Estado das DAOs #15 | DAO Talks
Você está lendo o Estado das DAOs, nosso boletim que vai direto ao ponto para entender as DAOs.
Prezada Nação Bankless,
“GM e bem-vindos à vida DAO!”
Estado das DAOs é uma publicação quinzenal, onde resumimos os últimos artigos e insights do ecossistema. Ajudamos você a filtrar o ruído e se manter atualizado no que rola nesse universo.
Com o mercado “bearish” e sangrando nos últimos dias, é fácil se perder constantemente de olho nos gráficos, checando o preço das moedas a cada 15 minutos.
Ficar longe das telas pode ser saudável nesse momento. Lembre-se que não é o preço que segue a narrativa, é o contrário. Tente manter sua mente limpa de todo o FUD do mercado.
Parece clichê falar agora “focamos no longo prazo”, quando muitos perderam suas posições, mas aqui no DAO Talks esse sempre foi o tom. Estamos construindo o futuro.
Se você está iniciando, recomendamos começar com uma prévia desse produto acessando a seção DAO Talks no Substack. É um repositório enorme de conteúdo em português e de livre acesso ao público!
Esse é o estado atual das DAOs.
— Danko
Conheça a Nodle, nossa nova parceira dessa jornada Bankless. Com a Nodle você consegue ganhar criptomoedas em seu smartphone, basta baixar o aplicativo Nodle Cash. A Nodle vem com a proposta de desenvolver a Internet das Coisas (IOT) e, ao baixar o app, ele detectará sensores e dispositivos inteligentes. Em troca, o usuário recebe o Nodle Cash.
Autores: Guilda de Escrita da BanklessDAO (siddhearta, Cisco, Chhavi, d0wnlore, HAshBrown27, hirokennelly.eth, HyperZen, jaux, WinVerse, Zero Mass, circlesandsticks, Jake and Stake).
Tradução, revisão e formatação: Guilda de Escrita da Bankless BR DAO (Guilherme Dias, bettercallvictor e Danko8383).
Uma olhada rápida nas DAOs
Artigos escolhidos a dedo para entender o estado atual do ecossistema DAO
Lendo o livro “Designing Organisations for an Information Rich World” (Desenhando Organizações para Mundo Rico em Informação) de Herbert Simons (1971) e uma parte me chamou atenção.
A tese dele era: em um mundo denso em informações, a informação não é a commodity mais valiosa — a atenção é.
4 Principais Lições Sobre Descentralização em DAOs
Autor: DAO Masters
As DAOs não são totalmente autônomas, elas exigem que as pessoas criem diretivas para a tomada de decisões de governança, incentivos e crescimento. As DAOs devem aproveitar sua capacidade de serem “líderes”, criando funções e espaço para que qualquer um seja líder na formação da cultura e do futuro de uma DAO. Isso exige que todos se tornem líderes, para que as comunidades descentralizadas possam se tornar verdadeiramente resilientes.
Para ajudar as DAOs atuais e futuras em seus esforços de descentralização, aqui estão quatro principais coisas que aprendemos em nossas conversas com os principais operadores de DAOs.
Não existe uma definição comum de descentralização.
Existem 4 princípios-chave a serem considerados ao descentralizar uma DAO:
Cuidado para não exagerar no “permissionless”.
Definição das atividades principais e responsabilidades dos membros.
Equilíbrio entre engajamento e entrega.
Envolver a comunidade durante todo o processo.
Processos e ferramentas definirão a transferência de poder efetivamente nas DAOs.
As DAOs não devem subestimar a responsabilidade, a continuidade e o desligamento da liderança.
DAOs não são coisas... são fluxos
Autor: Rowan Yeoman
O conceito de empresa foi abstraído como uma entidade ancorada em torno de uma autoridade central, com funções definidas para todos que estão investindo, trabalhando para a entidade e comprando/vendendo da entidade. A entidade sempre esteve no centro.
As DAOs recriaram essa abordagem de pensamento de entidade. Espera-se que os ativos na forma de tesourarias e os protocolos sejam de propriedade, protegidos e gerenciados por uma configuração centralizada. Ao descentralizar a tomada de decisões via votação, estamos descentralizando a governança de uma entidade central.
As DAOs precisam ser vistas como redes, sem um centro bem definido, que se auto-organizam; como fluxos coordenados de recursos através de uma rede, trabalhando para um objetivo coletivo. Elas podem oferecer alta escalabilidade, tornar-se mais adaptáveis e desenvolver um senso de atender às necessidades maiores do ecossistema.
DAOs são organizações fractais, e devem:
Configurar-se em uma DAO minimamente viável.
