Estado das DAOs #23 | DAO Talks
Você está lendo o Estado das DAOs, nosso boletim que vai direto ao ponto para entender as DAOs.
Prezada Nação Bankless,
“GM e bem-vindos à vida DAO!”
Estado das DAOs é uma publicação quinzenal, onde resumimos os últimos artigos e insights do ecossistema.
Ajudamos você a filtrar o ruído e se manter atualizado no que rola nesse universo.
- Nação Bankless
✨ Patrocinado por:
Autores: Jake and Stake, anointingthompson1, EthHunter, Kaf, leah_par, Ornella, hirokennelly.eth, siddhearta
Tradução, Revisão e Formatação: Guilda de Escrita da Bankless BR DAO (M4rkus, DSJ e CariocaNFT).
Uma olhada rápida nas DAOs
Artigos escolhidos a dedo para entender o estado atual do ecossistema DAO.
O conceito da mídia "mainstream" (popular) pressupõe que eles representam o centro de tudo. E não é mais assim…
Em vez disso, qualquer comunidade digital de tamanho razoável pode desenvolver seu próprio jornal local: um painel e feed de eventos para seus membros.
As DAOs devem pagar seus membros?
Autor: Raphael Spannocchi
Os membros estão agora se tornando partes interessadas e importantes dentro das DAOs. O pagamento dos membros leva a uma participação de alta qualidade, ajuda a atrair talentos de empresas tradicionais da web2 e protege as DAOs de alguns riscos. Como tomadores de decisão dentro das DAOs, o trabalho de muitos membros tornou-se um ofício de tempo integral.
A DAO precisa pagar seus membros para obter uma boa governança, mas muito ou pouco pagamento podem criar problemas. Para descobrir o valor certo, a remuneração dos membros está geralmente vinculada a métricas de atividade, como votação e comunicação. No entanto, isto pode criar um problema se os membros começarem a brincar com as métricas para receber mais. Para evitar isso, a DAO geralmente só paga os membros que a comunidade selecionou.
Não pagar os membros significa perder o acesso aos melhores talentos e organizações especializadas, que irão optar por outros trabalhos. O pagamento de membros apresenta um conjunto interessante de desafios teóricos para definir os incentivos corretamente.
O Abismo Cripto
Autora: Samantha Marin
Um abismo, frequentemente, nos gera um sentimento inquietante, que as pessoas podem experimentar em pesadelos muito vívidos onde despencamos sem controle ou ainda a filmes do tipo: Ex Machina ou Beowulf. O que vemos parece muito convincente, mas algo parece fora do lugar, faltando, incompleto ou simplesmente errado; quase como um instinto. As DAOs e o trabalho que fazemos nelas estão tão distantes do mundo físico que temos muitas vezes que descrever tudo relacionado à criptografia em metáforas, criando uma lacuna entre o que estamos construindo neste metaverso e o mundo real. O que estamos construindo, por que estamos construindo e como podemos superar essa divisão?
Dez impressões do FWB Fest 22
Autor: Yancey Strikler
Yancey Strickler compartilha algumas de suas conclusões de um encontro recente entre amigos no topo das montanhas de Idyllwild, Califórnia. Mesclar o online e o offline pode ter resultados surpreendentes e ele descobriu que este evento é como um casamento entre o destino e uma família temporária, onde os participantes podem se apresentar com segurança e até utilizar personagens pseudônimos. Além dos acontecimentos do evento, Yancey se viu contemplando pensamentos mais profundos sobre o que significa ser um membro de uma DAO. Ele se juntou ao grupo comprando o número necessário de tokens e participou de dois eventos.
No entanto, Strickler nunca se envolveu com a comunidade no Discord e não tem intenção de participar da governança. Ele foi atraído para o FWB por meio de valores compartilhados e uma admiração pela direção que os participantes mais ansiosos estavam tomando. Isso contrasta com a ideia de que as DAOs devem ter 100% de colaboração coletiva e, assim, a estrutura começa a se assemelhar às hierarquias incumbentes da sociedade. Essas descobertas inspiram muitas questões existenciais para as DAOs, mas subjacente a elas, está a ideia de que, se os grupos continuarem a produzir ambientes focados em oferecer experiências culturais significativas, eles manterão uma audiência.
