Estado das DAOs #18 | DAO Talks
Você está lendo o Estado das DAOs, nosso boletim que vai direto ao ponto para entender as DAOs.
Prezada Nação Bankless,
“GM e bem-vindos à vida DAO!”
Estado das DAOs é uma publicação quinzenal, onde resumimos os últimos artigos e insights do ecossistema. Ajudamos você a filtrar o ruído e se manter atualizado no que rola nesse universo.
Se você está iniciando, recomendamos começar com uma prévia desse produto acessando a seção DAO Talks no Substack. É um repositório enorme de conteúdo em português e de livre acesso ao público!
Esse é o estado atual das DAOs.
— Danko
✨Patrocinador: A LoopiPay te ajuda a obter seus tokens de cripto diretamente na sua carteira, de maneira fácil, livre de taxas ocultas e sem várias etapas confusas. Uma maneira simples, direta e elegante de enviar criptomoedas para sua carteira em poucos segundos.
Autores: Guilda de Escrita da BanklessDAO (Samantha Marin, anointingthompson1, CuratedX, d0wnlore, Elemental, leah_par, WinVerse, Chameleon, hirokennelly.eth, siddhearta, Jake and Stake).
Tradução, revisão e formatação: Guilda de Escrita da Bankless BR DAO (Guilherme Dias e Danko8383).
Uma olhada rápida nas DAOs
Artigos escolhidos a dedo para entender o estado atual do ecossistema DAO
A Matriz de Entidade para DAOs
Autor: Paradigm
A Paradigm elaborou uma tabela onde diferencia vários tipos de DAOs com base em sua formação, em toda a amplitude de função, governança, tributação, captação de recursos e muito mais. A equipe da Paradigm criou um recurso simples e estruturado para DAOs em diferentes estruturas jurídicas e jurisdições nos EUA e em várias outras regiões.
Esta é uma ótima base para colaboradores de DAOs e qualquer pessoa curiosa sobre como iniciar ou categorizar uma DAO.
Eles fazem paralelos entre a formação de corporações no mundo Web2 e as DAOs Web3. Com diferentes variáveis a serem consideradas, incluindo estrutura legal, modelo lucro/sem fins lucrativos, estrutura de capital e modularidade organizacional. Todas essas estruturas são comparadas usando diferentes parâmetros, como uso, relacionamento de detentores de tokens com entidades, formação e requisitos administrativos, responsabilidade pessoal dos detentores, governança, tributação etc.
A Paradigm fornece uma matriz bem elaborada que facilita a compreensão e avaliação de estruturas nas DAOs e ajuda os criadores a escolher possíveis soluções de estruturação jurídica para as DAOs.
Level Up: Apresentando o futuro da educação como um jogo e como ele pode tomar a forma de um metaverso com Web3
Autor: Bianca Mikaila
O atual sistema educacional não pode atender aos interesses dos jovens de hoje. As escolas estão mais focadas na aprendizagem mecânica e bons resultados nos testes do que na criação de ambientes onde os jovens se sintam habilitados e possam explorar os seus interesses.
Em vez disso, os alunos estão preenchendo esse buraco passando tempo em comunidades online centradas em jogos e artes e fazendo atividades que consideram significativas.
A internet como a conhecemos serviu como um local de aprendizado para a maioria, do Youtube a plataformas EaD como o Coursera. Todos eles provaram ser muito mais úteis para o aprendizado pessoal, mas ainda há muito a subir de nível. É aqui que o web3 e o metaverso podem ajudar. Tem a vantagem da criação de valor, comunidade e cultura, todos cruciais para ajudar os jovens a se apropriarem de sua educação. Para projetar um jogo progressivo, existem certos princípios de tecnologia educacional que devem ser seguidos.
Deve ser padronizado de uma forma que dê aos usuários propriedade, permita que eles colaborem uns com os outros e seja acessível a todos. Deve ser capaz de executar tarefas difíceis para que usuários não técnicos possam encontrar tempo e espaço para brincar com sua criatividade.
Liderança na DAO: Construindo sobre os ombros de gigantes
Autor: Mr. Nobody e Lisa Wocken
O conceito de líderes nas DAOs é desaprovado principalmente, pois as DAOs devem ser descentralizadas, governadas pela comunidade e sem hierarquia. Os autores aqui, membros da TalentDAO, foram mais a fundo e publicaram um guia excelente que mostra como as DAOs podem adotar o conceito de liderança em suas operações diárias.
