aqui
Autora: Yasmine Karimi
🔑 Insights:
DAOs são uma mudança de paradigma na organização humana. O blockchain é o registro e isto o distancia da burocracia governamental.
Estes grupos modernos dão aos usuários de internet a capacidade de criar valor coletivamente em um ambiente de confiança enquanto os recompensa pelo produto gerado.
O alinhamento das partes interessadas deve, na teoria, motivar cada membro a contribuir seu melhor, fazendo da organização mais produtiva.
A segurança da informação e o risco regulatório dão desafios únicos a DAOs, e decisões por votos frequentes podem retardar o progresso.
Os movedores de valor de sociedades descentralizadas e autônomas podem ser avaliados estudando seus mecanismos de incentivo.
Uma DAO que passa por projetos com frequência é geralmente representativa do engajamento coletivo. Uma habilidade para executar sugere o potencial para apreço de valor a longo prazo.
DAOs de Yield: Usando o Web3 para uma Vida Offline Melhor
Autor: Nat Eliason
🔑 Insights:
E se pudéssemos usar DAOs, NFTs e DeFi juntos para criar novos modelos de negócios? Neste artigo, Nat passa por três experimentos de pensamento onde a venda de NFTs pode arrecadar os fundos para providenciar produtos e serviços, os donos de NFT (membros) ganham acesso a estes serviços com um desconto, e os lucros são reinvestidos em atividades de yield earning no ecossistema DeFi. Esta é a ideia por trás de um “DAO de Yield”.
DAO de Yield: Uma DAO comprometida com a melhora das vidas de seus membros, absorvendo inteligentemente as ferramentas financeiras à sua disposição com o DeFi.
DAOs podem arrecadar fundos com a venda de NFTs de “filiação”, usar os fundos para ganhar yield em protocolos DeFi, e dar serviços baratos a seus membros negociando descontos em massa em seu nome.
Membros ganham descontos (parciais ou totais) em acesso a serviços (subsidiados pelo yield ganho pelo tesouro da DAO) e/ou parte da renda futura.
A DAO pode continuar a ganhar fundos através de revendas de NFTs, yields DeFi, e a provisão de produtos/serviços a não-membros. Estes lucros são continuadamente reinvestidos no tesouro ganhador de yield.
Exemplos de negócios incluem carne de fontes responsáveis, café e educação.
Conecte-se
Diretório de DAOs em tempo real
Este é um diretório grátis e de longo prazo para DAOs. É construído com cooperação e participação diversas da comunidade, que visa dar um maior entendimento do ecossistema emergente de DAOs, permitir mais comunicações e consciência entre DAOs, e aumentar visibilidade e a acessibilidade de se juntar a uma DAO.
Destaques de Eventos
Permissionless Conference - Os ingressos para uma das maiores conferências DeFi já estão à venda! Mais de 5 mil pessoas comparecerão no total, e a cada duas semanas, mais 250 ingressos são liberados. Quando os 250 ingressos forem comprados, o cadastro é fechado e você deverá esperar até o próximo lançamento. Palestrantes incluem Ryan Sean Adams e David Hoffman do Bankless, além de vários outros. Junte-se a nós de 17 a 19 de Maio de 2022 em Palm Beach, na Flórida, para o evento.
DAO em destaque: ENS
Para muitos no ecossistema de DAOs, o airdrop da ENS se tornou uma surpresa muito bem vinda em 9 de novembro. O Ethereum Name Service, ou ENS, se tornou uma infraestrutura crítica para a comunidade Web3. Agindo como o serviço de nome primário do ecossistema, o airdrop da ENS foi um método de distribuição de governança em massa para seus usuários.
Previsões de preço e especulações correram à solta enquanto muitos traders queriam um lucro rápido. Mas Brantly Millegan (fundador) e Nick Johnson (dir. de ops.) foram rápidos em apontar que este airdrop não é apenas para “recompensar” a comunidade. Este airdrop, e a delegação de votos exigida depois, descentralizou estra infraestrutura central do Ethereum de volta para a comunidade na forma de uma DAO. Lembrando a gente de que com grande poder, vêm grandes responsabilidades.
O que você precisa saber:
Reivindique: Veja o site para ver se você é elegível para um airdrop.
Revise: Leia e revise a constituição proposta (e já ratificada)
Delegue: Escolha com cuidado a quem delegar! Este é o órgão de governança para o protocolo de nomes para o ecossistema inteiro da Web3 e votos têm peso por tokens.