Criar versões/fractais de DAOs entre elas.
Estar constantemente formando, deformando e renovando.
Dar aos contribuidores a capacidade de usar o token dentro da própria DAO e em outras redes.
Existem alguns exemplos promissores de DAOs fractais, como a Modular Politics, Metagov, Gnosis Guild e Orca Protocol. Assim, as DAOs não devem ser consideradas uma entidade, mas sim uma rede que se organiza de forma autônoma e descentralizada.
O Valor dos Gestor de Projetos da DAO
Autor: 0xJustice.eth
A medida que colhemos resultados dos primeiros anos de experimentos no ecossistema das DAOs, temos muito com o que se animar.
Entre a exuberância, no entanto, também há sinais de uma necessidade desesperada de maior planejamento e responsabilidade nesse ecossistema emergente. Embora a dimensão social da vida da DAO seja crítica, é igualmente importante reconhecer que os fluxos de trabalhos financiados têm o dever fiduciário de gerar resultados para as comunidades que os patrocinam.
Para evitar o perigo de falhas consecutivas, os gestores de projeto e as guildas que cultivam os talentos de seus membros devem dar um passo à frente para desempenhar um papel mais proeminente. Dois dos desafios onde o gestor de projeto pode ajudar estão relacionados à enxurrada de participantes entusiasmados no espaço.
A primeira é representada por comunidades excessivamente zelosas, que apoiam projetos extremamente cautelosos sem um plano concreto de entrega.
Em segundo lugar, muitos novos projetos começam com o levantamento das habilidades disponíveis na sala, em vez dos requisitos do projeto. Todo mundo está animado para construir coisas, e a equipe cria recompensas para pagar por essas atividades, mas antes que você perceba, o orçamento acabou e nenhum produto coeso existe.
Intimamente relacionados a esses desafios estão aqueles impostos pela nova dinâmica de incentivo da Web3, que dificulta a retenção de talentos à medida que as principais premissas dos modelos de pagamento por hora e contrato de empreitada se desfazem.
Entre as muitas maneiras pelas quais o gestor de projeto é necessário, três das maneiras mais imediatas de criar valor incluem:
Trabalhar com equipes para criar planos claros antes do início do projeto
Forneça transparência contínua à medida que os projetos progridem
Forneça hiperfoco nos componentes mínimos viáveis dos resultados do projeto
Para fazer a transição da exuberância do estágio inicial para sistemas de coordenação sustentáveis, as DAOs devem entregar. Ao fazê-lo, seu desempenho sustentado construirá confiança nas guildas, equipes de projeto e em toda a DAO, incentivando os melhores talentos a permanecerem. Se WAGMI (“Nós todos vamos conseguir”), os gerentes de projeto terão um papel fundamental para nos levar até lá.
As 5 Habilidades que Todo Colaborador Bem-Sucedido Precisa Cultivar
Autora: Samantha Marin
Como as DAOs não têm autoridades centrais dizendo o que fazer com seu tempo, há certas habilidades básicas que você precisa cultivar para ser um colaborador de longo prazo. Para permanecer relevante após a adoção em massa das DAOs, você precisa desenvolver essas habilidades neste estágio inicial.
A lista de habilidades necessárias é infinita, mas aqui estão cinco que você deve conhecer e desenvolver para contribuir efetivamente em uma DAO.
Priorização: A habilidade de distinguir o mais importante do menos importante é uma que você deve possuir como colaborador. Ela ajuda você a reduzir o tempo gasto nas DAOs para se desenvolver. Usar rastreadores de tempo como o Toggl Track e definir datas de vencimento para tarefas ajuda a dar vida a essa habilidade.
Autodireção: Você precisa ser confiante, criativo e ter uma compreensão do que a DAO precisa. Defina metas diárias, semanais e mensais. Ter um tema anual também é um bônus, pois ajuda você a acompanhar sua abordagem a cada ano.
Comunicação não violenta: Você precisa saber quando e como falar. Em vez de culpar as pessoas, use declarações do tipo “eu acho”. Se ofendido, faça uma pausa e respire antes de responder.
Autoconsciência: Saber quando fazer uma pausa e quando trabalhar é vital para viver de forma saudável como colaborador de uma DAO. Anote seus pensamentos e sentimentos em um papel regularmente, faça caminhadas, otimize uma coisa de cada vez.
Construção de equipe: Pessoas com diferentes conjuntos de habilidades para trabalhar em um projeto, mantendo uma coexistência pacífica, é construção de equipes. Isso ajuda a DAO a caminhar. Observar grandes líderes, construir primeiro em pequena escala e ler livros sobre formação de equipes são maneiras de começar.