A percepção atual de liderança gira em torno da dinâmica individual e de cima para baixo. As DAOs estão introduzindo uma dinâmica de liderança interativa onde as pessoas lideram umas às outras e cultivam uma cultura de liderança compartilhada e flexível. A liderança nas DAOs depende mais da ação do que de títulos ou conceitos. Quando uma pessoa é escolhida para liderar pela comunidade, geralmente é como resultado da quantidade de trabalho que ela fez.
São necessários pelo menos três fatores para que a liderança compartilhada surja nas DAOs: propósito compartilhado, apoio social e voz. Existem também certos comportamentos de liderança que podem influenciar os resultados individuais na liderança compartilhada: autoliderança, liderança de pessoas, tarefas e mudanças.
A liderança está mais na ação e no que você faz do que em quem você é. A ideia de que as pessoas nascem líderes é completamente falsa e a motivação é um pré-requisito na liderança. Quem gosta de liderar tem um forte senso de responsabilidade e olhar otimista. Essas pessoas são mais propensas a emergir como líderes em uma DAO. Muitas vezes envolve prestar atenção às pessoas e suas preocupações em oposição às tarefas.
Como podemos codificar os Direitos Humanos na blockchain
Autor: Nathan Schneider
Nathan Schneider descreve como as mesmas ferramentas que são usadas para contornar pedidos internacionais hoje podem ser usadas para implementar melhores sistemas internacionais. Contratos inteligentes têm o potencial de criar novas camadas de sistemas sociais globais. Contratos onde os indivíduos são os protagonistas. Blockchains poderiam ter direitos humanos escritos em seus protocolos básicos, como Isaac Asimov delineou “leis” de design que impediriam seus robôs de ficção científica de ligar seus criadores.
Essas novas tecnologias devem vir essencialmente com salvaguardas para evitar causar danos ao ambiente humano em geral. Sabendo que Linhas de responsabilidade podem estar escondidas por trás do sigilo criptográfico, os humanos deveriam ser capazes de entender que nenhuma tecnologia ou inovação pode salvar a humanidade de si mesma. Nenhuma tecnologia está além da política humana, portanto, a neutralidade em relação aos direitos humanos deve ser considerada uma postura contra os direitos humanos.
Blockchains podem impor direitos trabalhistas, incentivar a descarbonização e impor sanções direcionadas. Eles poderiam estabelecer um devido processo mais justo e sensível ao contexto para fazer valer os direitos humanos, em vez de depender de algum poder militarizado.
Tomadas do Ecossistema
Insights do ecossistema DAO
As DAOs precisam descobrir se estão lidando com a sabedoria das multidões ou com muitos cozinheiros na cozinha.
Escalando a confiança em DAOs: Trustware vs Socialware
Autor: frogmonkee , Julia Rosenberg e Chase Chapman
🔑 Insights: Muitos de nós estão em cripto, web3 e DAOs por causa de nossa confiança em declínio em várias instituições que governam nossos países, finanças e mídia. Por meio das DAOs, procuramos estabelecer uma nova estrutura de confiança, primeiro por meio de sistemas de socialware conhecidos, depois codificando alguns desses sistemas em trustware. Dimensionar DAOs dessa maneira, minimizando a dependência de humanos como intermediários, nos permitirá dimensionar em sincronia com as rápidas inovações nesse espaço.
Socialware são mecanismos que criam garantias por meio de relacionamentos humanos , enquanto trustware cria garantias por meio da tecnologia.
A tecnologia nos ajuda a descarregar o maior custo de coordenação social que atualmente colocamos nos humanos. Compare a relação de contrato social que cumprimos ao pedir um café para um atendente no balcão e comprar café em uma máquina automática.
DAOs podem usar blockchains para codificar as garantias que atualmente confiamos em humanos. Os mecanismos de confiança são ambíguos quando definidos por humanos, mas agora podem ser expressos com precisão por meio da tecnologia. Esta é simplesmente outra forma de confiança que pode ser expressa entre as partes.