Missões sem plataforma: a peça que faltava na equação da comunidade
Autor: Forefront
A promessa das comunidades tokenizadas é de construir redes sem plataforma. A magia de uma “comunidade sem plataforma" termina com a chave coletiva, os ativos. Uma associação verdadeiramente sem plataforma deve conseguir agregar informações de todas as ações que executo para informar como posso interagir com as comunidades às quais tenho acesso. Comunidades sem plataforma exigem um mundo de missões sem plataforma.
O token de governança permite a portabilidade da comunidade – o que precisamos é a capacidade de composição da comunidade. Por exemplo, a Layer3 adota uma abordagem, permitindo que as comunidades criem recompensas e concursos na plataforma que podem ser recompensados com XP ou outros tokens. A Guild está agregando essas experiências, reunindo informações do Twitter, Github, Google Docs e outras plataformas. Cada parte dessa equação precisa ser sem plataforma, combinável e aberta.
Opiniões do Ecossistema
Insights de todo o ecossistema DAO.
Introdução ao Passaporte Gitcoin
Autor: Team Gitcoin
🔑 Insights: Ter acesso a uma identidade digital auto soberana é um bem público. A Gitcoin, depois de muitas rodadas de financiamento, acabou enfrentando o problema dos ataques Sybil; onde os candidatos a doações começaram a abusar do sistema de votação quadrática para fazer parecer que mais pessoas estavam doando para um projeto quando, na realidade, era muito menos. Para evitar isso, eles implementaram um sistema de prova de humanidade em camadas, onde os doadores validaram sua humanidade única usando vários provedores de identificação, alguns Web2 e outros Web3. Agora eles estão abrindo sua solução para outras plataformas que também exigem resistência Sybil na forma de um passaporte on-stop-shop, padronizado Web3.
O passaporte Gitcoin agrega “carimbos” de provedores de identidade legados e Web3 em um só lugar
Não são necessários intermediários para verificação
Carimbos preferenciais com pesos diferentes com base no que você está tentando acessar
SDK do Passport disponível para desenvolvedores para fácil integração
Resistência contra ataques Sybil quando integrado
Informações do usuário armazenadas na Ceramic Network
Projetando Tokens de Governança
Autor: Alana Levin
🔑 Insights: Muitos projetos na web3 estão adotando um modelo de governança de tamanho único, quando na realidade os designs de token deveriam ser muito mais orientados ao contexto. Há um conjunto de pontos de decisão críticos aos quais as equipes devem se alinhar e como cada equipe escolhe deve afetar o perfil de aquisição e o escopo de influência associado ao seu token de governança.
Ao projetar o token de governança, as equipes devem se fazer abaixo 3 perguntas:
Corporação versus País: Decidir se um projeto segue mais de perto o caminho de uma empresa ou país está no centro da árvore de decisões.
Nível de controle: a próxima pergunta que os projetos devem se fazer é quanto controle eles estão dispostos a conceder aos detentores de tokens sobre suas decisões de governança. O resultado é um nível mais profundo de confiança, que deve aumentar o escopo de controle que um projeto se sente confortável em conceder aos detentores de tokens.
O projeto precisa de um token de governança? Os tokens não são a única maneira de tornar os usuários proprietários; eles também podem ser usados para coletar contribuições da comunidade sem conceder direitos à governança do projeto.
Os 9 principais desafios do sucesso da unidade DAO
Autor: RnDAO
🔑 Insights: O RnDAO é um centro de inovação com a missão de capacitar a colaboração humana. Em parceria com a Sobol, eles publicaram os nove principais desafios enfrentados pelas Unidades DAO (ou SubDAOs). Ao estudar esses potenciais entraves, os grupos podem chegar a uma cooperação mais eficaz, mas em sistemas tão complexos, qualquer solução provavelmente combina várias abordagens para permitir uma organização melhor.
Uma liderança inadequada pode levar a um direcionamento errado da Unidade, portanto, esse é um obstáculo fundamental a ser superado. No entanto, uma gestão forte não requer centralização. Os líderes devem equilibrar o tempo gasto em governança rígida e atividades informais de formação de equipes. Com isso, eles podem promover modelos mentais compartilhados e descobrir lacunas em habilidades, processos ou ferramentas.
