Estado das DAOs #16 | DAO Talks
Você está lendo o Estado das DAOs, nosso boletim que vai direto ao ponto para entender as DAOs.
Prezada Nação Bankless,
“GM e bem-vindos à vida DAO!”
Estado das DAOs é uma publicação quinzenal, onde resumimos os últimos artigos e insights do ecossistema. Ajudamos você a filtrar o ruído e se manter atualizado no que rola nesse universo.
Se você está iniciando, recomendamos começar com uma prévia desse produto acessando a seção DAO Talks no Substack. É um repositório enorme de conteúdo em português e de livre acesso ao público!
Hoje mergulhamos no mundo dos esportes! Essa é uma seleção temática sobre acontecimentos envolvendo comunidades digitais, criptomoedas, fantokens, atletas, ligas e contratos milionários!
Uma grande mudança está acontecendo e moldando a forma que nos relacionamos com nossos “times do coração”. Assim como a web3 vem mudando os fundamentos da indústria dos games (e também e-sports), chegou a vez das ligas mais tradicionais sentirem os efeitos da revolução cripto.
Chega ser apenas torcedor, queremos propriedade!
Esse é o estado atual das DAOs.
— Danko
✨ Patrocinador: Com a Nodle você consegue ganhar criptomoedas em seu smartphone! Baixe o aplicativo Nodle Cash e receba o token NODL detectando dispositivos inteligentes e conectando anonimamente com o seu celular.
Autores: BanklessDAO Writer’s Guild (theconfusedcoin, HyperZen, Chhavi, WinVerse, jaux, IspettoreCrypto, Cisco, Ornella, hirokennelly.eth, siddhearta, Jake and Stake).
Tradução, revisão e formatação: Guilda de Escrita da Bankless BR DAO (bettercallvictor, Gabriella Mena Ogusuku e Danko8383).
Uma olhada rápida nas DAOs
Artigos escolhidos a dedo para entender o estado atual do ecossistema DAO
DeDAO compra um time de basquete da liga BIG3 com NFTs
Autor: Bob Mason
Em 28 de abril de 2022, a DeDAO, formada ao redor do jogo de NFT DeGods, na blockchain Solana, anunciou a compra de um time de basquete da Liga BIG3* para ser de propriedade da sua comunidade. A equipe chamada Killer3 foi comprada por meio de NFTs e foram necessários 25 tokens, no valor total de aproximadamente U$625 mil, para que a DAO pudesse reivindicar a propriedade do time.
De acordo com o whitepaper publicado pela Big3, os direitos para os titulares da Big3 incluem “ingressos, mercadorias, experiências e ativações, comunicação direta e direitos de voto”. A DeGods DAO planeja fornecer “bilhetes mais baratos”, mercadorias e uma parcela da propriedade em $DUST (token da DAO) para os membros.
* BIG3 é uma liga de basquete, fundada pelo rapper Ice Cube, que joga uma variação do com meia quadra e três jogadores em cada time. A liga possui 12 equipes atualmente.
Por que estão pagando atletas com cripto?
Autor: LW
Com a crescente tração das criptomoedas, a indústria do esporte embarcou nessa tendência de investimento. Vários atletas começaram a aceitar bitcoin e outras criptomoedas como salário parcial, integral ou até mesmo como royalties. As criptomoedas são impactadas por fortes fatores de mercado e há um alto nível de risco e volatilidade, mas os atletas estão se mostrando favoráveis a essa exposição. Alguns exemplos de atletas abaixo:
Saquon Barkley: o running back do New York Giants pediu sua receita de marketing, patrocínio e renda, no valor de 10 milhões de dólares, em Bitcoin, a fim de gerar uma riqueza substancial no futuro.
Lionel Messi: ao assinar com Paris Saint-Germain (PSG), Messi com salário estimado em mais de U$ 40 milhões por ano, receberá parte da luvas (pagamento feito pelo clube ao jogador no momento da assinatura do contrato) com os tokens oficiais do PSG.