O aproveitamento de socialware e trustware se enquadra em um espectro com muitos fatores a serem levados em consideração. Embora o socialware tenha custos significativos de coordenação e suporte, o trustware expõe riscos tecnológicos, como bugs de contrato e ataques de governança.
As blockchains desbloqueiam um novo paradigma de tecnologia de trustware que permitirá que as DAOs reduzam o atrito e a sobrecarga encontrados em organizações tradicionais, mesmo que grande parte dessa tecnologia ainda não tenha sido descoberta.
“Código no centro, humanos na periferia” é o modelo idealista para muitas DAOs, embora a maioria ainda esteja operando com uma forte dependência de humanos no centro. Mas com o tempo, avanços tecnológicos e tentativa e erro, isso pode se tornar um modelo real visto em DAOs.
Governança para melhores futuros @SuperBenefitDAO
Autor: Alex Hannant e SuperBenefit
🔑 Insights: O SuperBenefit DAO organizou uma série de conversas com membros e fundadores da DAO para examinar como a natureza da governança muda com o tempo e como a governança pode melhorar o futuro. A primeira conversa moderada por @ml_baldwin e @HeenalR foi sobre 'meta-governança'.
Específico para Web3, meta governança é uma natureza de governança criada por um mecanismo de índice onde tokens obtidos de várias DAOs e protocolos produzem interesses de governança e direito às pessoas. Mas em um sentido mais amplo, a meta governança pode nos permitir descobrir como lidar com questões que dizem respeito a todos, sem ser controlada por nenhuma pessoa ou entidade singular.
Além da governança, é necessário experimentar mais com a tomada de decisão localizada, ao mesmo tempo em que dá às pessoas espaço para se engajar cooperativamente em questões relevantes para elas. Para fazer um trabalho melhor na comunicação de que 'governança tem dentes' e vale o interesse de todos, precisamos entender o motivo do desinteresse e mostrar que cada voz pode ter um impacto.
A infraestrutura fornecida pelas tecnologias Web3 oferece governança como a administração de interesses holísticos, em vez de específicos, como no caso da governança tradicional.
Governança DAO: mova-se rapidamente e experimente as coisas
Autor: Samantha Marin
🔑 Insights: Para avançar rapidamente e manter o progresso em uma DAO, algumas verificações precisam ser feitas na forma de experimentos com segurança. Esses experimentos servem como um campo de testes para governança e, quando aplicados em todo o sistema DAO, levarão a DAO a altos patamares. Mova-se rápido e experimente as coisas.
Construir sobre o corpo de pesquisa que já existe é um desses testes. Ao olhar para pesquisas anteriores, o pequeno grupo pode entender melhor como seus experimentos podem ser adotados.
Teste com apostas baixas. Dessa forma, as externalidades negativas podem ser gerenciadas adequadamente, pois o “raio de explosão” é limitado a uma pequena área.
Traga especialistas antes do uso em massa. Esses especialistas servem como verificações que ajudam a mitigar quaisquer erros que possam surgir do experimento.
Pause e reavalie se algo der errado para analisar adequadamente o resultado do experimento e se deve continuar, fazer ajustes ou mudar completamente de caminho.
Construindo um DAO para aprender na Web3
Autor: Raul Iyer
🔑 Insights: Rahul criou uma DAO chamada Spicy Duck, criando uma comunidade mínima viável para se manter engajado no ecossistema de criptomoedas. Criar uma DAO para aprender e investir em cripto foi uma maneira natural de envolver mais amigos na web3, ganhar dinheiro e aprender muito ao longo do caminho. Todos que quisessem participar tinham que fornecer uma quantia entre 1 a 10 ETH.
Aqui estão alguns de seus aprendizados:
As DAOs devem ter pouco atrito (simples e ágil) e ter uma alta sinergia (não competir com outras comunidades), com descentralização gradual e baixas barreiras de entrada.
A DAO investiu em vários projetos notáveis de NFT, incluindo @moonbirds , @oddities_xyz , @artblocks_io (chromie squiggles), @floornfts e @tokenproof . Levando a um aumento do ativo total de 42,2 ETH para 66,63 ETH.