Trazendo Mais Humanidade para a Web3
Autores: Sarah Campbell, Ethan Nelson
“Bringing More Humanity to Web3” é o resultado de uma palestra de Antoine Sakho, líder de produtos do Reino Unido com 10 anos de experiência construindo aplicativos premiados. Mesmo com esse sucesso, ele experimentou o esgotamento, levando-o a examinar e refletir sobre o que estava acontecendo.
Ele sugere que as DAOs e a Web3, em geral, sejam estruturadas para criar “novos incentivos” baseados em ética, conexão e bem-estar. Somos lembrados de que as experiências de esgotamento, exaustão e alerta constante da Web2 ocorrem por design. Isso não só se perpetua, como também é significativamente negativo para o bem-estar dos indivíduos. Isso é corroborado por pesquisas sobre o impacto do uso de mídia social, especialmente em adolescentes.
Em vez de continuar falando “como isso é ruim”, ele passa a propor ações e mitigações para essas consequências extremamente negativas. Um desses recursos é o livro de Cal Newport, Digital Minimalism: Choose a Focused Life in a Noisy World (Minimalismo Digital: Escolha uma Vida Focada em um Mundo Barulhento), que fornece ações pequenas, mas tangíveis, para “usar a tecnologia de maneira mais humana”, como remover determinados aplicativos do telefone, desativar notificações e até sugerir o uso do modo preto e branco.
Sakho continua apontando que há muito foco na importância da saúde física e sugere exercícios para “aptidão mental”. Ele os divide em duas categorias: cognitiva e sócio-emocional. As sugestões cognitivas, como meditação, compaixão e sono suficiente, são principalmente atividades solitárias. As sugestões sócio-emocionais exigem alguma atividade ou interação com outras pessoas, incluindo registro no diário, apoio de colegas e conexão regular com amigos.
Sahko faz um ótimo trabalho voltando ao seu ponto algumas vezes nessa apresentação, no final, ele se baseia em alguns especialistas em design e filosofia. O cerne da mensagem aqui está bem resumido na citação de Marshall McLuhan: “Nós moldamos nossas ferramentas, portanto nossas ferramentas nos moldam”. A mensagem de que precisamos criar para as DAOs é que não sejam como a Web2, onde o modelo de negócios é o “público-como-produto”.
Ele nos deixa com uma lista maravilhosa dos Princípios de DAOs Humanas:
Calma
Devagar
Abundância
Divertido
Conectado
Alguns deles parecem antitéticos ao espaço Web3, em geral, mas é isso que ele quer conscientizar os leitores; que precisamos estar atentos ao que estamos criando e como interagimos com isso para podermos criar espaços cooperativos mais saudáveis e revolucionários em mais do que um processo tecnológico.
Tomadas do Ecossistema
Insights do ecossistema DAO
Quando entregam o projeto de NFT pra comunidade: “não funciona, mas vai ser divertido tentar arrumar”.
DAOs como motores de busca de novidades
Autor: olly.eth
🔑 Insights:
DAOs são redes colaborativas que provavelmente terão um papel único no futuro, e conseguirão isso por serem mecanismos de busca por originalidade e inovação, através de uma forma de busca não objetiva. Em vez de seguir pelos caminhos que parecem levar a um único objetivo, as DAOs coletam diversos caminhos diferentes.
Como tal, as DAOs são um mecanismo para uma evolução em aberto, ou melhor, uma abertura evoluída: uma maneira de não apenas gerar soluções para direções, mas de gerar progressivamente direções inteiramente novas.
DAOs são mecanismos de pesquisa de novidades que podem explorar um espaço de pesquisa com mais eficiência, permitindo que muitas equipes cooperantes coletem e integrem caminhos.
As empresas são ferramentas de convergência para visões singulares.
A força do modelo hierárquico da empresa é a capacidade de perseguir visões singulares advindas de um líder, alinhando o trabalho de muitos indivíduos a um resultado convergente.
As DAOs são ferramentas de divergências para exploração, sendo redes que se definem por pessoas e relacionamentos. As DAOs têm a capacidade de se auto-organizar, como um estado-nação democrático composto por muitos indivíduos e organizações, todos contribuindo para seu crescimento e mudança.
DAOs não são adequadas para perseguir uma visão. Elas são otimizadas para explorar muitas visões divergentes simultaneamente, emergindo de indivíduos que tomam decisões com base em seu contexto local.
DAOs podem ser concebidas como contêineres para muitas hierarquias fracamente alinhadas. Em vez de substituir hierarquias, as DAOs criam um mecanismo por meio do qual uma única organização pode permitir que muitas equipes hierárquicas explorem diferentes direções simultaneamente.