Odell Beckam Jr: o wide receiver do Los Angeles Rams, acredita no lema “se atualize ou fique para trás”. Em parceria com o serviço de pagamentos "Cash App", Beckam anunciou que vai receber seu novo salário em bitcoin, estando no time campeão do Super Bowl.
Trevor Lawrence: anunciou sua parceria com o Blockfolio, um aplicativo de investimento em criptomoedas, para que seu bônus de assinatura (avaliado em 24 milhões de dólares) do Draft de 2021 da NFL seja pago em criptomoedas.
Os lutadores do UFC receberão seus prêmios em bitcoin, após parceria com a crypto.com.
Isso parece ser apenas o começo e logo veremos muitos outros atletas começando a aceitar criptomoedas como pagamentos para geração de uma riqueza mais significativa.
Por que o FCF adotou os NFTs?
Autor: Andrew Hayward
O Futebol Controlado por Fãs (FCF) é uma liga de futebol americano que permite que os torcedores redijam as regras e controlem a forma como o futebol é jogado. Em sua primeira temporada, a FCF tinha quatro equipes, mas com o retorno da segunda temporada, quatro novas equipes baseadas em NFT foram adicionadas.
Com alguns Bored Apes de embaixadores e artistas como Steve Aoki, a introdução dessas novas equipes fez com que a FCF se expandisse para mintar seu próprio NFT, que serve como um token de governança e dá aos titulares o direito de contribuir mais, criando valor no processo.
Alguns fãs rejeitaram a introdução de NFTs, temendo pelas possibilidades de fraudes, mas com a propriedade e os elementos interativos dos NFTs, a liga espera aumentar o envolvimento dos fãs.
Sohrob Farudi, cofundador e CEO do FCF descreveu isso como a colisão do metaverso e do mundo físico, dizendo que com tanta inovação no espaço, há muitas oportunidades criativas que poderiam ser perdidas.
A plataforma de fan-tokens Socios negocia com a MLS
Autor: Andrew Hayward
A Socios é uma startup que ajuda equipes e ligas esportivas a criarem fan tokens oficiais e licenciados. Eles anunciaram recentemente um contrato para engajamento de fãs com 25 equipes da MLS (Major League Soccer), a principal liga de norte-americana de futebol.
Com a Socios e a MLS se tornando parceiros oficiais, a empresa agora tem acesso ao licenciamento de marcas da MLS, o que permite maior integração entre plataformas. Atualmente, as parcerias da MLS não incluem um componente de fan tokens, concentrando-se em outras oportunidades digitais de engajamento de fãs, como salas de bate-papo, pesquisas e concursos.
A Socios tem acordos com mais de 125 equipes, ligas de esportes e e-sports em todo o mundo e lançou cerca de 50 tokens em sua blockchain Chilliz.
Recentemente, a MLS também anunciou um acordo de vários anos com a Sorare, onde os jogadores coletam NFTs oficiais licenciados com cartões de troca para formar equipes num jogo competitivo de “fantasy football”.
Tomadas do Ecossistema
Insights do ecossistema DAO
DAO de Basquete e App de carteira Dogecoin compram participação em times do BIG3 com NFTs
🔑 Insights: Krause House DAO e o investidor Bill Lee vão comprar uma participação de controle em duas equipes do BIG3 após a sua nova iniciativa de NFT de propriedade, na qual a liga de basquete profissional 3-contra-3 oferecerá participações de propriedade em suas doze equipes, na forma de NFTs colecionáveis. A propriedade do NFT dá controle sobre certas decisões da equipe, como escolher o CEO, presidente e vice-presidente da equipe, além de criar o merchandising da equipe.
A Krause House DAO, formada em novembro passado com planos ambiciosos de comprar uma equipe da NBA, comprará uma participação controladora no time Ball Hogs.
Eles usarão fundos do tesouro para pagar 500 mil USDC, em 25 NFTs, com um desconto no preço declarado (anteriormente de 25 mil USDC cada).
Graças a um acordo recente com a DeGods, a Krause House também poderá dar desconto aos membros da comunidade para comprar até 500 NFTs que oferecem benefícios, como ingressos de jogos gratuitos, mercadorias e muito mais.