Ainda há problemas a serem resolvidos: saída de membros (rage-quit), aumento do Tesouraria DAO, incentivo de participação, igualdade de acesso, tratamento da diluição no futuro e gerenciamento de despesas.
É um ótimo artigo para aprender um pouco sobre uma jornada de fundação de uma DAO.
Destaque DAO: CultDAO
CultDAO é uma plataforma de investimento descentralizada com foco no financiamento de projetos que estão construindo um futuro descentralizado. Embora grande parte da origem da DAO esteja mascarada em mistério, seu fundador, Sr. O'Modulus, publicou um poderoso Manifesto que expõe claramente sua inspiração, objetivos e estrutura do seu tokenomics.
O contrato inteligente do token de governança do CULT possui um mecanismo de imposto integrado que envia automaticamente 0,04% do CULT envolvido em transações na cadeia para o tesouro do CultDAO. Os recursos arrecadados são investidos em projetos em parcelas de 15,5 ETH no valor de CULT. Antes da distribuição aos projetos, 2,5 ETH dos 15,5 tokens CULT são enviados para uma carteira de queima com os fundos restantes definidos para serem desembolsados após o projeto atender aos requisitos. À medida que os retornos dos investimentos voltam para a DAO, 50% dos fundos são queimados e 50% são divididos entre aqueles que apostaram em tokens CULT. Esse sistema agressivo de queima de tokens torna o token hiper-deflacionário, aumentando o valor do CULT que permanece. Do suprimento de ~6,6 trilhões de CULT, mais de 1,7 trilhão de CULT já foram queimados.
Além disso, a proposta e a estrutura de votação da CultDAO são projetadas para eliminar a capacidade das baleias de controlar os resultados da votação. Os membros da CultDAO precisam depositar (staking) seus tokens CULT para votar. Os 50 principais apostadores do CULT se tornam automaticamente “Guardiões”. Apenas os Guardiões podem submeter propostas de investimento à consideração da DAO, mas estão excluídos da votação. Os participantes do CULT que não são Guardiões são chamados de “os Muitos”, e apenas os Muitos podem votar nas propostas. Em suma, as baleias podem apresentar propostas, mas o resultado depende da vontade do povo.
Os critérios de investimento são propositalmente amplos, com um projeto que precisa apoiar pelo menos dois dos três princípios centrais: deve lutar contra a centralização; promover a causa da descentralização; e/ou beneficiar diretamente uma causa nobre. Até o momento, os Muitos aprovaram investimentos em uma gama diversificada de propostas, incluindo:
Projetos que visam descentralizar o setor de arte e a indústria da música
DAOs que apoiam o trabalho organizado e descentralizado
Protocolos e startups de tecnologia trabalhando para reduzir custos e aumentar o acesso à web3
Produza oportunidades agrícolas que se alinham com o ethos do Cult
Leia o Manifesto para saber mais sobre a CultDAO, visite o site deles , conecte-se no Discord ou siga-os no Twitter .
🙏 Agradecimentos ao nosso patrocinador
NFTfy
A NFTfy é uma plataforma que permite a fracionalização de NFTs. Conheça a RockPool, um produto da NFTFY que permite a criação de Pools para a compra coletiva de NFTs diretamente da OpenSea.
Tem interesse em contribuir com o movimento Bankless no Brasil? Ficou com alguma dúvida depois de ler o artigo? Entre no nosso servidor do Discord e embarque também nessa jornada!
Este texto não é recomendação financeira ou fiscal. Este boletim informativo é estritamente educacional e não é um conselho de investimento ou uma solicitação para comprar ou vender quaisquer ativos ou para tomar quaisquer decisões financeiras. Este boletim informativo não é um conselho fiscal. Fale com seu contador. Faça sua própria pesquisa.
Parêntesis. Ocasionalmente, podemos adicionar links para produtos que usamos neste boletim informativo. Podemos receber comissão se você fizer uma compra através de um desses links. Sempre iremos divulgar quando for o caso.
Algumas informações podem ter sido retiradas do texto original por conter conteúdo ultrapassado.
Alguns termos podem ter sido alterados para fazer mais sentido no contexto da língua portuguesa e/ou facilitar o entendimento.
📩 Se você tem interesse em divulgar um produto, serviço ou protocolo no Bankless Brasil, mande um email para: contato@banklessbr.com