Os colaboradores são a força vital de qualquer DAO. A falta de integração efetiva e os desafios para atrair colaboradores de qualidade para o nível de remuneração oferecido são os principais obstáculos. Criar uma comunidade apaixonada pela missão da Unidade pode impulsionar a motivação além da remuneração simbólica, mas tem seus limites.
A compensação é um problema em todo o cenário DAO, portanto, naturalmente, também desempenha um papel importante no nível da unidade. Promover uma comunidade de colaboradores apaixonados é a melhor maneira de avançar nos objetivos da DAO, mas é importante recompensar um trabalho bem feito. Isso requer estar alinhado com os objetivos da DAO Pai, o que pode ser ajudado fortalecendo o relacionamento entre a Unidade e o Pai. Além disso, ferramentas adequadas podem ajudar no rastreamento e pagamentos.
As unidades são incentivadas a buscar feedback regular dos colaboradores para obter quaisquer iniciativas e melhorias e, em seguida, se envolver em conversas sobre isso. Tal diálogo pode eventualmente chegar a soluções que equilibrem os desejos dos colaboradores e as restrições da DAO/Unidade.
UMA HISTÓRIA POLÍTICA DAS DAOS
Autora: Kelsie Nabben
🔑 Insights: A lista de discussão Cypherpunks foi iniciada em 1992 por três desajustados do Vale do Silício interessados em privacidade digital. Os Cypherpunks estavam unidos pela crença de que as pessoas deveriam poder viver livres da interferência estatal em assuntos privados e pela convicção de que essa liberdade poderia ser alcançada através do uso de tecnologia de criptografia digital que permitia que as pessoas se comunicassem sem serem vigiadas.
Uma pré-história dos Cypherpunks - Na década de 1960, pesquisadores financiados pelo governo desenvolveram computação distribuída para criar redes de comunicação resistentes a ataques. Como a criptografia era considerada uma ferramenta de segurança nacional, a pesquisa e o acesso às tecnologias de criptografia eram altamente controlados. Em 1976, no entanto, os pesquisadores Whitfield, Diffie e Martin Hellman publicaram um artigo "New Directions in Cryptography" que introduziu a criptografia de chave pública no mundo.
Dos Criptógrafos aos Cypherpunks (1990s - 2008) - Em 1994, a lista de discussão Cypherpunk chegou para centenas de membros. As conversas na Mailing List (lista de endereços) virtual tendiam a voltar ao potencial da criptografia para transformar radicalmente a sociedade. Em 2008, um desenvolvedor ou grupo trabalhando sob o pseudônimo Satoshi Nakamoto lançou um whitepaper apresentando a ideia do Bitcoin, um "dinheiro eletrônico ponto a ponto" representando o primeiro protocolo ponto a ponto público, sem permissão e criptograficamente seguro.
Dos Cypherpunks a Web3 - As tecnologias descentralizadas, em sua essência, são um fenômeno social e político. Retornar às origens nos convida a considerar o que significa fazer parte de DAOs. Assim como a Mailing List, as DAOs nos oferecem a oportunidade de criar um raro espaço de existência onde podemos nos conectar com pessoas cujos valores e ideias nos inspiram e conseguem coletivamente conceber o mundo como gostaríamos que fosse.
DAO em Destaque: DomainDAO
Autor: DomainDAO
A DomainDAO garantiu mais de 360 ETH por meio de financiamento coletivo para construir o espaço de domínio do futuro.
DomainDAO é uma nova iniciativa voltada para a comunidade para licitar o domínio de primeiro nível .dao da ICANN. Atualmente em crowdfunding da Fase II no Juicebox Protocol, a rodada atual terminará na próxima semana. A DomainDAO foi o projeto de tendências nº 1 no Juicebox por quase dois meses, arrecadando mais de 360 ETH, o que é uma conquista fantástica, dadas as condições atuais do mercado. Os principais participantes incluem DAOs, membros individuais da DAO e renomados capitais de risco de criptomoedas.
O monopólio DomainDAO visa romper
Muitos domínios proeminentes, como .io e .finance, são controlados por empresas privadas ou agências apoiadas pelo governo, e o DomainDAO quer interromper isso com a descentralização.