Bill Lee, presidente fundador do app de carteira Dogecoin MyDoge, comprou uma participação de controle na equipe Aliens e pagou por ela inteiramente em Dogecoin, marcando a maior transação comercial da história em relação à criptomoeda. A marca MyDoge será apresentada nas camisas da equipe Aliens, em eventos e nas transmissões do BIG3.
NBA e LeBron James mergulham ainda mais fundo na Web 3.0 e protocolam registro de marca de NFT
Autor: DailyCoin
🔑 Insights: A Web3 está revolucionando a interação entre torcedores e seus times esportivos. O top shot da NBA é um mercado que permite aos usuários comprar, vender e coletar momentos influentes da pontuação no basquete.
Procurando aumentar sua marca por meio de NFTs e do metaverso, Lebron James, indiscutivelmente o melhor jogador da história do basquete, registrou quatro marcas diferentes para bens virtuais, calçados virtuais e cartões comerciais. Ele pediu a frase "Strive for Greatness” (esforçar-se para grandeza, em tradução livre) em três categorias: tokens não fungíveis e tokens criptográficos, confecções e vestuário e linguagem sobre NFTs e serviços de consultoria na indústria.
Cripto e NFTs na Fórmula 1: O que as empresas estão trazendo para as corridas além de patrocínios?
Autora: Rachel Wolfson
🔑 Insights: Várias empresas de criptomoedas patrocinam e fazem parcerias com as equipes de corrida de F1 para mostrar sua presença global ao grande público. A F1 continua sendo a série de corridas internacionais mais popular, atraindo milhões de fãs.
Das dez equipes de F1 da temporada 2022, oito são patrocinadas por empresas de criptomoedas como FTX, Fantom, Binance, Bybit, Tezos, Crypto.com, Floki e Velas.
Existem várias maneiras pelas quais as empresas de cripto e as equipes da F1 se beneficiam mutuamente dessas parcerias:
Correspondência de mercado: atua como uma boa plataforma de marketing para empresas cripto, considerando que tanto cripto, quanto a F1, envolvem riqueza substancial e têm presença global.
Tração para patrocínios: um estudo prevê que até o final de 2022, cerca de 5 milhões de fãs de esportes em todo o mundo terão um NFT colecionável esportivo. Isso fornece uma plataforma para essas empresas de cripto também lançarem NFTs esportivos, como foi feito pela Fantom para mostrar suas imagens em trajes esportivos e capacetes.
Fan tokens: A Bybit está fazendo um compromisso semelhante ao emitir fan tokens para a equipe de corrida Oracle Red Bull. Isso deixaria alguns direitos de tomada de decisão nas mãos da comunidade.
Educação cripto: Uma vantagem adicional é o conhecimento sobre blockchains sendo passado para uma grande comunidade da F1. Para ajudar, muitas empresas de cripto estão se associando para transmitir conhecimento sobre cripto, NFTs e seus benefícios, exchanges e muito mais aos fãs.
‘A indústria precisará ter NFTs dinâmicos’, diz o CEO da Vivid Labs, Halsey Minor
Autora: Ornella Hernandez
🔑 Insights: NFT dinâmico é um conceito que conecta NFTs a produtos do mundo real. Esse conceito estabelece uma diferença entre os criadores que lançam ativos imutáveis e aqueles que criam ativos dinâmicos.
Os casos de uso de NFTs dinâmicos podem ser vistos em NFTs atualizáveis que estão em constante comunicação com os clientes. Por exemplo, as notícias diárias do Good Morning News ou a capacidade de entregar novos conteúdos atualizando os metadados do NFT.
Esse conceito seria facilmente aplicado em um ingresso para um evento, onde as suas informações podem ser constantemente atualizadas, como instruções, alterações de datas, horários etc.
Também é possível a programação de colecionáveis na blockchain, como por exemplo um tamagoshi. A capacidade de mudar um NFT de estado devido à falta de atenção por seu proprietário, desenvolvida pela Koii Network, mostra como o dinamismo pode ser trazido aos NFTs.