O Enxame Visível da Mão Invisível
Autor: Packy McCormick
🔑 Insights:
O capitalismo faz um trabalho incrível coordenando as pessoas para agir no interesse da comunidade por meio da competição individual, e essa velocidade de progresso e eficiência está aumentando devido à internet. Esse caos, chamado de “O Enxame”, é como as pessoas, dinheiro e energia são atraídos para os problemas certos e porquê devemos ser otimistas sobre o futuro da humanidade.
A volatilidade aumentará à medida que o progresso humano coletivo aumentar de velocidade e resolver mais problemas. Isso leva a uma abundância do hype e o talento a resolver o problema, criando uma bolha. O enxame de mão de obra gravitará em torno de problemas que precisam ser resolvidos, e esses problemas podem atrair pessoas com base em vários fatores:
Mercado Total Endereçável (MTE)
Economia
Visibilidade da oportunidade
Dificuldade técnica do problema
Estrutura de mercado / Barreiras
Impacto
Atratividade
Quanto o problema já está resolvido
A Web3 tem uma variedade de qualidades que atraem “O Enxame”. É especialmente adequada para resolver problemas sem oportunidade econômica clara e de primeira ordem, porque tem incentivos econômicos embutidos (Finanças Regenerativas, Financiamento de Bens Públicos, etc.).
NoDW #3: Desenvolvendo a Pesquisa de Saúde DAO
Autor: TalentDAO
🔑 Insights:
Uma DAO é uma rede de colaboradores que coordenam equipes visuais dinâmicas em direção a um propósito compartilhado, descentralizando a autoridade e a propriedade. Operações eficazes usando estruturas e procedimentos descentralizados são um dos principais desafios enfrentados pelas DAOs, e, quando essas operações falham, as DAOs ficam doentes.
A saúde da DAO pode ser suficientemente medida usando algumas psicometrias, como atitudes organizacionais positivas, trabalhadores engajados, culturas de apoio, valores alinhados e comunicação clara, entre outros.
Como os pesquisadores da McKinsey colocam, a saúde organizacional é “...mais do que apenas cultura ou engajamento dos funcionários. É a capacidade da organização de se alinhar em torno de uma visão comum, executar essa visão de forma eficaz e se renovar por meio da inovação e do pensamento criativo. Dito de outra forma, a saúde é como o navio funciona, não importa quem está no leme e quais ondas balançam o navio.”
Embora o grau de descentralização e autonomia possa variar, como organizações humanas, a maioria das DAOs opera de forma semelhante. Por exemplo, o uso do Discord como meio de comunicação dominante é uma prática padrão para a maioria das DAOs.
Os colaboradores fornecem o talento, as capacidades humanas coletivas que agregam valor à organização e compõem os grupos de trabalho da DAO, também chamados de 'guildas' ou, mais genericamente, 'equipes'.
Tanto as cooperativas quanto as DAOs têm uma cultura que prioriza o controle coletivo e a criação de bens compartilhados. Ambos também buscam expandir a propriedade coletiva e a governança da infraestrutura digital.
Station Newstand: Ajuste de Governança de Negócios
Autor: Chris Ahn
🔑 Insights:
A Web3 trouxe uma atenção renovada para o conceito anteriormente negligenciado de que certos modelos de governança são mais adequados para projetos específicos (cripto-nativos versus não cripto-nativos). Historicamente, as decisões de governança eram baseadas em duas considerações: com fins lucrativos versus sem fins lucrativos; e público versus privado.
Quando um negócio escolhe um modelo de governança, ele transmite o objetivo da organização. Ele sinaliza o desejo de alinhamento máximo com a comunidade de usuários de uma organização. Da mesma forma para DAOs.
Cada modelo de governança vem com a sua própria estrutura de tomada de decisão, que determina quem toma decisões em todos os níveis. A governança descentralizada entrega poderes de tomada de decisão e execução à sua comunidade em todos os níveis.
Os protocolos são projetados para serem as abstrações de menor denominador comum que outros produtos podem aproveitar. Um estado de sucesso para um protocolo é tornar-se um padrão com efeitos de rede.
Pode ser controverso, mas projetos de Web3 não protocolados podem achar a governança descentralizada inútil. Como não-protocolo, o objetivo do projeto é o crescimento que ocorre atendendo a mais usuários e diferentes casos de uso com funcionalidades adicionais do produto.
Escolher o mecanismo de governança correto é uma vantagem estratégica para qualquer organização, e decidir pela descentralização não é diferente.