Fundada por profissionais e entusiastas da web3, a DomainDAO quer descentralizar a governança de domínios de primeiro nível (TLD), começando por propor e licitar um novo domínio de primeiro nível - .dao sob a estrutura regulatória da ICANN. Mais DAOs estão sendo criadas do que nunca e podem, em breve, se tornar a estrutura principal para a governança da organização.
Encontrando uma identidade para DAOs – de bankless.community a bankless.dao
A DomainDAO quer pensar à frente em como os DAOs se identificarão no espaço digital com a configuração tradicional de TLD, daí sua missão de possuir .dao para DAOs, por um DAO. Após a aplicação bem-sucedida, as DAOs poderão exibir suas identidades DAO com seus domínios. bankless.community se tornaria bankless.dao, e isso se aplicaria a todos as outros DAOs.
O roteiro à frente – construindo um ecossistema DAO
Reivindicar e construir o domínio .dao é apenas o primeiro passo. Há muitas outras coisas no roteiro, que incluem, mas não se limitam a, adicionar mais TLDs, desenvolver infraestrutura para DAOs e promover a cultura DAO globalmente.
DomainDAO recrutou mais de vinte DAOs para formar uma comunidade unida, incluindo populares como Cult DAO, City DAO, PleasrDAO, etc. Todos os parceiros fundadores receberão NFTs DomainDAO exclusivos como prova para reservar seus domínios secundários .dao preferidos com $DOMAIN antes do DomainDAO oferecer com sucesso o TLD.
Essas parcerias provaram que há uma forte demanda pelo TLD .dao, e o DomainDAO planeja construir um ecossistema DAO que incentive, apoie e promova o desenvolvimento de DAOs.
Falta apenas 1 semana para contribuir com a DomainDAO
Existem várias maneiras de contribuir e orientar essa revolução.
Seja um investidor anjo: participe do financiamento da fase II do DomainDAO no Juicebox e contribua com $ETH por $DOMAIN.
Seja um membro ativo da comunidade: proponha, conecte-se e compartilhe ideias no Discord e no Twitter. Afinal, a DomainDAO é uma DAO, e algumas de suas principais decisões serão votadas e decididas por sua comunidade.
As DAOs não devem hesitar em buscar qualquer colaboração e parceria. A DomainDAO está sempre procurando expandir sua comunidade e qualquer pessoa pode reservar um TLD .dao para uso futuro.
Defina um lembrete para o nosso próximo Space!
@theNFThinker hosting@theDomainDao - falando sobre emissão de domínio .dao e como estamos colocando o controle da internet nas mãos das pessoas.
🙏 Agradecimentos ao nosso patrocinador
Minke
Conheça a Minke, nossa parceira na Jornada Bankless. A Minke é uma carteira digital que ajuda você a atingir suas metas, fornecendo um portal para os melhores protocolos de DeFi. Com a Minke você consegue comprar, economizar e investir com stablecoins e DeFi de uma maneira muito mais intuitiva que qualquer carteira da atualidade.
Tem interesse em contribuir com o movimento Bankless no Brasil? Ficou com alguma dúvida depois de ler o artigo? Entre no nosso servidor do Discord e embarque também nessa jornada!
Este texto não é recomendação financeira ou fiscal. Este boletim informativo é estritamente educacional e não é um conselho de investimento ou uma solicitação para comprar ou vender quaisquer ativos ou para tomar quaisquer decisões financeiras. Este boletim informativo não é um conselho fiscal. Fale com seu contador. Faça sua própria pesquisa.
Parêntesis. Ocasionalmente, podemos adicionar links para produtos que usamos neste boletim informativo. Podemos receber comissão se você fizer uma compra através de um desses links. Sempre iremos divulgar quando for o caso.
Post original: DAO Efficiency | State of the DAOs
Algumas informações podem ter sido retiradas do texto original por conter conteúdo ultrapassado.
Alguns termos podem ter sido alterados para fazer mais sentido no contexto da língua portuguesa e/ou facilitar o entendimento.
📩 Se você tem interesse em divulgar um produto, serviço ou protocolo no Bankless Brasil, mande um email para: contato@banklessbr.com