Destaque DAO
Krause House
A Krause House é uma comunidade de fãs de basquete que pretende comprar um time da NBA e governá-lo por meio da tecnologia blockchain. A Krause House pretende criar o primeiro time da NBA governado por fãs, incluindo o gerenciamento geral, a emissão de ingressos, o merchandising e as parcerias, mas não se limita a esse conjunto de ações.
A Krause House está coordenando ações por meio do token $KRAUSE, o token de governança da Krause House. Os detentores de $KRAUSE decidem o futuro da DAO, votando nas propostas. Mas lembre-se: os tokens de governança $KRAUSE não são uma promessa de propriedade futura de uma equipe. A compra da equipe da NBA será financiada com capital explicitamente levantado e pode incluir KYC ou outros requisitos de conformidade para atender a quaisquer requisitos legais.
Os fãs são o que dão vida a uma organização de basquete. Eles também não deveriam receber uma parte compartilhada da propriedade e das vantagens do time? Se você quiser se envolver, siga a Krause House no Twitter, entre no Discord ou saiba mais no site deles.
LinksDAO
A LinksDAO tem a missão de possuir um dos maiores campos de golfe do mundo. Eles estão trabalhando com os principais gerentes de clubes e arquitetos de campos de golfe para fornecer campos e propriedades dignas de uma experiência de golfe de primeira. Ao longo do caminho, eles estão construindo uma comunidade apaixonada, oferecendo benefícios exclusivos para membros e se divertindo muito.
Sendo um dos principais projetos esportivos na Web3, a LinksDAO executou votações na Snapshot para uma variedade de tópicos, como compensação de colaboradores DAO, eventos na vida real e doações de caridade. Os membros da comunidade também poderão votar em tópicos relacionados ao abastecimento e aquisição de seu primeiro campo de golfe.
Recentemente, a LinksDAO criou um site de venda de ingressos para eventos de "token fechado", para hospedar um passeio de golfe com 150 membros no SXSW, e expandiu a funcionalidade do token para incluir um site de comércio eletrônico e um clube de membros com um diretório de membros e benefícios para titulares.
Atualmente, eles estão trabalhando com celebridades, marcas e organizações líderes no mundo do golfe e esportes para fornecer benefícios exclusivos aos membros, e anunciaram parcerias com empresas como ShipSticks, Holderness & Bourne e 5iron Golf. Sua equipe continua a cumprir o roteiro e está a caminho da aquisição do campo até o final de 2022.
Para se juntar à comunidade da LinksDAO como colaborador, ou saber mais, siga-os no Twitter, encontre-os no discord ou visite o site deles.
🙏 Agradecimentos ao nosso patrocinador
NODLE CASH
Conheça a Nodle, nossa nova parceira dessa Jornada Bankless. Com a Nodle você consegue ganhar criptomoedas em seu smartphone, basta baixar o aplicativo Nodle Cash. A Nodle vem com a proposta de desenvolver a Internet das Coisas (IOT) e, ao baixar o app, ele detectará sensores e dispositivos inteligentes e, eventualmente, conectará a eles anonimamente. Em troca, o usuário recebe o Nodle Cash, também conhecido como token NODL.
Tem interesse em contribuir com o movimento Bankless no Brasil? Ficou com alguma dúvida depois de ler o artigo? Entre na nossa DAO e fale conosco!
Este texto não é recomendação financeira ou fiscal. Este boletim informativo é estritamente educacional e não é um conselho de investimento ou uma solicitação para comprar ou vender quaisquer ativos ou para tomar quaisquer decisões financeiras. Este boletim informativo não é um conselho fiscal. Fale com seu contador. Faça sua própria pesquisa.
Parêntesis. Ocasionalmente, podemos adicionar links para produtos que usamos neste boletim informativo. Podemos receber comissão se você fizer uma compra através de um desses links. Sempre iremos divulgar quando for o caso.
Algumas informações podem ter sido retiradas do texto original por conter conteúdo ultrapassado.
Alguns termos podem ter sido alterados para fazer mais sentido no contexto da língua portuguesa e/ou facilitar o entendimento.
📩 Se você tem interesse em divulgar um produto, serviço ou protocolo no Bankless Brasil, mande um email para: contato@banklessbr.com