A Economia da Propriedade 2022 – Variant
Autor: Equipe Variant
🔑 Insights:
A economia da propriedade (ownership economy) impulsiona a iniciativa dos usuários se tornarem proprietários de suas contribuições nas plataformas da internet. Com a base da economia de propriedade sendo tokens cripto nessa discussão, caracterizamos hodlers e participantes ativos como proprietários.
Embora o estado da economia de propriedade seja bastante robusto no momento e crescendo rapidamente com o surgimento de DAOs, após o Bitcoin e a Ethereum, é necessário algum entendimento sobre onde estamos se quisermos crescer ainda mais.
Os usuários que possuem tokens não tornam um projeto sustentável. O valor precisa ser fornecido para que os usuários permaneçam.
Para incentivar a retenção de usuários, novos designs de administração de tokens são implementados. Podemos observar isso no mecanismo play to earn implantado pela equipe do Axie Infinity e nos programas de recompensas realizados pelas DAOs.
O acesso livre a redes permite o desenvolvimento e crescimento de ecossistemas de projetos, bem como de colaboradores. O surgimento do CC0 (sem direitos autorais reservados) levou a um grande número de projetos desenvolvidos.
A participação na criação de valor foi possível porque os usuários se tornaram proprietários mais cedo. Estar envolvido desde o início torna a contribuição muito mais fácil e suave.
À medida que a propriedade está se tornando mais adotada, certamente veremos mais participação nas variedades de produtos de software.
Destaque DAO: JournoDAO
Você já reparou o quanto o mundo está uma porcaria ultimamente? Bem, a JournoDAO também, e eles acham que sabem parte do motivo. E como consertar isso. A consolidação da mídia e as forças canibalizadoras dos modelos de negócios Web1 e Web2 deixaram muitas comunidades com menos ou até mesmo zero pontos de venda fornecendo cobertura local.
Nenhuma notícia local significa temporada aberta para a corrupção e a erosão das instituições. Há muitos lugares para apontar o dedo: mídia social, algoritmos predatórios, polarização política, forças de mercado… mas a comunidade de jornalistas, profissionais de mídia, construtores e exploradores da Web3 da JournoDAO acredita que, aumentando o poder das notícias locais com blockchain, DAOs e outras ferramentas da Web3, ela pode reparar um pouco do dano feito.
A JournoDAO fará parceria com uma comunidade sortuda para comprar o seu jornal local (ou outro meio de comunicação) e transformá-lo em um modelo do que o jornalismo do século XXI poderia ser, dando-lhe superpoderes da Web3.
Na primeira fase dessa aventura, a JournoDAO espera seguir os passos da ConstitutionDAO e financiar a compra de uma importante instituição. Um jornal local simboliza a comunidade e a vida cívica saudável que os conglomerados de mídia e os gigantes da Web 2 nos tiraram. Para jornalistas céticos em relação à Web3, a JournoDAO também oferece uma rede profissional e social para jornalistas.
O primeiro produto da incubadora da comunidade já está em desenvolvimento. Ele fornece uma nova maneira para os jornalistas controlarem os diferentes tipos de conteúdo que criam, incluindo novos meios de distribuição, colaboração e monetização. A JournoDAO está colaborando com a UkraineDAO para testar uma versão alfa com jornalistas que cobrem a guerra na Ucrânia. Outras colaborações também estão em andamento, pois a JournoDAO trabalha para guiar os jornalistas mais tradicionais pela toca do coelho da Web3.
Para se inscrever na JournoDAO e saber um pouco mais, acesse JournoDAO.xyz, confira a JournoDAO no Mirror e siga o JD Twitter.
Tem interesse em contribuir com o movimento Bankless no Brasil? Ficou com alguma dúvida depois de ler o artigo? Entre no nosso servidor do Discord e embarque também nessa jornada!
Este texto não é recomendação financeira ou fiscal. Este boletim informativo é estritamente educacional e não é um conselho de investimento ou uma solicitação para comprar ou vender quaisquer ativos ou para tomar quaisquer decisões financeiras. Este boletim informativo não é um conselho fiscal. Fale com seu contador. Faça sua própria pesquisa.
Parêntesis. Ocasionalmente, podemos adicionar links para produtos que usamos neste boletim informativo. Podemos receber comissão se você fizer uma compra através de um desses links. Sempre iremos divulgar quando for o caso.
Algumas informações podem ter sido retiradas do texto original por conter conteúdo ultrapassado.
Alguns termos podem ter sido alterados para fazer mais sentido no contexto da língua portuguesa e/ou facilitar o entendimento.
📩 Se você tem interesse em divulgar um produto, serviço ou protocolo no Bankless Brasil, mande um email para: contato@banklessbr.com